Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

• Respostas 406
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

95

• Lvsitano

63

• --------

53

• Tiago Pereira

29

Top Posters In This Topic

Popular Posts

As comissões bancárias entraram num espiral de obscenidade...desculpem o termo!

Posted Images

O BPI anunciou que irá fechar 21 balcões (FONTE: JN). Em 2005 tinha 507 balcões, em 2006 tinha 538, em 2007 621, em 2008 tinha 695, 696 em 2009 e 2012, reduziu para 649 em 2011, manteve os 649 em 2012 e hoje tem 611 balcões. Fonte: www.observar.pt

611 balcões começa a ser pouco. Junte-se a isso a fraquíssima oferta em produtos de poupança, em muitos dos fundos de investimento e o mais do mesmo ao nível de despesas bancárias e conta à ordem, bem como uma plataforma online ultrapassada, e uma qualidade de apoio ao cliente que já não vai sendo grande coisa, e nota-se como as coisas estão complicadas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo, a plataforma online é arcaica, e nunca vi qualquer melhoramento. A isso há que juntar o facto do sistema de pagamentos ficar offline à meia-noite, o que impossibilita pagamentos ou levantamentos em caixas ATM a essa hora. Convenhamos que a meia-noite não foi a melhor hora para fazerem manutenção, podiam ter escolhido de madrugada, tipo 4 ou 5 da manhã, a probabilidade de haver pessoas a fazerem pagamentos era menor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

611 balcões começa a ser pouco. Junte-se a isso a fraquíssima oferta em produtos de poupança, em muitos dos fundos de investimento e o mais do mesmo ao nível de despesas bancárias e conta à ordem, bem como uma plataforma online ultrapassada, e uma qualidade de apoio ao cliente que já não vai sendo grande coisa, e nota-se como as coisas estão complicadas...

Não percebi a parte dos 611 balcões serem poucos. Se compararmos com 2006 têm mais. Hoje em dia é normal este ajustamento por parte dos bancos :)

Eu procuro um banco não pela sua plataforma "ultrapassada" mas sim pela segurança, se for a comparar com a plataforma do privat bank, a do BPI é de longe superior. E não é por isto que deixo de usar o PB.

Com os resultados que apresentaram recentemente até diria que é o banco que apresenta melhores condições para pagar o empréstimo ao estado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo, a plataforma online é arcaica, e nunca vi qualquer melhoramento. A isso há que juntar o facto do sistema de pagamentos ficar offline à meia-noite, o que impossibilita pagamentos ou levantamentos em caixas ATM a essa hora. Convenhamos que a meia-noite não foi a melhor hora para fazerem manutenção, podiam ter escolhido de madrugada, tipo 4 ou 5 da manhã, a probabilidade de haver pessoas a fazerem pagamentos era menor.

Isso é verdade, tanto o BPI como o Millennium o sistema da 0h às 5h da manhã fica tudo off, seja BPInet, seja ATMs, seja pagamentos etc.

Não percebi a parte dos 611 balcões serem poucos. Se compararmos com 2006 têm mais. Hoje em dia é normal este ajustamento por parte dos bancos :)

Eu procuro um banco não pela sua plataforma "ultrapassada" mas sim pela segurança, se for a comparar com a plataforma do privat bank, a do BPI é de longe superior. E não é por isto que deixo de usar o PB.

Com os resultados que apresentaram recentemente até diria que é o banco que apresenta melhores condições para pagar o empréstimo ao estado :)

Concordo, o banco em 2006 tinha menos agências e ninguém se queixou, agora a prioridade penso ser o pagamento das CoCos ao Estado mais os juros, e começar a dar crédito à economia, principalmente às PMEs...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar da plataforma desatualizada que subscrevo, o numero de balcões ser exagerado e estar a ser reajustado, o BPI é dos bancos mais bem organizados. Atualiza taxas todas as 2ªs feiras, tem uma política de manutenção dos balcões exemplar (se repararem os cartazes e destaques são uniformes ao contrário de alguns...não todos...que têm uma imagem diferente em cada balcão).

A nível de produtos concordo e subscrevo o que foi dito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é verdade, tanto o BPI como o Millennium o sistema da 0h às 5h da manhã fica tudo off, seja BPInet, seja ATMs, seja pagamentos etc.

Não posso falar sobre o BPI mas quanto ao Millennium quer operações em ATM quer através do site já as fiz depois da meia noite em várias ocasiões e sempre sem problemas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exatamente, o BCP não é igual ao BPI. No BPI entre as 0:00 e 1:00, o BPI Net fica em manutenção e não permite sequer consultar saldos. Ao mesmo tempo, qualquer pagamento com cartão de débito online fica bloqueado durante esse período. É possível pagar portagens porque funcionam em off-line.

Esta situação é muito chata, pois uma pessoa vai a um bar ou restaurante, quer pagar após a meia-noite e não dá. Ou pagar um táxi por MB também não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

O BPI fez um erro enorme há 5 anos atrás. Apostou crescer na rede de balcões e foi apanhado numa grande crise. Foi tão forte o impacto que ainda hoje não se recompôs.

Aquele banco de qualidade no atendimento, de solidez financeira e gerido de um modo muito particular já acabou há muito.

De referir que mais solidez que o BPI tem o BES que não precisou ainda de 1cent do fundo do estado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O BPI fez um erro enorme há 5 anos atrás. Apostou crescer na rede de balcões e foi apanhado numa grande crise. Foi tão forte o impacto que ainda hoje não se recompôs.

Aquele banco de qualidade no atendimento, de solidez financeira e gerido de um modo muito particular já acabou há muito.

De referir que mais solidez que o BPI tem o BES que não precisou ainda de 1cent do fundo do estado!

O BPI continua a ser dos bancos mais sólidos a nível nacional, a par com o Santander Totta, o Crédito Agrícola e os bancos de investimento (exceto Activo). Mas sim, o banco de qualidade de atendimento infelizmente não o noto na atualidade... ou é grande pontaria minha em todas as agências de Setúbal que vi (visitei 3/4), ou não sei. Mesmo o apoio a cliente nota-se que as pessoas estão frouxas, cansadas... Não há simpatia, faz-se e mais nada. É deprimente.

O BES tem neste momento mais alavancagem que o BPI, além do rácio Core Tier 1 ser apenas 0,4-0,5% acima dos mínimos, o que o torna menos sólido, daí ter maiores taxas de juro para os seus clientes nos depósitos... e no crédito. Não é assim tão sólido quanto estes que referi, mas tem a garantia de uma gestão que se tem mantido em bom plano e tem dado bons frutos. No entanto vai ficando cada vez mais sólido ao longo de cada trimestre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O BPI continua a ser dos bancos mais sólidos a nível nacional, a par com o Santander Totta, o Crédito Agrícola e os bancos de investimento (exceto Activo). Mas sim, o banco de qualidade de atendimento infelizmente não o noto na atualidade... ou é grande pontaria minha em todas as agências de Setúbal que vi (visitei 3/4), ou não sei. Mesmo o apoio a cliente nota-se que as pessoas estão frouxas, cansadas... Não há simpatia, faz-se e mais nada. É deprimente.

O BES tem neste momento mais alavancagem que o BPI, além do rácio Core Tier 1 ser apenas 0,4-0,5% acima dos mínimos, o que o torna menos sólido, daí ter maiores taxas de juro para os seus clientes nos depósitos... e no crédito. Não é assim tão sólido quanto estes que referi, mas tem a garantia de uma gestão que se tem mantido em bom plano e tem dado bons frutos. No entanto vai ficando cada vez mais sólido ao longo de cada trimestre.

De notar que os resultados recentes mostram claramente que o BPI está melhor que o BES. Até posso gostar do BES como instituição, mas isso não significa que estejam melhores.

O BES não precisou da ajuda do estado, mas isso na prática significou o quê? Vamos ver se as imparidades, provisões, etc... não vão aumentar para fazer face a esse esforço financeiro por parte dos accionistas. No fim se verá quem tomou a melhor opção :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O BPI foi apanhado como todos os outros bancos, nesta crise tecnológica. Os balcões deixaram de fazer tanto sentido numa era em que se faz tudo pelo homebanking, telefone e chat.

Não precisou porquê? Falta acrescentar essa parte.

Ambos os bancos efectuaram aumentos de capital, mas o BPI fez um aumento de capital menos penoso para os accionistas e permitiu a entrada do estado.

Ja o BES realizou um aumento de capital tremendo, mais penoso para os accionistas, mas ao menos não necessitou da ajuda do estado.

Efectivamente ambos precisaram de aumentar os seus rácios Core Tier 1, mas fizeram-no de maneiras diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

O BES ao não ter a ajuda do estado não permite que o estado tenha qualquer palavra a dizer na tomada das decisões do banco. Já com os outros bancos (todos) que recorreram a essa ajuda não é bem assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O BES ao não ter a ajuda do estado não permite que o estado tenha qualquer palavra a dizer na tomada das decisões do banco. Já com os outros bancos (todos) que recorreram a essa ajuda não é bem assim.

Então e o que é que o estado já influenciou na tomada de decisões no BPI, por exemplo?

Dizer que um obrigacionista fica co-proprietário da instituição é um crime... Apenas as acções é que vêm indexadas à co-propriedade. Se o estado contratou coco Bonds, não tem qualquer poder de decisão no quer que seja! Apenas os bancos que não consigam reembolsar o estado, aí sim, o estado converte-as em acções e passa a ser co-proprietário da instituição.

Volto a referir que o bes não tinha nada a perder com a ajuda do estado, isto porque o bes nem distribui dividendos desde 2010. Como as obrigações proibem a distribuição de dividendos, não existiria nenhum problema para o bes nesse aspecto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Então e o que é que o estado já influenciou na tomada de decisões no BPI, por exemplo?

Dizer que um obrigacionista fica co-proprietário da instituição é um crime... Apenas as acções é que vêm indexadas à co-propriedade. Se o estado contratou coco Bonds, não tem qualquer poder de decisão no quer que seja! Apenas os bancos que não consigam reembolsar o estado, aí sim, o estado converte-as em acções e passa a ser co-proprietário da instituição.

Volto a referir que o bes não tinha nada a perder com a ajuda do estado, isto porque o bes nem distribui dividendos desde 2010. Como as obrigações proibem a distribuição de dividendos, não existiria nenhum problema para o bes nesse aspecto.

Ninguém disse que o estado fica co-proprietário do banco isso é absurdo. Ninguém disse que o estado já teve influência em alguma decisão a nível estratégico do banco...

O resto já tu aqui chegaste a essa conclusão e passo a citar "Apenas os bancos que não consigam reembolsar o estado, aí sim, o estado converte-as em acções e passa a ser co-proprietário da instituição."

Não é por acaso que o BES fez o esforço que fez para se auto financiar sem recorrer a um empréstimo ali à mão de semear e vai continuar de todo a tentar evitá-lo! Será por mero acaso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ninguém disse que o estado fica co-proprietário do banco isso é absurdo. Ninguém disse que o estado já teve influência em alguma decisão a nível estratégico do banco...

O resto já tu aqui chegaste a essa conclusão e passo a citar "Apenas os bancos que não consigam reembolsar o estado, aí sim, o estado converte-as em acções e passa a ser co-proprietário da instituição."

Não é por acaso que o BES fez o esforço que fez para se auto financiar sem recorrer a um empréstimo ali à mão de semear e vai continuar de todo a tentar evitá-lo! Será por mero acaso?

Para alguém ter "qualquer palavra a dizer na tomada das decisões do banco", tem de ser co-proprietário do mesmo... Senão está a falar para quê?

Eu não cheguei a nenhuma conclusão. Eu mesmo dei-me ao trabalho de ler as condições do empréstimo ao estado, e também citei uma das condições.

O "mero acaso" é muito simples. O BPI é obrigado a devolver todo o dinheiro emprestado pelo banco, mais juros. O bes não. Caso o negócio corra mal, o bes não precisa de reembolsar ninguém, e os investidores privados ficam a perder. Temos pena.

Com o BCP foi a mesma coisa. Sempre a fazer aumentos de capital quase de 2 em dois anos, e os investidores ainda não viram um cêntimo....

Na minha opinião, os bancos deviam-se responsabilizar pelos erros que fazem, colocando o risco totalmente do seu lado. Infelizmente, o BES decidiu fazer mais um aumento de capital, que lesou o investidor, e o BES saiu impune.

O BCP já se apercebeu dos erros que fez, e parcialmente se responsabilizou pelo que fez. Desta vez terá de reembolsar as Coco bonds do estado em vez de, mais uma vez, colocar o risco do lado do investidor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E até te digo mais. Se o BES voltar a fazer aumento de capital os investidores aderem na mesma. Agora usar o dinheiro do estado não obrigado.

Presidente da Junta,

Em que é que te estás a basear para dizer que os investidores irão aderir na mesma? Tenho amigos que conhecem por dentro o BES e dizem que é o banco português com pior gestão, e eu não tinha nada esta ideia...

Os accionistas do BCP também aderiram até um certo ponto!

Quanto ao BPI usou o dinheiro do estado e está a antecipar os pagamentos, isso faz do BPI pior?

Até te digo mais, o BES vai ter de continuar a tirar do armário esqueletos (imparidades) e se juntarmos a isso a posição em Espanha que também não está famosa, como por exemplo, o caso Pescanova.

Baseando a minha opinião em factos, o BPI está muito melhor que o BES :)

PS- Não tenho conta, nem acções (com pena minha) do BPI, portanto, é uma opinião isenta :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E até te digo mais. Se o BES voltar a fazer aumento de capital os investidores aderem na mesma. Agora usar o dinheiro do estado não obrigado.

Mais uma para a caixa de pandora.

E se o Bes não conseguir? Entra o "Presidente da junta" com todo o capital que o Bes precisa? Olhe que a familia até deve agradecer.

Como o Cardoso24 disse, e muito bem, o BCP viu-se à rasca para conseguir que os investidores entrassem novamente.

Ainda me lembro que fizeram uma grande campanha publicitária (jornais, revistas, tv e rádio) a promover a compra de direitos do BCP...

E não quer a ajuda do estado porque?

Isto faz-me lembrar aqueles putos em que os pais dizem para comer os espinafres e os putos recusam-se. Depois no médico detectam insuficiência de ferro no sangue, e os putos têm de começar a consumir medicamentos.

O efeito é o mesmo, no entanto, os comprimidos estragam o figado e, no longo prazo, o figado fica mais deteriorado.

Os investidores representam o fígado.

O puto é o bes, que prefere moer mais um bocado os investidores porque se recusa a receber ajuda do estado.

Continuo a não achar sentido nenhum na conversa... Dizer que o BES é bom quando os resultados, prespectivas futuras e gestão não estão nas melhores condições é, no minimo, ignorante.

Eu só lhe respondo pois pode existir um visitante pobre coitado que está a ler as suas mensagens e pensa que o bes está nas melhores condições...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Presidente da Junta,

Em que é que te estás a basear para dizer que os investidores irão aderir na mesma? Tenho amigos que conhecem por dentro o BES e dizem que é o banco português com pior gestão, e eu não tinha nada esta ideia...

Os accionistas do BCP também aderiram até um certo ponto!

Quanto ao BPI usou o dinheiro do estado e está a antecipar os pagamentos, isso faz do BPI pior?

Até te digo mais, o BES vai ter de continuar a tirar do armário esqueletos (imparidades) e se juntarmos a isso a posição em Espanha que também não está famosa, como por exemplo, o caso Pescanova.

PS- Não tenho conta, nem acções (com pena minha) do BPI, portanto, é uma opinião isenta :)

Não sabia disso do BES, sempre pensei que a gestão deles não estivesse assim tão mal  :-X

---------

Resultados do semestre saíram há 4 dias: http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?view=bpiseg_pagina_noticias&s=1&opt=s&lAcessoNoticia=1&lidNoticia=CCC29E58-2830-444A-9807-F53774EAB1CE&cod=3787&lang=pt

No Core Tier I, 15,3% de rácios do BPortugal quando o mínimo é 10%, 8,8% de rácios segundo Basileia III quando o mínimo é 4,5% + 2,5%... e um excelente rácio depósitos créditos: 101%!

As responsabilidades com pensões estão também cobertas a 110%.

Muito bom de facto!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sabia disso do BES, sempre pensei que a gestão deles não estivesse assim tão mal  :-X

---------

Resultados do semestre saíram há 4 dias: http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?view=bpiseg_pagina_noticias&s=1&opt=s&lAcessoNoticia=1&lidNoticia=CCC29E58-2830-444A-9807-F53774EAB1CE&cod=3787&lang=pt

No Core Tier I, 15,3% de rácios do BPortugal quando o mínimo é 10%, 8,8% de rácios segundo Basileia III quando o mínimo é 4,5% + 2,5%... e um excelente rácio depósitos créditos: 101%!

As responsabilidades com pensões estão também cobertas a 110%.

Muito bom de facto!

Tiago, não tens essa ideia porque a família "Espírito Santo" sabe vender muito bem a imagem do banco, nisso eles são espectaculares!

Aproveita que esta informação é inside ;D

Quanto ao BPI os dados estão à vista, e ainda acrescento que o BPI a nível de crédito é um dos bancos com as taxas mais baixas, neste ponto falo com conhecimento de causa ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Como o Cardoso24 disse, e muito bem, o BCP viu-se à rasca para conseguir que os investidores entrassem novamente.

Ainda me lembro que fizeram uma grande campanha publicitária (jornais, revistas, tv e rádio) a promover a compra de direitos do BCP...

E não quer a ajuda do estado porque?

Gosto dos teus posts por isto mesmo. Tu próprio respondes às perguntas que fazes :)

Aqui tens a diferença de credibilidade de um e de outro banco face ao mercado e aos investidores. E a credibilidade não se compra na loja... O passado mais recente no caso do BCP fala por si.

Não sei ao certo a quota de mercado de um e de outro mas toda a gente sabe que o BCP é o maior banco privado em quota de mercado e penso que tenha bastantes mais clientes que o BES. No entanto o BCP não é o maior banco privado em capitalização bolsista...

Um banco não é melhor ou pior por apresentar melhores ou piores resultados, porque como todos sabemos há muita forma de chegar aos resultados. O BCP apresentou resultados muito negativos nos últimos tempos devido ao aumento de provisões. Isso não significa má gestão, muito pelo contrário!

Relativamente aos resultados do BES que teve prejuízos, convem ver o porquê desse prejuízo. Se se dever às provisões será também um acto de boa gestão à semalhança do BCP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Presidente da Junta,

Tenho amigos que conhecem por dentro o BES e dizem que é o banco português com pior gestão, e eu não tinha nada esta ideia...

Olha eu também não tinha essa ideia e não irei ficar com essa mesma ideia só porque dizes que pessoas de dentro o dizem. Eu não tenho acções do BES mas se um dia comprar vou olhar para o que os mercados dizem, vou olhar para o passado do banco e vou ver a credibilidade do mesmo.

Por exemplo BPI e BES seriam dois bancos que à partida me deixariam mais descansado.

BCP, BANIF e BPN estes já não. Não que digam que têm má gestão ou não mas porque todos pudemos comprovar que no caso do BCP e do BPN muita coisa aconteceu e que não era sinais de boa gestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gosto dos teus posts por isto mesmo. Tu próprio respondes às perguntas que fazes :)

Aqui tens a diferença de credibilidade de um e de outro banco face ao mercado e aos investidores. E a credibilidade não se compra na loja... O passado mais recente no caso do BCP fala por si.

Peço desculpa, mas já li a minha frase mais de 10 vezes e ainda não percebi qual foi a pergunta que eu respondi.

Continuo a manter a minha questão do post anterior: Porque razão o BES não quer ajuda do estado?

Credibilidade? Ora essa, não sabia que o mercado accionista era racional...

O Bes já pediu 3,5 mil milhões de euros aos acionistas desde 2006, será isto credível? Lembro que, destes 3,5 mil milhões de euros, ainda ninguém viu 1 centimo....

Penso que, desta vez, não respondi a nenhuma pergunta minha, como no post anterior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico