Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

Nesse caso quais são os argumentos do banco para ter cobrado os 15€?

Já sei os argumentos deles. É que para eles o que conta é a emissão do cartão, mesmo que o mesmo não esteja ativo cobram. Ou seja, eles podem passar os dias a enviar cartões, que o cliente é que tem de ter o trabalho a ir cancelá-los senão nem ganha para pagar as anuidades. E o mais grave é que foram ver e dizem que o cartão afinal estava ativo, e eu nunca o ativei. Quando lhe perguntei quem é que ativou, diz não saber, e que ela é que não foi. Isto nem é resposta que se dê a um cliente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 406
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

95

• Lvsitano

63

• --------

53

• Tiago Pereira

29

Top Posters In This Topic

Popular Posts

As comissões bancárias entraram num espiral de obscenidade...desculpem o termo!

Posted Images

Sim, esse é o procedimento normal quando o cartão tem anuidade - chega à data de renovação, sem o cliente ter cancelado o contrato, e cobra-se a dita. Independentemente do uso que o cliente faça do cartão (alguns bancos tomam a iniciativa de cancelar o contrato se o cliente não usar o cartão; mas enquanto o contrato não for cancelado há uma anuidade que pode ser cobrada, sim).

Agora, tu não acabaste de dizer que não era suposto o cartão ter anuidade? É por isso que perguntei qual o fundamento... ou te falta ler aí algumas letrinhas pequeninas do tal protocolo ou então tens fundamento para reclamar a devolução da anuidade.

A resposta da funcionária foi um pouco tosca, mas realmente eles não têm como saber quem ativou o cartão. É enviado o cartão por um lado, o código por outro... para o ativar é suposto ter-se os dois, mas eles não têm como saber quem recebeu as duas coisas. Quando muito podem-te dizer para que morada mandaram o cartão e em que nome...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O cartão tem 1 ano de insenção de anuidade pelo que me disseram, a partir do 2º ano já se paga, que foi o que me cobraram. O que percebi foi que o cartão veio logo ativado, apesar da carta que acompanhava o mesmo indicar que é necessário que o cliente ative. Foi dito exatamente que ficou ativo no momento da emissão.

Então agora enviam-me cartões que nunca chego a receber por alguma razão, e começam a aparecer contas para pagar sem se poder fazer nada. Vou mas é fazer um negócio desses, que pelos vistos é vantajoso.

Certamente foi alguém no banco que ativou o cartão, pois só eu tenho o código e o cartão, e podem certamente saber quem foi. Ou isso, ou foi mesmo falha e enviaram o cartão ativo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O cartão tem 1 ano de insenção de anuidade pelo que me disseram, a partir do 2º ano já se paga, que foi o que me cobraram. O que percebi foi que o cartão veio logo ativado, apesar da carta que acompanhava o mesmo indicar que é necessário que o cliente ative. Foi dito exatamente que ficou ativo no momento da emissão.

Então agora enviam-me cartões que nunca chego a receber por alguma razão, e começam a aparecer contas para pagar sem se poder fazer nada. Vou mas é fazer um negócio desses, que pelos vistos é vantajoso.

Certamente foi alguém no banco que ativou o cartão, pois só eu tenho o código e o cartão, e podem certamente saber quem foi. Ou isso, ou foi mesmo falha e enviaram o cartão ativo.

Daquilo que já explicaste provavelmente eles enviaram-te o cartão porque aderiste ao tal protocolo com a tua empresa. Também podes ter a tua quota parte de culpa ao não teres perguntado pelo cartão quando ele não chegou e ao não teres cancelado o mesmo antes da renovação (lá está, é preciso ler-se bem todo o contrato que se assina).

Do que percebi também não está em causa se o cartão foi ativado ou não - mesmo que não tivesse sido, tinhas a anuídade a ser paga agora na mesma, ou não?

Não estou a dizer que não tenha havido aí um abuso. Não conheço as condições do tal protocolo. Mas vale a pena reler as condições desse contrato novamente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Daquilo que já explicaste provavelmente eles enviaram-te o cartão porque aderiste ao tal protocolo com a tua empresa. Também podes ter a tua quota parte de culpa ao não teres perguntado pelo cartão quando ele não chegou e ao não teres cancelado o mesmo antes da renovação (lá está, é preciso ler-se bem todo o contrato que se assina).

Do que percebi também não está em causa se o cartão foi ativado ou não - mesmo que não tivesse sido, tinhas a anuídade a ser paga agora na mesma, ou não?

Não estou a dizer que não tenha havido aí um abuso. Não conheço as condições do tal protocolo. Mas vale a pena reler as condições desse contrato novamente...

Na altura em que aderi ninguém me falou em cartão nenhum, mas não digo que não tenha assinado. São as tais coisas com letras pequenas que quase ninguém lê. O gestor de conta deu-me os papéis, e assinei. Mas eu recebi o cartão, ao contrário do que entendeste. A questão é que o mesmo não vinha ativo, dizia na carta que acompanhava, que era necessário ativar o mesmo online ou pelo telefone, coisa que nunca fiz.

O que me dizem agora, é que além do cobrarem anuidade pela emissão, independentemente do mesmo estar ativo ou não, é que o mesmo ficou ativo no momento da emissão, contrariamente ao que era indicado na carta. Ou seja, se alguém tivesse obtido o cartão antes de chegar até mim poderia ter feito compras online, visto que não necessita PIN nem assinatura.

Continuo à espera de uma resposta à reclamação por parte do banco, só me responderam que iriam analisar a situação. Isto tudo tem uma excelente solução: é fechar a conta, assim pode ser que fiquem mais contentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Hoje estive a ver os depósitos a prazo do BPI, mais propriamente os DP BPI net e verifiquei que para 7 dias oferecem a excelente taxa de 0.05%

Para 30 dias oferecem 0.15%

Comparando com o BPI Online que oferece 1.5% na Conta à Ordem, ou mesmo com o Invest que oferece 2%

Pergunto eu: Como é que o BPI pensa captar recursos nos DP com estas taxas miseráveis.

Outra questão é: Se não dá maior taxa é porque não precisa e aqui sim temos sempre de dar à mão à palmatória das contas que o BPI apresenta, sendo dos bancos mais bem geridos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

O que é particularmente hilariante quando o BPI online tem a tal conta à ordem com 1.5%  :laugh:

Nem mais :)

O BPI Online, e corrijam-me se estiver errado: É o único que paga juros à semana :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E continuo sem ter uma resposta do BPI, já se passaram 10 dias desde que reclamei, até já voltei a dizer-lhes que ainda não fui contactado com qualquer esclarecimento. Parece que os clientes abundam e que mais um menos um não lhes faz diferença. Bancos há por aí muitos, é questão de se transferir o capital e encerrar a conta, pode ser que assim fiquem mais satisfeitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há algumas coisas nas quais o BPI é, por definição, fechado. Uma delas é o resolver na hora de certas reclamções - eles fazem o que está predefinido, se o cliente se sentir mal que reclame - e a outra é a concessão de crédito que é bastante dificultada face a outros bancos. Também as taxas são mais baixas, isso é verdade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem não sabe o BPI é o único banco grande onde aceita como património apenas 1000€ para isenção de conta...desde que estes 1000€ estejam em PPR.

Desde que não seja no BPI Acções que tem sido bastante fraco :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Desde que não seja no BPI Acções que tem sido bastante fraco :)

Eu tenho o BPI Investimento Accoes em que investe em accoes de todo o mundo e nao apenas no PSI 20 como é o caso do BPI Accoes.

Já agora PPR ou fundo PPR recomendas algum do BPI, david?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Tenho um CH com o BPI. Gostava de ter a vossa opinião sincera. Vale a pena estar a "investir" no banco fazendo depósitos a prazo, usando o cartão de crédito, etc.. para tentar negociar uma melhor taxa de spread no futuro (4% atualmente) ou isto é mais "tretas" do gestor de conta e provavelmente nunca vou ver uma redução do spread sem efetuar amortização do capital em dívida?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho um CH com o BPI. Gostava de ter a vossa opinião sincera. Vale a pena estar a "investir" no banco fazendo depósitos a prazo, usando o cartão de crédito, etc.. para tentar negociar uma melhor taxa de spread no futuro (4% atualmente) ou isto é mais "tretas" do gestor de conta e provavelmente nunca vou ver uma redução do spread sem efetuar amortização do capital em dívida?

Esquece isso...tens spread de 4%?? que loucura, eu tenho de 0.85% no BPI e já a acho alta ahha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    presidentedajunta

Nem mais, dos bancos grandes é de longe o mais sólido.

O mais sólido será o Santander que é considerado o 5º Maior Banco em Portugal.

Depois temos o Montepio e o CA que não pertencendo aos grandes tb não são pequenos e são tão sólidos como o BPI

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

A entidade bancária é obrigada a fornecer algum documento a provar o encerramento de conta? É que já encerrei uma conta no passado noutro banco e simplesmente não me deram nada, assinei um documento e destruiram o cartão MB.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

A entidade bancária é obrigada a fornecer algum documento a provar o encerramento de conta? É que já encerrei uma conta no passado noutro banco e simplesmente não me deram nada, assinei um documento e destruiram o cartão MB.

Sim tu tens o direito de exigir comprovativo de encerramento de conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim tu tens o direito de exigir comprovativo de encerramento de conta.

E podem cobrar pelo comprovativo? Pelo encerramento de conta sei que não, agora pelo comprovativo já é outra história.

No preçário tem fotocópias de outros documentos 3€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico