Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• obrigaçãoes sonae

Visitante lmcc1966

Recommended Posts

• Respostas 71
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

12

• TiagoF

8

• Be Cool

6

• mmp

6

Top Posters In This Topic

Tenho uma dúvida prática.

Quando faço a subscrição por exemplo de 10000€ em obrigações, tenho já de ter esse dinheiro disponível à ordem.

Ou posso fazer a subscrição e depois se for necessário depositar..

Em obrigações não sujeitas a rateio, penso que a generalidade (senão a totalidade) dos bancos te irá exigir que tenhas o montante disponível quando apresentas o pedido. No Best o meu PFA apenas facilita um pouco no sentido de eu poder apresentar um comprovativo de transferência e esse montante já valer, mas na prática isso apenas me permite avançar com a subscrição 1 dias útil antes.

Em obrigações sujeitas a rateio (como esta) essa exigência seria inviável, pois às tantas os montantes das subscrições já são completamente artificiais, com pessoas a dar ordens de 30.000€ para ficar com 10.000€. Nestes casos costuma haver uma margem de 2 ou 3 dias úteis entre o momento em que sabes com quanto ficaste e o momento em que o banco debita. A confirmar com o teu banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em obrigações não sujeitas a rateio, penso que a generalidade (senão a totalidade) dos bancos te irá exigir que tenhas o montante disponível quando apresentas o pedido. No Best o meu PFA apenas facilita um pouco no sentido de eu poder apresentar um comprovativo de transferência e esse montante já valer, mas na prática isso apenas me permite avançar com a subscrição 1 dias útil antes.

Em obrigações sujeitas a rateio (como esta) essa exigência seria inviável, pois às tantas os montantes das subscrições já são completamente artificiais, com pessoas a dar ordens de 30.000€ para ficar com 10.000€. Nestes casos costuma haver uma margem de 2 ou 3 dias úteis entre o momento em que sabes com quanto ficaste e o momento em que o banco debita. A confirmar com o teu banco.

No Popular, para este caso concreto dos obrigações Sonae, exigem que o dinheiro esteja na conta até ao dia 13/7, mas possibilitam constituir um DP pelos dias restantes até fazerem o débito.. Não sei a TANB...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Popular, para este caso concreto dos obrigações Sonae, exigem que o dinheiro esteja na conta até ao dia 13/7, mas possibilitam constituir um DP pelos dias restantes até fazerem o débito.. Não sei a TANB...

Poderá subscrever estas Obrigações, denominadas "Obrigações Continente 7% 2015", entre os dias 2 e 20 de julho 2012, e desta forma ter acesso a uma taxa de juro de 7% ao ano (TANB), durante 3 anos.

As ordens de subscrição podem ser dadas até ao dia 20, como é que eles podem exigir o dinheiro lá preso uma semana antes? Depois do dia 13 já não me posso dirigir a um balcão do Banco Popular e subscrever?

E se o rateio na altura for de 50%, tenho que depositar lá 10.000€ para (efectuar um pedido de subscrição de 10.000€ e) no fim conseguir 5.000€?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As ordens de subscrição podem ser dadas até ao dia 20, como é que eles podem exigir o dinheiro lá preso uma semana antes? Depois do dia 13 já não me posso dirigir a um balcão do Banco Popular e subscrever?

E se o rateio na altura for de 50%, tenho que depositar lá 10.000€ para (efectuar um pedido de subscrição de 10.000€ e) no fim conseguir 5.000€?

Humm, realmente são até dia 20, mas a partir de dia 13 penso que não podem ser revogadas as que existem (se bem me lembro, não fui confirmar), e talvez por isso e para garantir a data em que dei a ordem de subscrição me tenham pedido para ter a conta provisionada dia 13. O que sei é que pediram..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Montante disponível aumentado para 200M: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd24313.pdf

Podem ir consultando todas as publicações em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/emit_opds.cfm?num_ent=%23%23%24%3FZ%0A

Obrigado JRJordao.

É curioso verificar que quando a oferta é proposta ao mercado, o emitente já indica que o montante pode ir até ao montante X, sendo que começam com X/2 (no caso do Continente, anunciaram inicialmente "até 200M", avançaram com 100M e antes da data limite para duplicaram, informaram que passam de 100M para 200M).

É de certa forma um barómetro e meio de marketing que os emitentes utilizam (e bem) para criar ainda mais dinamica na oferta (se o interesse está a ser grande) ou ficarem pelo meio termo (se o ritmo de subscrições não for o esperado).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas...

Hoje passei pelo balcão do BPI e conversa puxa conversa e disse que apenas as obrigações da SONAE podiam ser comercializadas por alguns bancos... BPI, Popular... etc, mas que por exemplo no Montepio não.

Entretanto fui ao Montepio para fechar uma conta e perguntei quais as obrigações que estavam disponíveis... tive como resposta as da PT e SONAE.

Eu tinha ideia que também só podiam ser comercializadas por alguns bancos... e que o Montepio não era um deles...

Mais alguém investiu nestas acções no Montepio?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E tens a certeza que sao estas obrigacoes actualmente em subscricao e nao outras mais antigas disponiveis no mercado secundario?

São as actuais...

Isso é que intriga!! Ainda por cima se tivesse a solução valor isentava a custódia de títulos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas...

Hoje passei pelo balcão do BPI e conversa puxa conversa e disse que apenas as obrigações da SONAE podiam ser comercializadas por alguns bancos... BPI, Popular... etc, mas que por exemplo no Montepio não.

Entretanto fui ao Montepio para fechar uma conta e perguntei quais as obrigações que estavam disponíveis... tive como resposta as da PT e SONAE.

Eu tinha ideia que também só podiam ser comercializadas por alguns bancos... e que o Montepio não era um deles...

Mais alguém investiu nestas acções no Montepio?

Obrigado!

Não subscrevi mas confirmo que é possível subscrever emissões de obrigações em bancos que não sejam os bancos colocadores oficiais.

O que normalmente acontece é que nessas situações os bancos podem aplicar uma comissão de subscrição superior ao que aplicam nas emissões em que são bancos colocadores. Justificam pelo "trabalho" de "fazerem a interface" com um dos bancos colocadores para subscrever. Em alguns casos até aplicam uma percentagem do montante subscrito em vez de um valor fixo.

(reparem que uma das frases da emissão do continente é: "Subscrever é simples. Dirija-se ao seu Banco" ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Subscrevi estas obrigações em Julho, e calhou-me os 5000 euros em obrigações.

Ora... à cerca de 1 mês dei nova ordem ao banco de compra de mais 10000 euros nessas obrigações. Até hoje o banco não conseguiu satisfazer a minha ordem.

Isto é normal? Demoram assim tanto tempo as ordens de compra?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Subscrevi estas obrigações em Julho, e calhou-me os 5000 euros em obrigações.

Ora... à cerca de 1 mês dei nova ordem ao banco de compra de mais 10000 euros nessas obrigações. Até hoje o banco não conseguiu satisfazer a minha ordem.

Isto é normal? Demoram assim tanto tempo as ordens de compra?

Hipoteses de ainda não teres adquirido as obrigações do Continente no mercado secundário:

• A validade da ordem de Compra - (poderia estar limitada a 1 dia ou uma semana)
    • O valor que ofereces para adquirir é baixo.

Analisando o COF à data de hoje é possivel identificar que para essas obrigações existem poucos vendedores e com baixo volume:

Valores para qual existem Vendedores

Quant.                          Preço

2968                            103.25

3000                            104.99

5000                              105

3000                              110

5000                              200

Gostei de ver que alguém acredita que poderá vender as suas obrigações pelo dobro do preço que comprou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Analisando o COF à data de hoje é possivel identificar que para essas obrigações existem poucos vendedores e com baixo volume:

Valores para qual existem Vendedores

Quant.                          Preço

2968                            103.25

3000                            104.99

5000                              105

3000                              110

5000                              200

Gostei de ver que alguém acredita que poderá vender as suas obrigações pelo dobro do preço que comprou.

Muito bom, isso é que era bom negócio :)

Já agora onde conseguem ver esses valores?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só por curiosidade qual quantidade pedida na ordem original (ou qual foi o rateio)?

LM

A quantidade subscrita originalmente foi de 20000 euros (20000 obrigações).

O rateio destas obrigações segue a ordem de chegada dos pedidos de subscrição à CMVM. Coube-me as 5000 mas não cheguei a receber mais pois só dei ordem cerca de 1 semana depois do inicio da subscrição.

Também gostava de saber como o davidmleal sabe essa informação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A quantidade subscrita originalmente foi de 20000 euros (20000 obrigações).

O rateio destas obrigações segue a ordem de chegada dos pedidos de subscrição à CMVM. Coube-me as 5000 mas não cheguei a receber mais pois só dei ordem cerca de 1 semana depois do inicio da subscrição.

Também gostava de saber como o davidmleal sabe essa informação?

No activobank, opto por comprar que é o sinal + depois aparece o quadro para colocar os dados da compra. Nesse mesmo quadro (COF) consegue-se ver as melhores ofertas de compradores e vendedores.

Por exemplo quando fazemos uma ordem de compra ou de venda é possivel determinar a validade dessa ordem, e depois com todas as ordens validas para hoje é possivel determinar os melhores compradores e vendedores. Quem tiver comprar é somente igualar o melhor vendedor, e quem quiser vender é somente igualar o melhor comprador.

Acho que alguém fez uma apresentação em powerpoint sobre o COF neste forum.

Por exemplo os melhores compradores são à data de hoje:

Quant.                Preço

7467                  101.70

9300                  101.65

35000                101.20

10000                101

10000                100

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites