Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações vs depósitos a prazo

xpt€

Recommended Posts

1 - Sobre os juros penso que eles cobram 2% (mín de 2,5€).

2 - Sim, o IRS (não IVA) fica retido na fonte (25%)

3 - Matéria pouco clara, que é muito discutida. Algumas pessoas dizem que é necessário declarar as mais-valias (esses ganhos) no IRS anual, enquanto outras dizem que não. Uma pessoa pode arriscar e não declarar ou jogar pelo seguro e ser tributado 25% sobre essas mais valias no IRS

Ou seja, com um jeitinho, os DPs dão-nos praticamente os mesmos juros (com as melhores taxas de momento) e com mais segurança. É que, pelo que tenho lido, a ideia com que fico acerca das obrigações, e relativamente às %s da TANB que estas apresentam, estas deveriam ser transformadas numa taxa líquida, já com tudo aquilo que nos subtraem (mais as variáveis imponderáveis do risco subjacente...) para que pudéssemos, se tudo corresse bem, saber do lucro efetivo do nosso investimento, que me parece bastante aquém do esperado...

Muito reticente... estarei a ver bem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 94
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• xpt€

29

• PNogueira

11

• ruicarlov

11

• Cardoso24

10

Ou seja, com um jeitinho, os DPs dão-nos praticamente os mesmos juros (com as melhores taxas de momento) e com mais segurança. É que, pelo que tenho lido, a ideia com que fico acerca das obrigações, e relativamente às %s da TANB que estas apresentam, estas deveriam ser transformadas numa taxa líquida, já com tudo aquilo que nos subtraem (mais as variáveis imponderáveis do risco subjacente...) para que pudéssemos, se tudo corresse bem, saber do lucro efetivo do nosso investimento, que me parece bastante aquém do esperado...

Muito reticente... estarei a ver bem?

Não concordo em parte, se quiseres investir em obrigações de classe (AAA, A+, ..) tens rentabilidades mais baixas do que os DPs. Mas quiseres investir em obrigações de Classe BB, B-, terás rentabilidades muito acima, na orde dos 7 a 15 % líquidos (já com todos os impostos - irs, ).

A diferença do do DP para as obrigações é apenas a liquidez. os DP .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não concordo em parte, se quiseres investir em obrigações de classe (AAA, A+, ..) tens rentabilidades mais baixas do que os DPs. Mas quiseres investir em obrigações de Classe BB, B-, terás rentabilidades muito acima, na orde dos 7 a 15 % líquidos (já com todos os impostos - irs, ).

A diferença do do DP para as obrigações é apenas a liquidez.

E o risco. Se têm notação BB ou B-, supostamente são mais arriscadas...

Mas também todos sabemos que nas vésperas da falência o Leman Brothers tinha notação máxima e até o BPI se lixou porque investiu fortemente em obrigações gregas porque não estavam classificadas como de alto risco...

Pelo menos nos DPs, sempre há o FGD para cobrir (parte d)as perdas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E o risco. Se têm notação BB ou B-, supostamente são mais arriscadas...

Mas também todos sabemos que nas vésperas da falência o Leman Brothers tinha notação máxima e até o BPI se lixou porque investiu fortemente em obrigações gregas porque não estavam classificadas como de alto risco...

Pelo menos nos DPs, sempre há o FGD para cobrir (parte d)as perdas...

Concordo contigo, mas o FGD não tem dinheiro para todos. eles dizem que sim, mas todos sabemos que chega para metade. contudo duvido que algum banco português não pague as obrigações. Temos exemplos da Grécia, Espanha e mesmo o nosso BPN, os Estados destes países não permitem isso, seria o colapso de toda a europa.

Mas tens muita razão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito mais depressa um banco português não paga as obrigações do que o FGD não consegue cobrir os depósitos.

A Grécia fez haircuts nas obrigações. Com precedentes destes não considero que nenhum estado dos PIIGS esteja a salvo disso.

Empresas e bancos idem. Se vão há falência, obrigações vão ao ar.

Quanto ao FGD, já mencionei em vários sítios, mas ele está autorizado a alavancar-se para restituir os depósitos aos particulares. Embora não seja uma defesa absoluta, é mais seguro do que qualquer obrigações empresa em solo português. Os fundos de garantia estão regulamentados e uniformizados pela União europeia.

Uma demonstração que esses fundos não conseguem cumprir a sua finalidade é que seria mesmo desastroso para a Europa, pois punha em causa toda a banca em si.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu até considero que o fundo de garantia tem uma utilidade muito limitada na medida em que se houver falência pontual dum banquito tudo é possivel regularizar mas se falir milenio , bes ou até bpi não vai haver fundo de garantia nem dinheiro que nos valha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Best a custódia são 6€ por trimestre, se não estou em erro. Logo são 24€ por ano de detenção das obrigações. Mas as restantes comissões tb são mais caras.

3 - Matéria pouco clara, que é muito discutida. Algumas pessoas dizem que é necessário declarar as mais-valias (esses ganhos) no IRS anual, enquanto outras dizem que não. Uma pessoa pode arriscar e não declarar ou jogar pelo seguro e ser tributado 25% sobre essas mais valias no IRS

Mas só terei de declarar se o ganho for superior a 500€, não é assim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu até considero que o fundo de garantia tem uma utilidade muito limitada na medida em que se houver falência pontual dum banquito tudo é possivel regularizar mas se falir milenio , bes ou até bpi não vai haver fundo de garantia nem dinheiro que nos valha.

Se falir um banco desses penso que mesmo assim deve conseguir. Não com os fundos próprios mas alavancando-se junto de outras entidades.

Mas nunca esqueçamos que com um banco desses mais provável é o estado nacionalizá-lo, do que o FGD ter de entrar em acção.

Para os bancos pequenos, que não são salvos pelo estado, está o FGD pronto e capaz para actuar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal,

Alguém tem conhecimento de algumas alteraçoes nas taxas de dp´s no dia de hoje? ou de algum produto novo que possa vir a ser interessante?

Já dei uma vista de olhos pelos sites de alguns bancos e ao que me parece nada de novo...

Cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante KumbuDevTeam

Eu estou a apostar em obrigações por uma questão de diversificação e de não ter o dinheiro todo no mesmo banco.

Torna-se mais simples do que andar a ter contas em 3/4 bancos (e as taxas das obrigações são atractivas).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Best a custódia são 6€ por trimestre, se não estou em erro. Logo são 24€ por ano de detenção das obrigações. Mas as restantes comissões tb são mais caras.

Mas esta mais valia só tem de ser declarada caso vendas antes do prazo ou não é assim?

Pergunto isto no caso de comprar obrigações em mercado secundário abaixo do par e ficar com o título até à maturidade. Neste caso também teria que pagar mais valias?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas...alguém sabe se o Big cobra comissão de reembolso das obrigações, e se sim qual o valor da comissão. É que tal como a comissão sobre os juros também não vem nenhuma indicação sobre esta.

Sim

Comissão Reembolso de obrigações : 0.20% (min 2.50 €) + IVA 23%

Pagamento do Cupão : 2% (min. 2.50 €) + IVA 23%

Pagina 61 do preçario completo do Bigonline

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado...apenas tinha visto aquele preçário mais simplificado que está no site.

Já agora aproveito para perguntar uma coisa que me está a causar algumas dúvidas.

Penso que já li aqui algumas vezes e até noutros sites que a YTM que aparece por exemplo no site do BIG para as várias obrigações que eles vendem, pressupõe sempre o reinvestimento dos juros obtidos no pagamento de cada cupão ao mesmo preço a que comprámos a obrigação no início.

Contudo, hoje estava a ler a wikipedia e a definição que lá aparece é um pouco contraditória:

Contrary to popular belief, including concepts often cited in advanced financial literature, Yield to maturity does NOT depend upon a reinvestment of dividends. Yield to maturity, rather, is simply the discount rate at which the sum of all future cash flows from the bond (coupons and principal) are equal to the price of the bond.

A minha dúvida é: a YTM que aparece por exemplo no BIG tem por base a 1ª ou 2ª definição ? E qual é afinal a definição correcta?

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado...apenas tinha visto aquele preçário mais simplificado que está no site.

Já agora aproveito para perguntar uma coisa que me está a causar algumas dúvidas.

Penso que já li aqui algumas vezes e até noutros sites que a YTM que aparece por exemplo no site do BIG para as várias obrigações que eles vendem, pressupõe sempre o reinvestimento dos juros obtidos no pagamento de cada cupão ao mesmo preço a que comprámos a obrigação no início.

Contudo, hoje estava a ler a wikipedia e a definição que lá aparece é um pouco contraditória:

Contrary to popular belief, including concepts often cited in advanced financial literature, Yield to maturity does NOT depend upon a reinvestment of dividends. Yield to maturity, rather, is simply the discount rate at which the sum of all future cash flows from the bond (coupons and principal) are equal to the price of the bond.

A minha dúvida é: a YTM que aparece por exemplo no BIG tem por base a 1ª ou 2ª definição ? E qual é afinal a definição correcta?

Cumps.

Alguém me pode esclarecer por favor?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites