Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Carteira de fundos

Visitante Bolsas curta

Recommended Posts

Visitante Salvador_

Salvador depende dos fundos certo? só para teres uma ideia os 1ºs 2 fundos que aparecem na minha lista são fundos sem comissões de subscrição , comissão de resgate e a comissão de gestão baixa, são fundos portugueses logo liquidos de IRS, quando se investe em fundos deve-se ter cuidado na elaboração da carteira e estar "em cima", e é esse o trabalho que deve ser feito seja pelo cliente seja pelo gestor de conta, hoje são estes os fundos amanhã já se pode aconselhar outros, o objectivo é sempre ter o máximo de rentabilidade, e diga-se de passagem esta carteira está a ter, estamos a falar na globalidade em 1,04% em 23 dias...já agora faco um update, passado mais um dia está nos 50.538€  :)

Nao nao depende.

Quaso todos tem comissões altas de gestão face ao que fundos passivos oferecem. A prazo, as performances estão abaixo do que um passivo o poderia fazer, ou seja, são poucos os que batem o mercado no longo prazo, logo para que pagar comissões?

Vê o tópico e está lá tudo escarrapachado

E não nao é preciso estar sempre "em cima" como aliás descrevi nesse mesmo tópico.

4 horas por ano é suficiente talvez até menos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 111
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

49

• Cardoso24

9

• ruicarlov

7

Visitante Salvador_

por alguma razao nao consigo ver a imagem.

mas assumindo que é uma compaaração entre os dois nos últimos x ou y meses essa comparação é descabida. o que interessa é a performance ao longo de 3-4-5 anos.

E isso, 90% dos fundos nao batem o mercado. Econtrar um bom fundo que tenha melhor retorno que o mercado acaba por ser como encontrar uma agulha noo plaheiro e no fundo tao dificil cmo encontrar uma boa acção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

É impossivel para este fundo em concreto fazer uma análise a 3-4-5 anos uma vez que o fundo apenas tem um ano, mas daqui a 3-4-5 anos podemos falar de novo sobre o assunto  ;D

Acaba por estar contra.

As estatisticas estão contra os fundos activos.

Não faço ideia se esse fundo é activo ou passivo mas deve ser activo. E a nao ser que o gestor seja do calibre de um Bill Gross ou Peter Lynch duvido.

No fundo, acertar numa pessoa como esses dois, acaba por ser tão dificil como escolher as boas acções.

Portanto mais vale um fundo passivo que replique os retornos de mercado. Com isso vão bater 95% de qualquer fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda tenho de olhar bem para o que propões  ;)  estamos sempre a aprender e eu gosto de aprender, qualquer das formas eu continuo a gostar de investir e propor os fundos de investimento, para mim ter uma carteira de 50k investido em fundos de investimento e estar com uma rentabilidade actual de 1,55% num mês não me parece mau, mas estou sempre aberto a novas formas de investimento e rentabilidades mais altas  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois claro, tem toda a razão, mas como sabe cada fundo tem o seu benchmark, é só saber jogar a nivel temporal com cada fundo, neste momento ambos sabemos que será arriscado subscrever fundos de acções, então, teremos de focar a nossa estratégia noutros tipos de fundos, por isso é que gosto deste tipo de produto, não dá, resgata-se e coloca-se noutro  :)  esta carteira que falo são 6 fundos e nenhum deles é de acções e mesmo assim está com uma excelente performance no meu entender.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda tenho de olhar bem para o que propões  ;)  estamos sempre a aprender e eu gosto de aprender, qualquer das formas eu continuo a gostar de investir e propor os fundos de investimento, para mim ter uma carteira de 50k investido em fundos de investimento e estar com uma rentabilidade actual de 1,55% num mês não me parece mau, mas estou sempre aberto a novas formas de investimento e rentabilidades mais altas  ;D

Mas o que te interessa não é a rentabilidade anual? Imaginemos que a rentabilidade até ao final do ano é de 2,5% por exemplo? Compensa apesar de ter tido uma valorização de 1,55% num mês?(Não sei se me fiz entender)

Por acaso não gosto muito de fundos de investimento, nem mesmo para diversificar uma carteira.

Salvador partilho da tua opinião em relação aos fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas ainda não posso ver a rentabilidade anual, a carteira só tem um mês  ;)  daqui a 11 meses digo a rentabilidade  :)

Sim eu sei que ainda não podes ver. Mas qual é a rentabilidade esperada (ou melhor a que esperas :P ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São 6 fundos, 3 deles "calminhos" que estão alocados em  Obrigações, Papel Comercial, Liquidez, os outros 3 poderá se dizer que serão um pouco mais agressivos, e são nestes três que surge um pouco mais a dúvida, mas olhando para a média de 5 anos dos mesmos, estou espectável numa mais valia a rondar os 10% liquidos na totalidade da carteira... mas vamos ver, isto se entretanto por alguma razão a conjuntura mudar e ter que alterar o portfólio, mas 10% seriam 5k num ano, parece-me bom, mas no fundo no fundo até tenho alguma espectativa de mais...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Pois claro, tem toda a razão, mas como sabe cada fundo tem o seu benchmark, é só saber jogar a nivel temporal com cada fundo, neste momento ambos sabemos que será arriscado subscrever fundos de acções, então, teremos de focar a nossa estratégia noutros tipos de fundos, por isso é que gosto deste tipo de produto, não dá, resgata-se e coloca-se noutro  :)  esta carteira que falo são 6 fundos e nenhum deles é de acções e mesmo assim está com uma excelente performance no meu entender.

ai ja estas a entrar no campo do "timing" e digamos que o timing... é algo também de si mt dificil.

Eh mt dificil bater o mercado, eu diria que 99% das pessoas ao tenta-lo, como alias tu tas a querer fazer, vai falha-lo redondamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

São 6 fundos, 3 deles "calminhos" que estão alocados em  Obrigações, Papel Comercial, Liquidez, os outros 3 poderá se dizer que serão um pouco mais agressivos, e são nestes três que surge um pouco mais a dúvida, mas olhando para a média de 5 anos dos mesmos, estou espectável numa mais valia a rondar os 10% liquidos na totalidade da carteira... mas vamos ver, isto se entretanto por alguma razão a conjuntura mudar e ter que alterar o portfólio, mas 10% seriam 5k num ano, parece-me bom, mas no fundo no fundo até tenho alguma espectativa de mais...

olhar para fundos com base nas performances passadas é um erro tremendo ... na vedade de certa forma até deve ser o contrário. dar primazia aos sectores debilitados.

para isso é que serve o rebalanceamento

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 2 weeks later...

Após mais cerca de 15 dias esta carteira encontra-se praticamente estagnada, muito devido á subida nas treasuries e consequente subida dos mercados bolsistas, uma vez que esta carteira está exposta marioritariamente (70%) ás obrigações.

Vou esperar mais dias para ver como irá ser a tendência futura dos mercados, senão terei de trocar 2 dos fundos por outros mais expostos ao mercado bolsista para compensar.

A estratégia inicial seria com 50k constituir uma carteira de 6 fundos de baixissimo risco e alto retorno, numa estratégia defensiva á volatibilidade dos mercados accionistas e dando primazia ao mercado obrigacionista e liquidez, neste momento com uma mais-valia actual a rondar os 900€ após cerca de 60 dias do inicio não me parece de todo mau.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

andar a trocar constantemente dá azo a maus resultados:

The single best-performing mutual fund for the entire decade was up 18 percent a year, on average, during a period when the market was flat, yet the average investor in that fund lost 8 percent. That is because every time the fund did well, people piled in, and every time it underperformed, people redeemed.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou esperar Salvador... a ideia inicial não seria diversificar a nivel de activos, tanto que acabei por colocar fundos ao fim ao cabo "parecidos", se fosse para diversificar o risco teria feito de outra forma como falei, mas vou vendo o que fazer, 2 não lhes toco porque são certinhos, o 1º da lista está com 5% e não se prevê descer, o 2º é certinho a 100% e sobe todos dias plo menos 0.01% liquidos, os outros 4 é que vão todos no mesmo sentido...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites