Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Parece que já consegui vender. Será? Vamos ver...

Pipocas

Recommended Posts

Pauloaguia, sim, eu vou dar-lhe as plantas de implantação e da fracção , a licença de construção e a caderneta predial urbana. Mas isto tudo custou-me 7,20e. A certidão de teor é que é mais cara! :-\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço desculpa, precipitei-me. E acho que fiz confusão com outro documento qualquer...

Já lá vão 2 anos, mas penso que a licença de habitabilidade, a certidão de teor e a caderneta predial foram apresentadas pelo vendedor.

Normalmente funciona assim!

Essa é a documentação devida pelo vendedor, não pelo comprador.

Tem um pouco a ver com a ética da negociação. Disponibilizar a quem compra toda a documentação oficial e actualizada do imóvel.

Cumprimentos

Patrícia_H

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Já fui informar o banco acerca da data da Escritura.

Tive de levar uma cópia não autênticada da Certidão de Teor. Disseram-me que, caso a data seja alterada, tenho de cumprir o requisito de informar o banco sobre a nova data com 15 dias úteis de antecedência em relação à nova data.

Perguntei se seria necessário o comprador passar dois cheques bancários (aconteceu na última vez que vendi casa). A resposta-» não é necessário, basta um cheque visado ou bancário, depois o banco deposita na sua conta o restante.

Alertaram-me para o facto de, como vou contratar um novo empréstimo à habitação através do mesmo banco, vão-me devolver a comissão dos 0,5% sobre o capital amortizado. Se "se esquecerem", é de "apertar" com eles. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Ainda bem que já conseguiste pipocas...

Eu tenho uma duvida, sendo a primeira vez que vou comprar casa...

Em primeiro lugar, quem suporta os custos com os documentos necessários é o vendedor, pelo menos no meu caso, porque foi pedido um crédito habitação e podia ter sido negado.

Ora certidão de teor, licença utilização, planta, planta localização geográfica, vai ser tudo suportado pelo vendedor...

Já foi tudo entregue e o crédito aprovado... Estou à espera do contacto do gestor de conta para marcar a escritura (em principio será na próxima semana, tenho de lhe fazer chegar os seguros) e depois, as minhas duvidas são:

1- como é feita a transacção, se o banco deposita na minha conta do banco ou se tranfere o dinheiro para a conta do vendedor?

Porque a escritura é de um valor e o preço que eu tenho que pagar aos vendedores é inferior, porque já abati valores, conforme acordado no CPCV...

Depois da escritura fica tudo resolvido e no mês seguinte começa a ser debitada a prestação???

É que eu já estou farto deste processo...  :-\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1- como é feita a transacção, se o banco deposita na minha conta do banco ou se tranfere o dinheiro para a conta do vendedor?

Porque a escritura é de um valor e o preço que eu tenho que pagar aos vendedores é inferior, porque já abati valores, conforme acordado no CPCV...

Depois da escritura fica tudo resolvido e no mês seguinte começa a ser debitada a prestação???

O banco deposita o valor do empréstimo na tua conta. Muito provavelmente este valor não será igual nem ao valor da escritura nem ao valor a pagar aos vendedores.

Não sei se o processo é igual em todos os bancos mas não deve diferir muito disto: Um ou dois dias antes da escritura tens que ir ao banco visar um cheque no valor que vais pagar aos vendedores. Esse valor fica cativo na tua conta e só será movimentado ao descontar o cheque. Se o valor do cheque for superior ao valor do empréstimo, tens que aprovisionar a tua conta com a diferença antes de te visarem o cheque. Se for inferior, podes fazer o que quiseres com o dinheiro que sobra.

A partir desse momento trata-se de um normal pagamento com cheque - entregas o cheque e, quando o depositarem, o teu banco encarrega-se de transferir o valor do cheque para a conta do vendedor.

De qualquer forma o teu gestor de conta vai-te explicar o processo todo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rubvi, posso falar-te no que aconteceu nas minhas 2 escrituras: a da venda da casa "velha" e a da compra da casa nova.

- Na escritura de venda: eu-vendedor, falei com o comprador antes dizendo-lhe que só aceitaria um cheque visado ou bancário. Perguntei no meu banco se o comprador teria de me passar 2 cheques visados/bancários, um pelo valor da divida ao banco e outro pelo remanescente.

Eu devia 50.000euros ao banco, o vendedor tinha de me dar 66.500euros.

O meu banco disse que não, bastava um cheque visado/bancário pelo valor total: 66.500euros (este cheque não passou nem pelas minhas mãos nem pela minha conta, o vendedor deu-o directamente ao solicitador contratado pelo meu banco, no dia da escritura)

Um dia depois da escritura apareceu na minha conta o remanescente:16.500euros (66.500-50.000=16.500euros)

Na escritura de compra: eu-comprador, disse ao vendedor que lhe iria pagar com 2 cheques visados, um no valor do empréstimo, outro no valor das minhas poupanças. O valor do empréstimo não chegou a passar pela minha conta. Um dia antes da escritura cobraram-me 1 cheque visado (5,20eur) e retiraram o valor das minhas poupanças. No dia da escritura, lá estava o solicitador contratado pelo meu banco, ele é que passou para as mãos do vendedor os 2 cheques visados.

PS- no dia da escritura convém levares o CPCV por precaução, pode ser preciso justificares alguma coisa ao vendedor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou tb deixar aqui a minha experiência.

No dia da escritura comparecemos nós (compradores), o vendedor e o solicitador ao serviço do banco. O solicitador entregou ao vendedor um cheque do banco no valor do emprétimo pedido por nós. Nós entregamos ao vendedor um cheque nosso normal, cruzado, com o restante valor em falta (pois não pedimos 100% ao banco).

Só não sei dizer se fomos nós que pagamos o cheque que o solicitador levou do banco e se esse era visado ou não... pelo menos na nossa conta não houve nenhum débito do banco a mencionar um cheque.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para completar a minha história e avisar que é melhor ir prevenido...

Depois de tudo assinado e os cheques entregues, o solicitador do banco virou-se para mim e diz-me "Agora dê-me 96 euros." Eu fiquei a olhar para ele surpreendida... "Desculpe?..." disse eu, sem entender. Ele disse que era para fazer a conversão dos registos (48€ cada um). Eu respondi-lhe que me devia ter avisado antes que seria necessário entregar-lhe esse valor pois eu pensava que seria debitado na minha conta pelo banco, como todas as outras despesas. O fulado, com grande lata, responde-me "Estou a avisa-la agora...." :o No comments!!!

Obviamente eu não tinha 96€ cmg, nem o meu marido. Convenhamos, não é valor que o comum dos mortais ande no bolso...

Até tinhamos levado um cheque de reserva, caso houvesse algum problema, mas como o meu marido estava tão nervoso que se enganou no preenchimento do 1.º cheque gastamos os dois cheques que levamos.

Conclusão, vá prevenido!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Só para completar a minha história e avisar que é melhor ir prevenido...

Depois de tudo assinado e os cheques entregues, o solicitador do banco virou-se para mim e diz-me "Agora dê-me 96 euros." Eu fiquei a olhar para ele surpreendida... "Desculpe?..." disse eu, sem entender. Ele disse que era para fazer a conversão dos registos (48€ cada um). Eu respondi-lhe que me devia ter avisado antes que seria necessário entregar-lhe esse valor pois eu pensava que seria debitado na minha conta pelo banco, como todas as outras despesas. O fulado, com grande lata, responde-me "Estou a avisa-la agora...." :o No comments!!!

Obviamente eu não tinha 96€ cmg, nem o meu marido. Convenhamos, não é valor que o comum dos mortais ande no bolso...

Até tinhamos levado um cheque de reserva, caso houvesse algum problema, mas como o meu marido estava tão nervoso que se enganou no preenchimento do 1.º cheque gastamos os dois cheques que levamos.

Conclusão, vá prevenido!

Susana, desculpa meter-me na conversa...

Mas, queria só alertar que a conversão dos registos não é devida na totalidade pelo comprador.

Cabe uma parte ao vendedor, se obviamente, ele tiver alguma hipoteca sobre o bem!

Cumprimentos

Patrícia_H

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Susana, se reparares neste tópico falo nesse assunto: http://www.pedropais.com/forum/index.php?topic=104.0

Tb acho que é "falta de chá"  :P, da parte dos bancos não nos avisarem sobre este cheque ou dinheiro que temos de ter preparado no dia da escritura. Por acaso eu já sabia porque já tinha comprado casa anteriormente...

Outra situação é a do Cancelamento da Hipoteca que o solicitador contratado pelo banco tb vai fazer ao mesmo tempo que vai fazer a Conversão dos Registos Provisórios em Definitivo.Tive de perguntar ao vendedor uns dias antes da escritura se o imóvel que eu ía comprar estava hipotecado. A resposta foi afirmativa, então, no dia da escritura, já sabia que tinha de lhe exigir 72 euros pelo cancelamento da hipoteca dele. Se o vendedor tiver mais de uma hipoteca (às vezes acontece, são 72euros por cada uma).

Susana, como só pagaste 96 euros ao solicitador do Banco, depreendo que o vendedor não tinha nenhuma hipoteca sobre o imóvel que compraste.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites