Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

Então e o da Galp quando aparece?...................... onde é que se comercializa esse  CLNs / ICAE de 100k

Não tens estado atento, eu disse logo no inicio da conversa que tinha recebido mail do meu PFA do Best que ia haver um CLN Galp...portanto tem de ser no Best :) :) mas ainda não saiu, o que ele não me disse é que era 100k ahaha, qualquer das formas também não podia entrar nele, arrangem um para Junho com taxa de 4% para Galp, EDP ou Jeronimo Martins e eu entro :) ou algum indexado a indice bolsista.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

Poisé, confirmei hoje com o banco Best e a coisa está decidida para avançar mas 100.000,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, é uma descriminação ao Zé Povinho só quem é rico assim considerado pelos entendidos é que tem direito a uma poupança rentável, é uma vergonha................... sim porque quem investe 100.000 num CLN da Galp deve ter no mínimo outros 200.000 noutros investimentos e noutros bancos segundo as boas regras de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Poisé, confirmei hoje com o banco Best e a coisa está decidida para avançar mas 100.000,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, é uma descriminação ao Zé Povinho só quem é rico assim considerado pelos entendidos é que tem direito a uma poupança rentável, é uma vergonha...................

Vá lá ainda haver, não falta por aí é pessoal a meter 100k em DP a 1% ahah

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Infelizmente não são muitos............. e cada vez menos neste Pais.

Olha que há mais que aquilo que julgas, concordo com o David, há mesmo muita gente a meter 100 k€ a menos de 1% e acham que é bom "negócio".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de tudo tenho algumas dúvidas  e desconfiança, sendo este CLN de obrig. a cinco anos da Galp e pagar 4,15 % como é possível os mesmos 100K de mínimo de compra cotados no mercado em obrig. a 2,2 % nos mesmos  5 anos !............. acho um pouco de fruta a mais, mas pronto o futuro o dirá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de tudo tenho algumas dúvidas  e desconfiança, sendo este CLN de obrig. a cinco anos da Galp e pagar 4,15 % como é possível os mesmos 100K de mínimo de compra cotados no mercado em obrig. a 2,2 % nos mesmos  5 anos !............. acho um pouco de fruta a mais, mas pronto o futuro o dirá.

Também achaste muita fruta EDP a 8%? :) é um CLN, é um estruturado, não te esqueças disso, tens risco do emitente e do subjacente, maior risco do que comprares a obrigação directa, por isso tem de haver beneficio para o investidor, taxa mais alta, pagamento de juros mensais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Afinal não chegou nem para amostra... esgotou logo na pré-reserva...o que mostra que afinal anda por aí mesmo muita gente com guita :)

Parece que no mês que vem vai haver um para os remediados (1.000 € de mínimo) sobre a Arcelor Mittal. A ver o que aí vem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ArcelorMittal

Empresa

ArcelorMittal S.A. é um conglomerado industrial multinacional de empresas de aço com sede na Avenue de la Liberté, em Luxemburgo. Foi formada em 2006, a partir da fusão da Mittal Steel Company e da Arcelor. Wikipédia

Presidente: Lakshmi Mittal

Fundador: Lakshmi Mittal

Fundada em: 25 de junho de 2006

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se a taxa for menos que 5% não interessa  ;D preferia a Galp, mas esse da Galp afinal era mesmo que taxa? os 4.15%?

Mas na 5ª feira quando perguntei ao PFA se não pensavam em fazer um versão Galp mas para os pobres  ;D falou-me que havia um com indices bolsitas e com 1k de subscrição, Eurostoxx50 e mais 2 ( não me recordo quais ) e tinha aquela componente de capital e taxa fixa que se me recordo era de 4%, falaram-vos nisso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não ,não me disse nada sobre isso mas também não alinho em tiros no escuro...............

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/IFI_SG_Dual_World_Indices.pdf

Tiro no escuro dito por ti soa mal ahaha, é tiro no escuro apostar nos mercados? sempre foi, comprar acções, fundos, ETFs, CFDs, Obrigações, sempre foi tiro no escuro lol

Os indices são Eurostoxx50, Nikkei 225 e S&P 500, 4% daqui a 5 meses para metade do capital e 5,50% daqui a 1 ano se a pior cotada estiver igual ou acima, só uma catástrofe é que faz com que não corra bem, e secalhar até dá para vender antes se tiver uma boa cotação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interessante, mas tenho uma questão, não seria menos arriscado comprar-se 3 ETF's sobre estes índices? Assim, podia-se vender quando bem se entendesse e eventualmente ir buscar um retorno maior ou será preferível as Notes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interessante, mas tenho uma questão, não seria menos arriscado comprar-se 3 ETF's sobre estes índices? Assim, podia-se vender quando bem se entendesse e eventualmente ir buscar um retorno maior ou será preferível as Notes?

Essa é sempre a pergunta que se faz :) também podes vender os estruturados, na semana passada quando falei com o Best disseram-me por exemplo que este estruturado http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd26400.pdf está a cotar a 142% a 1 ano da maturidade, entre outros que eles têm indexados a indices, quem vender ganha 42% em 2 anos, provavelmente até secalhar estarias a ganhar mais se tivesses um ETF, mas é só para dizer que se pode vender sempre antes e que também valoriza.

Eu vejo este tipo de produto um misto entre capital e taxa garantida e uma parte alocada a mercados, o que para certos investidores pode ser interessante, imagina que quem colocar 10k em Agosto tem 5k + 4% TANB, não há taxas de 4% TANB em depósitos hoje em dia, ao mesmo tempo tens o restante capital a seguir os 3 indices, se subirem muito e der para vender antecipadamente com boa mais valia vende-se, se a valorização não for muita tens 5,50% ao fim de 1 ano, ou 11% ao fim de 2 e assim sucessivamente até 4 anos, mas não acredito que em 4 anos 3 dos maiores indices não subam.

Espero que em Junho ou haja um CLN com uma taxa a rondar os 4% de uma boa empresa ou algo parecido a isto para aplicar o CLN EDP 8% que se vence.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E outra coisa para reforçar a linha de pensamento ICAE vs ETF, é que se tivermos os 3 ETFs, e vamos imaginar que ao fim de 4 anos os indices cairam 29%, temos uma desvalorização nos ETFs de 29%, no ICAE temos 0% e é devolvido o capital, se tivermos os indices a cairem 30%, temos uma desvalorização de 30% nos ETFs, no ICAE temos 25% é  a perda máxima.

Ou seja, o ICAE para alêm de ter uma componente de capital garantido + uma taxa garantida, tem um risco menor que os ETFs neste aspecto, o que pode ser determinante para um investidor mais conservador, para um investidor mais dinâmico então o melhor será mesmo os ETFs, porque no ICAE o máximo que pode ganhar são 5,50% TANB, podendo vender mas um ICAE nunca sobe tanto como o indice de referência, enquanto nos ETFs o céu é o limite  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Aproveitava estes CLNs para discutirmos a IFI dos mesmos, para assim em conjunto tirarmos dúvidas e dissipar fantasmas que possa haver com aquele sinal de exclamação a vermelho  :laugh: :laugh: .

Vou tentar eu responder ás advertências que costumam aparecer nas IFIs dos estruturados, depois cada um dá a sua opinião, vamos pegar nesta https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/IFI_CLN_ARCELORMITTAL_2020.pdf :

* Pode implicar a perda da totalidade do capital investido

Correcto, em caso de evento de crédito da entidade emitente e activo subjacente, como aliás acontece com a generalidade dos produtos financeiros, até mesmo em DPs e Certificados de Aforro.

* Pode proporcionar rendimento nulo ou negativo

Certo, num evento de crédito ou numa venda antecipada do produto por parte do investidor, que se sujeita á cotação de mercado.

* Proporciona uma taxa de rentabilidade inferior à exigida pelos investidores institucionais

Não sei, e acho que pouco interessa  ;D

* Pode ser reembolsado antecipadamente por verificação de evento de crédito ou por alterações fiscais relevantes

No caso de evento o capital é restituído ao investidor o que pode originar perdas ou mesmo a perda da totalidade do capital, alterações fiscais relevantes... tinah de ser algo mesmo muitooo relevante.

* Está sujeito ao risco de crédito do emitente e do activo subjacente

Como em qualquer aplicação financeira, neste caso serão dois riscos, e neste em especifico ESI Plc ( parece que o Best deixou a Societe Generale e voltou ao velho "amor", mas agora Chinês  ;D ) e a ArcelorMittal.

* Implica que sejam suportados custos e comissões

Comissão de custódia de títulos pelo menos.

* Implica que o investidor suporte custos de cobertura do emitente

Uma vez que um estruturado implica também ele a passagem do risco do emitente para o investidor ( como está explicado na 1ª página salvo erro pelo criador do tópico ) implica que seja o investidor a suportar custos de um eventual evento de crédito do mesmo.

* Conflitos de interesse.

Há em tudo  ;D

A conclusão a que chego, é que este tipo de IFI poderia muito bem constar em qualquer outro tipo de produto financeiro, até mesmo num depósito a prazo ou certificado de aforro, retirando ali apenas 2 ou 3 das advertências porque um DP não está sujeito ao mercado, tirando a euribor.

Tenho um CLN a terminar em Junho com ESI Plc e EDP, taxa de 8%, na altura a IFI não tinha este ponto de exclamação mas tinha as advertências, e recordo de muito pessoal na altura de não o fazer, não pelo risco EDP mas sim por haver tanto risco e tanto custo que aparece nas advertências, no entanto, e no meu caso, o meu custo foi de cerca de 72€ de comissões de custódia durante 3 anos, a EDP e a ESI Plc não foram á falência, e recebi 24% de taxa de juro efectiva em 3 anos  ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

grande investimento e rentabilidade..............................

tenho um também da edp de 55000 k que termina em Novembro a 3 anos e a 6,5%

Este ano deve de haver muitos CLNs a vencerem-se, foram feitos muitos em 2012 de empresas como EDP, PT, Telefonica, Telecom Itália com taxas acima dos 6,5%, recordo bem que na altura quase que não apanhei este da EDP, plafonds limitados e esgotavam tudo em 2 dias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

é isso mesmo.......................................

Altice é uma empresa que, nos últimos anos, comprou vários operadores de telecomunicações. Conheça o grupo que quer comprar a PT Portugal.

Em Portugal, a Altice começou a ser falada quando, em dois anos, comprou de uma assentada dois operadores no País. A Cabovisão e a Oni, que, respectivamente, tinham operações ligadas ao consumidor residencial e ao empresarial. Já tinha a Cabovisão e estava em processo de compra da Oni, quando João Zúquete da Silva, director-geral da Cabovisão, assumia, em conferência de imprensa, que o objectivo era ser "o segundo operador de telecomunicações em Portugal no curto ou médio prazo", mas não disse, em Junho de 2013, como conseguiria o feito.

Agora a Altice surge como uma das principais interessadas na PT Portugal. Para comprar a empresa que detém a marca Meo precisará de muito mais do que os 500 milhões de euros que disse em 2012 estar disposta a investir em Portugal.

O grupo Altice já se assume como multinacional cabo e telecomunicações com presença em França, Israel, Bélgica, Luxemburgo, Portugal, Suíça e Caraíbas.

Saltou para os jornais internacionais quando adquiriu, em França, a SFR, a segunda maior operadora móvel em França, a seguir à Orange. Há quatro operadores móveis com infra-estruturas próprias no mercado gaulês. A SFR tem menos de 30% de quota no mercado móvel. A SFR tem também desenvolvido o projecto de internet de alta velocidade fixa. A SFR acabou por ser uma negócio avaliado em 17 mil milhões de euros, tendo já recebido luz verde para concretizar a compra.

Em França, a Altice detém, ainda, a Numericable, que cotou em bolsa este ano, e que tem a rede de fibra óptica que cobre mais de cinco milhões de lares. A Altice detém 30% da Numericable, tendo a Carlyle 26,3%.

Em Israel, detém a operadora Hot, que detém uma operação de cabo e móvel. No final de 2013, esta empresa tinha 1,127 milhões de clientes no cabo e 810 mil subscritores móveis.

Na Bélgica e Luxemburgo detém a Coditel. Está também em Guadalupe, Martinica e República Dominicana.

O grupo Altice é liderado por Patrick Drahi (na foto) que começou a sua carreira profissional no grupo Philips em 1988, passando depois pela Kinnevik-Millisat. Em 1993, fundou a CMA, uma firma de consultoria especializada em comunicações e media e ainda criou duas operadoras de cabo: a Sud Cable Services (1994) e a Media Reseaux (1995), que, no ano 2000, foi adquirida pela UPC.

Arrancou com a Altice em 2002. Segundo a revista Forbes, Patrick Drahi está na posição 133 na lista de milionários, com uma fortuna avaliada em 9,4 mil milhões de dólares. Na Wikipédia, está descrito como empresário franco-israelita, nascido em Marrocos em 1963 e residente na Suíça.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites