Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvidas no preenchimento do anexo G

Visitante Zeta

Recommended Posts

Somos dois irmãos

Vendemos um apartamento em 2013 por 95.000,00 cujo valor para IMI é de 60.180,00

Fiz obras no meu apartamento no valor de 5000,00

Como devo preencher o Anexo G?

O apartamento era só teu ou era dos dois? Dizes "vendemos", mas depois dizes que fizeste obras no teu apartamento...

Falta também saber o valor e ano de aquisição. Isso deve constar da escritura.

Por falar em escritura, podes deduzir como encargos as despesas pagas na escritura (tens os comprovativos de pagamento, certo?), o IMT e as obras que tenhas feito no imóvel vendido durante os últimos 5 anos (mais uma vez, desde que tenhas os comprovativos)

No anexo G, preenches uma linha no quadro 4 referente a essa venda. São pedidos muitos dados mas aquilo é mais ou menos auto-explicativo. Em caso de dúvida, prime F1 que tens mais explicações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Boa tarde,

Tenho dúvidas no preenchimento do anexo G do IRS. Agradecia a ajuda de alguém.

Em Novembro de 2010 comprei um apartamento por 250.000 euros com empréstimo bancário de 185.000 euros.Em Outubro de 2014 vendi-o por 300.000 euros.

Gastei sensivelmente 10.000 euros em obras no prédio. O que coloco no campo Despesas e Encargos?

O apartamento estava em meu nome e em nome da minha namorada.

Ainda não re-investi qualquer montante.

Gostaria de saber quais os campos do anexo G que tenho de preencher, e como são calculadas as mais-valias.Muito obrigado,

Nuno

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Em Novembro de 2010 comprei um apartamento por 250.000 euros com empréstimo bancário de 185.000 euros. Em Outubro de 2014 vendi-o por 300.000 euros.

Gastei sensivelmente 10.000 euros em obras no prédio. O que coloco no campo Despesas e Encargos?

O apartamento estava em meu nome e em nome da minha namorada.

Ainda não re-investi qualquer montante.

Mais Valias = Preço de Venda - Preço de Compra * Factor de Atualização - Encargos.

O fisco depois aplica a taxa de imposto correspondente ao teu escalão a metade deste valor.

Nos encargos podes meter não só o custo das obras (desde que efetuadas nos últimos 5 anos) mas também o custo dos registos e o IMT pago na altura da compra.

Cada um de vocês tem de preencher o quadro 4, do anexo G, indicando que tem metade da propriedade do prédio. O mais simples é mesmo seguirem as instruções de preenchimento e colocarem aqui alguma dúvida mais concreta com o preenchimento deste ou daquele campo, se a tiverem.

Quanto ao reinvestimento, a questão só se coloca se o apartamento era a vossa habitação própria e permanente (morada fiscal) e pretenderem investir o dinheiro na compra de outra HPP em breve (não me lembro agora se são 2 se 3  anos após a venda). Se for o caso, mesmo que o reinvestimento não seja feito logo no mesmo ano, têm de o indicar logo no ano da venda no quadro 5, que é para evitar a tributação. Se depois não vierem a entregar uma declaração no ano em que façam o reinvestimento, o fisco vai-vos pedir que paguem o dinheiro de que ficaram isentos agora (e com juros), portanto não preencham esse quadro de ânimo leve se não pretendem reinvestir o dinheiro na compra de uma HPP.

Escusado será dizer que se ainda andam às voltas com a declaração de IRS vão pagar multa por entrega fora do prazo. Estejam atentos ao portal das finanças nos próximos tempos para a verem quando ela aparecer e a pagarem o mais depressa possível... (a multa costuma ser paga à parte do imposto).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 2 weeks later...

Bom Dia,

Por favor gostaria de obter resposta ao seguinte:

Comprei casa habitação própria permanente em 1999 por 50.000euros, pretendo vender por 150.000 euros devo ao banco 18.500 euros despesas com a imobiliária comissão 9000 euros, á dois anos coloquei janelas novas tenho factura 300 euros quero comprar nova casa  habitação própria permanente por 120.000 euros pedindo 10.000 euros ao banco.

Gostaria de saber se tenho que pagar mais valias ou ter que comprar casa mais cara com recurso ao banco o que não gostaria muito, depois dos 150.000-18500 banco-9000 imobiliária sobra 123.000 euros  .

Grato pela atenção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comprei casa habitação própria permanente em 1999 por 50.000euros, pretendo vender por 150.000 euros devo ao banco 18.500 euros despesas com a imobiliária comissão 9000 euros, á dois anos coloquei janelas novas tenho factura 300 euros quero comprar nova casa  habitação própria permanente por 120.000 euros pedindo 10.000 euros ao banco.

Gostaria de saber se tenho que pagar mais valias ou ter que comprar casa mais cara com recurso ao banco o que não gostaria muito, depois dos 150.000-18500 banco-9000 imobiliária sobra 123.000 euros

Não se pagam mais valias. Quando muito paga-se imposto sobre as mais valias que se teve...

Mesmo ignorando o coeficiente de atualização (esses 50.000€ a preços de hoje serão mais um bom bocado), significa que terias uma mais valia de 150.000 - 50.000 - 9000 - 300 = 90.700€ (a que ainda poderias abater o preço dos registos na altura da compra e a SISA ou lá como se chamava o IMT nessa altura).
    Como se trata da venda de uma HPP e pretendes investir 110.000€ na compra de nova HPP onde vais reinvestir a totalidade da mais valia, desde que declares isto tudo tal e qual na declaração de IRS não terás qualquer imposto a pagar por causa desta venda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado,

tinha sido informado por uma pessoa que vejo não estar dentro deste assunto e mais funcionaria de uma repartição de finanças.

o que me informou foi que o coeficiente de habitações compradas em 1999 é de 1.14 e mais:

Compra 50 000

Venda  150 000

Divida banco actualmente 18 500

Comissão venda 9000

Total 123 000 como pretendo investir só 110 000 teria que pagar imposto sobre mais valias.

mas segundo vejo o total das mais valias apuradas não são 123 000 mas sim menos com desconto total da compra  da primeira habitação certo?

Muito Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tinha sido informado por uma pessoa que vejo não estar dentro deste assunto e mais funcionaria de uma repartição de finanças.

Não sejas assim... Por exemplo, eu esqueci-me do valor atual em dívida ao banco :P

Mas sabes explicar como é que ela chegou aos 123.000? Com esses valores não estou a ver... Se o coeficiente é de 1.14, quer dizer que só a diferença entre o valor da venda e o valor original da casa é de 150.000 - 57.000 = 93.000€... De onde vieram os outros 30.000€? Podes sempre confrontar essa pessoa com esta outra informação a ver o que te diz. Também se pode dar o caso de ser eu a estar enganado ou de faltar aí algum dado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Paulo ,

errar é humano certo,eu também claro, pelas minhas contas ela informou que o coeficiente era 1.14 mas por alguma razão fez estas contas, 150 000 menos 18500 banco menos 9000 comissão dà os 123 000 não sei porquê.

Bom o importante é saber o que perguntei venda por 150 000 compra por 50 000 em 1999 coeficiente 1.14 gasto imobiliaria 9000 pagamento ao banco 18500 .

Mais uma questão é habitação permanente mas por ter sido varias vezes vandalizada a caixa do correio  mudei o domicilio fiscal para casa dos meus pais á alguns anos mas não tenho mais nada de imóveis só aquele não tem problema certo?

Muito obrigado se poderes dar uma ajuda sobre as contas finas fico agradecido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais uma questão é habitação permanente mas por ter sido varias vezes vandalizada a caixa do correio  mudei o domicilio fiscal para casa dos meus pais á alguns anos mas não tenho mais nada de imóveis só aquele não tem problema certo?

Nesse caso não é a tua HPP - para o fisco a HPP coincide com a morada fiscal...

Muda a morada fiscal antes de fazeres a venda... e confirma junto das Finanças se há algum prazo mínimo em que ela tenha que ser a tua morada fiscal para entrar nestas contas, senão vais ter de pagar imposto sobre as mais valias...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Paulo já me informei  via telefone junto de uma repartição de finanças o que disseram foi o seguinte:

Tenho que mudar o domicilio fiscal para morada do imóvel, como tenho cartão de cidadão terá que ser nas finanças ou loja do cidadão e só posso vender sem pagamento de imposto mais valias passados 6 meses.

Como o cartão de cidadão expira em 2015 vou fazer um novo já com a morada do domicilio fiscal da habitação 

Fica aqui a informação e vamos ver se não vai haver alguma fiscalização, pois foi uma burrice sem jeito.  

Obrigado e tudo de bom para ti.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...e vamos ver se não vai haver alguma fiscalização...

Se com isso queres dizer que vais vender antes dos 6 meses e, mesmo assim, tentar declarar como reinvestimento na declaração de IRS podes esquecer, porque a maior parte dessas validações hoje em dia são automáticas...

Podes tentar é, se fores chamado a corrigir a declaração, apresentar recurso e apresentar provas para tentar convencer alguém de que era mesmo a tua HPP e explicar porque é que a morada fiscal era diferente, mas não há garantias de que isso seja aceite.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Paulo,

Não vou mudar o domicilio amanha e aguardar os 6 meses depois vender reinvestir o que queria dizer é que depois de aguardar o prazo no futuro não tenha qualquer problema entendes.,

Sempre cumpri com as minhas obrigações e gosto de dormir sossegado e mais neste momento era uma oportunidade de negocio mas vou esperar corrigir e esperar que corra todo bem não seja depois de vender ser estar tudo ok aparecer uma "batolada" para pagar .

Um abraço e obrigado pela disponibilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...

Boa tarde;

Precisava de ajuda no preenchimento no anexo G do IRS de 2015.

Em Julho de 2015 adquiri uma casa no valor de 180.000 euros com recurso a empréstimo bancário. Tive encargos como imposto de selo+IMT+escritura. Essa casa foi para habitação permanente.

Em Agosto vendi um apartamento de 2002  (tinha adquirido por  90.000) por 60.000 valor da escritura. Tive custos com a imobiliária+ pagamento do final do empréstimo desse imóvel de habitação permanente+ escritura. 

Como faço para transmitir estes dados nos quadros 4 e 5 do IRS.? Não foi mais valia nenhuma, certo?

Obrigada 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esquece o quadro 5 - a compra da casa não é de declaração obrigatória, só é interessante em caso de reinvestimento de mais valias.

No quadro 4 declaras a venda do apartamento (a venda sim, é de declaração obrigatória). Se compraste por 90.000 e vendeste por 60.000 não tens mais valias, não... bem pelo contrário, tiveste foi um prejuízo bastante grande (mas os prejuízos não se abatem ao imposto, por isso não faz diferença).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites