Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações vs depósitos a prazo

xpt€

Recommended Posts

Boa tarde colegas

A todos os que já têm lido as minhas dúvidas o meu muito obrigado pela atenção e conselhos. No dia 01 de julho terei o meu capital disponível para aplicar(cerca de 23k) e ainda k falte muito tempo e k tudo possa mudar precisava da vossa ajuda.

Se fosse hoje,talvez iria optar por abrir conta no barclays e fazer o DP 5% 1 ano, no entanto ele termina a 30 de junho... logo já fui...

Crio então este tópico de forma a que me possam elucidar sobre o que fazer!!!

Obrigações ou depósitos a prazo?

Procuro rentabilizar ao máximo as minhas poupanças, mas não as quero por "em risco"!

Não faço conta de ter de as gastar a curto/médio prazo, mas pode aparecer um imprevisto...

Divido o investimento?ou aplico tudo num só?

Gostaria que partilhassem experiências(boas e más) e me aconselhassem sobre em que investir e sobretudo onde!

Muito obrigado a todos,

Votos de bons investimentos!

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 94
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• xpt€

29

• PNogueira

11

• ruicarlov

11

• Cardoso24

10

e o facto do accionista  do banco ser uma empresa de construção não é preocupante?

O Invest tem dois pontos a seu favor. Dimensão o que seria bom no caso para o FGD. O 2º ponto é que segundo a última avaliação o banco está sólido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mas existem obrigações com um riso quase tão baixo quanto os dp´s,certo?

Do meu ponto de vista sim. A nível nacional acredito que empresas como EDP, PT, Brisa,... irão honrar os seus compromissos, bem como as instituições bancárias. Há uns meses, quando estavam para vencer uma obrigações do BCP estava tudo com medo que não pagassem, mas a verdade é que cumpriram.

Mas diversifique. 50% para um bom DP (por ex: esse do Invest) e o restante em obrigações de empresas sólidas ou banca. O problema é que para algumas obrigações precisa de um capital mínimo de 50K (-desconto). Reflicta, também, em CLN's.

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lembro apenas que CLN têm mais riscos que obrigações séniores, logo não se aventure a não sei que conheça bem como funcionam este tipo de produtos.

Quanto a depósitos vs obrigações, as obrigações com mais rentabilidade têm mais risco, enquanto que as obrigações de menos risco (Alemanha, etc) têm rentabilidades menores do que os DPs. As obrigações não têm FGD por trás, mas se forem obrigações países da Europa Central é quase isso uma garantia. Agora Portugal... tem algum risco. EDPs e afins tem menos risco (=menos rentabilidade), mas ainda assim é maior do que um DP)

Os DPs mais rentáveis que conheço são os do PrivatBank. O balcão mais perto de si é só no Porto, mas também se podem enviar os documentos por carta. Mas se calhar até poderá ser melhor dar uma visitinha ao Porto pois consta que para além das boas taxas que dão de tabela (5.45% 1 ano - 6% 5 anos), para valores acima de 20k são capazes de negociar mais qualquer coisita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

7,2% em nove meses .........é dificil encontrar melhor

7,2% é a rentabilidade calculada para 1 ano e não para 9 meses. Até à maturidade, renderá 5,4% (isto se conseguires comprar a 95,7885, o que eu duvido).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lembro apenas que CLN têm mais riscos que obrigações séniores, logo não se aventure a não sei que conheça bem como funcionam este tipo de produtos.

Quanto a depósitos vs obrigações, as obrigações com mais rentabilidade têm mais risco, enquanto que as obrigações de menos risco (Alemanha, etc) têm rentabilidades menores do que os DPs. As obrigações não têm FGD por trás, mas se forem obrigações países da Europa Central é quase isso uma garantia. Agora Portugal... tem algum risco. EDPs e afins tem menos risco (=menos rentabilidade), mas ainda assim é maior do que um DP)

Os DPs mais rentáveis que conheço são os do PrivatBank. O balcão mais perto de si é só no Porto, mas também se podem enviar os documentos por carta. Mas se calhar até poderá ser melhor dar uma visitinha ao Porto pois consta que para além das boas taxas que dão de tabela (5.45% 1 ano - 6% 5 anos), para valores acima de 20k são capazes de negociar mais qualquer coisita.

@ruicarlov

e abrir uma conta num banco de leste não equipara o risco às obrigações?não sei se me fiz entender

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cuidado que o risco das obrigações pode ser duplo. O que acontece ao subscritor de obrigações (nós) se o banco portador, ou seja intermediário for à falência pese embora a entidade que as emite continue a cumprir?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@ruicarlov

e abrir uma conta num banco de leste não equipara o risco às obrigações?não sei se me fiz entender

Não. Continua a tratar-se de um depósito a prazo, logo está coberto pelo fundo de garantia do país de origem, neste caso a Letónia. É claro que obrigações alemãs continuam a ser mais seguras, mas as obrigações de cá do burgo não.

Cuidado que o risco das obrigações pode ser duplo. O que acontece ao subscritor de obrigações (nós) se o banco portador, ou seja intermediário for à falência pese embora a entidade que as emite continue a cumprir?

Para esses casos existe o SII - Sistema de Indemnização ao Investidor, que devolve até 25.000€ por titular, quando os intermediários vão à falência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante obrigações

Boa tarde!

Quando o intermediário vai à falência não podemos pedir transferência dos títulos? No fundo, e no caso de obrigações, os titulares somos nós, não o banco.

Aproveito este tópico para perguntar qual a melhor obrigação que aconselham, isto é, com melhor relação rentabilidade/risco.

Reparei que nos últimos dias as cotações desceram um bocado. Isso é normal? Deveu-se a quê? Quando as obrigações do tesouro de junho de 2014 vencerem a troika ainda cá está?

Para proteger o dinheiro na eventualidade de Portugal sair do euro / da falência de vários bancos, qual é a melhor opção a tomar?

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente não sei bem como se processaria uma falência.

Se fosse uma coisa desordenada, se calhar não conseguíamos que transferissem nada.

Quanto a protecção da saída do euro, já temos aqui uns tópicos onde se aborda investir no estrangeiro:

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=6637.0

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=4477.36

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas tardes pessoal,o que acham destas taxas que me foram propostas pelo privatbank?

Cps

1. para o Depósito. à Prazo (pagamento de juros no final do prazo):

• 6 meses (taxa actual: 5.15%) podemor dar-lhe 5.6% TANB
    • 12 meses (taxa actual: 5.25%) podemor dar-lhe 5.7% TANB
    • 24 meses (taxa actual: 5.25%) podemor dar-lhe 5.7% TANB

2. para o Depósito Plus (pagamento de juros mensalmente na conta à ordem):

• 6 meses (taxa actual: 4.65%) podemor dar-lhe 5.1% TANB
    • 12 meses (taxa actual: 4.75%) podemor dar-lhe 5.2% TANB
    • 24 meses (taxa actual: 4.75%) podemor dar-lhe 5.2% TANB

3. para o Depósito Pé de Meia (pagamento de juros no final do prazo, depósito permite reforços):

• 6 meses (taxa actual: 5.15%) podemor dar-lhe 5.6% TANB
    • 12 meses (taxa actual: 5.25%) podemor dar-lhe 5.7% TANB

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites