Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Aplicação sem risco para reforço mensal

scpuser

Recommended Posts

A questão aqui é que são 10 anos.

De momento não há grandes ofertas a tão longo prazo, pelo menos para a flexibilidade de mobilização e reforços que esse do BES oferece.

O problema é que os 4,125% médios só se atingem ao fim de 10 anos. Muita coisa pode acontecer às taxas de juro nesse espaço de tempo. Daqui a uns 5 anos podem as taxas de juro subir e chegar-se à conclusão que mais vale tirar esse dinheiro do BES e por noutro produto novo que dá mais. Mas nesse caso nesses cinco anos poder-se-iam ter feito aplicações mais vantajosas.

Imaginemos o seguinte exemplo: um cliente acumula 15.000€ nesse produto ao longo de 5 anos. Ganhou em média 3,5% TANB. Daqui a 5 anos, as taxas subiram e o BiG nessa altura dá 5,5% a 5 anos. Tendo em conta que a máxima do BES seria 5,25% só daí a 5 anos, seria mais vantajoso mudar para o big.

Mas durante esses primeiros cinco anos, muito provavelmente teriam havido aplicações que dessem mais do que 3,5%.

Também poderia acontecer o contrário, ou seja, as taxas andarem na miséria durante 10 anos.

O que quero dizer com isto é que para 10 anos, uma taxa crescente até 4,125% não me parece grande taxa. Ainda se fosse 4,125% uniformes, ainda vá que não vá, agora assim não. Ao escolher uma taxa para muito longo prazo, convém deixar uma margem bastante razoável para possíveis subidas das taxas de juro.

Talvez fosse melhor opção ir fazendo nem que fossem pequenos depósitos mais pequenos com taxas superiores a 3,5% (que seria a rentabilidade desse produto BES a 5 anos), e ir juntado mais capital até se poder aceder a melhores depósitos que exigem capitais mais elevados (BiG, Activo) e que remuneram mais que  4,125%

E isto tudo falando unicamente de depósitos a prazo. Existem mais aplicações de baixo risco que oferecem rentabilidades engraçadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ForbiddeN

Então mas diz-me assim.... sem considerar o privat ou o invest, nos quais não tenho conta nem faço tensão de abrir, encontras algum produto melhor?

Viva,

Ando a alguns dias a pesquisar contas-poupança com boas taxas, de preferências crescentes que permitam reforços e mobilização e nos 5 maiores bancos - CGD, BES, BPI, BCP e santander, o produto do BES foi o melhorzinho que encontrei.

Noutro segmento, o jovem, em que me incluo também vi esta conta que acaba por ser igual à que citou mas mais limitada no montante de reforço.

Deixo aqui o link: http://www.bes.pt/SiteBES/cms.aspx?labelid=contapoupanca1831

Mas gostava de ver o debate para este tipo de aplicações mais interessantes para o comum dos mortais que quer sobreviver à crise

Abraço e parabéns pelo fórum

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Ando a alguns dias a pesquisar contas-poupança com boas taxas, de preferências crescentes que permitam reforços e mobilização e nos 5 maiores bancos - CGD, BES, BPI, BCP e santander, o produto do BES foi o melhorzinho que encontrei.

Noutro segmento, o jovem, em que me incluo também vi esta conta que acaba por ser igual à que citou mas mais limitada no montante de reforço.

Deixo aqui o link: http://www.bes.pt/SiteBES/cms.aspx?labelid=contapoupanca1831

Mas gostava de ver o debate para este tipo de aplicações mais interessantes para o comum dos mortais que quer sobreviver à crise

Abraço e parabéns pelo fórum

Pelo que percebi não pretendes abrir conta num banco on-line. Era importante perceber o porquê?(Desconfiança?). Como já foi falado inúmeras vezes neste fórum o Invest tem um produto muito bom (e que já foi melhor) o Invest Money Box (http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/ContaPoupancaInvestMoneyBox/ComoFuncionaQuaisVantagens.aspx)

Se é para ir amealhando algum dinheiro porque não receber melhores taxas do que as praticadas pela banca tradicional?

Na CGD tens https://www.cgd.pt/Particulares/Futuro/Contas-Prazo-Poupanca/Depositos-Prazo/Pages/Depositos-Prazo-Caixa-Aforro-Poupe-Mais.aspx o horizonte temporal é de 5 Anos. Contrariamente aos 8 anos do produto do BES. Tens a parte fixa que vai crescendo semestre após semestre (1º Semestre 1,4% + Euribor 6M - 10º Semestre 2,50% + Euribor a 6 M). Tendo em perspectiva que num prazo de 2/3 anos a euribor voltará a aumentar este produto não é mau.

Quanto ao BES e a esse produto (Conta Poupança BES 18.31) possui muitas limitações como os montantes máximos dos reforços. Prefiro a conta poupança 10.

Quanto ao BPI pelo vi não encontrei nenhum produto minimamente aceitável. Mas é melhor esperar por alguém que conheça/use o banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ForbiddeN

Obrigado pela resposta,

Curiosamente, o produto da caixa é o que possuo actualmente =), mas pretendo mobilizar para uma nova conta poupança. Pelo que me foi dito, na CGD, posso usufruir das vantagens da subida da euribor a 2/3 anos porque se não fechar a conta poupança as condições mantêm-se.

Quanto à restrição dos 5 bancos é uma restrição simplesmente para este debate.

Curiosamente hj fui ao BES e também me recomendaram a conta poupança 10. Obrigado pelo conselho.

O que eu acho estranho é que este tipo de produtos, é no meu entender, pouco incentivado a nível de taxa de juro.

Mas imaginando que optaria por um banco on-line, que bancos recomendariam para o mesmo cenário.

Cumprimentos a todos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta,

Curiosamente, o produto da caixa é o que possuo actualmente =), mas pretendo mobilizar para uma nova conta poupança. Pelo que me foi dito, na CGD, posso usufruir das vantagens da subida da euribor a 2/3 anos porque se não fechar a conta poupança as condições mantêm-se.

Quanto à restrição dos 5 bancos é uma restrição simplesmente para este debate.

Curiosamente hj fui ao BES e também me recomendaram a conta poupança 10. Obrigado pelo conselho.

O que eu acho estranho é que este tipo de produtos, é no meu entender, pouco incentivado a nível de taxa de juro.

Mas imaginando que optaria por um banco on-line, que bancos recomendariam para o mesmo cenário.

Cumprimentos a todos,

Tens 2 alternativas na minha opinião:

1) Invest com o Invest Money Box que referi em cima.

2) Privatbank com o seu pe-de-meia (http://www.privatbank.pt/pt/private/deposits/deposito-pe-de-meia/). Atenção que a FIN está desactualizada relativamente à taxa liberatória de 21,5% (devia estar 25%);

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem isso é sempre uma incógnita visto ser um espaço temporal muito longo  :D mas por exemplo olhando para 5 anos estamos a falar em Euribor a rondar os 1.80%... mas é quase futurologia, a 1 e 2 anos penso que é mais viável olhar para os futuros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que o PrivatBank não é simplesmente um banco online, é uma sucursal de um banco da Letónia em que os depositos as prazo estão garantidos pelo fundo de garantia da Letonia e não de Portugal.

Se isso é bom ou não cabe a cada um decidir. Pode-se ver como uma diversificação do investimento ou como um risco acrescido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, tudo depende do ponto de vista de cada um.

Para mim considero diversificação, já que nem nós nem a Letónia somos grandes exemplares de boas finanças (de momento estamos nós mais no spotlight). Logo convém não estar dependente de um único fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, tudo depende do ponto de vista de cada um.

Para mim considero diversificação, já que nem nós nem a Letónia somos grandes exemplares de boas finanças (de momento estamos nós mais no spotlight). Logo convém não estar dependente de um único fundo.

A dívida pública em 2011 era inferior a 50%, foram o 3ª país com a maior taxa mais de crescimento, atrás de Polónia e Lituania, claro que o défice também foi alto, mas encaro isso como uma fase de desenvolvimento do país.

Em 2012 o crescimento no 1º trimestre foi de 6,9%... http://tvig.ig.com.br/noticias/economia/letonia-da-licao-de-economia-a-uniao-europeia-8a49800e380196a30138393dd43d078b.html

Portanto prefiro muito mais confiar no fundo de garantia da Letónia do que no Português.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites