Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• REEMBOLSO IRS

Visitante LUIS PEDRO AMORIM

Recommended Posts

pela minha interpretação da lei, eles estão a cumprir.

liquidação até 31/07/2012 e pagamento até 31/08/2012.

A resposta que dão a todos:

"A Direcção de Serviços de Reembolsos (DSR), acusa a recepção do e-mail de V. Exª e informa que a liquidação do IRS referente ao ano de 2011, será efectuada com base na declaração apresentada nos prazos estipulados legalmente, até 31 de Julho do ano corrente (alínea a) do artº 77º CIRS) e consequentemente a respectiva emissão de reembolso o mais tardar até 31 de Agosto, (alínea a) do nº 1 do artº 97º do CIRS) se do acto da liquidação resultar “imposto a recuperar ou a reembolsar”.

Em conformidade com o descrito anteriormente não pode esta Direcção de Serviços prever a data de concretização do pagamento do reembolso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ana Martins

131

• andregiao

79

• mcn

63

Visitante ENCALHADISSIMA

Eu proponho, caso não haja evoluções durante o fim-de-semana, bombardearmos os jornais e as TV's. Se aparecer nas noticias, o ministro terá de apresentar uma justificação para este atraso. O prazo estipula o pagamento até 31 de Agosto, mas a verdade é que a maior parte dos contribuintes já recebeu o reembolso. Se todos temos de cumprir os prazos de entrega do IRS, o mais justo é recebermos todos na mesma altura. Ou há cidadão de 1ª e 2ª classe?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos...

Como tinha dito anteriormente os prazos de reembolso são efectivamente até 31 de Julho. Confirmei esta informação junto da DECO (do qual sou sócio), também me disseram que se o prazo não for cumprido o reembolso terá que vir acrescido de juros de mora, ou seja, a data de 31 de Agosto nunca se aplica pois refere-se a pagamentos para com o Estado, a favor do mesmo.

NINGUEM CONFIA NA PALAVRA DA DECO??? Ainda nao perceberam os prazos? Porque continuam a falar do prazo de 31 AGOSTO?????????

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão não é confiar ou não na DECO. Não são infalíveis e podem dar informações erradas.

A questão é que a lei é muito clara. Os artigos 96º e 97º do CIRS estabelecem taxativamente que o pagamento deve ser feito até ao dia 31 de Agosto.

Até ao dia 31 de Julho deve ser feita a liquidação (não é o mesmo que pagamento - e aqui é que reside muita da confusão que por aí vai). É uma palavra dúbia, mas em fiscalidade "liquidar" quer dizer apurar, tornar líquido o imposto.

Também estou à espera, mas infelizmente é assim. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Situação Fiscal Integrada

Aviso

Insucesso na obtenção de dados."

Ontem ainda dizia para, se necessário, contactar os serviços. Hoje, nem sequer nos dão essa hipótese, para não nos encorajar a entupir-lhes a caixa de e-mails...

Estou, tal como muitos, a esperar e a desesperar. Só tenho a confirmação de que a declaração foi entregue no dia 29 de Maio e a informação de que situação está "liquidada"...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante cris...

A minha situação também alterou  de 22/6 para 27/6. :)

Pelo menos mexeu alguma coisa... Segundo a Senhora do CAT que me pareceu mais sincera, explicou-me que a segunda mudança (esta) era quando ia realmente para o departamento de cobranças para ser pago (até aqui só estava liquidada)... vai continuar assim uma semana e meia (tempo médio para darem a ordem real de transferência), depois volta a mudar a data com reembolso emitido e aí é que são uns 3 a 5 dias uteis... assim acho que devemos receber daqui a umas duas semanas... lá para 14 ou 15 de Agosto...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante gborralho

A minha situação também alterou  de 22/6 para 27/6. :)

Pelo menos mexeu alguma coisa... Segundo a Senhora do CAT que me pareceu mais sincera, explicou-me que a segunda mudança (esta) era quando ia realmente para o departamento de cobranças para ser pago (até aqui só estava liquidada)... vai continuar assim uma semana e meia (tempo médio para darem a ordem real de transferência), depois volta a mudar a data com reembolso emitido e aí é que são uns 3 a 5 dias uteis... assim acho que devemos receber daqui a umas duas semanas... lá para 14 ou 15 de Agosto...

A minha data também mudou de 22/6 para 12/7. Ou seja, a minha "segunda mudança de data" já dura há 16 dias. Por essa ordem de ideias, já teria o reembolso emitido e estaria quase a recebê-lo na conta. Nesta altura do campeonato, já não consigo acreditar em nada do que dizem do CAT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante cris...

ohhhh @Gborralho  :-[

Achei mesmo que a Senhora do CAT tinha sido convincente... as sim ou recebe esta 2ª ou 3ª (o que não me parece porque ainda não lhe apreceu a 3ª data)... ou afinal está tudo na mesma...  :o

...pior que demorar é estas incertezas... e o que chateia é precisar... nunca me imaginei a andar a ver dia sim, dia sim quando vou receber o IRS... mudam-se os tempos...  :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante gborralho

Pode ser que o meu caso seja mais demorado. Como já se viu, não há qualquer padrão ou critério que possamos seguir.

Há "encalhados" de 16/6 e de 22/6 que já receberam o reembolso e outras pessoas com as mesmas datas que ainda estão à espera. É uma questão de sorte...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Meus caros,

Após uma breve pesquisa há algumas páginas atrás, pude constatar que na GENERALIDADE dos casos sempre que há alteração de data na semana seguinte (a partir de 4ª feira e até 2ª- dependendo da data da emissão do reembolso) o dinheiro está na conta :) :) Vamos ser otimistas e rezar...! lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Faltava uma vírgula... :)

Meus caros,

Após uma breve pesquisa há algumas páginas atrás, pude constatar que na GENERALIDADE dos casos sempre que há alteração de data, na semana seguinte (a partir de 4ª feira e até 2ª- dependendo da data da emissão do reembolso) o dinheiro está na conta  Vamos ser otimistas e rezar...! lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já está! :)

Segundo informação da SFI, o documento de cobrança está no estado "emitido" com data de hoje (28 Jul).

Entreguei a declaração a 29 de Maio e está em estado "liquidado" com data de 12 Jul.

Espero que até ao fim da prox semana receba o meu dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos!

É a 1ª vez que comento, mas tenho seguido alguns foruns para tentar perceber o que se está a passar com os reembolsos dos irs este ano. Eu ainda não recebi, sou da 2ª fase e tive de submeter 2 declarações de substituição devido a divergências (alterando valores e datas) sem ter que o fazer, pois cheguei à conclusão que não existiam divergências, o sistema local é que não desbloquearam e não findaram as divergências enquanto eu não me dirigisse à repartição de finanças pessoalmente (mm tendo ido lá logo na 1ª divergência que ocorreu). Com isto tudo a minha última declaração foi submetida a 20/6 e encontra-se liquidada desde o dia 5/7 e por tratar no SFI desde o dia 11/7. Dizem da CAT que tenho de aguardar mais algumas semanas. Critérios já percebi que não existem, não há ordem, não há timings certos e uniformes, etc. Conclusão: Este ano está a ser uma vergonha o tratamento que estão a dar aos contribuintes!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante fernandel

Finalmente tenho o cheque emitido com data de hoje 29/7.

Declarei a 2/5 liquidada a 27/5 a situação foi andando até 14/6 e parou por aí.

Agora vamos lá a ver quanto tempo demora o cheque a chegar, mas pelo menos esta "tourada" está prestes a terminar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Paulo Oliveira

Bom dia a todos... No meu caso ainda não há nada emitido! A minha situação mudou para 27/07, passada sexta-feira. A quem tem cheques emitidos pediu transferência bancaria ou cheque?? Mas alguem de dia 27/07 aqui sem nada emitido?

Bom dia,

Mudou de 22/06 para 27/07 do resto nada diferente, continua por tratar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites