Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Garantia automovel usado

vaniacsc

Recommended Posts

Visitante centro automotivo tucanos

Gostaria de saber a minuta do enquadramento do codigo do consumidor para c onfecçao de carimbo onde sera incorporado na nota fiscal referente garantia de motores usados

tendo em vista combinado 6(seis) meses de garantia.A garantia sera contada a partir da emissao da nota fiscal.

Atenciosamente-Creube -Arapongas(PR).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 95
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

10

• TiagoF

6

• MiguLuso

6

• 2 weeks later...
    Visitante HUMBERTO CARVALHO

EU VOU VENDER UM TRICICLO«CICLOMOTOR PIAGGIO,USADO DE 1998,ESTA TODO BEM EM PREFEITO ESTADO DE FUNCIONAMENTO,CASO TENHA DEPOIS DE VENDER ALGUMA AVARIA QUEM TEM DIREITO DE PAGAR,EU DISSE AO COMPRADOR QUE NAO DAVA GARANTIA E USADO E EU SOU PARTICULAR-OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

existe, por lei, garantia automática num carro comprado a um particular, por outro particular?

obrigado

Um contrato de compra e venda normal. Sendo que neste caso não se colocam problemas de garantias, é suposto conheceres o carro e/ou a antigo proprietário e depois assumir eventuais problemas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante jolumafa

A melhor garantia que podes ter é o recibo do valor pago pela viatura. Não havendo clausulas em contrário ficas de imediato com uma garantia de 2 anos.

"Confrontada com a prática comum de apresentar ao comprador garantias de um ano, em 117 standes, a PRO TESTE sublinha que "os bens usados têm uma garantia de dois anos, caso não seja definido qualquer prazo, ou de um ano, se houver acordo entre vendedor e comprador". Contudo, na prática, o mercado antecipa-se a essa negociação e impõe, sem ouvir o cliente, uma garantia de um ano.

Quatro standes apresentaram até uma garantia de seis meses, um prazo ilegal. Noutros casos mais flagrantes, divulgados por aquela revista, os vendedores propuseram abdicar da garantia do carro, mediante um desconto que podia ir de 300 a 500 euros. Além disso, a maioria das garantias propostas excluía peças como embraiagem, correia de transmissão e outros elementos mecânicos, ou estava condicionada pela quilometragem ou por um valor máximo de reparação, atropelando os direitos dos consumidores."

Fonte: Deco

Quando alguem pensa em adquirir um bem usado, seja um carro ou outro tem de partir do principio que se trata de um bem com desgaste proporcionado pelos anos e neste caso pelos quilometros, por isso quem necessita de uma garantia que satisfação tudo o melhor será comprar um carro novo ( se é que alguma marca dá uma garantia na totalidade? ??? ?)

A legislãção como sempre protege sempre o consumidor mas será justo que nós comerciantes tenhamos de dar uma garantia de 2 anos, quando a marca na altura que o carro foi vendido novo deu 1 ano???, será justo??, será justo recebermos retomas de clientes que nos dizem que os carros estão bons e vimos a detectar que existem problemas escondidos e quando o cliente é confrontado diz simplesmente que é particular e que não assume nada!

É por causa de todas estas obrigações que cada vez existem mais vendedores que se dizem particulares e que no fundo são comerciantes como eu e que dessa forma habilidosa fogem a impostos e a garantias ficando o comprador muitas das vezes satisfeito porque comprou a um particular, normalmente pensando que o carro é de uma senhora ou de um velhinho.

Sejam conscientes!!!!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para informação dos leitores deste fórum, este link é uma cópia da garantia que um vendedor ofereceu-me, a garantia é fornecida pela companhia de seguros, Mapfre:

www.acp.pt/ResourcesUser/files/Autos/GarantiaMafre.pdf

A "garantia" limita o tipo de faltas que o vendedor será responsável, e é eficaz para um ou dois anos, dependendo da idade ou km.

Certamente o vendedor vai pagar algumas euros por esta apolice, o que naturalmente é adicionada ao preço do carro.

Qualquer leitor tentou perguntar a um vendedor se eles vão reduzir o preço do carro, se o comprador optar por não entrar em uma garantia? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante maria benfeito

olá!

comprei um honda jazz com 10 anos e 62.5km num stand,com 1 ano de garantia motor e caixa!tinham feito inpecçao 2semanas anteriores a minha compra e ainda o vendedor disse que ia mandar o carro para a sua oficina para deixar tudo direitinho para eu poder conduzir em segurarança.mas no dia que peguei levantei o carro ouvia um som diferente, mas achei que seria devido o tipo de carro ser diferente do susuki que tinha, mas conforme fui andando o barulho foi aumentando e quando fui usar o ar condicionado vi que esse mesmoo barulho aumentava mto, entaõ apos 4 semanas fui ao stand, mas disseram que o barulho não era nada de importante e não sabiam se estava na garantia???

Mas falei com um amigo mecanico e este disse que era a correia do alternador estava muito gasta, mas que isto devia estar abrangido ( e alertou-me que a correia de comando desse honda já devia ter sido mudada visto que deveria ter sido aos 120 000km ou 8 anos)...como sou mulher e não percebo nada de mecanica facilmente sou enganada e tou sem saber o que fazer?

falei com o vendedor acerca dessa mesma correia, mas ele diz que so daqui a um ano ou 20 000km é que devo mudar...ou seja quando acaba  a garantia!!!no livro de manutença do honda diz que  a correia deve ser mudada aos 120 000km ou 8 anos e depois de 4 em 4 anos ou x km...gostaria de saber se tenho direito  a reclamar...para eles arranjarem???

será que me podem aconselhar o que fazer??? Maria

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bom dia

precisava de uma ajuda para duvida

comprei uma carrinha ford smax com 85.000 kms tinha de fazer revisao aos 100.000

garantia de 1 ano ,acaba dia 29/09

o meu problema e o seguinte o stand onde comprei tem oficina e queria que fizesse la a revisao ,mas como tenho a oficina da ford a porta levei a la detetaram um problema grave

queria saber se perco a garantia ou nao por ter ido a outra oficina mesmo nao tendo nada a ver a revisao com esta avaria

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Ana Paula Leite

comprei um smart em junho do ano passado desde essa data já gastei cerca de 800 euros com avarias o vendedor em questao fazia parte de um stand.agora descobri que abriu um novo stand sendo agora proprietário do mesmo.a quem me dirijo ao stand inicial que está mencionado na proposta de credito. ou ao vendedor do stand actual.o carro desde a compra está com problemas a toda a hora.quem devo contactar.!!preciso da viatura para trabalhar e nao tenho nenhum documento para poder denunciar .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boa noite,

Estou a tentar vender um carro usado. Sou obrigada a dar garantia ao carro, mesmo sendo particular? Houve alguma alteração da lei recentemente?

Obrigada

Boa noite,

Ao ser particular, não tem de dar qualquer garantia pelo bem que está a vender.

Espero ter ajudado.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olá, sou novo cá na casa, descobri este fórum ao pesquisar na net acerca de garantias automóvel.

Peço ajuda para o meu caso:

Pelo que li aqui, caso não haja acordo na redução do prazo de garantia, esta é automaticamente de 2 anos.

No meu caso concreto, comprei um usado a um concessionário Ford com garantia de 2 anos, no acto da compra não me foram facultadas as condições da garantia, passado +- 10 dias descubro que o carro me foi vendido com defeito, reclamei que queria a reparação do carro e fui informado que devido a um erro informático a garantia não tinha sido activada, posteriormente informaram-me que tinha sido activada tendo me enviado o impresso de adesão a uma garantia que o stand tinha comprado à Ford.

Qual não é o meu espanto, quando verifiquei que me estavam a propôr a redução da garantia para 1 ano. Pedi esclarecimentos e informaram-me que a garantia por lei ficava limitada a 1 ano, sendo o restante período assegurado mediante as condições da Ford, com as devidas exclusões.

A minha pergunta é: se não assinar o que me foi proposto, fico ao abrigo da garantia geral através do concessionário, pelo prazo de 2 anos e da forma mais abrangente ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se só assinou a declaração da venda, o carro terá dois anos de garantia.

Se não assinar o acordo de garantia que, supostamente, lhe está a ser proposto, terá dois anos de garantia.

Caso não lhe dêem a garantia pela viatura, poderá anular o negócio e o concessionário terá de lhe devolver o dinheiro.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Carlos Luso

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante Ricardo V

Boas tardes,

Precisava também duma informação. Adquiri recentemente um carro usado, tendo-me sido dada a garantia de um ano consoante documento assinado (não me importei de reduzir de dois para um ano).

Foram reparados pequenos pormenores ao abrigo da garantia (umas luzes fundidas, um tubo do lava vidros furado).

Na primeira semana ao andar com o carro reparei que os pneus tinham um desgaste normal mas apresentavam fissuras, tendo uma data de fabrico anterior à própria viatura; além desse aspecto, as medidas eram diferentes das homologadas, pelo que para circular legalmente tinham de ser substituidos. Apercebi-me tambem dum prblema no ar condicionado que referi ao vendedor.

Este não se negou a garantia, mas também não resolveu o problema, adiando ("vou ver", "vou falar com o electricista", etc), de modo que coloquei eu os pneus e estou a pensar em efectuar a reparação do ar condicionado e apresentar a factura de ambos. É possível? De outro modo, nunca mais tenho o problema resolvido (já para não falar na hipotese de coimas numa operação STOP).

Como proceder?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Hugo Silva

Bom dia.

Adquiri uma viatura usada num stand, apenas tenho a declaração de compra/venda.

No dia em que levantei a viatura, o proprietário disse que a mesma não tinha garantia, mas se houvesse algum problema resolvia.

Passados 2 meses o carro apresentou vários problemas, sendo um deles a junta da cabeça.

O proprietário diz que não arranja a viatura e que eu sabia na altura da compra que o a mesma não tinha garantia.

Nesta situação, que direitos me confere a lei? Sei que a garantia é de 2 anos, salvo se não houver acordo em contrário, mas esta será sempre de 1 ano.

apresentei queixa no Centro de Arbritagem Auto, mas tenho receio que o stand se descarte, dizendo que a culpa das avarias é minha.

Obrigado,

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 1 month later...
    Visitante paulo duarte

Boa noite

Preciso do vosso esclarecimento sobre um assunto se me puderem ajudar ou indicar quem me possa esclarecer.

Comprei um carro à 2 meses a um particular, paguei a dinheiro e fizemos o contrato de promessa compra e venda o qual passei o carro para meu nome.

Neste momento tenho o carro numa oficina com diversos problemas graves, os quais foram serem reportados ao antigo dono do carro, através de orçamentos, onde ele sempre disse que assumia até hoje a reparação mas que ainda não tinha dinheiro. Hoje entrou outra vez na oficina com um problema ainda mais grave no motor, falei com ele e não se quer responsabilizar por nada.

A minha pergunta é a seguinte, existe alguma responsabilidade do antigo dono para com os prejuisos que estou a ter?

Fico aguardar a vossa ajuda.

Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sinceramente não posso ajudar neste caso mas posso dar um conselho a quem compra carro usado.

Façam como eu fiz, levem o carro a uma oficina Bosh Car Service antes da compra. Há imensas oficinas dessas. São 50€ mas são bem gastos porque eles fazem uma vistoria ao carro e fazem um relatório onde mencionam os problemas que o carro tem.

No meu caso, eles descobriram pequenas anomalias e um ano após a compra (e depois de resolver essas pequenas anomalias) o meu carro não me deu problemas.

Mas comprar um usado é sempre um risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não :

negócios de automóveis entre particulares não têm garantia, tu comprar no estado em que se encontra. O meu filho vendeu um carro com 15 anos a um particular por 500 euros : rapara que não é possível oferecer qualquer garantia , a pessoa compra o objecto por sua conta e risco. Mas o preço e a idade é indiferente, o que conta é ser entre particulares

se queres garantia tens que comprar em stands - e de preferência oficiais e de marca, porque se comprares à beira da estrada estás sujeito a que quando lá fores com um problema ele já não estar lá - quando se compra um veículo há que ter isto tudo em atenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Clara Carvalho

Boa tarde, tenho uma dúvida que não consigo ver esclarecida.

Tenho um carro que mandei reparar o ano passado, a junta da cabeça queimou, mas o motivo que deu origem a essa avaria não foi falta de água como habitualmente acontece, expliquei ao mecânico a situação, e o carro foi reparado.

Passado 6 meses mais ou menos o carro estava em igual situação, levei o novamente á pessoa que o tinha reparado, pensando mais o meu marido que poderia existir mais alguma coisa por detrás que não tivessem detetado ( o meu marido tambem é mecânico, mas está a trabalhar no estrangeiro, não podendo por isso fazer ele próprio a reparação).

O dono da oficina arranjou mil e uma desculpas para a situação, o carro ficou na oficina, o motor foi desmanchado, e fui informada que não existia mais nada, a situação era a mesma, o carro foi reparado.

A minha pergunta é a seguinte: Terei eu a obrigação de pagar novamente a totalidade daquela reparação, que já paguei perto de 800 euros á relactivamente pouco tempo?

Agradecia que me esclarecessem, pois se eu soubesse que teria que pagar novamente a totalidade daquela reparação, concerteza não iria colocar o meu carro na mesma oficina, até porque possivelmente estarei sujeita a daqui a pouco tempo encontrar me na mesma situação.

Com os meus sinceros agradecimentos

Cumprimentos e obrigado pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante jorge m

entre particulares tem 6 meses, para devolver o carro se tiver problemas , ou o antigo proprietário assume a reparação.

Pois um carro não tem uma avaria grave de um momento para o outro.

significa que o carro já tinha problemas e o anterior proprietário tentou obter vantagem nisso.

logo 6 meses para anular o negocio

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Boa noite. Gostaria de obter a vossa ajuda... Sou particular e vendi 1 carro a outro particular através de um dos sites de vendas conhecido de todos... O interessado veio a minha casa ver  o carro e quis compra-lo na hora, mas não aceitei sem proceder à alteração do registo de proriedade na Conservatória, efetivando-se a venda no dia seguinte. Agora passados 3 meses sou surpreendida com uma carta de advogados, alegando inúmeras anomalias na viatura e exigindo-me a reparação em 15 dias, caso contrário serei acusada de burla... Pergunto, sou obrigada a reparar o que desconheço quando a pessoa viu o carro antes de comprar e que eu autorizei experimenta-lo e trazer mecânico para verificar?? Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites