Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Comprar apartamento (concelhos à volta de Lisboa)

lapf

Recommended Posts

Obrigado mais uma vez ;) Eu já tentei encontrar essa reportagem mas sem saber o título fica complicado. Gostava de a ter visto...li algures que metade dos alemães não tem casa própria...dá que pensar.

Isso quer dizer que metade arrendou casa a outra metade ? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 58
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

18

• lapf

6

• Katolo

6

• Cardoso24

5

Continuo com a minha opinião. Loures, Odivelas, Mafra, Venda do Pinheiro, Almada, Alguidares de Baixo, Cucujães de Cima e mesmo Santa Maria dos Olivais... é deitar dinheiro para o lixo!

Ou tens dinheiro para comprar no CENTRO de Lisboa (Av. Novas e pouco mais) ou ARRENDA.

Espero que tenhas visto a reportagem da SIC do típico português que adora ser proprietário da sua casinha... e mais não digo!

Agora cada um faz o que quer da sua vida e do seu dinheiro. Desejo-te as maiores felicidades na tua escolha.

Pois é, mas a precipitação do radicalismo de uma análise deste tipo é pensar que a crise nunca mais vais passar e, desde logo, o mercado imobiliário nunca mais vai dinamizar...

Mesmo no contexto actual, há zonas que continuam altamente valorizadas, mesmo para habitação secundária (por ex. algumas zonas turísticas junto às praias, em particular no litoral Alentejano e algumas zonas consideradas mais "nobres" de Oeiras/Cascais).

Além do mais, não sei se aqui já alguém teve a experiencia de conviver no mesmo prédio com certo tipo de arrendatários, cujo comportamento social em termos de convivência deriva directamente da sua condição perante o imóvel!

A experiência dos bairros sociais também serve para demonstrar um pouco isso: ninguém cuidar melhor da sua casa do que o próprio proprietário, pelo que essa "batalha" (moral?) contra a aspiração legítima de qualquer português ter casa própria é de uma arrogância intelectual de quem analisa a coisa com facilidade de o fazer depois da crise instalada...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois é, mas a precipitação do radicalismo de uma análise deste tipo é pensar que a crise nunca mais vais passar e, desde logo, o mercado imobiliário nunca mais vai dinamizar...

Mesmo no contexto actual, há zonas que continuam altamente valorizadas, mesmo para habitação secundária (por ex. algumas zonas turísticas junto às praias, em particular no litoral Alentejano e algumas zonas consideradas mais "nobres" de Oeiras/Cascais).

Além do mais, não sei se aqui já alguém teve a experiencia de conviver no mesmo prédio com certo tipo de arrendatários, cujo comportamento social em termos de convivência deriva directamente da sua condição perante o imóvel!

A experiência dos bairros sociais também serve para demonstrar um pouco isso: ninguém cuidar melhor da sua casa do que o próprio proprietário, pelo que essa "batalha" (moral?) contra a aspiração legítima de qualquer português ter casa própria é de uma arrogância intelectual de quem analisa a coisa com facilidade de o fazer depois da crise instalada...

Não se trata de radicalismo. Acredito, sim, num equilíbrio. O mercado imobiliário também pode dinamizar através do arrendamento, como acontece noutros países europeus com PIB's bem superiores ao nosso.

Ninguém tem nada contra o facto de as pessoas quererem ser proprietárias, mas sim não criarem cenários mais pessimistas, não vão os pressupostos alterarem-se ao longo da vida.

Quanto à má formação dos arrendatários, provavelmente terá mais a ver com a nossa cultura, educação e valores. Talvez, se começássemos pelo problema de fundo, essas questões, que referes, não se colocariam.

Claro que terá de haver sempre proprietários e arrendatários para o mercado funcionar, mas uma maior equititividade entre ambos os lados iria favorecer o sistema e dinamizar este sector de actividade, bem como evitar situações mais atribuladas para muitas famílias, bem como promover uma maior liberdade para estas. Não esquecer que grande parte das famílias que dizem ter casa própria, não deixam de ser arrendatárias de um banco durante 30 ou 40 anos, sendo que a flexibilidade é quase inexistente.

Eu estou dos dois lados da barricada, portanto sou sensível a qualquer dos argumentos.

Agora, o que me deixou perplexo foram as sugestões no desenvolvimento deste tópico, o que, na minha opinião, seria um tremendo erro para o lapf. Mas é a minha opinião e, claro, a última palavra cabe ao interessado.

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Independentemente da área , se a decisão for mesmo comprar , convém estar atento aos leilões dos bancos e das finanças.

Encontram-se pechinchas verdadeiramente inacreditáveis.

Se os 150 mil que tem forem seus , e não fruto de empréstimo , pense bem no momento de gastá-los. Hoje em dia ter liquidez para emergências é muito importante. Lembrem-se que cair no desemprego hoje em dia , significa  ficar sem salário por muitos meses.

Por último. Esta crise veio para ficar. Não esperem melhoras antes de 2016.Pelo menos. Intimamente acho que seremos pobres outra vez até 2020.

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O banco não dá garantia nenhuma, o construtor é que dá garantia de 5 anos para casas novas.

Pergunta se é honesto no negócio com um banco, para mim não  ;D , bancos a oferecerem spreads a partir de 4% é o mesmo que dizer ao cliente vá-se embora e não nos venha chatear.

Actualmente continuo a dizer que arrendar é melhor que comprar.

Arrendamento com opção vai dar ao mesmo, arrenda por um determinado período e depois no fim do contrato tem a opção de compra já deduzido do que pagou em rendas, mas não deixa de ser compra, e na minha opinião comprar não interessa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Tenho de concordar que actualmente, por variadas razões que já aqui foram referidas, é mais inteligente alugar casa do que comprar.

No entanto, confesso, que me faz uma certa "comichão" uma pessoa estar a vida toda a pagar por uma coisa que não é sua...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho de concordar que actualmente, por variadas razões que já aqui foram referidas, é mais inteligente alugar casa do que comprar.

No entanto, confesso, que me faz uma certa "comichão" uma pessoa estar a vida toda a pagar por uma coisa que não é sua...

pensa assim, que a diferença estáno senhorio, pode ser uma pessoa ou um banco, com o agravante que se for "tua" tens o IMI, Seguros, Condominio...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Assim - ao comprar - está uma parte da vida a pagar a casa e outra parte (a maior) a entregar dinheiro ao banco: Juros.

Dessa forma paga a casa e oferece ao banco outro valor igual.

Se aqueles que não compram a casa ao banco, conseguirem amealhar o que pagariam a mais ao banco, ao final da vida podem comprar uma casa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas por exemplo, para uma pessoa que hoje em dia tenha 100 000€ disponiveis colocam-se as seguintes opções:

• comprar casa aproveitando a baixa de preços no mercado e a existencia de bons negocios (casas dos bancos, pessoas desesperadas por vender, etc.), ficando no entanto completamente descapitalizada e eventualmente ter ainda de pedir um pequeno emprestimo;
    • arrendar casa e deixar o dinheiro a render em produtos de baixo risco e ir acumulando.

Que vos parece?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas por exemplo, para uma pessoa que hoje em dia tenha 100 000€ disponiveis colocam-se as seguintes opções:

• comprar casa aproveitando a baixa de preços no mercado e a existencia de bons negocios (casas dos bancos, pessoas desesperadas por vender, etc.), ficando no entanto completamente descapitalizada e eventualmente ter ainda de pedir um pequeno emprestimo;
    • arrendar casa e deixar o dinheiro a render em produtos de baixo risco e ir acumulando.

Que vos parece?

A 2ª opção claro, acho que foi a conclusão a que se chegou pela maioria dos forenses, na minha perspectiva não faz qualquer sentido uma descapitalização de 100 000€ na compra de uma casa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu desde pequena sempre fui habituada a comprar as coisas e não comprar a prestações, nem alugar (felizmente pq podia)...

No entanto, agora, depois de crescer um bocadinho  ;)  e de começar a ver como funcionam estas coisas do dinheiro, penso 2 vezes, e se calhar, neste momento eu alugaria.

É só um caso de fazer as contas com casos em concreto:

Imaginemos um cenário em que depositas esse dinheiro no Private, ao fim de um ano terias 4144.27€, que dividindo por 12 meses, terias a "renda" de 345.35€ totalmente paga só com os juros destes 100000€ que possuis, terias que considerar que o aluguer da tua casa seria apenas o excedente!

Outro cenário, imagina que neste momento, e colocando estes 100000€ de lado, não possuis capacidade de pagar o aluguer um ano inteiro (uma vez que só receberias o juro no final de um ano) - no privat os 100000€ a 3 meses (5.25%) ao fim de 90 dias terias 984.38€ = 328.12€ por mês! Uma vez mais: terias a "renda" de 328.12€ totalmente paga só com os juros destes 100000€ que possuis, terias que considerar que o aluguer da tua casa seria apenas o excedente.

E o dinheiro (100000€) continuam sempre no teu banco a render!!

É uma caso a pensar  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Percebo a tua opinião. Contudo temos de ter em atenção que a casa só é definitivamente nossa quando o crédito está definitivamente pago! Há pessoas que perderam a casa quando faltava apenas 1 ano para o fim do contrato.

As pessoas tem de ter em conta que hoje em dia comprar casa não é mais do que um "fetiche". Imaginem quem vive numa casa alugada e não consegue pagar? Sai.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiquei suspreso em saber que o Marcelo Rebelo de Souza vive em casa alugada.

Não deve ser por causa de dinheiro de certeza.

Speedbird

Como disseram aqui ele é que é experto. Aliás comprar uma casa é hoje em dia alto luxo. Já vi escrito neste fórum e vou citar : "Mais de metade dos alemães não tem casa própria" Agora pensem nisto ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aplica 170 000€ num produto que lhe dê 4% liquidos e recebe á volta de 565€/Mês, abre uma conta corrente de 150 000€ e paga 270€/mês, ainda fica a ganhar 295€  ;D

[/quote

Bom dia, uma conta corrente é um empréstimo de 150 K? Não entendi.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, mais ou menos isso :) mais não é uma conta dita caucinada, muito utilizada nas empresas, mas a maioria dos bancos fazem com garantia de livranças, mas há outros que fazem com garantia de capital, é um pouco o que falei, aplica 10000€ libertam por exemplo 9000€ em conta corrente, depois funciona como uma conta caucinada, utiliza o que quer desses 9000€ durante um ano, pode até não utilizar nada, depois no fim do ano ou abate ou renova e continua...mais ou menos isto, resumindo, os crédito têm sempre uma garantia, seja uma casa, um carro ets, neste caso a garantia é o capital aplicado, ora se aplicar em algo que lhe dê por exemplo 4% liquidos e pagar da conta corrente juros de 3% estará á partida a ganhar :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Outra questão sobre a hipótese de arrendar

Será que como está mais dificil comprar vai haver mais procura de arrendamento e as rendas irão tendencia para subir?

Vendo por esse prisma e teóricamente diria que sim, na prática dúvido um bocado, o senhorio terá de ceder á capacidade financeira do inquilino que neste momento não será muita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou aproveitar este topico uma vez que estou numa situação semelhante.

150.000 em aplicações a vencer no proximo ano.

Hipótese 1:

Comprar casa a pronto (ou quase uma vez que falta 25.000 euros para pagar a pronto.... )

Suportar IMI(???),Seguro(???),Condominio (75 euros mes)

Hipotese 2:

Arrendar pagando 800 euros mês

Estar isento de mais despesas

A nivel de juros aplicando o dinheiro consigo cerca de 500 euros mês, ou seja a prestação da casa ficava em 300 mês, mas o dinheiro no banco ia perdendo o seu valor face à inflação.

O emprego é estável e fixo, portanto não é algo que me preocupe.

O que consideram melhor opção?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou aproveitar este topico uma vez que estou numa situação semelhante.

150.000 em aplicações a vencer no proximo ano.

Hipótese 1:

Comprar casa a pronto (ou quase uma vez que falta 25.000 euros para pagar a pronto.... )

Suportar IMI(???),Seguro(???),Condominio (75 euros mes)

Hipotese 2:

Arrendar pagando 800 euros mês

Estar isento de mais despesas

A nivel de juros aplicando o dinheiro consigo cerca de 500 euros mês, ou seja a prestação da casa ficava em 300 mês, mas o dinheiro no banco ia perdendo o seu valor face à inflação.

O emprego é estável e fixo, portanto não é algo que me preocupe.

O que consideram melhor opção?

A 2ª, podendo ainda ser melhor, maior rentabilidade nas aplicações e uma casa com renda mais baixa :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites