Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• recibo verde - ato isolado - dificuldades de preenchimento

ruinavy

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho que passar um recibo verde, relativo um trabalho de design que fiz. Nas finanças disseram-me para colocar sem retenção, mas no recibo electrónico, aparecem quatro opções.

- sem retenção - Art.101º, n.º1 do CIRS

- sem retenção - Art.101º, n.º4 do CIRS

- sem retenção - art.9º, n.º1 do DL n.º 42/91, de 22/1

- sem retenção - nao residente sem estabelecimento

Qual devo utilizar?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 150
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ra

32

• pauloaguia

16

• ABCD

5

Boa tarde,

Tenho que passar um recibo verde, relativo um trabalho de design que fiz. Nas finanças disseram-me para colocar sem retenção, mas no recibo electrónico, aparecem quatro opções.

- sem retenção - Art.101º, n.º1 do CIRS

- sem retenção - Art.101º, n.º4 do CIRS

- sem retenção - art.9º, n.º1 do DL n.º 42/91, de 22/1

- sem retenção - nao residente sem estabelecimento

Qual devo utilizar?

Obrigado

Se for para uma empresa com contabilidade organizada é:

"- sem retenção - art.9º, n.º1 do DL n.º 42/91, de 22/1"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa tarde

Gostaria que me fizessem um esclarecimento se for possível.

Fiz uma atividade de cálculo de provas de patinagem artística e preciso de passar um recibo ato isolado relativo ao valor recebido por esse serviço.

No entanto tenho muitas dúvidas:

1.Relativamente ao serviço prestado posso escrever "atividade de cálculo de provas de patinagem artística"?

2.Regime de IVA (penso ser Continente - 23%)

3.Base de incidência em IRS (não sei o que colocar!)

4.Retenção na fonte de IRS (não sei o que colocar nem como se faz a retenção! é a entidade que me vai pagar que o retém?)

5.Imposto de selo (não sei se tenho de pagar, nem quanto, nem como!!!)

6.A título de (penso ser Honorários)

Se me puderem ajudar, ficaria muito agradecido.

Obrigado pela atençao

Henrique

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Gostaria que me fizessem um esclarecimento se for possível.

Fiz uma atividade de cálculo de provas de patinagem artística e preciso de passar um recibo ato isolado relativo ao valor recebido por esse serviço.

No entanto tenho muitas dúvidas:

1.Relativamente ao serviço prestado posso escrever "atividade de cálculo de provas de patinagem artística"?

2.Regime de IVA (penso ser Continente - 23%)

3.Base de incidência em IRS (não sei o que colocar!)

4.Retenção na fonte de IRS (não sei o que colocar nem como se faz a retenção! é a entidade que me vai pagar que o retém?)

5.Imposto de selo (não sei se tenho de pagar, nem quanto, nem como!!!)

6.A título de (penso ser Honorários)

Se me puderem ajudar, ficaria muito agradecido.

Obrigado pela atençao

Henrique

1- Sim

2- Sim

3 e 4 - A retenção na fonte é efectuada pelo cliente (quando a ela esteja obrigada). Eles descontam esse valor no pagamento (você recebe menos) e entregam-no ao estado, ficando esse valor como um pagamento / adiantamento por conta do seu irs / 2012.

Caso os valores sejam pequenos, e não tendo grande influência nos seus rendimentos anuais, é preferivel optar pela dispensa da retenção.

5- Não preenche.

6- Sim

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1- Sim

2- Sim

3 e 4 - A retenção na fonte é efectuada pelo cliente (quando a ela esteja obrigada). Eles descontam esse valor no pagamento (você recebe menos) e entregam-no ao estado, ficando esse valor como um pagamento / adiantamento por conta do seu irs / 2012.

Caso os valores sejam pequenos, e não tendo grande influência nos seus rendimentos anuais, é preferivel optar pela dispensa da retenção.

5- Não preenche.

6- Sim

Obrigado pela resposta!

Já agora mais um esclarecimento!

Estou a pensar fazer a emissão do recibo no Portal das Finanças e o valor a receber é de 363,60€. Devo optar pela dispensa da retenção?

Se tiver de fazer a retenção, a base de incidência é a opção "sobre 100%..."? E a opção na retenção na fonte é "A taxa de 21,5%..."? E o imposto de selo deixo em branco?

Mais uma vez, obrigado pela atenção

Cumprimentos

Henrique

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta!

Já agora mais um esclarecimento!

Estou a pensar fazer a emissão do recibo no Portal das Finanças e o valor a receber é de 363,60€. Devo optar pela dispensa da retenção?

Se tiver de fazer a retenção, a base de incidência é a opção "sobre 100%..."? E a opção na retenção na fonte é "A taxa de 21,5%..."? E o imposto de selo deixo em branco?

Mais uma vez, obrigado pela atenção

Cumprimentos

Henrique

Para esse valor, que certamente não terá grande impacto nos seus impostos, eu optaria pela dispensa.

Se for para uma entidade com contabilidade organizada: " Sem retenção - artigo 9º, nº1, dl 42/91 "

Se for para uma entidade sem contabilidade organizada. "  Sem retenção: Artigo 101, nº 1 CIRS "

Apesar da dispensa da retenção tem de ser declarado na declaração de irs referente a 2012.

O campo do imposto de selo deixe em branco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para esse valor, que certamente não terá grande impacto nos seus impostos, eu optaria pela dispensa.

Se for para uma entidade com contabilidade organizada: " Sem retenção - artigo 9º, nº1, dl 42/91 "

Se for para uma entidade sem contabilidade organizada. "  Sem retenção: Artigo 101, nº 1 CIRS "

Apesar da dispensa da retenção tem de ser declarado na declaração de irs referente a 2012.

O campo do imposto de selo deixe em branco.

Ok!

Muito obrigado pela sua ajuda!

Um abraço

Henrique

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, iniciei actividade pela primeira vez e pedi isenção, vou trabalhar numa imobiliaria, tenho duvidas no preenchimento dos recibos verdes, vou receber 487 euros, regime de iva é isento artigo 53, mas a base de incidencia em irs e na retenção na fonte de irs, alguém me pode ajudar, ah e posso passar data anterior ao dia actual?

obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou estudante mas fiz um anuncio e tenho que passar recibo de ato isolado.É necessário preencher algum papel ou posso emitir pelo computador no portal das finanças? Creio que o IVA é de 23% e em relação ao IRS e retenção na fonte?O que devo assinalar?

Grato pela atenção

Alexandre

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, iniciei actividade pela primeira vez e pedi isenção, vou trabalhar numa imobiliaria, tenho duvidas no preenchimento dos recibos verdes, vou receber 487 euros, regime de iva é isento artigo 53, mas a base de incidencia em irs e na retenção na fonte de irs, alguém me pode ajudar, ah e posso passar data anterior ao dia actual?

obrigada.

Pode optar pela dispensa de retenção.

E se os valores da actividade forem baixos é capaz de ser o melhor.

A data de emissão do recibo é inalterável... Só pode mexer na data do serviço prestado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou estudante mas fiz um anuncio e tenho que passar recibo de ato isolado.É necessário preencher algum papel ou posso emitir pelo computador no portal das finanças? Creio que o IVA é de 23% e em relação ao IRS e retenção na fonte?O que devo assinalar?

Grato pela atenção

Alexandre

Sim, pode emitir o recibo de acto isolado directamente no portal das finanças.

Sim, IVA a 23%.

Quanto à retenção, se não é um valor muito alto... talvez o melhor seja optar pela dispensa de retenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante acto isolado comissões

boa tarde, tenho uma actividade como trabalho dependente. além desta tenho de declarar uma comissão que recebi no montante de 400,00.

Qual é o valor da retenção que tenho de fazer? ou tendo em conta o valor a receber estou dispensada?

muito obrigada pela vossa ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante António Gouveia

Estou com uma duvida:

Tive actividade aberta (recibo verde) este ano que entretanto cessei (acabou o trabalho nessa area). No entanto agora tenho um trabalho para fazer no valor de cerca de 1.000 euros e gostaria de saber se posso passar um recibo de acto isolado para esse efeito, uma vez que nem tem nada que ver com a actividade que exercia antes e para a qual passava os recibos verdes.

Se sim, que implicação pode trazer em termos de Segurança Social ou outros descontos do tipo retenção na fonte, etc.

Obrigado pela atenção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa Tarde! tenho de passar um recibo de acto isolado ate ao final do ano (ate 2ª feira)!

A actividade prestada são explicações! o valor é de 755€.

Gostaria de saber qual a retenção na fonte? uma vez que se trata de uma actividade abrangida pelo art. 9º. julgo que nao terei de pagar IVA, correcto?

Desde já agradeço a disponibilidade! Os meus cumprimentos, Vera

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante Anamesquita

Bom dia, estou com algumas duvidas e precisava da vossa ajuda..

é o seguinte, eu já tive o meu 1º ano de isenção dos recibos verdes. Agora pretendia reiniciar actividade, que custos, e que encargos é que terei? Outra questao, no caso de eu agora abrir actividade, e no mes seguinte fechar, que custos é que implica..? Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante jorge_estima

Eu gostaria de passar um recibo de acto isolado no valor de cerca 5000€ relativo à prestação de serviços técnico-científicos no âmbito de um projecto de investigação. As minhas dúvidas são:

1. Estou isento de IVA ao abrigo do Art. 9?

2. Na base de incidência de IRS posso declarar sem retenção face ao Art. 9, nº1, dl 42/91?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Jorge Gerardo

Estou reformado pela segurança social como trabalhador por conta de outrem e, na sequencia de ter retomado actividade como músico, surgiu-me a oportunidade de um contrato para um concerto em que tenho que passar recibo verde.

O que devo fazer neste caso pois é uma situação completamente nova para mim e um assunto que não domino.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante luis casinhas

fiz um serviço de 400€, para me pagarem tenho de enviar um recibo verde, encerrei atividade porque nao estou a trabalhar, quais os descontos? tenho de pagar segurança social? e mais?, daqui a 2 meses tenho outro serviço, mas nao quero abrir atividade porque mesmo sem trabalhao fazem-me pagar segurança social todos os meses, certo? qual a melhor soluçao? obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 3 weeks later...
    Visitante M.João

Boa noite,

Estou com dúvidas em preencher o recibo verde. Já passei recibos verdes electrónicos anteriormente mas como estava dentro de período de isenção, não tinha dúvidas no preenchimento do recibo. Cessei actividade em finais de setembro do ano passado. Contudo, iniciei um part-time neste mês de Março e voltei a abrir actividade. Sou fisioterapeuta (portanto estou isenta de IVA, certo?), e já me foi pago o referente aos honorários deste mês, um valor de 150€, que nos próximos meses poderá ir até aos 1000€.

Não sei que preencha nos campo:

- Base de incidência em IRS

- Retenção na fonte de IRS

- Imposto do Selo

Pode-me ajudar?

Obrigada :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Boa Tarde,

Estou com dificuldades no preenchimento do acto isolado.

Sou estudante, 23 anos, fiz um trabalho(promotora) e queria saber o regime de IVA, se se aplica o 23%, a base de incidencia em IRS.

Obrigado

O regime do iva, no caso em concreto, é a taxa normal de 23% que deverá cobrar no recibo e posteriormente entregar às finanças.

A base de incidência em irs é a totalidade, mas caso não ultrapasse os 10000 euros, pode optar pela dispensa de retenção. Mas atenção que esta dispensa é só na retenção, pois o rendimento terá de ser declarado na declaração de rendimentos anual (declaração de irs).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites