Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

Bem o risco é idêntico á nossa PT ainda que a da Itália esteja mais bem classificada em termos de risco- Baa3 - enquanto que a nossa leva mais dois patamares negativos e em zona vermelha, mas enfim tudo é possível, quando estas duas empresas derem o badagaio muito mal vai essa Europa........................

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

Bem o risco é idêntico á nossa PT ainda que a da Itália esteja mais bem classificada em termos de risco- Baa3 - enquanto que a nossa leva mais dois patamares negativos e em zona vermelha, mas enfim tudo é possível, quando estas duas empresas derem o badagaio muito mal vai essa Europa........................

Acho isto bem mais interessante: XS0161100515

http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds/telecom+ital+03+33+mtn+XS0161100515

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não consegui perceber o valor nominal, qual o valor mínimo para entrar nestas obrigações?

Ambas as situações têm cupões fixos ( a cln fica a perder embora existam despesas de transacção da obrigação a considerar), a única vantagem que posso ver na CLN é o facto de num horizonte temporal mais curto teres a certeza do valor nominal.

Na obrigação pode flutuar o preço da cotação pelo que provavelmente terás de ter uma perspectiva de investimento a mais longo prazo ou pelo menos sem grande pressão temporal relativamente ao investimento.

Mas parece-me sem dúvida uma muito boa alternativa (dependente também do valor mínimo de investimento).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não consegui perceber o valor nominal, qual o valor mínimo para entrar nestas obrigações?

Ambas as situações têm cupões fixos ( a cln fica a perder embora existam despesas de transacção da obrigação a considerar), a única vantagem que posso ver na CLN é o facto de num horizonte temporal mais curto teres a certeza do valor nominal.

Na obrigação pode flutuar o preço da cotação pelo que provavelmente terás de ter uma perspectiva de investimento a mais longo prazo ou pelo menos sem grande pressão temporal relativamente ao investimento.

Mas parece-me sem dúvida uma muito boa alternativa (dependente também do valor mínimo de investimento).

Ainda há outra vantagem no CLN, pelo menos na minha perspectiva, recebes os juros todos os meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Valor mínimo - 1000 €.

Aspetos negativo - baixa liquidez, apesar dos 1.01 mil milhões em circulação e, claro, a perceção do risco da empresa, que tem vindo a subir acentuadamente nos últimos 3 meses (faz amanhã 3 meses que o preço atingiu um máximo de 120,99, tendo caído até aos 103 anteontem), face aos maus resultados de 2012 e Outlook pouco entusiasmante para o futuro próximo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

quanto á pergunta do Ruif  [table][tr][td]Portugal Telecom 4.5 06/2025[/td][td]6,1%[/td][td]1.000,00[/td][td]4,500%[/td][td]16-06-2025[/td][/tr][tr][td]

[/t][/t][/t]

Aqui há uns meses contactei o Big e coloquei a hipótese de comprar algumas obrigações destas e informaram-me me que apesar de o valor nominal ser 1000 euros, eu teria de adquirir no mínimo um lote de 50.

Tens esta obrigação em carteira?[/td][/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda sobre o rating desta empresa anunciado de BB negativo . Alguem sabe se o dito BB negativo equivale na tabela de B2  ?

É igual a Ba2 da Moodys, está a meio da tabela, a EDP está no Ba1, a da PT é Ba2, consideras também estas duas empresas de grande risco??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não

estava a ver a coisa mal , estando ao nível da PT em termos de risco ,pode nem ser um investimento muito mau considerando uma empresa alemã, de toupo em tecnolodia de vários sectores e para diversificar o investimento das PTs que têm ultimamente aparecido.................

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Tenho OTs a vencerem no final de Setembro e o meu gestor de conta do Best falou-me da CLN da THYSSENKRUPP, mas sinceramente estou na dúvida se não será demasiado risco para uma taxa de 5,5%. Talvez por não conhecer muito da empresa, considero menos arriscada a CLN da PT, por exemplo... O que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Eu também gostava de dar a minha opinião acerca destas CLN's.

Como todos sabemos um Credit Linked Note é uma forma do Banco transferir para o cliente o risco de evento de crédito da entidade emissora da obrigação. Ou seja, o Banco compra pacotes de obrigações que depois "vende" parcelarmente aos seus clientes pagando uma taxa pela protecção das mesmas. Basicamente funciona como um seguro (nós vendemos protecção contra um evento de crédito) e, contabilisticamente, é excelente para o Banco, dado que deixa de entrar no seu passivo.

Agora a questão que nos devemos colocar é se assumimos esse risco pelo valor que nos pagam. Temos de estar cientes que o evento de crédito está sujeito à entidade emitente da CLN (ESI) e da entidade de referência (Thyssenkrupp).

E assumiria eu esse risco por 5,5% durante 4 anos? A minha resposta é NÃO

E não é por ter mau feitio, pelo contrário. Eu tenho CLN's, sim, mas a 7,75% e 8% da EDP e PT, porque essa é uma taxa que eu aceito para assumir os riscos que o banco me propõe e pela confiança que tenho nas entidades de referência, por um período de 3 anos.

Nunca subscreveria uma CLN com uma taxa inferior a 7% e com entidades de referência nas quais eu confie por detrás.

Obviamente que a Thyssenkrupp é uma gigante da indústria do aço (com uma dívida gigante também), que passou por uma enorme crise (o sector), mas espera-se uma recuperação já a partir deste segundo semestre de 2013. Mas 5,5% para assumir esse risco mais o do banco? NUNCA. Para isso assumo eu os meus riscos e vou para o mercado secundário onde ainda arranjo melhores soluções.

E não se deixem iludir com a liquidez das ditas CLN's. Têm liquidez, sim, mas ao preço a que o banco estiver disposto a pagar, e vos garanto que os bancos não são amigos de ninguém e, dificilmente, as conseguirão vender ao preço nominal. Como exemplo, tenho as minhas CLN PT e EDP com os juros que já referi (algumas a menos de 1 ano do prazo de maturidade) e nenhuma delas está a 100%. Portanto, vendem sim, mas irão perder dinheiro caso tomem essa decisão.

As rendas mensais são muito bonitas, mas pensem pela vossa cabecinha antes de se deixarem levar pelos magníficos produtos que vos são oferecidos.

Na minha opinião, CLN's sim, com taxas (mínimas) de 7% e entidades de referência em quem eu confie totalmente.

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites