Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• REEMBOLSO IRS

Visitante LUIS PEDRO AMORIM

Recommended Posts

Pois...tal como a minha e de outras pessoas daqui...!

Esta espera e sobretudo esta incerteza é deveras irritante! Nestes 2 últimos meses já fui mais vezes ao portal do que no resto da minha vida!! ::)

Exactamente como eu, entregue a 22/05 e data de aprovação 21/05. Neste momento encalhada a 12/07 desde então nada.. devo dizer que a situação é patética e pergunto o que fazer se até finais de Julho não tiver alterações.. alguém tem sugestões para fazermos algo em conjunto para sermos alguns?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ana Martins

131

• andregiao

79

• mcn

63

Acho que as finanças querem fazer das pessoas parvas. A data limite é 31 de JULHO para reembolso a favor do contribuinte, no caso de ser a favor do estado ai sim 31 de AGOSTO... Não vão nas conversas da CAT. Basta pesquisarem um pouco na internet para ver estes prazos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ENCALHADISSIMA

Também continuo à espera! A única alteração que detectei no SFI foi a data da situação, que passou para 27/06! Para recebermos até 31 de Julho teria de haver alterações durante esta semana. O mais ridículo e revoltante é que tive de fazer até dia 20 de Junho um pagamento por conta do IRS de 2012. Ou seja, o estado ainda não me devolveu o IRS de 2011, mas entretanto já me cobrou o IRS de 2012. É REVOLTANTE AO MÁXIMO!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante vanessa.barros.silva

Acho que as finanças querem fazer das pessoas parvas. A data limite é 31 de JULHO para reembolso a favor do contribuinte, no caso de ser a favor do estado ai sim 31 de AGOSTO... Não vão nas conversas da CAT. Basta pesquisarem um pouco na internet para ver estes prazos.

Parece, infelismente, correcto o prazo de 31 de Agosto  http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/AE587F22-BEFB-4E02-8983-52CCA4072710/0/CIRS_2012.pdf (pag.97 e 96) :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece, infelismente, correcto o prazo de 31 de Agosto  http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/AE587F22-BEFB-4E02-8983-52CCA4072710/0/CIRS_2012.pdf (pag.97 e 96) :(

Agradeço o decreto-lei, estive a ler e está claro que a liquidação (recebimento)  (art 77) a data é 31 Julho. Em caso de o contribuinte pagar é 31 Agosto (art. 96).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço o decreto-lei, estive a ler e está claro que a liquidação (recebimento)  (art 77) a data é 31 Julho. Em caso de o contribuinte pagar é 31 Agosto (art. 96).

Pois, mas a pessoa que me atendeu garantiu que não receberia antes de 31 de Agosto. Mesmo com as datas do DL, não posso fazer nada senão receber quando as Exms. merd*s quiserem. Roubaram o País durante tantos anos, e agora passeiam e apresentam baixas das despesas á custa do meu dinheiro. Cambada de incompetentes! Ando eu a fazer descontos para os lambões viverem bem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante vanessa.barros.silva

obrigado pelo esclarecimento, mas de qualquer forma não me parece que vão cumprir

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E que tal o Art.77 na pag. 83 que diz prazo a 31 de Julho?

Liquidação e pagamento são duas coisas diferentes. Liquidação corresponde ao apuramento do imposto (tornar líquido o imposto) e o pagamento é, pois claro, a entrega do dinheiro.

Por isso, o prazo para a liquidação é 31/07 (embora, na maior parte dos casos, a liquidação seja feita 2 ou 3 dias depois da entrega da declaração) e o prazo para pagamento é 31/08 - e aqui é que parece estarem a querer aproveitar bem o prazo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros colegas de infortúnio, creio que independentemente dos prazos legais, o comportamento do Estado e em particular dos Serviços Tributários, está a ser abusivo e desrespeitoso. Como cidadãos cumpridores das suas obrigações fiscais (as mesmas que servem para lhes pagar..!!) temos o direito a sermos tratados com respeito e consideração. Num país civilizado já teria vindo o próprio ministro das finanças prestar esclarecimentos. Mas infelizmente neste país das bananas parece que uns têm todos os direitos e outros só têm deveres! Acho que está na hora de dizer basta e enviar mails de protesto para alguns locais. Aqui ficam alguns:

bloco.esquerda@bloco.org

pcp@pcp.pt

contacto@siconline.pt

relacoes.publicas@tvi.pt

direccao@cmjornal.pt

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante HugoHugoHugo

Liquidação e pagamento são duas coisas diferentes. Liquidação corresponde ao apuramento do imposto (tornar líquido o imposto) e o pagamento é, pois claro, a entrega do dinheiro.

Por isso, o prazo para a liquidação é 31/07 (embora, na maior parte dos casos, a liquidação seja feita 2 ou 3 dias depois da entrega da declaração) e o prazo para pagamento é 31/08 - e aqui é que parece estarem a querer aproveitar bem o prazo. 

Também fiz a leitura separada de liquidação e pagamento, e se assim for 31 de Agosto aplica-se às declarações (electrónicas) de Abril, as de Maio podem ir até 30 de Setembro.

Quem souber com certeza inabalável que confirme de uma vez por todas!

A minha leitura actual é que entreguei uma declaração de Maio, encontra-se liquidada desde Maio pela DGCI cumprindo o CIRS 77, aguardando a execução do CIRS 97 pela DGT creio, que poderá legalmente ocorrer até 30 de Setembro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Ana Cardoso

Boas,

entreguei o IRS em meados de Maio, e tenho a situação parada desde o começo de Junho. Entretanto apareceu uma divergência - alguém esqueceu-se de declarar. Contactei a entidade faltosa que diz a pés juntos ter entretanto tratado de tudo e que agora (há várias semanas) está tudo em dia. Voltei ao site e enviei uma justificação para a divergência - a que fui alheia.

Nada. Não sei o que pensar. Quando acham que recebo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Cristina...

Boas,

entreguei o IRS em meados de Maio, e tenho a situação parada desde o começo de Junho. Entretanto apareceu uma divergência - alguém esqueceu-se de declarar. Contactei a entidade faltosa que diz a pés juntos ter entretanto tratado de tudo e que agora (há várias semanas) está tudo em dia. Voltei ao site e enviei uma justificação para a divergência - a que fui alheia.

Nada. Não sei o que pensar. Quando acham que recebo?

Olá Ana,

O melhor é ligar para a sua repartição de finanças para garantir que a divergência está mesmo resolvida. Quem resolve as divergências é mesmo a repartição da area da nossa residência... e nunca se sabe...

Eu estou "encalhada" a 22/6 e sem divergências... espero que todos consigamos receber em breve..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante RVANESSA

Esta pais está a ir de mal a pior. O departamento que faz os pagamento nem se digna a responder aos emails que as pessoas enviam são um bando de filhos da P..A,o deles já lá deve estar com certeza, isto é cada vez mais revoltante as condições deste país.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante gborralho

Bom dia!

Também não houve evolução no meu processo. A única alteração foi ter desaparecido o documento que estava em tratamento nos Movimentos Financeiros.

- Entregue a 29/5

- Dada como certa alguns dias depois

- "Encalhado" a 22/6 "por tratar"

- Alteração de data a 12/07, ainda "por tratar"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acabei de ler este último post e fui ver a minha situação. Está com reembolso emitido.

Não sei desde quando, pois não tenho andado tão stressado quanto a maioria. Creio que a última vez que tinha verificado foi durante o fim de semana ou segunda e ainda estava como LIQUIDADO.

Submeti em 26/05 a declaração de IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Sara Anjos

Boa tarde,

Existe alguem na mesma situação e qua não tenha recebido?

Exercício 2011

Identificação da declaração 2011-1503-J3254-16

Tipo de declaração 2. F.PRAZO

Data de recepção 2012-06-08

Situação LIQUIDADA-VEJA MOV. FINANCEIROS

Data da situação 2012-06-08

Número de liquidação 2012 571 4295130

Montante €

Fiz a primeira entrega em 19/5, mas como tinha divergência tive de corrigir e submeti a 8/6 até hoje as datas não mexeram.

Ao ligar para a linha de atentimento dissem que está autorizada desde o dia 22/6 mas q ainda tem de ir para o dept. cobranças para emitirem o pagamento e que nesse departamento ainda pode demorar.

No entanto a semana passada disseram que até ao final do mês deveria receber, coisa que hoje me informaram ser impossivel de acontecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites