Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

Milhares duvido, vê só a quantidade de CLNs que existem e nem estão ai todos http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/produtos.cfm?num_ent=%25%23TG\!-8%20%0A

Quem aplicou € no CLN ESFP assumiu o risco da ESFP, se a mesma foi á falência...

E repara que receberam 14% do que aplicaram, os accionistas e os obrigacionistas subordinados receberam até agora 0€ da ESFG e BES.

De salientar que o minimo era de 1000€ para este CLN, não estamos a falar em aplicações de minimos de 100k.

Se o mínimo era de 1000€, face a aplicações cujo mínimo é de 100000€, então é natural que haja mais investidores no primeiro!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

Que perderam menos como diz o Cardoso24 assim como a nivel de valores, alguém com patrimonio de 100k que tenha investido 10k neste CLN da ESFP recebeu 1400€, mas isso é o risco que se corre quando se investe em titulos de divida, sejam elas através de CLNs sejam em obrigações.

Pelo conhecimento que tenho este foi o 1º CLN a obter perdas para os investidores, e reparem que nem foi o emitente, foi a entidade de referência, aliás, se fosse o emitente... ::) ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e caso seja o emitente a entrar em insolvênvia e não a entidade de referência?

estou concretamente a falar dos CLN da EDP e PT International em que o emitente é Espírito Santo Investment p.l.c..

o que aconteceria neste caso?

Se for o emitente podem mandar fechar imediatamente o banco pois iria haver "sangue" ;D . Agora a sério, o risco para o emitente destes produtos é praticamente nulo. O emitente ganha sempre e só se fizer "porcaria" em outras operações e colocar em causa a sua viabilidade financeira é que haveria problemas.

Essa PT International (não conheço mas tal como a ES International deixou muito a desejar).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que perderam menos como diz o Cardoso24 assim como a nivel de valores, alguém com patrimonio de 100k que tenha investido 10k neste CLN da ESFP recebeu 1400€, mas isso é o risco que se corre quando se investe em titulos de divida, sejam elas através de CLNs sejam em obrigações.

Pelo conhecimento que tenho este foi o 1º CLN a obter perdas para os investidores, e reparem que nem foi o emitente, foi a entidade de referência, aliás, se fosse o emitente... ::) ::)

Se fosse ia ser lindo. Ficavam todos os CLN´s em causa (em que o emitente fosse o mesmo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se fosse ia ser lindo. Ficavam todos os CLN´s em causa (em que o emitente fosse o mesmo).

Pelo que já se disse parece que agora já há mais emitentes, BBVA e Societe Generale, é nisto que também gosto no Banco Best, é um banco independente e de intermediação que não está confinado á "casa mãe".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Face aos valores mínimos de cada um dos investimentos, claro que sim. Mas o que estava em causa era uma estimativa do número de lesados no CLN em causa!...

Nunca iremos saber, a emissão poderia ir até 10M, a 1k cada note poderiamos falar num máximo de 10 000 pessoas, o que duvido como é óbvio, 1º dúvido que a emissão teria sido de 10M, e segundo porque ninguém mete só 1k neste tipo de aplicação, mas umas centenas acredito que sim

Na IFI da aplicação tem um sinal de exclamação a vermelho bem visivel onde diz " Risco de perder a totalidade do capital investido", e se isso não bastasse está explicito em Cenários e Probabilidades isto:

"No pior resultado possível, o investidor não receberá qualquer remuneração, sendo que o valor de recuperação geralmente considerado para obrigações de dívida sénior, cujo emitente entrou em incumprimento, é de 40% do valor nominal mas poderá ser de 0%, e o investidor perde a totalidade do capital investido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Estou com dúvida, tenho um CLN da Portugal Telecom que se vence em 2015 com taxa de 7%, ora este CLN desde 2012 que nunca variou muito a sua cotação, tem andado sempre por volta dos 95%, vejo as acções a cairem, as obrigações a cairem, mas o CLN sem grandes variações, alguém explica?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou com dúvida, tenho um CLN da Portugal Telecom que se vence em 2015 com taxa de 7%, ora este CLN desde 2012 que nunca variou muito a sua cotação, tem andado sempre por volta dos 95%, vejo as acções a cairem, as obrigações a cairem, mas o CLN sem grandes variações, alguém explica?

E te registares não??

Á partida não tens um CLN Portugal Telecom, tens de colocar o ISIN, mas sim Portugal Telecom International Finance, que era uma subsidiária da Portugal Telecom e que passou para a Oi, portanto penso que o facto de a cotação não variar muito tem muito a ver com o facto da PTFinance ter risco de crédito da Oi e não da PT...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olhando para esse do deutsche bank é óbvio que não paga 13,2%, se todas as acções estiverem acima paga os 3% e é devolvido o capital, claro que corresponde a 13,2% tanb, mas não paga 13,2%, pode também ir pagando os 3% de 3 em 3 meses, mas... dúvido que realmente aconteca.

Penso que se deveria ser mais rigoroso quando se fala em produtos financeiros, dizer que paga 13,2% chama logo a atenção e pode induzir em erro as pessoas, pelo menos aquele que está no Best paga 5% para 70% do capital, e parece-me que a probabilidade de pagar 5% dos restantes 30% no 1º ano até é grande atendendo ás acções em questão.

Já agora, o emitente desse do Best é o Societe Generale que é o 3º maior banco Francês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olhando para esse do deutsche bank é óbvio que não paga 13,2%, se todas as acções estiverem acima paga os 3% e é devolvido o capital, claro que corresponde a 13,2% tanb, mas não paga 13,2%, pode também ir pagando os 3% de 3 em 3 meses, mas... dúvido que realmente aconteca.

Penso que se deveria ser mais rigoroso quando se fala em produtos financeiros, dizer que paga 13,2% chama logo a atenção e pode induzir em erro as pessoas, pelo menos aquele que está no Best paga 5% para 70% do capital, e parece-me que a probabilidade de pagar 5% dos restantes 30% no 1º ano até é grande atendendo ás acções em questão.

Já agora, o emitente desse do Best é o Societe Generale que é o 3º maior banco Francês.

O DB a pagar 13,2% TANB deve ser para rir. Eu nem precisei de ver as 3 acções, bastou-me ver o Twitter.  ;D

Quem subscrever este produto, no final do prazo, informem sobre o que aconteceu, sff ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já viram este para o pessoal que gosta de arriscar mas ao mesmo tempo ter algum capital garantido?

https://www.bancobest.pt/ptg/best_estruturados

70% do capital é reembolsado ao fim de 1 ano com taxa de 5%.

Mas está a acabar, só agora vi.

Acabou depressa pois já não se encontra no link disponibilizado!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei como é possivel garantir alguma coisa, possiveis projeções tudo muito bem, de outra forma é muito dúbio mesmo, todo o sonho que escrevem para captar "toninhos", com  aquelas letras pequeninas não fazem eles panfletos "Pode proporcionar rendimento nulo ou negativo;Pode implicar a perda da totalidade do capital investido,etc,etc,etc". Ainda por cima a investir em "oil" , carteiras/tecidos da moda e twitter, só dá filosofias verdes pelos lados do reputado banco alemão para vips. Bonito bonito era ver aquele statement diáriamente heheheh.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Boa noite,

Que vos parece esta opção que rende 2,6% ao trimestre com duração até 4 anos?

SG Technology Basket (ISIN: XS1119041629)

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd31266.pdf

Gosto particularmente das acções, é produto para durar apenas até 1 ano no máximo, e pode-se receber 2,60%, 5,20%, 7,80% ou 10,40% dependendo do trimestre onde acabe o produto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se eu percebi bem o produto é o seguinte: caso num trimestre as 3 accoes referidas estiverem acima do valor original a aplicação remunera a 2,60%. Caso não esteja o valor vai acumulando. Se ao fim de 5 anos pelo menos uma das acções estiver abaixo do preço inicial a aplicação não paga cupão e sofremos perdas de acordo com a desvalorização da acção mais baixa. É isto?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se eu percebi bem o produto é o seguinte: caso num trimestre as 3 accoes referidas estiverem acima do valor original a aplicação remunera a 2,60%. Caso não esteja o valor vai acumulando. Se ao fim de 5 anos pelo menos uma das acções estiver abaixo do preço inicial a aplicação não paga cupão e sofremos perdas de acordo com a desvalorização da acção mais baixa. É isto?

Cumprimentos

Lê lá bem melhor :)

Não basta só cair, tem de cair mais de 40% para se ter perda de capital... ou seja, a pior acção pode cair 40% e as outras 39% que no fim de 4 anos recebes o capital mais 41,60%...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites