Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

presidentedajunta

Aqui vai mais um link da CMVM e desta vez só acerca de FUNDOS INVESTIMENTO

http://www.cmvm.pt/CMVM/Publicacoes/Brochuras/Documents/Fundos%20de%20Investimento.pdf

vai à página 6 e lê onde diz RISCO DE MERCADO

"Nos fundos de investimento... blá blá blá ...pelo que existe a possibilidade de perda de parte ou da totalidade do capital investido."

Tá todo o mundo errado, só tu é que tás certo.

Trina esse risco é o de valorização ou desvalorização. A única forma que eu vejo de perder todo o dinheiro num fundo é estar muito desvalorizado e o fundo liquidar e não ser integrado noutro fundo aí sim é possível.

De resto é muito difícil e em certa medida é mais seguro que os depósitos a prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 406
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

95

• Lvsitano

63

• --------

53

• Tiago Pereira

29

Top Posters In This Topic

Popular Posts

As comissões bancárias entraram num espiral de obscenidade...desculpem o termo!

Posted Images

TRINA esquece, tu não entendes a temática de fundos e portanto não vamos dicutir mais isso, não, não sou eu que estou certo e tudo errado, vais ver que não, estuda um pouco sobre os fundos e depois verás ok? porque definitivamente não vale a pena.

Isto é um tópico sobre o BPI é verdade ninonas, mas o BPI também tem fundos de investimento  ;D ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem piada que essa frase da perda total ou parcial do capital não se encontra no exemplo dos ETFs, e nessa listagem volto a dizer que não se encontram os Fundos.

Agora falas que colocaste uma lista, então volta a colocar a lista mas sem os fundos, porque numa discussão anterior noutro tópico os fundos vieram á baila, e mais uma vez aqui não consegues provar, e é impossivel, que um investidor possa perder o seu capital devido a riscos de crédito, porque é o que se fala aqui, risco de crédito de um banco.

Não dês exemplos com os fundos, quando se falar em segurança dos bancos etc, agora, os fundos, e toda agente sabe disso, estão ligados ao mercado, tem as suas variações, é normal, mas também te digo, com o bull existente no mercado desde 2009, quem estiver com desvalorizações actuais em fundos desde essa altura...estamos a falar em 7 anos, se não recuperou das duas uma, ou é mentira ou andou a apostar em fundos da Turquia ou da Cochichina.

Não sei qual foi o user, mas há uma forma sim senhor, e eu na altura concordei, é a desvalorização total de uma carteira num fundo, perder 100%... vai lá tentar pesquisar um fundo que lhe tenha acontecido tal coisa...

Acusas-me de não me informar, mas és tu que sistmaticamente erras nas tuas análises e opiniões, e eu não vou voltar, acho que já disse isto 10 vezes lol, tentar te ensinar alguma coisa, porque definitivamente não estás capacitado para ouvir e aprender, depois induzes os outros em erro, e isso é que é pena.

Eu quando digo que se pode perder dinheiro com os fundos não é por causa do banco falir ou não.

O que eu quero dizer a toda a gente que venha ler isto é que perder dinheiro com os fundos é algo normal, que pode acontecer porque faz parte do "jogo" e é necessário correr esse risco (o da perda do capital investido).

Nos depósitos (ordem ou a prazo) nos bancos não existe perda de capital. A totalidade do capital é devolvido ao cliente quando ele quiser mais os respectivos juros de ter chegado ao fim do prazo.

É algo importante a ter em conta na hora de escolher o tipo de investimento.

Em relação a alguém perder dinheiro nos depósitos se o banco entrar em dificuldades/falência, isso é algo que não pode acontecer senão é o descalabro pq se perde a confiança no sistema bancário e toda a gente vai a correr levantar o dinheiro nos bancos todos.

Mesmo que o FGD nao seja suficiente o governo mete a mão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

TRINA de vários posts que tenho lido seus dou-lhe um conselho, seja critica no que lê.

Realmente ao site da CMVM realmente diz isso sim, porque existe possibilidade de desvalorizações. Então supondo desvalorizações atrás de desvalorizações (+ desvalorizações) realmente isso poderia em teoria chegar a 0 muito no limite. No entanto a probabilidade de isto acontecer se pensarmos racionalmente é muito baixa, mas mesmo muito baixa. Mesmo muita mais baixa do que perder todo o seu dinheiro em DP onde está escrito que existe um fundo de garantia de depósitos que não chega para cobrir todos os depósitos que existem nos grandes brancos.

Sim pode-se perder dinheiro com fundos, mas não todo. Já num DP a prazo pode-se perder todo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

TRINA esquece, tu não entendes a temática de fundos e portanto não vamos dicutir mais isso, não, não sou eu que estou certo e tudo errado, vais ver que não, estuda um pouco sobre os fundos e depois verás ok? porque definitivamente não vale a pena.

Isto é um tópico sobre o BPI é verdade ninonas, mas o BPI também tem fundos de investimento  ;D ;D ;D

Vou pesquisar, estudar o assunto e obtenho informação de fontes como a CMVM ou dos próprios bancos. O que acontece é que vocês depois dizem o contrário do que está lá escrito.

Quando são confrontados com estas contradições o que dizem é que eu é que não entendo, que não vale a pena discutir mais isso e para eu ir estudar mais o assunto.

A informação da CMVM e dos bancos todos tá toda errada e só serve para despistar o pessoal...

Se é a parte de perder a totalidade do capital nos fundos então esquece essa parte. Ficamos só pela parte de perder parte do capital investido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

TRINA de vários posts que tenho lido seus dou-lhe um conselho, seja critica no que lê.

Realmente ao site da CMVM realmente diz isso sim, porque existe possibilidade de desvalorizações. Então supondo desvalorizações atrás de desvalorizações (+ desvalorizações) realmente isso poderia em teoria chegar a 0 muito no limite. No entanto a probabilidade de isto acontecer se pensarmos racionalmente é muito baixa, mas mesmo muito baixa. Mesmo muita mais baixa do que perder todo o seu dinheiro em DP onde está escrito que existe um fundo de garantia de depósitos que não chega para cobrir todos os depósitos que existem nos grandes brancos.

Sim pode-se perder dinheiro com fundos, mas não todo. Já num DP a prazo pode-se perder todo.

E o que acontece, no dia seguinte, aos restantes bancos quando as pessoas num dos bancos perderem parte ou a totalidade do dinheiro que tinham em simples depósitos a prazo?

Perde-se a confiança no sistema bancário e vai toda a gente correr aos bancos todos tentar retirar todo o dinheiro que lá têm. Não há dinheiro para todos e estoira o sistema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

E o que acontece, no dia seguinte, aos restantes bancos quando as pessoas num dos bancos perderem parte ou a totalidade do dinheiro que tinham em simples depósitos a prazo?

Perde-se a confiança no sistema bancário e vai toda a gente correr aos bancos todos tentar retirar todo o dinheiro que lá têm. Não há dinheiro para todos e estoira o sistema.

E achas que isto nunca aconteceu?

Achas que numa saída desordeira do Euro não perdes dinheiro investido em DPs? Se vires os teus DPs em Euros serem automaticamente convertidos para o Novo Escudo a uma taxa de 1=1 e no dia seguinte o Novo Escudo desvalorizar 50% face ao Euro, não estará o teu património a desvalorizar nessa proporção?

Já agora, achas o cenário acima irrealista? É pena a porcaria do BdP não obrigar os bancos a incluir essa ressalva nos contratos de DP...  ::) ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

voltando ao tópico BPI,

Não se acomodem às comissões nem pensem que é algo que tem de ser!

Fui à agencia aqui da zona falar com o meu gestor de conta e parece que, sem conta Conta Ordenado ou qualquer crédito (minimo de 7500€), vou passar a pagar 20 euros/ano para ter conta aberta neste banco.

Sinto que é um assalto. A argumentação do sujeito consistiu em basicamente isto... "Nos outros países também se paga, é normal"... No meio da conversa, admitiu que era uma forma de fidelizar ("obrigar") os clientes a terem o ordenado no banco.

Perguntei-lhe se não considerava a hipotese de haver uma fuga de clientes, ao que me respondeu "Mesmo que saiam clientes, esse é já um risco que foi calculado...!"

E é desta forma que se perde um cliente com 30 anos de casa (antes da fusão para BPI). Infelizmente, para estes senhores da banca, antiguidade não é fidelidade... Não há palavras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

enviei questão ao BPI esta manhã sobre as comissões de manutenção, que ainda não tive resposta...e quem tiver crédito habitação no BPI os patamares de €'s deixam de ter efeito?

segundo o preçario de 02-03-2015:

"Isenções para contas: com saldo médio trimestral ≥ € 1.000; com PPR de montante ≥ € 1.000; com crédito à habitação no BPI;

ordenado BPI gold; ordenado BPI Gold Centros de Investimento; ordenado BPI Gold ENI/PL; ordenado BPI Gold Centros de

Investimento ENI/PL; ordenado BPI protocolos; ordenado BPI e ordenado BPI ENI/PL com domiciliação automática de

ordenado; cujo 1.º titular tenha idade < 26 anos; em moeda estrangeira; serviços mínimos bancários; contas Private Banking,

contas BPI OnLine, contas Departamento de Acções.e contas BPI Gestão de Activos. "

fonte:

http://www.bancobpi.pt/particulares/precario---folheto-comissoes-despesas---depositos-particulares

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

segundo o preçario de 02-03-2015:

"Isenções para contas: com saldo médio trimestral ≥ € 1.000; com PPR de montante ≥ € 1.000; com crédito à habitação no BPI;

ordenado BPI gold; ordenado BPI Gold Centros de Investimento; ordenado BPI Gold ENI/PL; ordenado BPI Gold Centros de

Investimento ENI/PL; ordenado BPI protocolos; ordenado BPI e ordenado BPI ENI/PL com domiciliação automática de

ordenado; cujo 1.º titular tenha idade < 26 anos; em moeda estrangeira; serviços mínimos bancários; contas Private Banking,

contas BPI OnLine, contas Departamento de Acções.e contas BPI Gestão de Activos. "

fonte:

http://www.bancobpi.pt/particulares/precario---folheto-comissoes-despesas---depositos-particulares

As condições acima descritas é o que está agora em vigor. Segundo a actualização do preçário, para isenção as novas condições são:

"Isenções para contas:

ordenado BPI gold; ordenado BPI Gold Centros de Investimento; ordenado BPI Gold ENI/PL; ordenado BPI Gold Centros de Investimento ENI/PL; ordenado BPI protocolos; ordenado BPI e ordenado BPI ENI/PL com domiciliação automática de ordenado; cujo 1.º titular tenha idade < 26 anos; em moeda estrangeira; serviços mínimos bancários; contas Private Banking, contas BPI Online, contas Departamento de Acções e conta s BPI Gestão de Activos"

In pag 2. de http://www.bancobpi.pt/content/conn/UCM/uuid/dDocName:PR_WCS01_UCM01006977

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Boas,

Quero deixar o MillenniumBCP onde tenho conta ordenado, pois cobram taxas muito altas, inclusive nas transferências online - 1€ + imposto de selo.

A conta ordenado BPI ordenado parece-me válida:

Que isenta o cliente de pagamento de cartões de débitos para os dois titulares, isenção de  manutenção de conta, isenção de custo nas  transferências nacionais por home banking e multibanco.

Ás pessoas que têm conta neste banco, pode-me dar-me a opinião sobre o mesmo?

Prós e contras

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Valter

Viva Migas,

Estive exactamente na mesma situação que tu. sou cliente BCP desde 1980 (tinha 4 anos, era Sotto Mayor)...

Tenho crédito a habitação no BCP com um spread muito baixo....

Não pagava nada de transferências, nem cartão de débito... Lembraram-se de começar a cobrar 1€ por transferência.... Pedi-lhes resmas de vezes para voltarem a trás... Simplesmente disseram que teria que pagar o Cliente Frequente se quisesse estar isento destes valores...

Simplesmente mudei para o BPI !!! Como a minha conta BCP está associada a uma conta colaborador não vou pagar manutenções e o BCP será apenas para pagar o crédita à habitação!!! e nem mais um cêntimo!

O BPI não me cobra nada... O que realmente não bate o BCP é a net!! A net do BPI parece uma página de há 20 anos do BCP com menos funcionalidades! De resto, estou hiper contente com o BPI!!

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boas,

Mas não é isso que diz na página do banco: http://www.bancobpi.pt/particulares/contas/contas-ordenado/conta-ordenado-bpi

Podes dar mais pormenores?

Obrigado

Não tenho domiciliação automática, pode passar por aí, mas fica aqui o preçário para melhor verificar: http://www.bancobpi.pt/particulares/precario---folheto-comissoes-despesas---depositos-particulares

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Com domiciliação estão isentos mas desde que tenham menos de 26 anos, pelo que percebo, eu mesmo que tivesse domiciliação ganhava as mesmas.

Boa noite,

Acabei de falar com o banco para confirmar esta situação é então é assim:

- Se tiverem uma das muitas contas ordenado que o banco disponibiliza com domiciliação automática do ordenado no valor de 500€ ou mais continuam isentos de qualquer comissão.

- Se não tiverem domiciliação automática, vão pagar no mínimo 5€ independente do patrimônio e responsabilidades.

- Quanto á informação < 26 anos refere-se apenas ao tipo de conta, neste caso conta jovem, que também está isenta, nada tem a ver com as contas ordenado.

Fica o esclarecimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Boa noite,

Acabei de falar com o banco para confirmar esta situação é então é assim:

- Se tiverem uma das muitas contas ordenado que o banco disponibiliza com domiciliação automática do ordenado no valor de 500€ ou mais continuam isentos de qualquer comissão.

- Se não tiverem domiciliação automática, vão pagar no mínimo 5€ independente do patrimônio e responsabilidades.

- Quanto á informação < 26 anos refere-se apenas ao tipo de conta, neste caso conta jovem, que também está isenta, nada tem a ver com as contas ordenado.

Fica o esclarecimento.

ao ponto que chegamos de emprestarmos o nosso dinheiro aos bancos gratuitamente e ainda temos de pagar por cima!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico