Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

Sapo, já expliquei como funciona os CLNs, aliás, quem fez este tópico explicou e bem logo na 1º página, depois de tudo o que tem acontecido neste universo GES voltei a explicar como funciona um CLN, riscos da entidade emitente, e entidade de referência.

Já disse várias vezes que €€€ nem debaixo do colchão nem enterrado no quintal está seguro, portanto, não existe aplicações 100% seguras, e portanto, um CLN também não o era, não o é, nem nunca será, por isso volto a dizer que não me preocupa A MIM a entidade emitente destas aplicações pelas explicações que já dei anteriormente.

Não me recordo se alguma vez disse que o GES seria sólido, mas admito ter dito aliás como toda agente o diria ainda há meses atrás, mas não é isso que AQUI está em causa, eu respondi a um forista que se mostra preocupado com o seu investimento, eu não sei mais que os outros nem tenho informações priviligiadas, o que eu sei é o que vem nas noticias, embora muitas parecam noticias do Correio da Manhã mas isso é outra história.

Nesta aplicação específica do forista volto a responder, a baixa da cotação da aplicação é perfeitamente normal uma vez que o mercado de obrigações também baixou ( porque raio nunca acham estranho quando as coisas sobem? ) quanto ao risco das entidades, existe risco do emitente ESInvestment Plc que já expliquei que em caso de incumprimento desta subsidiária entraria o BESI com o € e mesmo que este não conseguisse responder seria o BES, e existe risco da entidade de referência que é a PT.

Depois de isto explicado cada um é livre de fazer o que quiser, eu não dou aconselhamentos nem faço recomendações, explico o que sei com os dados que tenho, e o que tenho não é mais do que todos têm, o problema muitas vezes é aquilo que eu tenho na minha assinatura "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett" e de facto ainda há muitas pessoas que fazem as coisas sem saber o que estão a fazer, umas vezes porque nos próprios bancos não explicam, ou não querem explicar, e também por inércia não se pesquisa, nao se questiona.

Portanto Sapo espero com isto ter dissipado qualquer dúvida, já agora não foi com ar jocoso que disse o que disse, foi para deixar claro aquilo que eu disse atrás, que nada é 100% seguro, mas isso sempre o disse, podes, ou podem , terem-me interpratado mal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

...

Portanto Sapo espero com isto ter dissipado qualquer dúvida, já agora não foi com ar jocoso que disse o que disse, foi para deixar claro aquilo que eu disse atrás, que nada é 100% seguro, mas isso sempre o disse, podes, ou podem , terem-me interpratado mal.

... interpratado, não... interpretado, sim!...  :laugh: :laugh: :laugh: ... Sorry!...  ;)

O mesmo acontece com os DP... Se houvesse um pânico generalizado não haveria possibilidade de devolver os capitais de todos os DP's... Mas trata-se de uma mera conjectura!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    fernandoalmeida

Boa tarde. No que diz respeito às CLN, poderão ser de algum modo afetadas pela solução que se anuncia para o BES, de vir a ter como único acionista o Fundo de Resolução ? na prática o BES vai continuar a ser o mesmo banco, com cara lavada, ou esta mudança pode ter algumas implicações em algumas aplicações, nomeadamente as CLN ?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto aos CLNs, e falando apenas na entidade emitente, essa entidade é a ESInvestment plc que é uma subsidiária do BESI, quem vai ser intervencionado é o BES, e não o BESI.

Qualquer das formas vamos aguardar porque ninguém aqui sabe 100% como tudo se vai processar, tudo o que se disser é especulação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na notícia do jornal de negócios vem: "Os accionistas do BES assim como os detentores de obrigações subordinadas perdem tudo, ficando donos do 'bad bank'."

As CLN não são uma espécie de obrigações subordinadas? Quando saberemos ao certo o que se vai passar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na notícia do jornal de negócios vem: "Os accionistas do BES assim como os detentores de obrigações subordinadas perdem tudo, ficando donos do 'bad bank'."

As CLN não são uma espécie de obrigações subordinadas? Quando saberemos ao certo o que se vai passar?

Não, lê lá bem as FIN que deves ter dos teus CLNs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, o emitente é Espírito Santo Investment plc, detido pelo Besi... No comunicado do BdP diz que as relações com o Besi se mantêm inalteradas, mas tens de concordar que estou um pouco apreensivo... Lembro-me de ler que também tinhas CLN... Eras também um dos apologistas de usar CLNs como colaterais para créditos... Continuas assim tão confiante? Não estás nem um pouco receoso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, o emitente é Espírito Santo Investment plc, detido pelo Besi... No comunicado do BdP diz que as relações com o Besi se mantêm inalteradas, mas tens de concordar que estou um pouco apreensivo... Lembro-me de ler que também tinhas CLN... Eras também um dos apologistas de usar CLNs como colaterais para créditos... Continuas assim tão confiante? Não estás nem um pouco receoso?

Não, se o risco é BESI já não me sentia receoso e agora ainda muito menos, o BESI até apresentou agora lucros :) tenho receio é das entidades de referência, mas no meu caso é EDP...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso também... Maturidade em Junho do próximo ano... Mas não deixo de estar preocupado... De qualquer forma não estou em Portugal e falo com a minha pfa quando regressar (duvido que ela me responda a um email, tal deve ser o caos no Best com clientes a perguntarem o que acontecerá aos seus produtos, quando nem eles sabem ao certo)...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso também... Maturidade em Junho do próximo ano... Mas não deixo de estar preocupado... De qualquer forma não estou em Portugal e falo com a minha pfa quando regressar (duvido que ela me responda a um email, tal deve ser o caos no Best com clientes a perguntarem o que acontecerá aos seus produtos, quando nem eles sabem ao certo)...

Acho que é facilmente explicável, quem tinha acções e obrigações subordinadas perdeu o dinheiro, os restantes fica tudo igual, se a preocupação é fundos (ESAF) , obrigações séniores, bes vida, clns ( BESI) etc, fica tudo como está, quem não conseguir explicar isto...

Os próprios clientes penso que também lêm as noticias e os comunicados...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Estas Notes dão ao investidor a possibilidade de ter exposição ao risco de crédito de um determinado emitente sem que para isso seja necessário deter o activo desse emitente em carteira. Esse risco é obtido através da CLN que é emitida por uma entidade ­ vendedor de protecção e emitente da CLN - que faz um CDS com quem quer comprar protecção para o risco de crédito e que em simultâneo emite a CLN que vende ao investidor. Com o dinheiro da venda da CLN o emitente adquire obrigações de rating elevado e o retorno da CLN consiste na combinação do retorno das obrigações de rating elevado com o pagamento periódico que o comprador de protecção faz. Assim, o investidor na CLN está disposto a correr o risco de crédito associado ao título de crédito que o comprador de protecção detém, em troca de um cupão mais elevado. As CLN são utilizadas sobretudo por quem não tem acesso directo ao mercado de swaps de crédito (por exemplo por falta de linhas de crédito) ou por quem não quer ter um CDS directamente em carteira...

O risco associado a este tipo de produto centra-se no evento de crédito, que poderá ser a Insolvência tanto da Entidade de Referência (PT) como da Entidade Emitente (BESI).

A pergunta que um investidor terá de fazer para si mesmo nestes tipos de produtos é a seguinte: É possivel a Portugal Telecom ou o BESI entrarem em insolvência nos próximos 3 anos? Eu respondo desta forma, possivel é, tudo é possivel, mas analisando que estamos a falar numa empresa que detem a maior cota de mercado de telecomunicações, lider com o MEO, TMN, detem toda a rede de distrubuição em Portugal....e o BESI? também é possivel, mas quando um grande grupo financeiro como o Espirito Santo abrir falência então tudo já para tras abriu falência e já estaremos num caos...

É assim que eu vejo este produto, que a partir de 1000€ pode ser subscrito, pagamento de juros mensais, e taxas bem acima dos DPs, de salientar que as CLNs, plo menos no BEST, esgotam rapidamente e que as Entidades de Referência são quase sempre entidades de rating alto, e empresas de boa saúde fiannceira, PT, EDP, Telecom Italia...etc. "

Já não sei se deva entrar nisto....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Estas Notes dão ao investidor a possibilidade de ter exposição ao risco de crédito de um determinado emitente sem que para isso seja necessário deter o activo desse emitente em carteira. Esse risco é obtido através da CLN que é emitida por uma entidade ­ vendedor de protecção e emitente da CLN - que faz um CDS com quem quer comprar protecção para o risco de crédito e que em simultâneo emite a CLN que vende ao investidor. Com o dinheiro da venda da CLN o emitente adquire obrigações de rating elevado e o retorno da CLN consiste na combinação do retorno das obrigações de rating elevado com o pagamento periódico que o comprador de protecção faz. Assim, o investidor na CLN está disposto a correr o risco de crédito associado ao título de crédito que o comprador de protecção detém, em troca de um cupão mais elevado. As CLN são utilizadas sobretudo por quem não tem acesso directo ao mercado de swaps de crédito (por exemplo por falta de linhas de crédito) ou por quem não quer ter um CDS directamente em carteira...

O risco associado a este tipo de produto centra-se no evento de crédito, que poderá ser a Insolvência tanto da Entidade de Referência (PT) como da Entidade Emitente (BESI).

A pergunta que um investidor terá de fazer para si mesmo nestes tipos de produtos é a seguinte: É possivel a Portugal Telecom ou o BESI entrarem em insolvência nos próximos 3 anos? Eu respondo desta forma, possivel é, tudo é possivel, mas analisando que estamos a falar numa empresa que detem a maior cota de mercado de telecomunicações, lider com o MEO, TMN, detem toda a rede de distrubuição em Portugal....e o BESI? também é possivel, mas quando um grande grupo financeiro como o Espirito Santo abrir falência então tudo já para tras abriu falência e já estaremos num caos...

É assim que eu vejo este produto, que a partir de 1000€ pode ser subscrito, pagamento de juros mensais, e taxas bem acima dos DPs, de salientar que as CLNs, plo menos no BEST, esgotam rapidamente e que as Entidades de Referência são quase sempre entidades de rating alto, e empresas de boa saúde fiannceira, PT, EDP, Telecom Italia...etc. "

Já não sei se deva entrar nisto....

A partir do 2º parágrafo fui eu que dei opinião, na altura era um CLN da Portugal Telecom..

Salientei que o perigo de falência é sempre real, no entanto, e antes que venham já dizer alguma coisa hihi, fiz ali uma destinção que agora pode parecer que não foi cuidadosa, varios accionistas e holdings do grupo acabaram mesmo por irem á falência, no entanto o emitente destes produtos ( ESIplc/BESI ) continuam solventes, o BESI apresentou lucros há dias, e de salientar também que o próprio BESI continua a ser um activo do BES/Novo Banco.

Volto a salientar, não existe aplicações sem risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só entras se houver para entrar  ;D , não tem saido nada ultimamente e o que tem saido nem era nada de interessante, os CLNs, principalmente os de obrigações, jogavam muito com o momentum, taxa de 8% com pagamento de juros mensais com a EDP como entidade de referência acho que jamais irá aparecer, assim como Portugal Telecom com taxas de 7%, o risco diminuiu, já não existe obrigações interessantes capazes de levar a fazer-se CLNs como se fizeram.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"mas quando um grande grupo financeiro como o Espirito Santo abrir falência então tudo já para tras abriu falência e já estaremos num caos..."

Este comentário assusta qualquer um que pense subscrever... :)

Se não tivesse havido intervenção do Estado, e € da Troika... o caos não seria nada de utópico :)

Mas como disse, acabou por não ser uma frase cuidada proferida faz agora 2 anos, mas a verdade é que nada mudou, está tudo igual, e dia 20 espero receber os meus juros da EDP como tem sido nos ultimos 2 anos :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

A partir do 2º parágrafo fui eu que dei opinião, na altura era um CLN da Portugal Telecom..

Salientei que o perigo de falência é sempre real, no entanto, e antes que venham já dizer alguma coisa hihi, fiz ali uma destinção que agora pode parecer que não foi cuidadosa, varios accionistas e holdings do grupo acabaram mesmo por irem á falência, no entanto o emitente destes produtos ( ESIplc/BESI ) continuam solventes, o BESI apresentou lucros há dias, e de salientar também que o próprio BESI continua a ser um activo do BES/Novo Banco.

Volto a salientar, não existe aplicações sem risco.

Li na diagonal, mas o CLN da ESFPortugal foi à falência e como tal os investidores do produto CLN assumem a sua quota parte e recebem uma pequena percentagem do seu investimento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bom dia

tenho estes CLN no BEST, às respectivas cotações.

acham melhor tentar despachar alguns, se o BEST o permitir....

Designação                                 inicio         maturid. 29-07-14 28-08-14

CLN Portugal Telecom 3YR 2015         31-08-12 20-09-15 94,00% 95,00%

CLN EDP 3YR 2015 III                         28-09-12  20-09-15 94,00% 96,00%

FTD Telecoms 2015                         29-10-12  20-12-15 89,00% 91,00%

CLN PT International Finance BV 2018 30-07-13 20-09-18 92,00% 96,00%

EUR 5Y CLN PT                                 28-03-14 20-03-19 84,00% 85,00%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também tenho CLN, no entanto as cotações são normais atendendo ao facto do mercado obrigacionista nos últimos 2 meses também ele ter baixado, mas já está a recuperar assim com os CLN.

Se vender agora perde 36% do que investiu, se tem condições para assumir essa perda... no entanto não deverá faltar muito tempo que todos estejam acima do par, e depois arrepende-se de ter vendido com perda e não ter alternativas com taxas tão boas como so CLN.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o que acham da solidez da empresa: PT International Finance ?

tenho um CLN com esse emitente e tenho duvidas da sua solidez.

Nos  CLN vendidos através do BEST, a entidade emitente deste produto  é o Espírito Santo Investment p.l.c., que parece ser uma entidade subsidiária do Banco Espírito Santo de Investimento, S.A..

A minha questão é sobre a segurança desta entidade, visto o CLN falar em risco de credito da entidade emitente, neste caso o Espírito Santo Investment p.l.c..

Espírito Santo Investment p.l.c.. – esta entidade não foi daquelas que pediu insolvência, certo?

Qual a situação dessa entidade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nos  CLN vendidos através do BEST, a entidade emitente deste produto  é o Espírito Santo Investment p.l.c., que parece ser uma entidade subsidiária do Banco Espírito Santo de Investimento, S.A..

A minha questão é sobre a segurança desta entidade, visto o CLN falar em risco de credito da entidade emitente, neste caso o Espírito Santo Investment p.l.c..

Espírito Santo Investment p.l.c.. – esta entidade não foi daquelas que pediu insolvência, certo?

Qual a situação dessa entidade?

O CLN da ESFPortugal foi à falência... mas os detentores deste CLN ainda receberam uma pequena percentagem!...

O emitente destes produtos (ESIplc/BESI) continuam solventes!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O CLN da ESFPortugal foi à falência... mas os detentores deste CLN ainda receberam uma pequena percentagem!...

O emitente destes produtos (ESIplc/BESI) continuam solventes!...

Vi essa situação e tentei junto do Best esclarecimentos sobre o valor que os clientes receberam desse CLN, uma vez que até poderiam ter sido 0€.

Aquilo que me disseram, é que o valor de cerca de 16% ( deduzido da taxa Swap de 2% ), foi calculado pelo BESI, uma vez que este banco ao saber que não haveria reembolso da obrigações tentou vender a mesma em mercado, e a melhor oferta situou-se nos 16%.

Não esquecendo que a cotação da obrigação da ESFG chegou-se a situar nos 10% salvo erro...

A pergunta que se coloca é, poderiam eles terem tentado vender antes? secalhar sim, mas sem evento de crédito anunciado pelo ISDA poderiam o fazer? não sei...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites