Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

Katolo concordo contigo quando dizes que o polvo é grande  ;) , por isso mesmo é que o grupo se está a reestruturar para que tudo fique mais simples, separar o que é parte financeira e parte não financeira para que seja tudo mais transparente, só que tem um "problema", é que a comunicação social confunde tudo, confunde a ES International, a Rio Forte, e reestruturação, o BES, a saida do Ricardo Salgado, a ESFG...metem tudo no mesmo saco...

Hoje não tenho tempo para chatear o meu PFA mas ainda vou tentar saber aquela questão de se no último caso houvesse algum tipo de problema com ESI plc, BESI, BES qual a entidade que entraria com o capital,  por isso é que fui um dos que sempre aqui disse que um CLN praticamente só tinha risco da entidade de referência, mas Katolo um CLN tem liquidez, é pedir a cotação ( que vem no extracto ou podes ver no site embora não actualizada ) e dar ordem de venda.

1Pedro2 bela explicação  ;D

a espirito santo investment plc não é mais que a sucursal do besi na irlanda eles fazem os cln via irlanda por motivos fiscais ;) quem responde é o besi

http://investing.businessweek.com/research/stocks/private/snapshot.asp?privcapId=26972180

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

a espirito santo investment plc não é mais que a sucursal do besi na irlanda eles fazem os cln via irlanda por motivos fiscais ;) quem responde é o besi

http://investing.businessweek.com/research/stocks/private/snapshot.asp?privcapId=26972180

Se quem responde é o BESI, podem estar descansados. Se bem que ouvi não sei aonde, que o BESI teria de fazer um aumento de capital...

De qualquer forma percebo o Katolo e não passei de perto pela situação que imagino que tenha passado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que parece que está em cima da mesa a nivel de reestruturação da dívida da ES International ( e não da ES Investment plc que é quem emite os CLNs ) passa por converter a dívida em capital e dívida de longo prazo na Rio Forte.

A dívida da ES International passa basicamente por papel comercial, que foi muito por aí falada e que levou muita gente a sair do ES Liquidez para ir para o papel comercial, não só desta holding como também da Rio Forte, Es Saúde...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lê acima o que se tem dito  ???

OOPS  :-[

Acho que já percebi a diferença.

Mas isto com notícias a sair todos os dias sobre a ESI (espirito santo international)

http://economico.sapo.pt/noticias/gestao-da-espirito-santo-internacional-avalia-pedido-de-insolvencia_197313.html

os nervos começam a subir.

Claro que subsiste a hipótese de algo tb correr mal para o lado da ESI plc, pois isto para os lados do grupo ES vai de mal a pior.

Vou tentar obter uma cotação do CLN junto da PFA e ponderar se vale a pena vender ( ou seja entrar em pânico) ou deixar estar em paz e ir recebendo os juros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

OOPS  :-[

Acho que já percebi a diferença.

Mas isto com notícias a sair todos os dias sobre a ESI (espirito santo international)

http://economico.sapo.pt/noticias/gestao-da-espirito-santo-internacional-avalia-pedido-de-insolvencia_197313.html

os nervos começam a subir.

Claro que subsiste a hipótese de algo tb correr mal para o lado da ESI plc, pois isto para os lados do grupo ES vai de mal a pior.

Vou tentar obter uma cotação do CLN junto da PFA e ponderar se vale a pena vender ( ou seja entrar em pânico) ou deixar estar em paz e ir recebendo os juros.

Não me preocupo muito com CLNs, só mesmo na entidade de referência, porque essa sim se falir não há ninguém que lhes valha, quanto á entidade emitente vê só a volta que teria de dar ESI Plc-BESI-BES-6mil milhões da troika á espera, 25 000€ do Sistema de Indemnização ao Investidor...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não me preocupo muito com CLNs, só mesmo na entidade de referência, porque essa sim se falir não há ninguém que lhes valha, quanto á entidade emitente vê só a volta que teria de dar ESI Plc-BESI-BES-6mil milhões da troika á espera, 25 000€ do Sistema de Indemnização ao Investidor...

David,

Podes-me facultar o link para o documento onde é especificado os 25k€ do sistema de indemnizacao ao investidor?

Nao me recordo de ver este sistema mencionado no CLN

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David,

Podes-me facultar o link para o documento onde é especificado os 25k€ do sistema de indemnizacao ao investidor?

David,

http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20Investidor/Faq/Pages/SistemadeIndemniza%C3%A7%C3%A3oaosInvestidores.aspx#3

Para facultar, os CLN são ICAEs ( Instrumento de Captação de Aforro Estruturado ) os ICAES, por serem estruturados, o activo subjacente pode ser muita coisa, nos CLNs e FTDs o activo subjacente é sempre uma ou várias OBRIGAÇÕES SÉNIORES, assim, os CLNs estarão abrangidos pelo SII, até porque o BESI é participante do SII.

Mas a meu entender esta questão do SII nem se coloca, porque está lá mesmo muito distante, o importante aque a reter é que a ESI Plc não faz mais que a compra das obrigações e vender as mesmas em forma de CLNs, por isso não é uma entidade digamos que bancária que tenha negócios etc, mas mesmo assim se houvesse algum tipo de problema entrava o BESI, e se mesmo este tivesse problema entrava o BES.

Mas não se preocupem com os CLNs, a única, mas mesmo única preocupação que teria neste universo GES seria ter em carteira papel comercial da ESInternational, seria a minha única preocupação, mas mesmo esta seria na teoria, porque o BES tem € suficiente para pagar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E agora, com o mercado atual, e que já tem estes CLN´s tanto da PT como EDP, aconselhava vender se estiver acima do par? E se não estiver e estando o risco de incuprimento na mesa, vendi na mesma?

Obrigado.

Incumprimento de quem???? ai ai estes visitantes... :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tinha falado há uns tempos sobre o risco de crédito da ESInvestement Plc, e tinha referido que havia mais qualquer coisa que garantia a solvabilidade desta subsidiária do BESI no caso de algo correr mal com os CLNs, ora eu tinha referido que se algo corresse mal entraria o BESI, e se mesmo este estivesse em dificuldade entraria o BES, consegui obter por alto o tal complemento que tinha referido, ora esse complemento chama-se "keepwell agreement", fica em inglês e em português a definição que encontrei na net, mas não é mais que um acordo que dá a garantia aos credores que a a ESInvestement Plc garante via BESI os seus compromissos.

Por isso na minha opinião pessoal continuo convicto que os CLNs continuam a ter praticamente apenas o risco da entidade de referência.

"A keepwell agreement is a contract between a parent company and one of its subsidiaries which guarantees that the parent company will provide all necessary financing to the subsidiary for a pre-determined period of time. The idea behind a keepwell agreement is to make the subsidiary company appear more creditworthy in the eyes of banks and other lenders. Without a keepwell agreement a small subsidiary might have trouble securing additional financing. Since the keepwell agreement acts as a financial guarantee, obligating the parent company to provide consistent funding, banks and other financial institutions feel more confident making loans with a keepwell agreement in place. Likewise, due to the financial obligation placed on the parent company by a keepwell agreement, the subsidiary company may enjoy a better credit rating than would be possible without a signed keepwell agreement".

"Um acordo keepwell é um contrato entre uma empresa-mãe e uma de suas subsidiárias que garante que a empresa-mãe irá fornecer todo o financiamento necessário para a subsidiária por um período de tempo pré-determinado. A idéia por trás de um acordo keepwell é fazer com que a empresa subsidiária aparecer mais dignos de crédito aos olhos dos bancos e outros credores. Sem um acordo keepwell uma pequena subsidiária pode ter problemas para obtenção de financiamento adicional. Desde o acordo keepwell atua como uma garantia financeira, obrigando a empresa-mãe para fornecer financiamento consistente, os bancos e outras instituições financeiras a se sentir mais confiante em fazer empréstimos com um acordo keepwell no lugar. Da mesma forma, devido à obrigação financeira colocada na empresa-mãe por um acordo keepwell, a empresa subsidiária pode desfrutar de um rating de crédito melhor do que seria possível sem um acordo assinado keepwell."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Info útil D@avid, obrigado!

Hoje verifiquei no Best que a cotação do CLN British Arways (o único que possuo) baixou para 98%.

Para já nada de preocupante, mas para ficar atento.

É para vender esse CLN?? é perfeitamente normal, esse CLN deve ter uma obrigação sénior da British, que também sobe e desce, quando se compra um CLN é para ter o rendimento do cupão, não numa prespectiva de vender porque raras são as vezes que estão acima do par, tirando alguns que pode acontecer mas são mais aqueles que estão ligados á bolsa etc.

Os meus EDP também baixaram, já bateram nos 100% agora está um a 97% e outro a 98%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante zé do pipo

Numa situação extrema, cálculo que recebemos as obrigações da entidade de referência ou a massa à cotação do dia. O BESI é responsável pelo pagamento dos cupões/ mensalidades, assim no caso em que não possa pagar os mesmos, creio que o que acontece é receberes a obrigação associada ao preço de mercado ou a massa à cotação do CLN...mas não estou totalmente certo disto.

A maneira como eu vejo isto e´como um seguro que o BES fez, os cliente arcam com o risco de incumprimento da entidade de referência e em troca o BES paga pela transferência desse risco. Agora se ele não conseguir pagar pelo risco que transferiu para o cliente, ou devolve o capital, ou então atribui obrigações da entidade de referência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Mario Marques

Pois bem também tenho um  CLN da PT 3YR 2015 que paga no dia 21 de todos os meses, hoje fui ver valor indicativo está nos 94% antes disso andava sempre nos 101% agora caso o BESI vá falência eu perco o meu $ investido? se sim é melhor fazer já o levantamento do $ não?

Preciso de ajuda sobre esta questão sff.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estão a confundir as coisas e já aqui foi explicado se fossem ver as páginas anteriores...

Primeiro de tudo a entidade emitente não é o BESI ( e mesmo que fosse o BESI não tem qualquer problema conhecido, plo contrário, apresentou resultados há bem pouco tempo, a entidade emitente é a Espirito Santo Investment PLC, que é uma subsidiária do BESI que tem como objectivo de fazer os estruturados, volto a colocar a ordem de quem teria de reembolsar o capital aos investidores caso algo corresse mal:

Espirito Santo Investment Plc---------->BESI----------->BES

Como já disse anteriormente penso não existir aqui grande problema relativamente ao emitente.

Quanto á cotação, é perfeitamente normal que tenham baixado de valor, então o mercado de obrigações não tem baixado? as obrigações da PT têm subido? não fui ver, mas duvido  :)

Já agora, tudo o que eu disse para trás não é 100% seguro, digo isto porque caso algo corra efectivamente mal não me acusarem de ter andado aqui a dizer que era tudo seguro  ;D ;D ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar do tom jocoso com que o dizes agora, não devemos esquecer que quando muitas vezes alertamos que as coisas no universo ES não eram nada claras, que utilizavam fundos do grupo para artificialmente se financiarem e demonstrarem uma solidez que, como agora se vê não tinham..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

fiquei-me pela metade.. continuando.. nessas alturas ignoravas e dizias que o grupo era solido.. não quero com isso dizer que tenhas responsabilidade alguma, so acho que devemos ter cuidado com as certezas absolutas.. devemos ser humildes para saber que a nossa opinião sobre os mercados é mais parecida com uma opinião sobre um resultado de um jogo de futebol, do que com uma ciência exacta..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites