Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

Vi mal e fiz as contas para 5 anos, graças ao ABCD é que reparei  :D no entanto as contas são as mesmas, só que em vez de ser 5 anos são para 3 anos, assim, os tais 3,4% de potencial de perda total passam para 12%, uma vez que o prazo é mais curto e a perda continua a ser 250€ por cada 1000€.

Eu preferia um CLN EDP a 8%  ;D ;D mas para quem aposta de acções, e que secalhar até tem ou já teve perdas ainda maiores que 12% até não acho nada de mais, e como falei pelo menos durante 3 anos recebe-se todos os meses os juros, que podem sempre ser novamente reenvestidos noutras aplicações, cabe a cada um decidir se vale a pena ou não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

e porque não 7%, isso é que era!

este não me parece disparatado, 5,65% a pingar todos os meses associado à BRISA não me parece desinteressante, mas fiquei surpreendido depois do anuncio dos 500.000 euros por voltar a ver este produto disponível a partir dos 1000 euros

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como sou curioso armei-me em chato e perguntei ao PFA o porquê da história dos CLNs uns a 500k outros 1k...

O que ele me falou, é que, os de 1k são como que colocação privada, ou seja, estão limitados a um número restrito de clientes...

Isto para mim é assim, isto sempre teve limitado, porque tinhamos de avisar com antecedencia que queriamos a aplicação e ficavamos sujeitos á tranche que houvesse, mas não havia limite de clientes, esse não limite passa para os CLN a 500k ( que nem sei se já houve algum ), os de 1k tem esse limite, faz-me lembrar o papel comercial, que supostamente não pode ser vendido a clientes particulares mas que quando é colocado em regime de colocação privada limitada a um numero de clientes a coisa faz-se...

Quanto á brisa, parece-me porreiro, mas preferia a 3 anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostava de perguntar aos entendidos qual é a real probabilidade de se perder parcialmente ou totalmente o capital num investimento deste tipo e qual a probabilidade de tudo correr bem e sermos remunerados a 5,65% e recuperar 100% do capital.

Eu li o prospecto todo, mas alguns pontos não são muito claros para mim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem risco há sempre................. mas de certo modo controlado a brisa é uma empresa com classificação de risco igual á Portugal Telecom e portanto existe o risco de falir tal como o  grupo banco Espirito Santo  que as vende ,o que me parece difícil de acontecer, mas pronto tudo é possível ........................... naturalmente a postura correta é não pôr os ovos todos no mesmo ninho mas investir algum sem grande problema, acredito mais nesta empresa que na divida publica  a ser paga algum dia totalmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A divida publica deve ser tipo os esquemas em pirâmide... vão-se endividando por outros lados para irem cumprindo com as obrigações.

Mas o risco destes CLN são apenas no caso de falência da Brisa ou ES? Essa parte tinha percebido e pensei que a probabilidade disso acontecer em 5 anos era algo reduzida, mas pareceu-me existir ai umas situações intermédias que não implicavam falências mas ainda assim implicavam perda de parte do capital ou de juros... entendi mal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites