Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Garantia automovel usado

vaniacsc

Recommended Posts

Boa noite. Gostaria de obter a vossa ajuda... Sou particular e vendi 1 carro a outro particular através de um dos sites de vendas conhecido de todos... O interessado veio a minha casa ver  o carro e quis compra-lo na hora, mas não aceitei sem proceder à alteração do registo de proriedade na Conservatória, efetivando-se a venda no dia seguinte. Agora passados 3 meses sou surpreendida com uma carta de advogados, alegando inúmeras anomalias na viatura e exigindo-me a reparação em 15 dias, caso contrário serei acusada de burla... Pergunto, sou obrigada a reparar o que desconheço quando a pessoa viu o carro antes de comprar e que eu autorizei experimenta-lo e trazer mecânico para verificar?? Obrigada

Não. Apenas têm de dar garantia as entidades colectivas. A não ser que seja um stand, não tem de pagar nada.

Assim que a venda esteve concretizada, deixa de ser responsável pelo veículo.

Espero ter ajudado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 95
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

10

• TiagoF

6

• MiguLuso

6

...a não ser que você já soubesse das anomalias, aí você deve e tem a obrigação legal de pagar essas reparações.

Se não quer problemas resolva isso fora dos tribunais, tentando chegar a acordo com o comprador, mas se não chegar a acordo vai ter que arranjar um advogado ou esperar que o comprador apenas tenha atirado o barro à parede.

É por estas coisas que eu quando vender algum veículo vou 'oferecer' uma garantia, que custa 400€-700€, ainda consigo ganhar mais que vendendo a stand, lavo dali as minhas mãos para futuros problemas e o comprador também fica ressalvado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante franciscogarrido

Estou a precisar de uma ajuda, comprei um mazda a um particular e no dia que o fui buscar a Agueda este avariou sobre a ponte Vasco da Gama, liguei de imediato ao vendedor a informar da avaria este disponibilizou-se a pagar a reparação mas passadas duas semanas deixou de ligar o tlm.

Como devo proceder para não ficar com os encargos de uma reparação que vai ser cara.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...
    Visitante daniel almeida

compri um carro em setembro do ano passado, desde o inicio me queixei que achava que a embraiagem pegava muito em cima , agora de vez enquando custa a tirar a mudança . comuniquei ao stand e ele disse para ir ao mecanico e eu fui ao mecanico e ele disse que era a embraeagem, comuniquei de caminho ao stand e ele respondeu que a garantia nao assumia , pois era uma peça de desgaste mas tava disposto a ajudar a pagar. ele escreveu um papel a dizer que a garantia era so de motor e caixa, durante um ano ele assinou mas eu nao assinei nada. sera que isso e valido e a garantia cobra a embraeagem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comprei um carro usado no dia 12-06-2014, deixei sinal e o restante seria feito por transferência bancaria, disseram que me entregariam o carro ate ao dia 19-06-2014, realizei a transferência para poder ter a transacção feita para o dia 19, mas hoje dia 25-06-2014, nem tenho carro nem dinheiro, gostava de saber se posso pedir a anulação da compra e a respetiva devolução do dinheiro. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante FilipePaixão

Boa noite, adquiri um veículo usado de 2004, num stand. Na altura que experimentei o carro não reparei, mas o carro foi-me entregue com um mau contacto na maneta dos piscas. O carro acende as luzes conforme lhe apetece, dou o pisca, pára os piscas e acende as luzes, por ex.

Quando reparei nisto, desloquei-me ao stand e o senhor que me vendeu o carro disse-me que realmente aquilo era 1 mau contacto na maneta, mas como aquilo era uma avaria comum naqueles carros, não valia a pena estar-me a chatear com isso, porque iria avariar de novo, referindo que aquilo era um arranjo de cerca de 30€ e que iria ver o que podia fazer. Não passei muito importância, porque não era por 30€ que me iria chatear.

Contudo passado uns dias desloquei-me com o carro ao meu mecânico e falei-lhe do problema, ao qual ele me explicou, que não se tratava de um simples mau contacto, mas sim, uma peça chamada COM2000, que é comum avariar nestes carros e tem um custo de cerca de 300€.

Entrei em contacto novamente com o stand, para me resolverem a situação, pois o valor da reparação era elevado.

Foi-me negado o arranjo da peça, com a justificação que o carro era usado de 2004 e que era uma peça de desgaste, não uma peça fundamental para o funcionamento do carro e que a garantia não cobria este tipo de avaria.

Não concordo com este argumento, pois o carro foi-me vendido já com esta avaria, até pode ser uma peça de desgaste, mas não foi desgaste meu.

De realçar ainda que me foi dito que o carro antes de me ser entregue iria fazer uma revisão e levaria tudo aquilo que precisava e pelos vistos necessitava de uma COM2000 que não levou.

Na vossa opinião, o stand tem a responsabilidade de arranjar a avaria?

Se não for arranjada, pretendo reclamar em todos os meios que me forem permitidos.

Atentamente grato

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Filipe se lhe venderam o carro danificado, ocultando a situação, o vendedor tem obrigação de lhe reparar o veículo, ou em caso extremo, de o retomar. Deve, na minha opinião, exigir ao stand que lhe repare o carro, e pergunte-lhes afinal como é que os piscas são uma parte "não fundamental" de um carro. Para a próxima vez não compre um carro Francês. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Luis_Martins

Boa Tarde,

Fico incomodado com tanta falta de inteligência, ao mesmo tempo que percebo as garantias que os compradores têm de ter relativamente aos vendedores, pergunto como é possível alguém exigir uma garantia de um bem usado quando esse bem em novo tinha 1 ano de garantia?, como é possível exigir dois anos de garantia para uma viatura que pode ser vendida por 100€? ??? , como é possível alguém exigir garantias a um stand quando a maior parte dos vendedores se fazem passar por "particulares" evitando assim pagamento de impostos e responsabilidades?...enfim!!!!!...as autoridades competentes nomeadamente o Centro de Arbitragem Automovel, devia ser uma das entidades reguladoras destes processos, criando um sistema justo para compradores e vendedores, mas em vez disso olha aos interesses desmedidos dos compradores pois só assim faz algum sentindo a sua incompetência e a sua existência

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr Luis, quem tem um stand(ou outro negócio) aberto deve saber quais são as suas obrigações em relação aos atos que pratica, deve ter conhecimento dos contratos que celebra com os clientes, da legislação em vigor e, naturalmente, fazer bem as contas para saber por quanto deve comprar e vender uma viatura, bem como inspecionar a mesma antes de se comprometer com um valor.

O consumidor, que paga o preço acordado, tem o direito de, dentro da lei, exigir os seus direitos. Como deve saber, uma manete de um pisca não é legalmente considerada uma peça de desgaste, de modo que o comprador pode e deve exigir que lhe seja reparada a viatura sem qualquer onerosidade, dentro do prazo legal de 30 dias a contar da data a que dá conhecimento ao stand do problema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só uma pequena correção: o DL 84/2008 de 21/05 não veio revogar o DL nº 67/2003 de 08/04. O DL nº 84/2008 o que fez foi introduzir alterações ao DL nº 67/2003.

Outro aspeto: O Sr. Luís imputa-nos "falta de inteligência" porque vemos como "possível alguém exigir uma garantia de um bem usado quando esse bem em novo tinha 1 ano de garantia".

É sempre bom começar um discurso assinalando as limitações inteletuais dos interlocutores.

E eu, pela minha parte, até reconheço as minhas limitações inteletuais. Mas apesar delas, aprendi a ler. E conheço o artº 5º do DL nº 67/2003. Por isso, também sei que o prazo de garantia de um bem móvel (como um carro) novo é de dois anos. Não é um ano como o senhor afirma. E também sei que num carro usado a garantia é de dois anos, podendo, ainda assim, esse prazo ser reduzido para um ano (neste caso, se as partes acordarem essa redução). Padecendo eu de falta de inteligência, mas não sendo analfabeto, e sabendo o que o senhor não sabe, diga-me: como é que o senhor se qualifica a si próprio?

Outro assunto: a garantia funciona para as situações em que o bem não se apresenta em conformidade com o contrato.  Mas não se considera existir falta de conformidade "se, no momento em que for celebrado o contrato, o consumidor tiver conhecimento dessa falta de conformidade ou não puder razoavelmente ignorá-la" - artº 2º, nº 3, do DL nº 67/2003. Por isso, se alguém adquirir uma viatura por 100 euros e lhe for explicado que a viatura tem este e aquele defeito, não pode depois o comprador vir alegar que a viatura tem defeitos e não se comporta como uma viatura nova.

O que não pode acontecer são as situações em que o stand - como o do senhor Luis - indicam que a viatura tem 200.000 km mas que "está impecável". E depois não está. E nessa altura, o senhor Luis afirma "ah, mas o comprador sabia que a viatura tinha 200.000 km"! E responde o comprador: "pois sabia;  mas o Sr. Luis colocou ali um anúncio no carro a dizer que este estava impecável...!". E é claro que o comprador tem direito a acionar a garantia, se ainda estiver em tempo.

Compreendeu, Sr. Luis, inteligência rara?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Comprei um carro em um stand e deixei o meu usado de retoma e o mesmo veio posteriormente dar defeitos que comigo não existiam.

E agora o stand quer que eu dê a garantia, isto está correto ?

Os particulares não são obrigados a dar garantia dos bens que vendem. Somente os vendedores profissionais, como é o caso do stand automóvel.

Agora, se o stand conseguir provar que os defeitos já existiam no momento da aquisição, pode pedir uma indemnização ou anular o negócio, sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Os particulares não são obrigados a dar garantia dos bens que vendem. Somente os vendedores profissionais, como é o caso do stand automóvel.

Agora, se o stand conseguir provar que os defeitos já existiam no momento da aquisição, pode pedir uma indemnização ou anular o negócio, sim.

Paulo, uma pequena correção, o stand tem que provar que o dono tinha o conhecimento do defeito.

Bom fim de semana a todos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 6 months later...
    Visitante Felipe

Boas, comprei um jipe e passado um ano a caixa de velocidades da traçao as 4 rodas prendeu. O carro estava parado em ponto morto, aliás ja tinha sido usada algumas vezes quando chovia para o jipe nao patinar. O vendedor alega que aquilo prendeu por mau uso da nossa parte e que foi esforço, mas não foi. Diz que vai levar um tecnico e que o mais provavel era o tecnico dizer que era esforço. O vendedor diz que nao paga o arranjo porque nao esta na garantia, por ter sido mau uso. O que faço?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, comprei um jipe e passado um ano a caixa de velocidades da traçao as 4 rodas prendeu. O carro estava parado em ponto morto, aliás ja tinha sido usada algumas vezes quando chovia para o jipe nao patinar. O vendedor alega que aquilo prendeu por mau uso da nossa parte e que foi esforço, mas não foi. Diz que vai levar um tecnico e que o mais provavel era o tecnico dizer que era esforço. O vendedor diz que nao paga o arranjo porque nao esta na garantia, por ter sido mau uso. O que faço?

O vendedor não pode vender uma viatura e excluir ou limitar a garantia.

A garantia não pode ter restrições ou exclusões.

Solicite o livro de reclamações.

Experimente dirigir-se à ACAP para verificar se o podem ajudar nessa situação. Pelo menos a esclarecê-lo sobre os seus direitos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...
    Visitante Maggie
    A 16/04/2013 at 21:53, Visitante jorge m disse:

entre particulares tem 6 meses, para devolver o carro se tiver problemas , ou o antigo proprietário assume a reparação.

Pois um carro não tem uma avaria grave de um momento para o outro.

significa que o carro já tinha problemas e o anterior proprietário tentou obter vantagem nisso.

logo 6 meses para anular o negocio

Tem alguma lei que sutente essa resposta? É muito importante para mim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...

viva! fui burlado numa compra automovel com um particular e estou a ter problemas graves com o funcionamento do motor. Esses problemas foram logo detectados nos primeiros 2 dias em que tive o carro nas minhas maos. Tenho 6 meses para poder desfazer o negocio e obter o dinheiro que despendi ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 years later...

Olá gostaria de saber se as garantias dos carros usados tem limite de kilometros ou é so o tempo que conta, mesmo depois de essa garantia estar assinada por mim. Comprei um carro num stand em que me deram so 12 meses de garantia ou 10 000 kms. eu por desconhecimento assinei, o carro ao fim de 6 meses deu problema no motor e o tipo do stand nao quer pagar porque o carro tinha passado os 10 000kms. Alguém me dá uma resposta a isto por favor. Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites