Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cálculo da média da Euribor

Pedro Martins

Recommended Posts

• Respostas 124
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

27

• Nuno

16

• hsfarao

10

• pauloaguia

9

Top Posters In This Topic

A meu ver depende do BCE, fala-se que descidas só em Março, mas não acredito muito, penso que pelo menos 0,25 o BCE poderá descer agora em Fevereiro, até porque a tx de inflação está nos 1,10%, mas arrisco também esses valores Nuno, 1,80/1,90 dependendo da politica levada a cabo pelo BCE para este mês, dia 28 cá estaremos hehe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O presidente do Banco Central Europeu reconheceu hoje que as taxas de juro poderão voltar a baixar, mas reforçou que, de momento, está fora de questão colocar os juros no nível de 0%, que já está vigente nos EUA.

O responsável voltou a afirmar que o BCE não se “pré-compromete” com nenhuma decisão, que todas as opções estão em aberto, mas “no momento em que falamos, não consideramos apropriado colocar os juros em 0%”.

No entanto, não deixou de voltar a afirmar, tal como na última reunião, que “2% não é o nível mais baixo” a que os juros poderão ficar na Zona Euro.

Quando questionado sobre a altura em que procederão a uma nova redução dos juros, Jean Claude Trichet recusou revelar se tal acontecerá já em Março.

Fonte: www.jornaldenegocios.pt de 05 de Fevereiro de 2009

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas alguém acredira neste senhor?

A zona euro é sempre a última a mexer nas taxas. O Trichet anda sempre a mandar bitaites que mais tarde se confirmam ser um autêntico barrete. Quando todos mexiam, andava a dizer que não podia ser e agora que percebeu que era um contrasenso calava-se.

Agora já vem dizer que não se pode mexer outra vez...

Enfim!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Parece que não temos falhado muito  ;D qualquer dia um de nós vai para presidente do BCE ou coisa parecida  :P a média da taxa euribor a 3M será este mês de Fevereiro na ordem dos 1.94%...

E agora média para Março? em Janeiro noutro tópico (se a memória não me falha) falei em 1.50%, agora continuo na mesma linha, média de 1.50 para a Tx 3M :)

"Bem se eu aposto numa média Tx 3M entre 2.50 e 2.60 em Janeiro....em Março com uma taxa REFI do BCE nos 1.50/1.25 e pelos contratos de futuros eu aposto para Março uma média Tx 3M nos....1.50!!! ;D quem ganhar paga o almoço...é melhor não, voçês são muitos  ;)" 14 de Janeiro.....fui confirmar  ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que não temos falhado muito  ;D qualquer dia um de nós vai para presidente do BCE ou coisa parecida  :P a média da taxa euribor a 3M será este mês de Fevereiro na ordem dos 1.94%...

E agora média para Março? em Janeiro noutro tópico (se a memória não me falha) falei em 1.50%, agora continuo na mesma linha, média de 1.50 para a Tx 3M :)

"Bem se eu aposto numa média Tx 3M entre 2.50 e 2.60 em Janeiro....em Março com uma taxa REFI do BCE nos 1.50/1.25 e pelos contratos de futuros eu aposto para Março uma média Tx 3M nos....1.50!!! ;D quem ganhar paga o almoço...é melhor não, voçês são muitos  ;)" 14 de Janeiro.....fui confirmar  ;D ;D

Não me acredito numa média da Euribor a 3M em Março de 1,5. Para isso acontecer a Euribor teria de baixar muito durante o mês de Março. Mesmo que o BCE desça a taxa directora para os 1,5, apostaria numa Euribor média na ordem dos 1,7 para o mês de Março.

A ver vamos, como se costuma dizer, o futuro a Deus pertence :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

;D Se ele não baixar os bancos também não baixam, senão teremos de pedir ao Sócrates para baixar  :D :D

Isso não é bem assim :)

Aliás, baixa ver que a quase totalidade das taxas já estão abaixo da taxa directora.

Se os mercados financeiros funcionarem, a Euribor pode continuar a baixar mesmo com o burro francês a não mexer na taxa directora.

Serei apenas eu a achar que aquele trichet já passou há muito o seu prazo de validade? Eu acho que ele percebe tanto de economia como eu de costura :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pedro76 a questão para mim prende-se apenas no facto de se a taxa directora não baixar, vamos assistir a reduções das taxas diárias na ordem dos 0.01, (houve um dia em que a taxa a 1 ano chegou mesmo a subir) enquanto que se o BCE baixar a taxa de referência essa descida será muito mais acentuada, basta olhar para a média de reduções diárias desde Outubro, andam á volta dos 0.03/0.04, e neste mês de Fevereiro comecamos com uma taxa a 3M em 2.077 e acabamos em 1.825, uma média diária de 0.01, porque não houve redução na taxa de referência.

Quanto ao Sr Trichet, para mim não tem visão, ou não quer ter, foi um erro enorme ter subido a taxa de referência em Julho quando se via que a América já dava sinais de recessão e baixavam as taxas, parece que não querem mas a taxa do BCE tem de estar, pelo menos, nos 1%, está só a adiar o enevitável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se os mercados financeiros funcionarem, a Euribor pode continuar a baixar mesmo com o burro suiço a não mexer na taxa directora.

Se te estás a referir ao Jean Claude Trichet, convém não lhe trocar a nacionalidade porque o homem não é suiço: é francês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se te estás a referir ao Jean Claude Trichet, convém não lhe trocar a nacionalidade porque o homem não é suiço: é francês.

Por acaso, não sei bem porquê, tinha a ideia que o gajo era suiço.

Obrigado pela correcção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

;D Se ele não baixar os bancos também não baixam...

Continuo a nao concordar: a taxa de referencia nao baixou no inicio de fevereiro ao contrario do que muita gente supunha... mas a Euribor ainda nao parou de descer... Alias, esta abaixo da taxa de referencia em quase todos os prazos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Paulo eu sei disso, mas a minha resposta a isso está na minha ultima intervenção :) nos meses em que a taxa de referência baixou, as euribor baixaram com muito mais intensidade, ao contrario do mês de Fevereiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Paulo eu sei disso, mas a minha resposta a isso está na minha ultima intervenção :) nos meses em que a taxa de referência baixou, as euribor baixaram com muito mais intensidade, ao contrario do mês de Fevereiro.

Sim, porque havia uma diferença grande entre as euribor e a taxa de referência.

Mas desde dia 15 de Janeiro, último dia de descida da taxa directora pelo BCE, a euribor a 3M já desceu 0,7.

Mesmo contando apenas a partir de dia 15 de Fevereiro (1 mês após a última descida do BCE) a euribor a 3M desceu 0.132.

Claro que agora a tendência é estabilizar, mas é preciso ver que esta euribor já está quase 0.2 abaixo da taxa de referência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:D

A minha aposta para Março é de 1.5-1.6%.. caso a taxa de referência não seja alterada e 1.4% caso taxa de referencia seja alterada para 1.5% na reunião de amanhã...

Vamos lá ver se os meus prognosticos batem certo.. eheh

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:D

A minha aposta para Março é de 1.5-1.6%.. caso a taxa de referência não seja alterada e 1.4% caso taxa de referencia seja alterada para 1.5% na reunião de amanhã...

Vamos lá ver se os meus prognosticos batem certo.. eheh

Mas estás a falar em média ou no valor a que a euribor possa chegar?

É que chegue a perto de 1.4 até acredito, agora a média chegar a esse valor? No way :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A média actual com o valor de hoje situa-se nos 1.762%, com um descréscimo diário médio de 0.015% até ao final do mês teremos uma média de Março de 1.626%, como acredito que desça um pouco mais do que os 0.015% talvez se situe muito próximo dos 1.6% mas já na casa dos 1.5% ..

Veremos :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites