Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Crédito Agrícola

Pedro Pais

Recommended Posts

presidentedajunta

alguém me sabe informar se os Depósitos a prazo no CA caso não possam ser garantidos pelo fundo próprio deles se o FGD também garante?

É que hoje liguei para a linha direta e nem o assistente tinha certeza: Disse me que o CA é um dos bancos mais sólidos e blá blá blá e que o fundo próprio deles garante mas que tem ideia que em ultimo caso atua o FGD.

Pediu-me para fazer a questão por escrito para ter uma resposta mais capaz... LOL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 148
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

46

• Mercenario

11

• RCosta85

11

• --------

8

Top Posters In This Topic

Popular Posts

obrigado pelo teu testemunho Dino, É mesmo essa a ideia que tenho que os próprios colaboradores do crédito agrícola não são tão formais nem falam linguagem tão elaborada como nos outros bancos ond

As caixas agricolas pertencentes ao SICAM tem um fundo proprio, Fundo de Garantia de Crédito Agricola Mutuo. É importante transmitir esta mensagem, senão uma pessoa pode entrar em pânico... http://ww

Bom tópico Davidmleal Enviei-te MP

Posted Images

presidentedajunta

eis a resposta depois de fazer uma pesquisa: Tanta gentinha que não deve saber disto no Crédito Agrícola e pensam no capital garantido e... enfim...

Quais são as instituições de crédito que participam no Fundo?

Todas as instituições de crédito com sede em Portugal autorizadas a receber depósitos participam obrigatoriamente no Fundo de Garantia de Depósitos, com exceção da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo e das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo integradas no Sistema Integrado de Crédito Agrícola Mútuo, dado que os respetivos depósitos se encontram abrangidos por um Fundo de Garantia próprio (Fundo de Garantia do Crédito Agrícola Mútuo). Também é obrigatória a participação de sucursais em Portugal de instituições de crédito com sede noutros países que não sejam membros da União Europeia, relativamente aos depósitos captados em Portugal, salvo se esses depósitos estiverem cobertos por um sistema de garantia do país de origem em termos que o Banco de Portugal considere equivalentes aos proporcionados pelo Fundo. Não participam no Fundo de Garantia de Depósitos as sucursais de bancos com sede noutros países da União Europeia, na medida em que os respetivos depósitos se encontram abrangidos pela garantia do país de origem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No caso de os recursos do Fundo não serem suficientes para fazer face às suas responsabilidades, o Fundo pode ainda obter contribuições especiais junto das instituições participantes, bem como recorrer a empréstimos, incluindo junto de outros sistemas de garantia da UE, do Banco de Portugal e do Estado, que aliás também pode prestar garantias ao Fundo para obtenção de financiamento. Além disso, pode ser determinado que, para além das contribuições especiais, as instituições participantes disponibilizem ainda garantias, pessoais ou reais, necessárias à viabilização dos empréstimos.

convem e ler as coisas que interessam. em ultimo caso o estado assegura o fundo tal como o FGD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

então se assegura porque nao é assegurando apenas pelo FGD? E proque nao o Crédito Agricola participa neste fundo como todos os restantes bancos?

2seg de pesquisa e esta aqui a resposta do CEO:

Os depósitos dos depositantes do Crédito Agrícola estão garantidos por um fundo diferente. Pode explicar? Nós não somos associados do Fundo de Garantia de Depósitos. Temos o nosso próprio fundo de garantia. O Fundo de Crédito Agrícola de Garantia Mútua que tem desde sempre uma componente de resolução que foi agora instituída para os outros bancos e da qual também participamos. Digamos que o Crédito Agrícola contem dois fundos. Tem o fundo de resolução e tem o seu fundo de garantia, que para além de garantir os depósitos a clientes, garante também uma componente de resolução das Caixas Agrícolas.

E a garantia é a mesma? O nosso fundo de garantia está muito mais capitalizado do que a restante banca. É em função do activo. A relação do activo versus componente depositada no fundo, que não sei agora a percentagem mas que é muito superior à relação activo versus depósito do fundo de garantia. E garante até 100 mil euros como os outros. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

2seg de pesquisa e esta aqui a resposta do CEO:

Os depósitos dos depositantes do Crédito Agrícola estão garantidos por um fundo diferente. Pode explicar? Nós não somos associados do Fundo de Garantia de Depósitos. Temos o nosso próprio fundo de garantia. O Fundo de Crédito Agrícola de Garantia Mútua que tem desde sempre uma componente de resolução que foi agora instituída para os outros bancos e da qual também participamos. Digamos que o Crédito Agrícola contem dois fundos. Tem o fundo de resolução e tem o seu fundo de garantia, que para além de garantir os depósitos a clientes, garante também uma componente de resolução das Caixas Agrícolas.

E a garantia é a mesma? O nosso fundo de garantia está muito mais capitalizado do que a restante banca. É em função do activo. A relação do activo versus componente depositada no fundo, que não sei agora a percentagem mas que é muito superior à relação activo versus depósito do fundo de garantia. E garante até 100 mil euros como os outros.

No mínimo estranho porque é que o Crédito Agrícola tem o seu próprio fundo e os restantes bancos alinham todos pelas mesmas regras...

Se calhar querem este fundo para poder não dar grandes satisfações ao exterior!

Não entendo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    No mínimo estranho porque é que o Crédito Agrícola tem o seu próprio fundo e os restantes bancos alinham todos pelas mesmas regras...

Se calhar querem este fundo para poder não dar grandes satisfações ao exterior!

Não entendo

Um pouco de pesquisa responde a essas dúvidas todas:

Quando o FGD foi criado, as caixas do crédito agrícola já tinham o seu próprio fundo de garantia há quase dois anos, para o qual contribuíam. Como tal o Crédito Agrícola foi dispensado de contribuir para o FGD. Um par de anos depois, no entanto, o regulamento do fundo do crédito agrícola foi revisto, na medida em que se chegou à conclusão que não previa que os fundos lá depositados fossem usados para cobrir os depósitos dos depositantes - feita essa revisão, continuaram a poder coexistir os dois.

http://www.fgcam.pt/SiteCollectionDocuments/DL_345_Consolidado_2012.pdf

Já agora, na Alemanha e na Áustria há meia dúzia de fundos de garantia e na Itália também são 3: http://efdi.eu/index.php?id=26 . Será porque querem esconder coisas uns dos outros?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    presidentedajunta

sinceramente em termos de cutos o CA e o Activobank são de longe os que oferecem por menos mais ao cliente.

CA = 500€ de capital social dá direito a conta sem despesas manutenção, cartão débito gratuito e transferencias online - e uma rede de balcões de 600

ActivoBank tem igual mas com a diferença de ter 15 balcões e oferta cartão crédito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sinceramente em termos de cutos o CA e o Activobank são de longe os que oferecem por menos mais ao cliente.

CA = 500€ de capital social dá direito a conta sem despesas manutenção, cartão débito gratuito e transferencias online - e uma rede de balcões de 600

ActivoBank tem igual mas com a diferença de ter 15 balcões e oferta cartão crédito.

onde tem essa info do actvobank ficas isento de despesas de manutenção?Não à muito tempo queria abrir lá conta e era só complicações para não ter despesas de manutenção... O CA continua a ser o mais simples e barato para quem não quer essas despesas extra pelo que sei!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

onde tem essa info do actvobank ficas isento de despesas de manutenção?Não à muito tempo queria abrir lá conta e era só complicações para não ter despesas de manutenção... O CA continua a ser o mais simples e barato para quem não quer essas despesas extra pelo que sei!

Está no preçário.

É de louvar o preçário do Crédito Agrícola e é de longe o banco com rede de balcoes mais barato. Mesmo assim o Activobank é ainda mais barato mas é um banco online

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Hoje fui a Coimbra e passei na estrada da Beira, onde há um mes tinha visto uma agencia do CA encerrada com os toldes e pensei: Olha mais um!

Hoje passo lá e vejo tudo com focus e balcã0 24 com um design muito à frente, um grande LCD no centro da agência.

Para mim não é novidade que o CA sempre teve muito dinheiro mas para algumas pessoas vai certamente impressionar aquela agencia!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boas noites,

Sr. Presidente, já que aqui está e é entendido no Montepio, é capaz de me fazer um apanhado, se possível claro, de prós e cons entre Montepio e CA, face um ao outro no que toca a custos da conta/cartão, homebanking, Ser se associado ou não de um ou outro?

Agradecia imenso :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Boas noites,

Sr. Presidente, já que aqui está e é entendido no Montepio, é capaz de me fazer um apanhado, se possível claro, de prós e cons entre Montepio e CA, face um ao outro no que toca a custos da conta/cartão, homebanking, Ser se associado ou não de um ou outro?

Agradecia imenso :)

Olá RCosta

é com todo o prazer que o posso ilucidar uma vez que conheço os dois bancos muito bem.

Relativamente à condição de Associado, se for Associado do Montepio tem apenas e só direito a:

Isenção de despesas manutenção

Cartão de débito tem anuidade

Transferências online têm um custo de 1.04€

Utilização ao site por URL e não aplicação Smartphone

Já se for Associado CA tem isenção em:

Comissões de gestão de conta

Anuidade do cartão de débito OU crédito

Isenção nas transferências online

Aplicação APP para Smartphone com acesso por PIN

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Leovegildo Barros

Sr RCosta e senhor Presidente se me permitem completava a informação com o seguinte, se não for sócio do CA tem todas as isenções aqui mencionadas apenas que pagará a anuidade dos cartões de crédito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr RCosta e senhor Presidente se me permitem completava a informação com o seguinte, se não for sócio do CA tem todas as isenções aqui mencionadas apenas que pagará a anuidade dos cartões de crédito.

Não entendi, não sendo sócio da CA, como poderei ter a isenção nos pontos referidos? E cartão de crédito não me interessa apenas débito :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr Rcosta para melhores esclarecimentos visite o link http://www.credito-agricola.pt/NR/rdonlyres/5B1CECD4-8FC3-4C63-8019-2703D8605CD9/0/PREFC20150603.pdfPenso que ficará totalmente esclarecido.

Isso já conhecia, mas lá está a não  ser que tenha lá acima de 3500e nao tenho isenção das taxas de manutenção da conta.

Olá RCosta

é com todo o prazer que o posso ilucidar uma vez que conheço os dois bancos muito bem.

Relativamente à condição de Associado, se for Associado do Montepio tem apenas e só direito a:

Isenção de despesas manutenção

Cartão de débito tem anuidade

Transferências online têm um custo de 1.04€

Utilização ao site por URL e não aplicação Smartphone

Já se for Associado CA tem isenção em:

Comissões de gestão de conta

Anuidade do cartão de débito OU crédito

Isenção nas transferências online

Aplicação APP para Smartphone com acesso por PIN

Então, basicamente, entre os dois, a CA é a mais vantajosa ceerto?

Uma outra questão, os 500e que investimos/emprestamos, ao fim dos 3 anos são devolvidos por completo? Para manter a isenção temos de continuar a "emprestar" os 500e por períodos de 3 anos consecutivos, não é?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Leovegildo agradeço a sua intenção de complementariedade pois é justamente este o espírito de um fórum a partilha de opiniões e saberes, mas permita-me indicar que um cliente normal CA não está isento de despesas manutenção como refere no preçário.

Os cartões de debito têm também anuidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Isso já conhecia, mas lá está a não  ser que tenha lá acima de 3500e nao tenho isenção das taxas de manutenção da conta.

Então, basicamente, entre os dois, a CA é a mais vantajosa ceerto?

Uma outra questão, os 500e que investimos/emprestamos, ao fim dos 3 anos são devolvidos por completo? Para manter a isenção temos de continuar a "emprestar" os 500e por períodos de 3 anos consecutivos, não é?

RCOSTA

os 500€ são títulos são uma parte do capital social. Eles indicam que é capital garantido mas sendo capital social tem sempre o risco de crédito do emitente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

RCOSTA

os 500€ são títulos são uma parte do capital social. Eles indicam que é capital garantido mas sendo capital social tem sempre o risco de crédito do emitente.

São títulos obrigacionistas, certo? Mas pensando positivamente que tudo correrá bem, ao fim de 3 anos os 500€ são creditados por completo na conta, correcto? Assim de modo a poder re-investir e continuar a ter isenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não são creditados na conta. Este é o tempo que tu tens obrigatoriamente que ter o capital social mas no fim deste tempo podes pedir o levantamento.

Mas pedindo o levantamento, deixo de ser Associado e perco as vantagens e isenções, correcto? Apenas mantendo o capital é que a isenção e vantagens continuam...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Mas pedindo o levantamento, deixo de ser Associado e perco as vantagens e isenções, correcto? Apenas mantendo o capital é que a isenção e vantagens continuam...

exato mas em nehum banco por apenas 500€ tens despesas manutenção e anuidade do cartao de débito - bancos de retalho

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

uma questão, como é contabilizado o capital mínimo neste caso para efeitos de isenção de conta (3500€) ? É ter um mínimo igual ou superior numa só conta ou é o "bolo" todo que uma pessoa tem(ex: DP: 2.5k, ordem 1k)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

exato mas em nehum banco por apenas 500€ tens despesas manutenção e anuidade do cartao de débito - bancos de retalho

Peço desculpas, mas não entendi o sentido da frase.

Queria dizer que os 500€ de capital social, que dá (ou não direito a dividendos, acho) é uma "pechincha" face as anuidades e comissoes que os outros bancos cobram durante uma "vida toda"?

O busílis da questão, entre Montepio e CA, qual escolheria tendo em conta os seguintes pontos:

- Zero Comissões de Cartão de Débito;

- Zero Taxas de Manutenção;

- MB NET;

- Homebanking;

- Baixo ou Zero Custo de TB's no Homebanking;

- Baixa burocracia;

- Disponibilidade dos Gestor;

- Confiança e Sustentabilidade do Banco;

Pelo que tenho lido e têm dito, ando mais inclinado para o CA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico