Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

• Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

Apesar de tudo acho este CLN - ArcelorMittal- mais fiável . Até me admiro o CLN da Altice só dar 4% porque as obrigações estão a cotar a 5 e tal por cento para o mesmo período ou seja este CLN da Altice nunca devia pagar menos de 6%  , enquanto as Arcelor então a cotar á volta de 3%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de tudo acho este CLN - ArcelorMittal- mais fiável . Até me admiro o CLN da Altice só dar 4% porque as obrigações estão a cotar a 5 e tal por cento para o mesmo período ou seja este CLN da Altice nunca devia pagar menos de 6%  , enquanto as Arcelor então a cotar á volta de 3%

Mas isso não é assim tão liquido, e o spread? o emitente não ganha nada com a transacção? os CLNs são mesmo para aproveitar uma Obrigação Sénior com boa taxa com entradas reduzidas ( 1.000€ em vez de 50.000/100.000€ ) com pagamentos de juros mensais ou trimestrais ( nas obrigações mínimo de 6 em 6 meses ou anuais ), depois também depende da cotação da mesma, essa que dizes se está com yield de 5 e tal o CLN não pode ter taxa de 6%, o emitente tem o spread e a emissão de CDS.

Mas andei a ver e de facto parece que não existe nenhuma obrigação com maturidade em 2018, pelo menos sénior, portanto acaba por haver aqui um CLN também ele interessante, mas a Arcelor é de longe melhor a nível de risco de crédito parece-me.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na verdade nisto dos estruturados de obrigações não sabemos que obrigação sénior está subjacente aos CLNs, nas IFI aparece uma mas salientam que é apenas um exemplo.

Olhando para 2012 e para a empresa EDP, com maturidade de 2016 temos esta obrigação

XS0256997007 com cupão de 4,625% anual, que comprada em finais de Junho seria á cotação de cerca de 92%, se eu a comprasse teria de ter no mínimo 50.000€, e teria uma Yield até á maturidade de 7% brutos.

Assim, em vez disso, comprei um CLN EDP com maturidade em Junho de 2015 ( mais de 1 ano de diferença ), com mínimos de 1.000€, cupão de 8% pagamento de juros mensais.

Diferença de riscos, no CLN existe, para além dos mesmos riscos da Obrigação, acresce um outro, o risco do emitente.

Tanto na obrigação como no CLN ambos podem ser vendidos antes.

Fica sempre ao critério de quem investe qual a melhor solução para o que pretende, se quer ter menos um risco mas ter de despender mais capital, mais tempo á espera dos juros e mais tempo de maturidade para a "mesma" obrigação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hummm.... parece que o Best está a tentar montar outro Arcelor para Junho  ;D gosto de bancos que se preocupem com os seus clientes ahahaha, que o pessoal em Junho tem muito € a vencer-se na EDP  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Estarás a falar do produto com o ISIN XS1220260274? O nome é CLN ArcelorMittal 2020.

Já agora, gostaria de saber a vossa opinião. É bom investir nisto? Existe muito risco? Sei que o pior cenário é perder todo o capital investido, mas qual a probabilidade de isso acontecer?

Tenho 10000€ que vão sair de um depósito a prazo no fim deste mês e estava a pensar investir alguma coisa nisto, já que parece um bom produto. O que acham?

O emitente é o BESI? Isto não é arriscado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Estarás a falar do produto com o ISIN XS1220260274? O nome é CLN ArcelorMittal 2020.

Já agora, gostaria de saber a vossa opinião. É bom investir nisto? Existe muito risco? Sei que o pior cenário é perder todo o capital investido, mas qual a probabilidade de isso acontecer?

Tenho 10000€ que vão sair de um depósito a prazo no fim deste mês e estava a pensar investir alguma coisa nisto, já que parece um bom produto. O que acham?

O emitente é o BESI? Isto não é arriscado?

Tirando os fundos de investimento, penso que tudo o resto tem risco do seu emitente, Depósitos tem risco do banco, Certificados tem risco da República, as obrigações da empresas e estados, acções, Seguros...

Depois de se ter essa noção, temos de olhar para o que está á nossa frente, ou seja, o produto que está em cima da mesa e que um gestor de conta nos quer vender, impingir, obrigar a comprar :)

No caso de produtos estruturados, e nomeadamente CLNs ( recomendo lerem pelo menos a 1ª página deste tópico onde se explica como funcionam estes produtos e portanto não vou voltar a explicar) temos também o risco das entidades envolvidas.

1º O Emitente: o emitente deste CLN é a Espirito Santo Investment plc, esta entidade é detida em 99.9% pelo BESI, esta entidade a única coisa que faz é a emissão de estruturados, portanto pode-se dizer que o risco é 100% BESI.

O BESI foi vendido a uma entidade Chinesa, sendo assim não faz sequer parte do Novo Banco, é Chinoca e pronto :)

2º Subjacente: a entidade subjacente é a ArcelorMittal, está no top 100 das 500 maiores empresas do mundo, e é a maior produtora de aço do mundo, basta ir ao wikipédia ver.

A probabilidade de perderes todo o capital é muito diminuta, pelo que sei nem aqueles que tinham ESFP perderam o dinheiro todo e a mesma abriu insolvência, no entanto esse cenário pode acontecer caso o emitente ou a subjacente entrem em dificuldades financeiras.

Não vou dizer nem aconselhar que apliques capital nisto porque isso fica ao critério de cada um e o Best ou outro banco não me paga para fazer publicidade ahah, mas a sério, parece-me um bom estruturado, e espero que em Junho aja de facto um igual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Plenamente de acordo

Só assim se justifica um CLN EDP 8% há 3 anos, ou uma OT 2037 que há uns meses cotava a 80 e tal e hoje está a 120%, vale o que vale, o que interessa mesmo é estarmos cientes da capacidade das empresas, apesar que ninguém vai estudar os balanços e balancetes das empresas...

Já agora, saiu hoje Obrigações do Porto a 5% e Sporting a 6,25% na CMVM, sujeito a rateios acho que mesmo assim prefiro a Arcelor ou a Altice :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

CLN: risco do BESI e ArcelorMittal

taxa de 4,40% TANB pagamento trimestral para 5 anos, pode-se vender antes com mais ou menos valias.

Obrigações: Risco do FCPorto, taxa de 5% TANB pagamento semestral para 3 anos, sujeito a rateio, pode-se vender antes com mais ou menos valias.

Risco do Sporting, taxa de 6,25% TANB pagamento semestral para 3 anos, sujeito a rateio, pode-se vender antes com mais ou menos valias.

Posto isto cada um fará o que achar melhor para sí :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Custos:

Espero não estar a dizer asneira e no Best em concreto.

Quem não tem outros titulos, tanto no CLN como nas obrigações, paga 6€ trimestral de comissão de custódia.

Nas obrigações paga comissão de compra que penso ser de 5€, penso que na venda não se paga, estas comissões são especificamente para estas operações de mercado primário.

No CLN não se paga comissão de compra mas paga-se de venda de 0,50%.

Factor muito importante, rateio, no CLN não existe, nas obrigações sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

CLN: risco do BESI e ArcelorMittal

taxa de 4,40% TANB pagamento trimestral para 5 anos, pode-se vender antes com mais ou menos valias.

Obrigações: Risco do FCPorto, taxa de 5% TANB pagamento semestral para 3 anos, sujeito a rateio, pode-se vender antes com mais ou menos valias.

Risco do Sporting, taxa de 6,25% TANB pagamento semestral para 3 anos, sujeito a rateio, pode-se vender antes com mais ou menos valias.

Posto isto cada um fará o que achar melhor para sí :)

David,

Estão os 3 produtos abrangidos pelo SII?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites