Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Garantia automovel usado

vaniacsc

Recommended Posts

Visitante Paulo Rodrigues

boa tarde,

Eu comprei uma viatura usada, ao fim de 13 dias avariou, ao que parece uma peça do motor estava danificada.

Mandei a viatura para o stand, pois tem garantia de um ano, e o stand quer que eu pague a reparaçao pois alegam que eu fui o causador da avaria e no contrato da garantia diz que só as peças de desgaste.

gostava que me inf. se eles têm razão ou eu.

obrigado :-\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 95
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

10

• TiagoF

6

• MiguLuso

6

boa tarde,

Eu comprei uma viatura usada, ao fim de 13 dias avariou, ao que parece uma peça do motor estava danificada.

Mandei a viatura para o stand, pois tem garantia de um ano, e o stand quer que eu pague a reparaçao pois alegam que eu fui o causador da avaria e no contrato da garantia diz que só as peças de desgaste.

gostava que me inf. se eles têm razão ou eu.

obrigado :-\

Se alegam que foi o senhor que causou a avaria devem ter provas de certeza e não ter sido só por lhe ter apetecido dizer isso.

A Deco considera que são as peças todas e não apenas as de desgaste (de qualquer forma o motor é uma peça de desgaste).

Parece que tu tens razão até prova em contrário.

_________________________________-

Cliente:

Claro que sim, não interessa por quantas pessoas passa o carro, o stand continua sempre na obrigação de dar garantia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Comprei um carro em Novembro passado, 2010.

O carro está dentro da garantia, o carro tem um problema, desloquei-me ao stand, o proprietário do stand pediu que lhe apresentasse o mecânico que me informou em relação á avaria que o meu carro tem.

Acontece que o proprietário do stand diz que não manda reparar o carro, e que caso eu tome a iniciativa de pagar o arranjo retira-me a garantia. Infelizmente já é tarde que vejo que o fulano é um vigarista.

Sou uma pessoa com pouca paciência para vigaristas.

Amanhã vou a policia apresentar o meu caso e ver o que me aconselham.

Caso tenham algum conselho a dar_me agradeço desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Carlos,

O dono do stand refere que caso arranjes o carro noutro stand, perdes a garantia? Se for, não é caso único, porém, não me parece que seja legal.

A avaria é onde? Normalmente a garantia dada pelos stand's apenas asseguram o motor e a caixa de velocidades, se bem que deveria assegurar (todas as peças integrantes). Pesquise o assunto na deco, há uns meses fi-lo e encontrei informação relevante.

Veja também o que o contrato da garantia diz.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A avaria é no rolamento da embraiagem. Disse-me que me retirava a garantia caso eu mandasse reparar o carro. Nem era a outro stand. Eu vou arranjar maneira do stand fechar portas, só desta forma não volta a enganar mais ninguém, mas antes disso não vou abdicar dos meus direitos. Ele está a vender carros a cobrar-se da garantia. Uma ilegalidade que o pode tramar. O tipo quer trabalhar desta forma comigo, faço-lhe o mesmo.

Obrigado pela atenção, e pelas dicas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante pealcasi

comprei um carro, faz Dezembro de 2011 1 ano, o stand passou-me um doc de garantia de 1 ano ou 5000kms, agora que falta 1 mês que falta para final da garantia avariou-se a bomba injectora, só que já fiz 10000kms, ao recorrer a um mecanico aqui da zona, verificou que a mesma já tinha sido mexida.

ainda não falei com ninguém do stand, queria era saber se caso não cheguemos a acordo se o stand pode "figir" á responsabilidade derivado á questão dos kms?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

comprei um carro, faz Dezembro de 2011 1 ano, o stand passou-me um doc de garantia de 1 ano ou 5000kms, ...

ainda não falei com ninguém do stand, queria era saber se caso não cheguemos a acordo se o stand pode "figir" á responsabilidade derivado á questão dos kms?

1 ano ou até 5000km não é a mesma coisa que 1 ano e até 5000km ;)

A garantia legal é de 2 anos. Caso vendedor e comprador estejam de acordo pode ser reduzida até 1 ano (e estavam de acordo porque o papel foi assinado). Mas enquanto não fizer 1 ano o carro está na garantia, e se o stand se tentar furtar às suas responsabilidades usa o livro de reclamações...

Já agora, porque é que as pessoas não se lembram de fazer essas perguntas quando assinam os contratos, só quando descobrem que afinal precisam das coisas é que se arrependem e tentam dar a volta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa noite precisava uma ajudinha

Comprei um carro a um mes e pouco e fiz 2500km e tive um problema levei o a uma oficina recomendada pela garantia e fizeram o orçamento e enviaram a garfleet que e a empreza de garantia mas esta so paga ate a um certo valor e o vendedor diz que nao tem nada a ver com isso. Agora gostaria de saber a vossa opiniao e se existe alguma lei que diga que o vendedor transfere essas responsabilidades para mim ou que ainda lhe pertencem.

Aguardo resposta

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comprei um carro a um mes e pouco e fiz 2500km e tive um problema levei o a uma oficina recomendada pela garantia e fizeram o orçamento e enviaram a garfleet que e a empreza de garantia mas esta so paga ate a um certo valor e o vendedor diz que nao tem nada a ver com isso. Agora gostaria de saber a vossa opiniao e se existe alguma lei que diga que o vendedor transfere essas responsabilidades para mim ou que ainda lhe pertencem.

Nem tudo o que leva o carro à oficina está ao abrigo da garantia... Qual foi o problema com o carro? Porque é que só pagam até um certo valor? Tem a ver com o facto de haver parte da reparação que sai da garantia ou porque foi atingido um valor limite arbitrário?

Assumindo que toda a reparação tem a ver com coisas que deviam estar ao abrigo da garantia, o vendedor tem de assumir os custos, sim... Não há como pedir o livro de reclamações e denunciar a situação...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante David Esteves

Nem tudo o que leva o carro à oficina está ao abrigo da garantia... Qual foi o problema com o carro? Porque é que só pagam até um certo valor? Tem a ver com o facto de haver parte da reparação que sai da garantia ou porque foi atingido um valor limite arbitrário?

Assumindo que toda a reparação tem a ver com coisas que deviam estar ao abrigo da garantia, o vendedor tem de assumir os custos, sim... Não há como pedir o livro de reclamações e denunciar a situação...

O problema foi o seguinte:

Começou me por me aparecer no painel de instrumentos verificar liquido de refrigeraçao por varias vezes desloquei me a um oficina recomendada e fizeram me um teste onde me disseram que era a cabeça do motor rachada perguntaram me se tinha garantia disse que sim eles retiraram a cabeça e mandaram na para fazer teste e respectivo relatorio. despois a oficina fez o orçamento e enviou a garantia ou seja a garfleet esta disse que so assumia ate 1500€ que e o limite de indemnizaçao por reclamaçao. contactei o vendedor e disse que nao tinha nada a ver com isso. agora gostaria de saber se o vendedor e responsavel pelo pagamento de restante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante bruno simoes

ola gostava de uma informacao

eu a 1 mes atras comprei um alfa romeo 147 1.6 ts de 2001 agora apareceu um barulho no catalisador e ja informei o stand so que eles dizem que carro nao tem garantia e so tenho deles o papel passado por eles que serve de certificado provisorio para andar com o carro

a minha pergunta e eles sao obrigados por lei a dar garantia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante SILVINO CONCEICAO

Comprei o meu carro a um vendedor de rua que por sua vez vende carros em nome de uma empresa  e na qual o carro esta como propiedade dessa empresa que por sua vez me vendeu  a mim, no mesmo dia apercebi-me de uma avaria alias  minutos depois quando detetei um barulho liguei a pessoa e disse-me que era a correia do alternador , acreditei e quando cheguei ao algarve fui a um mecanico que me disse que o prooblema era na caixa de velocidades, contactei o vendedor que me disse nao saber nada que tinha comprado o carro dias antes.Mas a minha pregunta é:tenho a declaraçaõ de venda da empresa que me vendeu, mas nao tenho nenhuma garantia passada pela mesma, e gostaria de saber se a empresa é obrigada a responder pela avaria e quanto tempo tenho para reclamar por escrito visto que ja o fiz verbalmente no mesmo dia da aquisição obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Supostamente deveria ter um documento com a garantia, uma vez que de acordo com uma directiva da U.E já transposta para a legislação portuguesa, qualquer bem vendido em segunda-mão goza de uma garantia de dois anos a contar da data de aquisição, que apenas pode ser inferior a este período por acordo entre as partes.

Se quer um conselho, não espere nem mais um minuto, dirija-se ao stand e exponha a questão, faça uma reclamação escrita se necessário, mas apenas no livro de reclamações.

http://www.deco.proteste.pt/compra/que-garantia-tem-os-veiculos-s376761.htm

Em condições normais o stand deve assegurar a reparação da avaria, tendo o não conhecimento da mesma à data de venda do veiculo e desde que a mesma não resulte de utilização indevida do veiculo.

Não tenho a certeza se neste caso se pode dar uma anulação de contrato de venda, no período de 14 dias ( se alguém estiver melhor informado que se pronuncie pf).

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante PauloCN

Bom dia,

Vou adquirir um veiculo usado num stand que inicialmente me dava garantia de 2 anos, mas agora ( visto que o veiculo anida está dentro da garantia de fabrica por + 3 ) diz que não me vai dar a referida garantia .

Acho que não é legal , agradecia a vossa opinião...

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou adquirir um veiculo usado num stand que inicialmente me dava garantia de 2 anos, mas agora ( visto que o veiculo anida está dentro da garantia de fabrica por + 3 ) diz que não me vai dar a referida garantia .

Acho que não é legal , agradecia a vossa opinião...

A obrigação da garantia é do stand perante o comprador. Se, em caso de ser preciso invocar a garantia, o stand depois invoca a garantia de fábrica para não ter de pagar nada isso é entre ele e a fábrica, o comprador não deve ser obrigado a preocupar-se com isso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante armanda santos

Boa tarde, gostaria de ter alguma ajuda, comprei uma moto em segunda mão num stand. A moto na primeira semana deixou de trabalhar e entreguei no msm stand para resolverem o assunto, voltou a avariar pois tinha uma ruptura que deixava cair óleo, foi mais uma vez para o stand onde ficou mais dois meses, no total dos 4 meses em que comprei a moto so tive a moto comigo menos de metade do tempo. e ontem voltou a avariar, desconfio que é o motor partido, coisa que ja tinha acontecido mas que eles disseram ser outra coisa. como posso defender me? posso pedir o meu dinheiro de volta? a moto é insegura e posso vir a ter um acidente bem grave. Se eles mudarem o motor como posso provar que eles o fizeram? e como posso pedir novos prazos de garantia sobre os arranjos feitos na moto e que não me contam? obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

O meu genro colocou uma moto na oficina e colocarm um motor novo,a oficina tinha o direito de dar garantia pelo serviço que fez ou não?

A oficina tem sempre o direito de garantir o serviço até por 100 anos se assim o entender :)

Agora, tem o dever de garantir a reparação por um prazo mínimo e as próprias peças também costumam ter garantias mínimas, sobretudo se forem novas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante julio costa

boas ,adquiri um carro usado ,mas inocentemente assinei um documento em como prescindia da garantia do mesmo,gostaria que me informassem se poderia anular ou contestar o que assinei ,visto agora terem sido detetadas avarias mecanicas no automovel...mto obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boas ,adquiri um carro usado ,mas inocentemente assinei um documento em como prescindia da garantia do mesmo,gostaria que me informassem se poderia anular ou contestar o que assinei ,visto agora terem sido detetadas avarias mecanicas no automovel...

Por acordo entre as partes a garantia de um automóvel usado pode ser reduzida até um ano, mas nunca pode ser completamente dispensada. Essa cláusula é portanto ilegal, logo nula (mas se já passou mais de um ano, não há muito que possas fazer agora).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante Sónia Goncalves

Tražiti um veiculo usado a um mes, pela 3'vez que o levo ao stand com o mesmo problema,a 2'vez deramme um veiculo de cortesia e disseram que nao saoobrigados a cederem me um veiculo enquanto aguardo pelo arranjo do meu,preciso de transporte para o trabalho como devo proceder?tenho direito a um veiculo desubstituicao?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boa tarde,

Não sei se me podem ajudar, mas espero que sim.

Tenho o meu carro faz 1mês e meio, é um usado.

Nunca deu problema nenhum, nada. Sem mais nem menos ontem o carro em condução, após uma travagem mais brusca, acendeu a luz do abs e da bateria, mas que desligou logo de seguida, não dei importancia. Entretanto cheguei ao destino parei o carro.

Quando voltei a usar o carro, minutos depois, ele não voltou a pegar, pensei ser bateria, entretanto, como era uma descida, la consegui por o carro a andar e pegou, fui directa para o mecânico,que estranhou ser a bateria, entretanto ligou-me e disse ser do alternador e não da bateria...

O que está em causa é que contactei o vendedor do carro (stand), uma vez que tenho o carro à 1 mês e meio, que diz nãao ser responsavel, pois quase nao ganhou nada com a venda do carro e que eu na altura não quis a garantia, quando nem falamos disso, o que falamos e foi por alto pois nem ficou escrito foi que a garantia seria de 1 ano, coisa que ele diz k nao. Eu disse-lhe que tinha conhecimento que pelo menos de 1 ano ele é obrigado a dar a garantia...

Ele diz que para não se chatear que pede o orçamento e que paga parte do arranjo.. Mas que materiais de desgaste nao entram na garantia... A mim não me parece k o alternador seja material considerado de desgaste...

O que quero saber:

O Alternador é considerado material de desgaste?

O vendedor deve ou não pagar a totalidade independentemente do que tenha ganho com a venda do carro?

Agradeço ajuda urgente :/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites