Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• obrigaçãoes sonae

Visitante lmcc1966

Recommended Posts

Então vejamos se estou a fazer bem as contas.

Para subscrever 5000€ teria portanto que investir 5100€ (5000 x 1.02) e relativamente aos juros, uma vez que a obrigação é de 3 anos, portanto cerca de 1080 dias eu teria um rendimento bruto de 787,5€, retirando os 2% do banco ficaria 771,75 e retirando os 100€ iniciais para a subscrição o rendimento total líquido seria de 771,75€ e portanto o equivalente a uma TANB de 5,971 pelas minhas contas.

A ser mesmo rigoroso teria que ter em conta que o pagamento é semestral mas calculei assumindo o pagamento no final dos 1080 dias. Creio que agora posso afirmar que tem uma rentabilidade interessante.

A rendibilidade ainda é mais interessante se subscreveres as Sonae no Popular. Em termos exclusivamente de taxa, é como se se tratasse de um DP, pois apenas pagarás os 25% de IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 71
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

12

• TiagoF

8

• Be Cool

6

• mmp

6

Top Posters In This Topic

Então vejamos se estou a fazer bem as contas.

Para subscrever 5000€ teria portanto que investir 5100€ (5000 x 1.02) e relativamente aos juros, uma vez que a obrigação é de 3 anos, portanto cerca de 1080 dias eu teria um rendimento bruto de 787,5€, retirando os 2% do banco ficaria 771,75 e retirando os 100€ iniciais para a subscrição o rendimento total líquido seria de 771,75€ e portanto o equivalente a uma TANB de 5,971 pelas minhas contas.

A ser mesmo rigoroso teria que ter em conta que o pagamento é semestral mas calculei assumindo o pagamento no final dos 1080 dias. Creio que agora posso afirmar que tem uma rentabilidade interessante.

Eu tenho a impressão que aí há gralhas.

Porquê 100€ para a subscrição? O custo de subscrição é de 0,2% (0,002) e não 2% (0,02). Logo não faz sentido  calcular 5000x1.02.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tendo em conta as Yelds actuais, parece-me uma aposta razoável, tendo em conta a solidez da Sonae. Tenho 10K para aplicar e estava em dúvida entre estas obrigacoes e o Eurovida 15 do Best, mas como nao sou cliente Best e as rentabilidades/duracao são semelhantes acho que vou subscrever.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje contactei o Popular para saber como isentar a conta, visto não ser cliente.

Falaram-me que só há duas formas, ou 750 eur de saldo médio (que tem que ser na conta à ordem), ou conta ordenado.

Acerca das obrigações e todas as comissões envolvidas, são todas gratuitas.

Faz sentido pensar em investir 10k em obrigações Sonae, e deixar 750€ "parados" na conta à ordem, enquanto detiver as ações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje contactei o Popular para saber como isentar a conta, visto não ser cliente.

Falaram-me que só há duas formas, ou 750 eur de saldo médio (que tem que ser na conta à ordem), ou conta ordenado.

Acerca das obrigações e todas as comissões envolvidas, são todas gratuitas.

Faz sentido pensar em investir 10k em obrigações Sonae, e deixar 750€ "parados" na conta à ordem, enquanto detiver as ações?

Mas essas condições são para novos clientes, que agora surjam com o intuito de subscrever as obrigações sem encargos, ou aplicam-se também para os atuais clientes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como agravante tens o risco de acabares por ficar com muito menos que 10k investidos, devido ao rateio (procura superior à oferta). E com a mesma obrigação de 750€ parados.

Há um valor de envolvimento global com o banco a partir do qual eles também isentam (ou podem faze-lo, pelo menos) a comissão de manutenção. Tenho ideia do valor ser da ordem dos 7,5k, portanto esse investimento de 10k estaria abrangido. O melhor é confirmar..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há um valor de envolvimento global com o banco a partir do qual eles também isentam (ou podem faze-lo, pelo menos) a comissão de manutenção. Tenho ideia do valor ser da ordem dos 7,5k, portanto esse investimento de 10k estaria abrangido. O melhor é confirmar..

Pois, mas com o rateio é um grande risco. Tens 10k disponiveis e precisas ficar com pelo menos 7,5k investidos para ficares isento de custos de manutenção. Se dás uma ordem demasiado grande, arriscas-te a precisar de mais de 10k. Se erras por baixo, acabas com menos de 7,5k e custos de manutenção, ou os tais 750€ parados.

Sinceramente, com estes valores não recomendo. É muito difícil "acertar" no montante que vai efectivamente ficar investido com uma margem tão pequena.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes de tudo, subscrevo no Invest. Isento de custódia de títulos apenas. A taxa liquida anual para 10K é de cerca de 4,72% já com todas as comissoes.

Apenas fiz a comparacao entre as Obrigacoes Sonae vs Eurovida 2015 no Best, pq me parecem duas boas opcoes no momento.

Em relacao ao rateio, estou a considerar "concorrer" com 15K para obter os 10K. Se conseguir os 15K também me safo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nesse caso, aconselho que vás acompanhando os anúncios de rateio, que devem ser publicados periódicamente nas páginas da CMVM e Sonae e deixes para o fim a tua subscrição, com um valor baseado no último rateio publicado mais uma margem de acordo com a tua percepção.

O meu palpite é que para conseguires 10k vais precisar pedir bem mais que 15k. São entidades completamente diferentes, mas por exemplo em algumas das últimas obrigações de clubes de futebol a procura chegou a ultrapassar os 400% ou seja, para conseguir 10k era necessário pedir mais de 40k...

Boa sorte!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho a impressão que aí há gralhas.

Porquê 100€ para a subscrição? O custo de subscrição é de 0,2% (0,002) e não 2% (0,02). Logo não faz sentido  calcular 5000x1.02.

Atenção ainda que é 0,2% mas com um mínimo: 30€.

Neste caso, para 5000€, é o triplo dos 0,2%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigos agradeço a retificação, já risquei para que ninguém seja enganado, de facto são os 10€ em vez dos 100€ como me alertaram. Aliás acabei por confirmar com o meu gestor que a YTML é de 4,91%. Estou à espera de esta semana ir para a frente com isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

À partida, não ganhas nada em comprar tão cedo, pois a informação ainda deve ser escassa e pouco relevante. Corres um risco significativo de acabar com muito menos do que pretendes.

Atenção que as informações que tive foi de que nos primeiros dias foram subscritos os 100M€. E a previsão na altura era que o aumento de mais 100M€ esgotasse também em pouco tempo..

Portanto quem quiser investir mais do que 5k que se mexa :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que as informações que tive foi de que nos primeiros dias foram subscritos os 100M€. E a previsão na altura era que o aumento de mais 100M€ esgotasse também em pouco tempo..

Portanto quem quiser investir mais do que 5k que se mexa :)

Isso quer dizer que no rateio é mt importante a data da nossa ordem de compra? Não vale a pena aguardar até aos ultimos dias para ter ideia do rateio?

Confesso que tb ainda não consegui encontrar info. da posição do rateio...

LM

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante vitor costa

Tenho uma dúvida prática.

Quando faço a subscrição por exemplo de 10000€ em obrigações, tenho já de ter esse dinheiro disponível à ordem.

Ou posso fazer a subscrição e depois se for necessário depositar..

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, para efeitos de rateio, acima de 5000€, quem comprar primeiro tem mais hipóteses de colocar mais.

Ver página 8 das condições finais:

https://www.gobulling.com/col/documentos/prospectos/ObrigacoesSonae2012/ObrigacoesSonae2012-CondicoesFinais.pdf

Tenho uma dúvida prática.

Quando faço a subscrição por exemplo de 10000€ em obrigações, tenho já de ter esse dinheiro disponível à ordem.

Ou posso fazer a subscrição e depois se for necessário depositar..

obrigado

É necessário ter o dinheiro à ordem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites