Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• II semana advogar pela cidadania

pauloaguia

Recommended Posts

Isto com advogados cheira-me a algo do género; "é uma matéria sensível, de dificil análise. Vou estudar o processo, por isso fique com o meu cartão e ligue para a semana a marcar um dia e hora, que terei uma resposta concreta para lhe dar". Claro que essa resposta depois é acompanhada  de um pagamento, até porque já não se está naquele dia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto com advogados cheira-me a algo do género; "é uma matéria sensível, de dificil análise. Vou estudar o processo, por isso fique com o meu cartão e ligue para a semana a marcar um dia e hora, que terei uma resposta concreta para lhe dar". Claro que essa resposta depois é acompanhada  de um pagamento, até porque já não se está naquele dia.

Claro. Mas às vezes há algumas situações em que as pessoas estão simplesmente na dúvida se vale a pena avançar para uma acção ou não... e às vezes pode-se sempre ter logo uma resposta negativa e desiste-se da ideia sem gastar nada...

Ou, dependendo da formação dos advogados, podem sempre sugerir alternativas mais baratas como a mediação, por exemplo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

hsfarao  :)

Já tive uma pré-consulta onde não paguei nada, o advogado em questão limitou-se a dizer-me "nim", não lhe digo nem que sim nem que não. Tanto pode perder como pode ganhar a acção, depende da argumentação da parte contrária...

Curiosamente, não conheço nenhum caso onde o advogado tenha dito, não vale a pena avançar para uma acção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem for da zona de Lisboa e estiver a ponderar pedir conselhos a um advogado pode aproveitar esta semana pois há advogados a dar consultas gratuitas. Mais informações em http://www.oa.pt/cd/Conteudos/Artigos/detalhe_artigo.aspx?sidc=31634&idc=32038&ida=69986

Sem querer pôr em dúvida a intenção desinteressada da "II semana advogar pela cidadania", estou como o hsfarao, em questões complicadas (partilhas judiciais, casos de fiscalidade complicada, só para dar alguns exemplos) não me parece que a informação disponibilizada no momento, seja suficiente! Agora, tem concerteza um mérito: há soluções intrincadas nas nossas vidas e é bom que as pessoas saibam, que existem os advogados para resolver esses problemas, tal como existem os médicos para nos ajudar nas doenças!

Como sensibilização, O.K.!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

hsfarao  :)

...

Curiosamente, não conheço nenhum caso onde o advogado tenha dito, não vale a pena avançar para uma acção.

Sem ofensas para algum Advogado que possa frequentar este forum, vou transcrever um pensamento de um senhor de certa idade que, um dia, ao falar-me de advogados, disse:

"O advogado é um ser de consiência alugada. Mente e não vai para o inferno e trabalha com a mesma tenacidade para a esquerda ou para a direita em função dos honorários"

Obs: Nada tenho contra os advogados e compreendo perfeitamente o papel que desempenham.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva hsfarao!

Eu não concordo totalmente com a filosofia desse senhor que definiu a actividade do advogado, pelas seguintes razões:

1º - Há um Código Ético que devem respeitar;

2º - Quando partem para a defesa de um arguido, que como sabes, goza da presunção de inocência até à sentença, esse arguido é apenas acusado de determinado crime ou crimes;

3º - Os advogados não são inocentes e sabem à partida, se A ou B é ou não potencialmente culpado; mas também sabem, que no Direito Português, há o princípio do contraditório. Cabe ao advogado, muitas vezes, pela sua argumentação, pela sua argúcia, pela insuficiência das "provas" incriminatórias, reduzir quantas vezes a sentença!

Agora que é uma profissão susceptível de ... muitas coisas, de facto é!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites