Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Constituir poupança

ivogomes

Recommended Posts

Em relacao aos CT, um investimento a 5 anos da' mesmo 6,80% (e a 10 anos 7,10%) TANB.

Nao se deixem confundir com as taxas baixas dos primeiros 4 anos, no ano 5 e' feito o acerto necessario (e depois no ano 10). Claro que se desmobilizarem antes disso fica um negocio bastante mau.

Mas tal como o ruicarlov diz, ha' sempre a alternativa das OT, que existem para todos os tipos de prazos. Por exemplo, para um investimento a realmente longo prazo, ha' umas de 2037 com cupao 4,10% a custarem agora cerca de 50%. Por alto, significa que dao um juro anual bruto de (4,10% / 50%) 8,20% e no final do prazo recebem o dobro do que investiram.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falo da minha experiência própria tenho alguns que já lá estão à um ano e esses vou deixar lá estar os 5 anos. Agora investir agora lá não pois existem melhores alternativas. Mas o que lá estão investidos o plano é deixar para ir buscar mais rentabilidade pois neste 1º ano vão render muito pouco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relacao aos CT, um investimento a 5 anos da' mesmo 6,80% (e a 10 anos 7,10%) TANB.

Nao se deixem confundir com as taxas baixas dos primeiros 4 anos, no ano 5 e' feito o acerto necessario (e depois no ano 10). Claro que se desmobilizarem antes disso fica um negocio bastante mau.

Mas tal como o ruicarlov diz, ha' sempre a alternativa das OT, que existem para todos os tipos de prazos. Por exemplo, para um investimento a realmente longo prazo, ha' umas de 2037 com cupao 4,10% a custarem agora cerca de 50%. Por alto, significa que dao um juro anual bruto de (4,10% / 50%) 8,20% e no final do prazo recebem o dobro do que investiram.

Essas de 2037 são um tiro no escuro eheh

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essas de 2037 são um tiro no escuro eheh

Achas preferível optar por prazos curtos, a terminar enquanto Portugal ainda está numa má situação?

Se em 2037 só devolvessem 50% (ou seja, o que se tinha investido), tinham sido 8,20% brutos por ano, durante 25 anos. Se não devolvessem nada (um cenário muito pessimista), equivaleria a um depósito com 4,10% TANB. Claro que também podem não pagar nem juros nem o capital investido. E o mundo pode acabar amanhã.

Não concordo com a ideia generalizada de que obrigações têm que ser em prazos curtos. Quanto mais baixo o preço de compra mais se está protegido contra incumprimentos parciais e maior a rentabilidade anual. Obviamente, há que ter também em consideração a apreciação de risco do emitente!

Para mim, a compra de obrigações no mercado secundário é como procurar pechinchas em lojas de segunda mão.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não acredito que o Euro termine. Que Portugal saia (ou seja obrigado a sair), aí já não meto as mão no fogo.

Segundo li, nesse caso a dívida continuaria em Euros e seria paga em "novo escudo" ao câmbio na data de maturidade. Não seria convertida para "novo escudo" quando Portugal saísse do Euro. Assumindo que entre a saída do Euro e a data de maturidade a nova moeda desvalorizasse, na maturidade seriam pagos mais "novos escudos", portanto não se perdia nada.

Acredito que assim seja, pois ainda hoje existem obrigações em DEM (Marcos Alemães). Não foram convertidas para Euros. Claro que neste caso pouco importa pois o câmbio já não muda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não acredito que o Euro termine. Que Portugal saia (ou seja obrigado a sair), aí já não meto as mão no fogo.

Segundo li, nesse caso a dívida continuaria em Euros e seria paga em "novo escudo" ao câmbio na data de maturidade. Não seria convertida para "novo escudo" quando Portugal saísse do Euro. Assumindo que entre a saída do Euro e a data de maturidade a nova moeda desvalorizasse, na maturidade seriam pagos mais "novos escudos", portanto não se perdia nada.

Acredito que assim seja, pois ainda hoje existem obrigações em DEM (Marcos Alemães). Não foram convertidas para Euros. Claro que neste caso pouco importa pois o câmbio já não muda.

Realmente exprimi-me mal. Não quis mesmo dizer que o Euro acabasse, queria dizer "acabasse para Portugal".

Se esse retorno da dívida se processasse como diz, seria interessante. Mas será que mete as mãos no fogo em como isso se desenrola dessa maneira :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente exprimi-me mal. Não quis mesmo dizer que o Euro acabasse, queria dizer "acabasse para Portugal".

Se esse retorno da dívida se processasse como diz, seria interessante. Mas será que mete as mãos no fogo em como isso se desenrola dessa maneira :P

A especulação é muita neste momento. Se assim fosse porque razão é que a Grécia ainda se mantém no Euro? Se Portugal sair...serão tantos os acontecimentos dessa época que provavelmente levarão a um caos nunca antes visto.

Sorry pelo offtopic no tópico "constituir Poupança" de certa forma até está relacionado se pensarmos que a poupança (futuro) poderá ser condicionada fortemente por factores exógenos. ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que o Euro não vai acabar?

Se assim é porque andam a emprestar dinheiro à Alemanha e França entre outros dinheiro com taxas negativas?

Existem já muitos que apostam as suas poupanças nessa posibilidade:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=567937

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=568107

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Conforme discutido anteriormente, não havendo nenhum problema com conversões de euro para escudos, ir para essas obrigações parece-me uma solução aceitável, já que mesmo que haja perdões parciais, a cotação a que se compra torna menos provável que se perca dinheiro, já para não falar que se vão recebendo cupões ao longo dos anos anteriores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que me faz confusão è valores de alguns copões, são baixos em relação a depositos, sò no fim da maturidade è que se recebe o maior bolo!

Atenção que anualmente não vais receber apenas o cupão, mas sim o cupão sobre (a dividir por) o preço de compra. Por exemplo, cupão de 4% com preço de compra 50% equivale a 8% TANB.

Uma das vantagens do cenário que mencionas é que os juros anuais serão sujeitos a 25% + comissões do banco, enquanto as mais valias finais (após os primeiros 500€) serão sujeitas a 20% + comissões do banco. Salvo alterações de regime, claro!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que anualmente não vais receber apenas o cupão, mas sim o cupão sobre (a dividir por) o preço de compra. Por exemplo, cupão de 4% com preço de compra 50% equivale a 8% TANB.

Uma das vantagens do cenário que mencionas é que os juros anuais serão sujeitos a 25% + comissões do banco, enquanto as mais valias finais (após os primeiros 500€) serão sujeitas a 20% + comissões do banco. Salvo alterações de regime, claro!

Não entendi muito bem, mas para estas obrigações http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/TitulosDerivados/Obrigacoes/ObrigacoesDetalhe.aspx?objectId=OTEPOE

Para um investimento de 5000 mil euros vale a pena, que contas tenho que fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Manda-me o teu mail por MP, que eu envio um simulador em excel do invest. Tem-se de alterar a cotação de compra na primeira folha, e aquilo calcula todos os fluxos de dinheiro ao longo do período de investimento, salvo as mais valias no IRS

Jà mandei. Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites