Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações vs depósitos a prazo

xpt€

Recommended Posts

• Respostas 94
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• xpt€

29

• PNogueira

11

• ruicarlov

11

• Cardoso24

10

bom dia, gostava de obter a opinião de pessoas mais entendidas do que eu para o seguinte produto:

Depósito Indexado “Empresas Globais” (Depósito) do banco BIG

prospecto disponivel em http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/ProdutosBancarios/ContasdeDeposito/Prospectosinformativos/Documents/BIG%20Dep%C3%B3sito%20Indexado%20Empresas%20Globais.pdf

parece uma boa solução para investir ou existem produtos do genero mais atractivos? quais por exemplo?

obrigado

[table] [tr][td]  Depósito com um prazo de 2 anos, que poderá ser sujeito a reembolso antecipado automático, e cuja remuneração está associada à evolução das cotações de um Cabaz de 3 acções: Portugal Telecom, Portucel e Galp ("Acções do Cabaz"). [/td] [/tr] [/table]

Nem te metas nisso. Já viste a quantidade de "ses" do prospecto informativo? Esquece lá isso. Só por milagre ganharias uns tostões.

Agora se és aventureiro, destemido, com pouco amor ao dinheiro e com um coração forte, força!

Produtos complexos indexados a cabazes de acções, jamais Samolé!

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mau não é. Mas arranja-se melhor.

E é muito importante lembrar que nesses bancos costuma haver despesas de manutenção se não tiver lá pelo menos x mil€. Aproveitar o 4,375% 1 ano para depois ter de fechar a conta (já que o resto das taxas não presta) parece-me não valer a pena. Nesse caso mais vale o Barclays.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fala com eles pode ser que ainda consigas. Eu por exemplo no Banco Invest ainda consegui o DP de 5,75%, e só tinha disponivél o dinheiro um dia depois desta taxa acabar, expliquei a situação e eles ainda me fizeram os 5,75%. Portanto é uma questão de falares com eles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

[table] [tr][td]  Depósito com um prazo de 2 anos, que poderá ser sujeito a reembolso antecipado automático, e cuja remuneração está associada à evolução das cotações de um Cabaz de 3 acções: Portugal Telecom, Portucel e Galp ("Acções do Cabaz"). [/td] [/tr] [/table]

Nem te metas nisso. Já viste a quantidade de "ses" do prospecto informativo? Esquece lá isso. Só por milagre ganharias uns tostões.

Agora se és aventureiro, destemido, com pouco amor ao dinheiro e com um coração forte, força!

Produtos complexos indexados a cabazes de acções, jamais Samolé!

Cumprimentos,

CL

Os "ses" até nem são muitos, pois acabam por se resumir num único, que é SE haverá alguma avaliação em que todas acções do cabaz vão estar cotadas acima do preço de partida. Como o banco garante o capital investido, o único problema neste tipo de estruturado é aquele SE não se concretizar e, no final do prazo, receber ZERO de rendimento.

Acresce ainda que o capital devolvido estará parcialmente "comido" pela inflação; ou seja, o investidor acaba por perder dinheiro (rentabilidade negativa).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fala com eles pode ser que ainda consigas. Eu por exemplo no Banco Invest ainda consegui o DP de 5,75%, e só tinha disponivél o dinheiro um dia depois desta taxa acabar, expliquei a situação e eles ainda me fizeram os 5,75%. Portanto é uma questão de falares com eles.

Sem querer agoirar, convém não esquecer que o prazo de subscrição poderá terminar antes de 30 de junho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

cardoso24

tanb 4,375 tanb não é mau de todo,nesta altura...

Tendo em conta as muitas opções existentes no mercado até acho má essa TANB. Prefiro olhar para a TANL já que é isso que iremos receber no final ;) .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boas pessoal,

já falei com o barclays e não é possivel prolongar o prazo,no entanto até pode terminar antes...

pode ser que no inicio de junho apareça alguma coisa interessante

o BES ofereceu-me umas obrigações BES a 6 meses 5% tanb e 5,25% tanb 12 meses que vos parece?o prazo é curto,o banco sólido,logo sendo obrigações parecem-me  quase como um dp

que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boas pessoal,

já falei com o barclays e não é possivel prolongar o prazo,no entanto até pode terminar antes...

pode ser que no inicio de junho apareça alguma coisa interessante

o BES ofereceu-me umas obrigações BES a 6 meses 5% tanb e 5,25% tanb 12 meses que vos parece?o prazo é curto,o banco sólido,logo sendo obrigações parecem-me  quase como um dp

que acham?

Essas obrigações que te ofereceram não são atractivas para isso compras obrigações do mesmo banco no mercado secundário e ganhas muito mais, ou então outras obrigações.

E respondendo à tua pergunta eu no teu lugar optava por aplicar o dinheiro em obrigações pois na minha opinião o maior risco é compensado pelo quase dobro da rentabilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@dino

essa obrigações de segunda fase são para quando?a que taxas? não estou muito dentro do assunto, no entanto estou inclinado para aplicar em obrigações pelas taxas serem melhores

Para quando - Depende de quando é que os bancos as irão colocar.

A que taxas - Depende da procura vs Oferta, mas todas elas depois de serem lançadas têm vindo a descer o seu valor, logo rendem mais quando compradas no mercado secundário ainda por cima podes comprá-las em bancos que cobram menos custos de custódia, tens aqui muitos tópicos onde se fala no tema, mas deixo-te aqui o link do BIG onde tem a lista das obrigações que têm disponíveis:

https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/Obrigacoes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho um dia de me dedicar a umas leituras aprofundadas sobre a temática das Obrigações.

DPs são mais simples, mais seguros, sem a complicação de termos/palavras e acentuadas curvas de aprendizagem que este campo parece merecer...

mas as rentabilidades dos DPs já eram com excepção do PrivatBank, Invest...e mesmo assim... o estado e a inflação abocanham uma boa parte do pouco que conseguimos em juros!!!

Como sou sócia da Deco, descobri esta sociedade gestora que ninguém por aqui falou:

http://www.optimize.pt/

para os sócios da Deco:

http://www.optimize.pt/Protocolo-Proteste-Investe.html

O que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho um dia de me dedicar a umas leituras aprofundadas sobre a temática das Obrigações.

DPs são mais simples, mais seguros, sem a complicação de termos/palavras e acentuadas curvas de aprendizagem que este campo parece merecer...

mas as rentabilidades dos DPs já eram com excepção do PrivatBank, Invest...e mesmo assim... o estado e a inflação abocanham uma boa parte do pouco que conseguimos em juros!!!

Como sou sócia da Deco, descobri esta sociedade gestora que ninguém por aqui falou:

http://www.optimize.pt/

para os sócios da Deco:

http://www.optimize.pt/Protocolo-Proteste-Investe.html

O que acham?

Ora aí está algo que também tenho de fazer. :P

Acrescento é que nas obrigações dependendo dos bancos. O valor mínimo a investir varia entre 3.000€ - 5.000€ e depois existem as comissões de compra, comissão sobre os juros, custódia (valor trimestral ou isento) e comissão de resgate. Portanto, os pequenos capitais ficam algo deteriorados com todas estas comissões.

PS-Acho que não me esqueci de nenhuma comissão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boas pessoal

quando falam em custódia estamos a falar de que valor mais ou menos?por exemplo esta do BES que referi sabem mais ou menos que percentagem "nos comem"?por exemplo nos 5% tanb que referi,no caso de aplicar 10k que valor liquido irei receber mais ou menos no final dos 6 meses?

só para eu ter uma ideia em relação a diferença para os dp

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bom, aproveitando a onda, gostaria que me tirassem 3 duvidas relativas ás obrigações se for possível.

1- No preçário do BIG não vi quanto é que eles cobram de taxa sobre os juros das obrigações, alguém sabe quanto é?

2- Nos juros das obrigações já é retirado automaticamente o imposto do IVA como nos dp? se sim, quanto é, 25% como nos dp?

3- É aplicada alguma taxa ao valor que ganhamos por comprar as obrigações abaixo dos 100?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boas pessoal

quando falam em custódia estamos a falar de que valor mais ou menos?por exemplo esta do BES que referi sabem mais ou menos que percentagem "nos comem"?por exemplo nos 5% tanb que referi,no caso de aplicar 10k que valor liquido irei receber mais ou menos no final dos 6 meses?

só para eu ter uma ideia em relação a diferença para os dp

obrigado

No Best a custódia são 6€ por trimestre, se não estou em erro. Logo são 24€ por ano de detenção das obrigações. Mas as restantes comissões tb são mais caras.

bom, aproveitando a onda, gostaria que me tirassem 3 duvidas relativas ás obrigações se for possível.

1- No preçário do BIG não vi quanto é que eles cobram de taxa sobre os juros das obrigações, alguém sabe quanto é?

2- Nos juros das obrigações já é retirado automaticamente o imposto do IVA como nos dp? se sim, quanto é, 25% como nos dp?

3- É aplicada alguma taxa ao valor que ganhamos por comprar as obrigações abaixo dos 100?

1 - Sobre os juros penso que eles cobram 2% (mín de 2,5€).

2 - Sim, o IRS (não IVA) fica retido na fonte (25%)

3 - Matéria pouco clara, que é muito discutida. Algumas pessoas dizem que é necessário declarar as mais-valias (esses ganhos) no IRS anual, enquanto outras dizem que não. Uma pessoa pode arriscar e não declarar ou jogar pelo seguro e ser tributado 25% sobre essas mais valias no IRS

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites