Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

• Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

E essa cotação é calculada com base no valor de mercado dos activos subjacentes (obrigações), não?

Está no prospecto, nem me dei ainda ao trabalhio de ver isso bem, como os CLNs que tenho pretendo os levar até á maturidade...mas já agora vou ver o que diz plo menos este último, é igual para todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fui ver o prospecto e plo menos eu não vi, aliás, estes novos prospectos da cmvm para estes produtos são uma autentica porcaria  ;D ;D então assim fui ver o prospecto do CLN da EDP dos 8% e há uma alinea que diz isto:

"A venda das Notes antes da maturidade sujeitar-se á aos preços oferecidos no momento em  causa,  conforme  cotados pelo  Agente  Calculador,  o  qual  poderá cotar  o  preço  das Notes acima  ou  abaixo  do  seu  valor  nominal dependendo,  entre outros  factores,  da evolução  das  taxas  de  juro  e  do spread de  crédito  da  Entidade  de  Referência  a  que  oproduto está indexado, não existindo qualquer garantia de que o preço oferecido para a compra seja o do Valor Nominal. Em condições normais de mercado, o Emitente garante a liquidez a todos os investidores que decidam vender antecipadamente as obrigações.

Esta última parte é importante, a Emitente (BESI) garante a liquidez a todos os investidores, logo pode-se sempre vender antes da maturidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fui ver o prospecto e plo menos eu não vi, aliás, estes novos prospectos da cmvm para estes produtos são uma autentica porcaria  ;D ;D então assim fui ver o prospecto do CLN da EDP dos 8% e há uma alinea que diz isto:

"A venda das Notes antes da maturidade sujeitar-se á aos preços oferecidos no momento em  causa,  conforme  cotados pelo  Agente  Calculador,  o  qual  poderá cotar  o  preço  das Notes acima  ou  abaixo  do  seu  valor  nominal dependendo,  entre outros  factores,  da evolução  das  taxas  de  juro  e  do spread de  crédito  da  Entidade  de  Referência  a  que  oproduto está indexado, não existindo qualquer garantia de que o preço oferecido para a compra seja o do Valor Nominal. Em condições normais de mercado, o Emitente garante a liquidez a todos os investidores que decidam vender antecipadamente as obrigações.

Esta última parte é importante, a Emitente (BESI) garante a liquidez a todos os investidores, logo pode-se sempre vender antes da maturidade.

Não há é sítio onde possamos ver essas cotações diárias, pois não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

do património financeiro:

%

ordem                 1,08

ES Liquidez 31,41

DP Prazo              0,00

PPR                 3,04

CA Patr. Crescente   2,60

CLN               20,29

Obrig. PT / Out. 1,01

Obrig. Futebol 15,22

Obrig. Perpet. BES 2,61

Out. Fundos BES 5,56

Out. Fundos Obrig. 9,58

Out. Fundos Acções 7,60

estou a pensar substituir ES Liquidez, por este CLN - 10%, ficando com 20% no ES Liquidez e 30% em CLN e FTD.

acham arriscado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ze do pipo

Pelo que me informaram o plafond esgotou...antes de chegar ao público em geral. Esta lógica de contactar uns quantos e depois os outros ficarem a chuchar no dedo ou terem de se contentar com restos parece-me mau marketing, mas pronto cada um sabe de si!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um banco não é uma instituição de caridade, é uma empresa e fazem negócios com quem querem e nós, os pequenos, não temos hipótese de aceder a estes produtos. Se daqui se levanta alguma questão legal, acho que não, mas para quem contactou com o Banco de Portugal que tenha a bondade de nos elucidar sobre a resposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um banco não é uma instituição de caridade, é uma empresa e fazem negócios com quem querem e nós, os pequenos, não temos hipótese de aceder a estes produtos. Se daqui se levanta alguma questão legal, acho que não, mas para quem contactou com o Banco de Portugal que tenha a bondade de nos elucidar sobre a resposta.

Há um ano quando fiz o EDP também foi um castigo, se bem me lembro o Centro de Investimento tinha um plafond (plo que percebo cada centro tem um plafond pré definido) e só consegui entrar porque houve um cliente que á última da hora desistiu ou não conseguiu ter o dinheiro á ordem a tempo já não em recordo bem, e acabei por ficar com a tranche...

Logo no inicio quando o davidmeal comecou a falar nesta aplicação, chamou-se  a atenção que o melhor é sempre deixarmos sinalizado a nossa disposição a termos esta aplicação, digam ao vosso pfa que se sair um cln da pt, ou da edp, ou seja o que for, empresas que voces achem interessantes  assim como a taxa, ele que reserve um valor pre definido entre voces para que se possa reservar, é o que muitos clientes devem de fazer, depois nós quando vamos tentar já não conseguimos porque não reservamos atepadamente...é a minha opinião :) eu também gostava de ter entrado nisto, se houver algum destes em Agosto entro, dou como garantia as aplicações e peco crédito lol, se for uma taxa de juro de 7.45% dá para pagar os juros do crédito e ainda sobra bem lolol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

do património financeiro:

%

ordem                 1,08

ES Liquidez 31,41

DP Prazo              0,00

PPR                 3,04

CA Patr. Crescente   2,60

CLN               20,29

Obrig. PT / Out. 1,01

Obrig. Futebol 15,22

Obrig. Perpet. BES 2,61

Out. Fundos BES 5,56

Out. Fundos Obrig. 9,58

Out. Fundos Acções 7,60

estou a pensar substituir ES Liquidez, por este CLN - 10%, ficando com 20% no ES Liquidez e 30% em CLN e FTD.

acham arriscado?

qual é a vossa opinião sobre esta repartição?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ze do pipo

Um banco não é uma instituição de caridade

Neste campo estou de acordo, mas os meus euros vale tanto como o dos outros, acho eu!

EU não acho que se levanta nenhuma questão legal, a menos que isto se configure como informação privilegiada.

Eu já por várias vezes subscrevi CLN, e também já anulei uma subscrição pois foi na altura da crise e fiquei retinente (se calhar foi a que te calhou D@vid!).

De qualquer form também acho que entrar à bruta nisto com créditos e tudo pode ser um bocado arriscado, isto apesa de tudo é um produto complexo e onde o risco está lá e não é assim tão improvável, veja-se o que aconteceu com as perpétuas do BES e BCP...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Neste campo estou de acordo, mas os meus euros vale tanto como o dos outros, acho eu!

EU não acho que se levanta nenhuma questão legal, a menos que isto se configure como informação privilegiada.

Eu já por várias vezes subscrevi CLN, e também já anulei uma subscrição pois foi na altura da crise e fiquei retinente (se calhar foi a que te calhou D@vid!).

De qualquer form também acho que entrar à bruta nisto com créditos e tudo pode ser um bocado arriscado, isto apesa de tudo é um produto complexo e onde o risco está lá e não é assim tão improvável, veja-se o que aconteceu com as perpétuas do BES e BCP...

Secalhar foi para mim ahaha...

calma, não iria entrar com crédito daqueles que alavancam em 2x/3x, isso não, mas sabes que há contas correntes com spreads inferiores a 3%, 7.45 para 3% são 4,45%, nem no privat se consegue melhor taxa de DP haha, quanto ao risco é risco PT ou EDP (só faco destas) e do BESI...vale o que vale e não têm nada haver com essa questão das perpétuas do BES e do BCP, isto são Credit Linked Notes, não são obrigações puras, apenas são obrigações compradas plo banco que depois as corta ás fatias (notes) e as vendem a 1000€ cada, ou seja, transfere o risco da obrigação para o cliente, que se sujeita a uma taxa maior e a pagamento de juros mensais, se pode dar para o torto? pode, se uma das entidades abrir falência...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tinha percebido...

São coisas completamente diferentes, o liquidez tens muito mais liquidez, liberdade de movimentação, o CLN, plo menos este último, é para 5 anos, e mesmo que queiras vender antes dúvido que seja acima dos 100%, só comeca a antigir esses valores perto das maturidades, a vantagem é teres pagamentos mensais... agora a questão é, o teu PFA tem tranche para ti?  ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tinha percebido...

São coisas completamente diferentes, o liquidez tens muito mais liquidez, liberdade de movimentação, o CLN, plo menos este último, é para 5 anos, e mesmo que queiras vender antes dúvido que seja acima dos 100%, só comeca a antigir esses valores perto das maturidades, a vantagem é teres pagamentos mensais... agora a questão é, o teu PFA tem tranche para ti?  ;D ;D

SIM, JÁ ESTÁ GUARDADA :-)

a repartição, é a possível, fruto de opções, algumas erradas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Secalhar foi para mim ahaha...

calma, não iria entrar com crédito daqueles que alavancam em 2x/3x, isso não, mas sabes que há contas correntes com spreads inferiores a 3%, 7.45 para 3% são 4,45%, nem no privat se consegue melhor taxa de DP haha, quanto ao risco é risco PT ou EDP (só faco destas) e do BESI...vale o que vale e não têm nada haver com essa questão das perpétuas do BES e do BCP, isto são Credit Linked Notes, não são obrigações puras, apenas são obrigações compradas plo banco que depois as corta ás fatias (notes) e as vendem a 1000€ cada, ou seja, transfere o risco da obrigação para o cliente, que se sujeita a uma taxa maior e a pagamento de juros mensais, se pode dar para o torto? pode, se uma das entidades abrir falência...

Contas Correntes Caucionadas com spreads inferiores a 3%?! Qual é o banco que aproveito já! ;D  E para falarmos desses spreads estamos a falar de montantes elevados e com garantias no dobro do valor.

Ainda pode dar-se a questão da reestruturação da dívida, o que me parece mais provável que o cenário da falência por parte de EDP´s, PT´s e companhia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Contas Correntes Caucionadas com spreads inferiores a 3%?! Qual é o banco que aproveito já! ;D  E para falarmos desses spreads estamos a falar de montantes elevados e com garantias no dobro do valor.

Ainda pode dar-se a questão da reestruturação da dívida, o que me parece mais provável que o cenário da falência por parte de EDP´s, PT´s e companhia.

Qual o banco? fala com o Best lol, foi lá que me falaram nisso, quanto á garantia o que sei é que depende das aplicações que tens, tipo quanto mais agressivas menor o rácio de crédito dado, acho que vai dos 50% aos 90%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estás a dizer para se fazer um crédito pessoal para se aplicar nestes CLN e ficar com o excedente?

Estou a dizer que quem não tem cão caça com rato :P

Se te dão 7,45% de juros numa aplicação, e se pagas de juros imagina 3% de crédito, ficas com uma aplicação a 4,45%, ou seja, o que recebes da aplicação dá para pagar os juros e ainda ganhas taxa superior a um DP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a dizer que quem não tem cão caça com rato :P

Se te dão 7,45% de juros numa aplicação, e se pagas de juros imagina 3% de crédito, ficas com uma aplicação a 4,45%, ou seja, o que recebes da aplicação dá para pagar os juros e ainda ganhas taxa superior a um DP.

Então imagina pedes 5000€ e é-te concedido, aplicas no CLN ganhas 22.35€ por mês e do empréstimo 12.5€. Por mês ganhas 10€, ao ano 120€  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites