Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cálculo da média da Euribor

Pedro Martins

Recommended Posts

Se é revista em Janeiro é aplicada a média de Dezembro...

3,27%

Mas no caso de um crédito novo...

Pelo menos dois bancos disseram-me que era utilizada a taxa do 1 ou 2 dias antes da escritura.

Mas como eles muitas vezes dão informações erradas...  >:(

Alguém sabe exactamente como é calculado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 124
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

27

• Nuno

16

• hsfarao

10

• pauloaguia

9

Top Posters In This Topic

Olá... o meu credito vai ser revisto agora em Janeiro. a minha taxa euribor é a 3 meses. Mas há uma coisa que me tá fazendo confusao. O banco é o BCP e consulto o meu credito à habitaçao pela net e o juro é de 5,338%... Ora se a euribor está a 3,2% e o spread que tenho é de 1,1% (altissimo mas eles nao alteram) como é k de juros pago 5,338%???? Alguem me explica? Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Errado...  Não é TAEG.

Essa taxa é referente a Novembro da Euribor a 3 meses 4,238 mais Spreed de 1,1% = 5.338%

Tabela de média mensal

Das duas três.... Ou a taxa já foi revista em Dezembro ou eles têm algum mecanismo de que mostra a média do mês anterior.

Volto a repetir a minha pergunta.

Alguém sabe como é calculado a taxa de juros no inicio do empréstimo?

Média do mês anterior ou  dois dias antes de escritura ?

É que não tem lógica pagar uma taxa de juros referente a um período que não está dentro do prazo de empréstimo. (o mês anterior)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Se é revista em Janeiro é aplicada a média de Dezembro...

3,27%"

Não era bem isso o que queria dizer  :P o que eu queria dizer é que vai ser com a média da taxa em Janeiro que vai ser revista a minha taxa, logo em Fevereiro  :)

Vampire eu fiz escritura em 27 de Julho de 2007, e a 1ª prestação foi calculada com a média da taxa a 3M desse mês de Julho, não sei se foi correcto se não, só sei que no meu caso foi assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amanhã tenho de ir ao meu Banco, pois se verificada que está a média da euribor de Dezembro em 3,359%, e eu tenho um spread de 0,5, como será possivel em Janeiro ir pagar valor referente a uma taxa de 4,758?

Al´guém me sabe responder?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amanhã tenho de ir ao meu Banco, pois se verificada que está a média da euribor de Dezembro em 3,359%, e eu tenho um spread de 0,5, como será possivel em Janeiro ir pagar valor referente a uma taxa de 4,758?

Já agora, como tens conhecimento que a taxa que vais pagar é de 4,758? Perguntas no Banco

Thanks!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A média Euribor é aquela que se regista em Dezembro, mas a nova prestação é a de Janeiro. Logo, só vai pagar a de Janeiro em Fevereiro. Quando começou a pagar o crédito não foi em Janeiro, mas em Fevereiro. Só pagamos a mensalidade no final dela. Fiz-me entender?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Basicamente é assim, efectuei a escritura em DEZ de 2007.

No  pagina da internet do Banco em causa, no acesso pessoal, ao consultar os dados do crédito pude constatar que em Janeiro a prestação da casa já vem com o valor mais baixo, devido a Taxa de 4,758%.

Deve existir algum erro, ou meu ou do Banco, pois tendo feito a escritura em Dez, com a taxa a 3meses quando seria revista a taxa?

Em Março?

Pelo que pude perceber o Banco reviu a mesma em Dezembro, com média de Novembro, pagando eu apenas a 25 de Janeiro, não devia ter sido logo em 25 de Dezembro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

(...) pois tendo feito a escritura em Dez (...)?

Pelo que pude perceber o Banco reviu a mesma em Dezembro, com média de Novembro, pagando eu apenas a 25 de Janeiro, não devia ter sido logo em 25 de Dezembro?

Ao teres feito a escritura em Dezembro o banco utilizou e bem a Euribor de Novembro.

O teu SPREAD é de 0,50% ou 0,52%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, utilizou a de Novembro, sendo um credito a 3 meses, a proxima revisão seria a Março, com a média de Fevereiro correcto?

O spread é 0,5, eu devo me ter engando a colocar o mesmo, é a 365 dias.

Agora a questão é esta, sendo que me retiram a prestação a 25, fazendo a revisão com base em Novembro, não deveria no mes de Dezembro ter pago logo menos, ou somente entra de facto em vigor a Janeiro?

Assim a proxima será em Março, com a media de Fevereiro, reportando o pagamento a Abril?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, utilizou a de Novembro, sendo um credito a 3 meses, a proxima revisão seria a Março, com a média de Fevereiro correcto?

Correcto.

O spread é 0,5, eu devo me ter engando a colocar o mesmo, é a 365 dias.

É mais certo que o teu SPREAD seja de 0,52% do que a média ser a de Novembro a 365 dias, até porque o banco já não pode utilizar a Euribor a 365 dias, mas mesmo que a utilizasse não dava os valores que referes.

Agora a questão é esta, sendo que me retiram a prestação a 25, fazendo a revisão com base em Novembro, não deveria no mes de Dezembro ter pago logo menos, ou somente entra de facto em vigor a Janeiro?

De facto só entra em vigor em Janeiro. Vê pelo outro lado, se tb utilizam esse critério quando está a subir, porque não o devem utilizar quando a Euribor está a descer? Paree-me justo, embora todos nós tenhamos mais pressa nas revisões quando é a nosso favor...

Assim a proxima será em Março, com a media de Fevereiro, reportando o pagamento a Abril?

Correcto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje apetece-me fazer futurologia  :D , vou arriscar na média da taxa euribor a 3M no mês de Janeiro....2,60%  ;)

É exactamente essa a taxa que tenho usado para fazer "simulações" de como irá ficar a prestação em Março :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sou dos tais que levou com uma subida do juro em Dezembro, pois a média da taxa em Outubro ainda era alta.

Agora tenho de gramar a bucha até Junho e esperar que a média em Abril seja à maneira.

Tenho consciência que o mais provavel é ter uma descida vertiginosa nessa altura, no entanto estes serão 6 meses difíceis.

Que aconselham?

- esperar até Junho e apertar o cinto até não poder mais;

- tentar uma mudança de banco, procurando condições vantajosas, desde já;

- outras possibilidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Melhores condições deves procurar sempre! :)

A transferência acho que só se justifica se o banco pagar todas as despesas.

Já perguntaste ao teu banco se dá para fazer alguma coisa? Uma revisão do spread para um valor mais baixo, por exemplo... não sei as condições que tens mas podes ainda ter alguma margem de manobra para negociar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...