Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

• Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

Aqui está david :

web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd21120.pdf

Ah!!! tinha percebido que era um CLN emitido pelo Banco Popular, é um CLN do Best sobre o Banco Popular :) ok ok, desse já nem me lembrava, é de 2011, era altura de taxas altas :) mas prefiro bem mais uma taxa mais baixa e com risco DP/PT por exemplo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah!!! tinha percebido que era um CLN emitido pelo Banco Popular, é um CLN do Best sobre o Banco Popular :) ok ok, desse já nem me lembrava, é de 2011, era altura de taxas altas :) mas prefiro bem mais uma taxa mais baixa e com risco DP/PT por exemplo :)

Percebe-se a tua ideia. Mas não está de lado uma futura "reestruturação" da dívida da PT. Existem algumas incertezas (fusão com a Oi) e talvez ninguém acredite que a PT poderá fazê-lo mas também ninguém acreditava no que aconteceu no Chipre, Grécia...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Percebe-se a tua ideia. Mas não está de lado uma futura "reestruturação" da dívida da PT. Existem algumas incertezas (fusão com a Oi) e talvez ninguém acredite que a PT poderá fazê-lo mas também ninguém acreditava no que aconteceu no Chipre, Grécia...

Bem, tendo em conta que ainda há dois meses a PT garantiu o seu financiamento até 2017, os riscos associados a este CLN não estarão tanto do lado da PT mas do emitente, que suponho vai ser o BESI.

Com o caminho que as coisas estão a levar em termos de política interna, os bancos poderão vir a ser sujeitos a dificuldades acrescidas e o BES e o BESI não serão exceção.

Os (eventuais) 7,45% poderão já ser um reflexo disso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Risco da Republica, risco da banca.

Nem mais!

Já agora, coloco aqui o link referente à última emissão de dívida da PT e à sua situação de relativo desafogo em termos de financiamento de curto/médio prazo.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/analistas_elogia_emissao_de_divida_da_pt_e_preveem_impacto_positivo_para_a_accao.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem mais!

Já agora, coloco aqui o link referente à última emissão de dívida da PT e à sua situação de relativo desafogo em termos de financiamento de curto/médio prazo.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/analistas_elogia_emissao_de_divida_da_pt_e_preveem_impacto_positivo_para_a_accao.html

Olha que o que os analistas dizem, não se escreve. A verdade é que tem acontecido exactamente o oposto.

Afinal está explicado o porquê desta taxa da PT...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olha que o que os analistas dizem, não se escreve. A verdade é que tem acontecido exactamente o oposto.

Afinal está explicado o porquê desta taxa da PT...

Podes concretizar melhor? O que é que tem acontecido?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes concretizar melhor? O que é que tem acontecido?

Esta taxa elevada para a PT resume-se a instabilidade do País, dívida considerável da PT e a participação que  têm na OI (+- 23%) que tem uma dívida enorme, juntando a isto a política de distribuição de dividendos que descapitaliza e muito a empresa.

Para quem tem acompanhado a evolução da cotação da PT fica com uma melhor ideia ;) Lucros a decrescerem mais os factores que referi ali em cima, explicam esta taxa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem falei com o meu PFA e parece que isso vai para a frente breve, tinha 750k€ para 'vender' e a procura foi de cerca de 2000k€. O mais certo é nem virem a publicitar uma vez que já têm tudo vendido, digo eu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já está disponível a documentação deste novo CLN da PT (7.45% a 5 anos):

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ze do pipo

Ainda hoje enviei um email a minha PFA a manifestar o meu desagrado com o facto de o BEST colocar alguns produtos junto de uns quantos clientes e deixar os outros a chuchar no dedo. Porque razão algumas CLN são oferecidas a alguns clientes sem nunca chegar ao site?

Se todos reclamar-mos acho que o banco terá de repensar esta estratégia.

Em relação ao CLN em concreto faz-me alguma confusão como ainda aqui à um mês ofereciam um CLN de 3,5anos com juro de 4,35% sobre a PT e agora vem com um de 7,5% a 5 anos com as mesmas entidades...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Antonio Monteiro

Este produto financeiro tem sido nos ultimos tempos muito divulgado neste forum em vários tópicos. Acho que faz mais sentido concentrar num unico topico de modo que todos nós podemos entender melhor este tipo de investimentos.

Coloquei um link de um video (em inglês) de 6 minutos a explicar o que é um CLN.

Explicação em português dada por membro deste forum:

É possivel fazer o resgate destes títulos ou temos que os manter 5 anos? Em que condições?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação ao CLN em concreto faz-me alguma confusão como ainda aqui à um mês ofereciam um CLN de 3,5anos com juro de 4,35% sobre a PT e agora vem com um de 7,5% a 5 anos com as mesmas entidades...

O Cardoso24 respondeu a essa questão no 6.ºpost desta página:

"Esta taxa elevada para a PT resume-se a instabilidade do País, dívida considerável da PT e a participação que  têm na OI (+- 23%) que tem uma dívida enorme, juntando a isto a política de distribuição de dividendos que descapitaliza e muito a empresa.

Para quem tem acompanhado a evolução da cotação da PT fica com uma melhor ideia [img alt=;)]http://www.forumfinancas.com/Smileys/default/wink.gif Lucros a decrescerem mais os factores que referi ali em cima, explicam esta taxa."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda hoje enviei um email a minha PFA a manifestar o meu desagrado com o facto de o BEST colocar alguns produtos junto de uns quantos clientes e deixar os outros a chuchar no dedo. Porque razão algumas CLN são oferecidas a alguns clientes sem nunca chegar ao site?

Foi provavelmente uma operação de charme para "prender" clientes com maior património. Sendo esse o objectivo, penso que mesmo assim teria sido mais correcto/transparente vender publicamente mas com um montante mínimo elevado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que se pode vender antecipadamente, sujeito à procura e valor de mercado, como as obrigações.

Plo que sei não está sujeito á procura de mercado porque não se vende em mercado como as obrigações, quem compra é o próprio banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Plo que sei não está sujeito á procura de mercado porque não se vende em mercado como as obrigações, quem compra é o próprio banco.

Faz sentido. O banco deve procurar interessados entre os seus clientes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites