Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Acto Unico - enquadramento em IVA

Visitante Iuri Monteiro

Recommended Posts

boa tarde,

tenho uma duvida que nao sei como resolver, agradecia muito se me podessem ajudar.

eu recebo uns subsidios do ifap todos os anos e nunca foi preciso declarar nada. este ano foi preciso fazer a coleta nas financas mas referente ao ano de 2012 a engenheira no irs mandou-me declarar como um acto isolado. eu nao sei como fazer porque sempre fiz o irs com o meu marido e ele costuma fazer durante este mes porque é os anexos A e H mas agora com isto do acto isolado é o anexo B certo? neste caso só posso meter o irs em maio certo? e nesse anexo como funciona o regime de iva e das retençoes? o montante que recebo é cerca de 1200 € mas não sei se com iva ou sem iva. nunca tive que fazer nada disto e nao sei como fazer. agradeço muito uma resposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Boa tarde.

Gostava de saber se é possível, estar a receber subsídio desemprego e efectuar uma acto único, no caso será apenas de um mês. Obrigada.

É possível efectuar um acto isolado sem perder direito ao subsidio de desemprego.

Mas o que acontece é que o acto isolado é motivo de suspensão do subsidio (durante o tempo de realização do acto isolado ou conforme o valor), pelo que terá de comunicar o seu inicio e o fim.

Veja este guia (página 23 e 24):

http://www4.seg-social.pt/documents/10152/15007/subsidio_desemprego

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

já vi que parece que não.

em relação à segunda questão, e se abrir actividade?

boas

num acto unico, por prestação de serviço, aplica-se a isenção do artº 53 nº 1 ?

e se o rendimento anual do agregado familiar ultrapassar os 10.000 € ?

obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

já vi que parece que não.

em relação à segunda questão, e se abrir actividade?

Num acto unico não é aplicável a isenção ao abrigo do artigo 53º.

Se abrir actividade, aí sim é possivel a isenção ao abrigo do artigo 53º.

Para a limitação dos 10000 conta apenas o volume de negócios da actividade independente em causa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ilda Soares

Boa tarde, Gostaria que me ajudassem a esclarecer um dúvida relativamente ao ato isolado.

Estou a estagiar, (estagiar t) e a empresa agora pediu me para declarar o recibo de ato isolado, gostaria de saber se estou isento de iva ou não? Ou se vou estar sujeita a outro tipo de impostos. Recebo da empresa 216€ (o valor a receber depende do número de dias no meses). Gostaria que me ajudassem, porque tenho mesmo dúvidas. Agradeço desde já

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante Ana Encarnação

Boa tarde. Recebi 3.378€ de rendimentos e quero passar um acto isolado. A entidade que me paga é q decide se o IVA está incluído ou não? É que o que eu recebi foi esse valor mas segundo a entidade para quem prestei o serviço, agora a essa valor acrescem 845,94€ mas eu não recebi 4.523,9€ não me parece muito justo!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa tarde. Recebi 3.378€ de rendimentos e quero passar um acto isolado. A entidade que me paga é q decide se o IVA está incluído ou não? É que o que eu recebi foi esse valor mas segundo a entidade para quem prestei o serviço, agora a essa valor acrescem 845,94€ mas eu não recebi 4.523,9€ não me parece muito justo!!!

Tu, quando dás o preço, deves indicar se o IVA está incluído ou não. Se não disseres nada, podem partir do princípio que já está incluído.

NOTA: Os valores que indicas não batem certo. Vou assumir que o preço do serviço era de 3678€.

Se o acordado foi 3678€ + IVA (ou se a entidade não se importa de o pagar agora, mesmo que não a tenhas informado disso antes), então falta que te paguem os 845,94€ antes de passares o recibo.

Se disserem que não pagam mais nada, então o melhor é passares o recibo de forma a que o total dê os 3678€ (2990.21€ + IVA) porque o IVA vais ter que o entregar às Finanças dê lá por onde der...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante Ines marcos

Bom dia gostaria de saber umas informações. Imaginemos que preciso de fazer um acto único. Imaginando k o valor não ultrapassa os 10000 euros e a empresa paga o IVA e no ano passado n tive rendimentos qual o valor de irs que vou pagar? Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia gostaria de saber umas informações. Imaginemos que preciso de fazer um acto único. Imaginando k o valor não ultrapassa os 10000 euros e a empresa paga o IVA e no ano passado n tive rendimentos qual o valor de irs que vou pagar? Obrigada

O melhor é usar um simulador, e simular vários cenários:

http://www.pedropais.com/irs/simulador-irs-2013

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...
    • 2 months later...
    Visitante Maria Fátima Monteverde

Agradeço que me explique a seguinte questão, e envie a resposta apenas para o meu email:

A minha Mãe é Empresária em nome individual. Há dias teve uma proposta para  desenvolver um trabalho para os Postos de Correis, que funciona para recebimento de facturas de electricidade, telefone água, portagens, etc.

Gostaria de saber qual o Enquadramento Fiscal e como funciona. Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...