Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

• Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

A divida publica deve ser tipo os esquemas em pirâmide... vão-se endividando por outros lados para irem cumprindo com as obrigações.

Mas o risco destes CLN são apenas no caso de falência da Brisa ou ES? Essa parte tinha percebido e pensei que a probabilidade disso acontecer em 5 anos era algo reduzida, mas pareceu-me existir ai umas situações intermédias que não implicavam falências mas ainda assim implicavam perda de parte do capital ou de juros... entendi mal?

Digamos que as principais são as falências, mas as falências fazem parte de um conjunto de eventos de crédito que podem acontecer, e portanto existe sempre o risco do não pagamento dos juros etc como nas obrigações, digamos que a diferenca de risco para as obrigações é ter mais o risco do BESI (não é do grupo).

Só um aparte, se alguém aqui tem obrigações da Portugal Telecom já deve ter sido contactado (tenho um familiar que foi) por causa da fusão com a OI, o que está a ocorrer, pelo que estive a ver com alguma atenção com esse meu familiar, não é mais que um evento de crédito, mas isso não significa que os obrigacionistas irão incorrer em perdas de capital.

Isto para dizer um pouco aquilo que o afer falou, tbm acredito mais em empresas destas dimenções que na divida pública :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

quanto a essas obrigações da PT eu também as tenho e recebi essas mensagens para tomar uma decisão e devo dizer que estou um pouco preocupado na medida em que ao converter as obrigações e ações na OI como é que ficamos em termos de moeda porque se passar para a moeda brasileira é como Portugal voltar ao escudo e aí......... cuidado com a desvalorização constante da moeda e inflação do Brasil. lá se vão todos os lucros em relação ao euro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

quanto a essas obrigações da PT eu também as tenho e recebi essas mensagens para tomar uma decisão e devo dizer que estou um pouco preocupado na medida em que ao converter as obrigações e ações na OI como é que ficamos em termos de moeda porque se passar para a moeda brasileira é como Portugal voltar ao escudo e aí......... cuidado com a desvalorização constante da moeda e inflação do Brasil. lá se vão todos os lucros em relação ao euro

Pois, esse meu familiar tem de responder a algo até dia 21 salvo erro..

Não sei como funciona, só sei de uma coisa, para quem fala que os CLNs é algo de muito arriscado, a verdade é que sendo um CLN um produto estruturado de obrigações, não está sujeito a esse tipo de coisa, sem duvida que vendo as coisas dessa forma, acho que prefiro um CLN PT/EDP a uma obrigação...ou então estou a fazer um filme ehhe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

isto é quase a mesma coisa que a EDP á cerca de um mês vendeu obrigações a 5,25 % ,uma boa taxa ,só que foi em Dólares . e aí vamos ver os Portugueses que compraram e residem na zona euro se vão ter algum juro e não será comido com a valorização do euro como aconteceu no ano anterior

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não está sujeito, não sei, eu também tenho CLN da PT e não sei como vai ficar no futuro com essa conversão na OI.

Isto do meu familiar foi no BiG, mas lembrei-me dos CLNs e falei para o Best, disseram que os CLNs não eram abrangidos, assim como os accionistas, só mesmo os detentores de obrigações directas, tanto que assim é que ninguém que tem CLNs PT deve ter sido contactado, e os de Obrigações foram ou estão a ser.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, quais são os custos destes CLN? São isentos como fundos ou tem comissão de guarda de titulos como acções e obrigações?

Como são titulos (obrigações) tem custódia de titulos, falo no Best, porque pelo que sei é a par do Deutche que faz este tipo de aplicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ze do pipo

Estão aqui a mencionar que as obrigações da PT passam a ser associadas à OI e que são cotadas em Reais. Eu não sei qual o grau de conhecimento que tem quem emitiu este comentário mas o meu entendimento é que as obrigações mantêm todas as características iniciais mas passam a estar expostas ao risco da PT+OI.

Estas são as propostas que vão a votação em relação às ditas obrigações:

substituição da Portugal Telecom SGPS SA pela PT Portugal SGPS SA, como emitente e principal devedora;

apresentação de uma garantia incondicional e irrevogável por parte  da Oi SA, em relação às Notes;

renúncia a quaisquer direitos recorrentes de Events de Default ou Potential Events of defaul que possam resultar do Aumento de Capital ou combinaçao de negócios.

Assim sendo:

Todos os títulos de divida do Grupo da PT passarão a possuir a mesma garantia patrimonial da Oi;

Será necessário os titulares da dívida da PT autorizarem as alterações das condições das emissões (waivers) das obrigações;

Não interpreto em nada disto que as Obrigações vão passar a cotar em Reais...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David,

O que lhe parece?

EUR 5Y CLN Portugal Telecom International Finance BV

Taxa: 4,9% TANB

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd29641.pdf

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd29414.pdf

Pois é esse mesmo que me tinham falado, o que acho? os CLNs são todos iguais, risco da entidade de referência (PT) e risco do emitente (BESI) , gostava de uma taxa mais redonda tipo 5% :) mas 4,90% não considero mau, até porque o risco PT baixou muito desde Julho do ano passado em que foi feito um da PT a 7% e tal...o risco baixa, logo a taxa tem de baixar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qualquer dia é preciso tirar um doutoramento em matemática para se perceber estes produtos! :o

É quase, tanta variável para isto e aquilo, mas o da PT sim, não é mau de todo, para quem quiser manter o capital pelo menos 5 anos, recordo que pode-se sempre vender antes mas sujeito á cotação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não me parece assim tão bom...

Ainda há 2 semanas o CLN da Brisa dava 5,65%!

Sabes como são feitos os CLNs né? depende do prémio de risco de cada empresa, esse prémio da Brisa era superior ao da PT, considero até que a PT acarreta menos risco que a BRISA, e com aquela questão que se falou para trás sobre as obrigações da PT e da OI esse prémio baixou significativamente, eu também gostava de uma taxa superior, queria entrar agora em algo parecido, mas PT a 7,25% como no ano passado já não se apanha, por um lado é bom, o risco das empresas e da República no geral tem caido bastante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto a mim nestes dois CLN´s, o maior risco é do do emitente!!

Concordo que a PT tem menor probabilidade de incumprimento. Mas também não estou a vêr a Brisa a ir à falência. As autoestradas estão feitas, agora é cobrar o dinheiro das portagens, fazer a manutenção e pagar os emprestimos. Se não pagar os empréstimos no prazo estipulado inicialmente por a tráfego ser menor, reestrutura a dívida e paga em mais tempo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites