Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

• Respostas 406
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

95

• Lvsitano

63

• --------

53

• Tiago Pereira

29

Top Posters In This Topic

Popular Posts

As comissões bancárias entraram num espiral de obscenidade...desculpem o termo!

Posted Images

presidentedajunta

Prejuizos, sobem as comissões,  >:(

O BPI está a ir por um caminho perigoso! Sempre foi o banco de bom nome na praça e barato. Nunca foram agressivos comercialmente e agora estão a ver que isso não resultava.

O banco tem uma fatura enorme por pagar e um preço muito alto - Vão perder o controle do BFA mais cedo ou mais tarde.

Agora é o desespero pelas comissões e tenho a certeza que o fator que foram procurar para isentar as contas era o que menos tinham na sua base de clientes para poderem assim taxar todos os restantes ou seja a maior parte dos clientes.

Acredito que o BPI, devido à exposição que tem em Angola e sobretudo porque sempre sobreviveu e é um grande banco em Portugal por causa de Angola, ou muito me engano ou este banco deverá ter um futuro muito negro!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eles estào mesmo "obrigados" a comprar o NB, ou isso ou têm de deixar a exposição a Angola, a compra do NB é importantissimo, não sei é se o conseguirão, e de uma forma social falando até espero que não, preferia os Chineses e pronto :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou eu estou a ver incorretamente ou tu:

Contas de Depósito à Ordem - Particulares

Comissão de Manutenção (trimestral)

Património < € 1.000 e Responsabilidades < € 2.500 € 15,00 Sem Alteração

Património < € 2.000 e Responsabilidades < € 5.000 € 10,00 € 12,50

Património < € 3.000 e Responsabilidades < € 7.500 € 5,00 € 7,50

Património ≥ € 3.000 ou Responsabilidades ≥ € 7.500 Isento € 5,00

Sendo os segundos valores o novo preçário. Portanto no preçário atual mais de 7500€ isentava-te no novo não chega. Pagas 5€

E este património é considerado o saldo nas contas à ordem?

Ou é património e tem um * e têm de ser produtos ou aplicações financeiras e o da conta à ordem não conta??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda bem que encerrei lá a minha conta, e assim é mais um motivo para não regressar. No Banco de Portugal continua ainda como se tivesse conta aberta, encerrei em Outubro. Mais uns meses, se continuar com essa indicação, passo no banco para saber o que se passa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Ainda bem que encerrei lá a minha conta, e assim é mais um motivo para não regressar. No Banco de Portugal continua ainda como se tivesse conta aberta, encerrei em Outubro. Mais uns meses, se continuar com essa indicação, passo no banco para saber o que se passa.

Quem te viu e quem te vê BPI!

Neste momento, no meu entender bancos ou produtos que fazem a diferença no mercado:

Conta NB 100% tem tudo gratis desde cartão de débito cartão de crédito transferências etc

COnta accionist Santander: No meu entender a mais completa conta à ordem! Oferece tudo o que oferece a NB 100% Até cheques e alertas oferece!

Activobank porque é tudo gratuito é o banco mais amigo em preçário

Tudo o resto não acredito que traga algo de valor que estes bancos não ofereçam!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Faltou aí dizer que o Activobank é o único que dá tudo isso sem condições. No Satander e NB existem condições para aceder a essas contas especiais. Para quem esteja desempregado ou não consiga domiciliar o salário, o Activobank é o ideal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Faltou aí dizer que o Activobank é o único que dá tudo isso sem condições. No Satander e NB existem condições para aceder a essas contas especiais. Para quem esteja desempregado ou não consiga domiciliar o salário, o Activobank é o ideal.

No santander com 600€ tens direito a tudo que tens no ativo mais oferta de cheques

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

hoje falei com 3 pessoas que me indicaram que vão encerrar a conta no BPI. TOdas elas têm património superior a 25000€ tinham conta há mais de 10 anos e vão encerrar porque não recebem o ordenado pelo banco e não se livram de comissão de gestão.

Uma dessas pessoas diz e com razão que tem mais de 50k no banco e que depois de contactar o balcão lhe indicaram que só são 5€ por trimestre pois tem mais do que 3500€. LOL que descaramento. Acredito que daqui a um ano estejam a inverter esta política pois o que vão perder será muito nais do que 5€ por trimestre!

Se mais gente enviasse uma reclamação e fizesse o mesmo eles aprendiam que não tem de ser o cliente a pagar os maus resultados do banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Compreendo que comissões de gestão sejam coisas do passado. Mas, para clientes com esse envolvimento financeiro, penso que os produtos em que investem são bem mais importantes que as comissões de gestão/manutenção. 20€ por ano são 0,04% de 50.000€. É um pouco irrisório, caso haja bons produtos, bom atendimento, etc.

De qualquer forma, a conta Prestige do BCP é grátis para esse envolvimento financeiro (com cartões de crédito e débito gratuitos), por isso fica a dica...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens razão, a partir de Abril...

Nem o FPR me safa...

Bons dias a todos.

Como cliente do BPI vou fazer... e sugiro que os restantes clientes também o façam... que é simplesmente reclamar.

Enviar um mail a comunicar o descontentamento. Se formos muitos, pode ser que "afinem" as coisas e que não seja assim sem olhar à envolvência do cliente para com o BPI.

É que infelizmente tenho produtos investidos com maturidade até 2017...

Fiquem bem!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bons dias a todos.

Como cliente do BPI vou fazer... e sugiro que os restantes clientes também o façam... que é simplesmente reclamar.

Enviar um mail a comunicar o descontentamento. Se formos muitos, pode ser que "afinem" as coisas e que não seja assim sem olhar à envolvência do cliente para com o BPI.

Fiquem bem!

já receberam a informação do novo preçário?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Normalmente nestes casos de alteração de preçário costuma haver uma nota de que se o cliente não está de acordo com as alterações pode resolver o contrato, etc, etc, etc.

Pergunto-me o que isso representa nestes casos em que há dinheiro bloqueado noutros produtos - quererá dizer que podem ser mobilizados? Servirá de argumento para evitar a alteração do preçário?

Provavelmente nem um nem outro, mas deixo a dúvida, para quem quiser investigar mais longe...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta
    Normalmente nestes casos de alteração de preçário costuma haver uma nota de que se o cliente não está de acordo com as alterações pode resolver o contrato, etc, etc, etc.

Pergunto-me o que isso representa nestes casos em que há dinheiro bloqueado noutros produtos - quererá dizer que podem ser mobilizados? Servirá de argumento para evitar a alteração do preçário?

Provavelmente nem um nem outro, mas deixo a dúvida, para quem quiser investigar mais longe...

é simples encerram a conta é o melhor troco que podemos dar a estes bancos que nos querem estorquir!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta questão é simplesmente pura parvoíce... quer dizer, de zero passam a pagar vinte euros por ano, e há gente que vai abandonar o BPI? Não me faz sentido na cabeça, especialmente quando considero ser dos bancos mais seguros da nossa praça (mais seguro, só o Crédito Agrícola que não está exposto em bolsa e que tem um sistema completamente diferente dos bancos tradicionais, menos agressivo).

Parece-me completamente descabido. 20 euros por ano é algo que poupam - a brincar! - numa qualquer conta da eletricidade, de serviços fixos, de rendas. Não é motivo para se ter o enorme trabalho em mudar uma conta, que às vezes é de anos, todos os SDDs mais o raio a sete, mudar-se NIBs de domiciliação, etc...

Às vezes acho que há um excesso de enfoque nas comissões neste fórum e em ter DPs espremidos ao máximo, sou sincero, até chega a ser demais... a solidez não conta para nada? Ler contas do banco onde têm milhares de euros em poupanças uma vez por ano é difícil?...

É o que penso, não me levem a mal (e não confundam com a assinatura).

Por acaso, esse tipo de notas apenas ocorre em serviços contratados externamente, e pagos de forma mensal. No sistema bancário é raro ocorrer, do que tenho visto até, não tem acontecido desde há uns anos para cá...

Penso que nesses casos não é possível desmobilizares produtos com essa justificação - o contrato que assinas é separado do contrato de abertura de conta, tem normativas diferentes embora se baseie na conta em si e em seres cliente do banco, as duas coisas pouco se misturam além do natural.

Evitares alterações do preçário nunca é possível por essa via actualmente - há uns anos atrás é que acho que o BCP fazia algo do género, mas sem certezas. A única hipótese é sair uma normativa do BdP a regular as alterações de comissões bancárias com correlação com os preçários, mas duvido que saísse, porque as entidades bancárias iam perder flexibilidade comissional face ao posicionamento de mercado e face ao que pretendem.

But then, há uns dias atrás saiu uma normativa ridícula de conta base que consegue ser mais cara que contas base nos próprios bancos, e onde só ganha para quem faz mesmo operações ao balcão... Na actualidade, serve a muito poucos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta questão é simplesmente pura parvoíce... quer dizer, de zero passam a pagar vinte euros por ano, e há gente que vai abandonar o BPI? Não me faz sentido na cabeça, especialmente quando considero ser dos bancos mais seguros da nossa praça (mais seguro, só o Crédito Agrícola que não está exposto em bolsa e que tem um sistema completamente diferente dos bancos tradicionais, menos agressivo).

Parece-me completamente descabido. 20 euros por ano é algo que poupam - a brincar! - numa qualquer conta da eletricidade, de serviços fixos, de rendas. Não é motivo para se ter o enorme trabalho em mudar uma conta, que às vezes é de anos, todos os SDDs mais o raio a sete, mudar-se NIBs de domiciliação, etc...

Às vezes acho que há um excesso de enfoque nas comissões neste fórum e em ter DPs espremidos ao máximo, sou sincero, até chega a ser demais... a solidez não conta para nada? Ler contas do banco onde têm milhares de euros em poupanças uma vez por ano é difícil?...

É o que penso, não me levem a mal (e não confundam com a assinatura).

Há uma certa verdade no que dizes :) no entanto é preciso alguma calma na questão da solidez, o BPI está com uma grande pressão em cima, a exposição a Angola é muito grande, eu começo a não ter dúvida nenhuma que os bancos mais sóliddos em Portugal são os titulados online, os grandes bancos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há uma certa verdade no que dizes :) no entanto é preciso alguma calma na questão da solidez, o BPI está com uma grande pressão em cima, a exposição a Angola é muito grande, eu começo a não ter dúvida nenhuma que os bancos mais sóliddos em Portugal são os titulados online, os grandes bancos...

Sim, a questão de Angola não está a ser fácil com todos os problemas à volta dos petrokwanzas (chamemos lhe assim :P ) e das transferências, mas a curto/médio prazo o BdA deve resolver essa situação de alguma forma sem grande prejuízo para as instituições do sistema bancário... Ou isso, ou a situação resolve-se por ela própria com a subida do petróleo.

Os bancos online tem a particularidade, na minha opinião, da reduzida aposta na vertente de crédito - que é mais sumarenta, mas que também comporta mais riscos, como tudo nesta vida - face à elevada vertente de investimento, que é o principal e é o principal motivo pelo qual não têm comissões (a seguir é que vem a questão de terem poucas agências físicas). Mas é um modelo de negócio mais arriscado, porque se baseia praticamente tudo nas comissões de investimento e utilização de certas operações... ou seja, apanham clientes sensíveis a comissões, essencialmente, e mais sensíveis face à banca tradicional.

Se começarem a ter dificuldades, são forçados a aumentar as comissões, e se aumentarem as comissões muita gente pode ir-se embora... isto a juntar às poucas agências físicas, não me dá segurança nenhuma, sou sincero. E já cheguei a ter conta aberta por duas vezes no Activo Bank, e saí de lá por esse motivo.

Isto tudo para dizer que penso que os mais seguros são bancos com historial, com um sistema descentralizado, com uma menor agressividade na vertente de crédito mas sem a descurar, não expostos em bolsa, com boas contas internas e com um público-alvo pouco sensível a comissões. Ou seja, o Crédito Agrícola. :P

Mas não tenho dúvidas que, dos expostos em bolsa, e da banca dita "tradicional", o BPI é o mais seguro de todos. E quero muito que eles comprem o NB - quer porque com isso vinha o Best e havia uma revitalização da banca de investimento particular no BPI, quer porque isso significava necessidade de mais empregos, entre outros motivos.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, a questão de Angola não está a ser fácil com todos os problemas à volta dos petrokwanzas (chamemos lhe assim :P ) e das transferências, mas a curto/médio prazo o BdA deve resolver essa situação de alguma forma sem grande prejuízo para as instituições do sistema bancário... Ou isso, ou a situação resolve-se por ela própria com a subida do petróleo.

Os bancos online tem a particularidade, na minha opinião, da reduzida aposta na vertente de crédito - que é mais sumarenta, mas que também comporta mais riscos, como tudo nesta vida - face à elevada vertente de investimento, que é o principal e é o principal motivo pelo qual não têm comissões (a seguir é que vem a questão de terem poucas agências físicas). Mas é um modelo de negócio mais arriscado, porque se baseia praticamente tudo nas comissões de investimento e utilização de certas operações... ou seja, apanham clientes sensíveis a comissões, essencialmente, e mais sensíveis face à banca tradicional.

Se começarem a ter dificuldades, são forçados a aumentar as comissões, e se aumentarem as comissões muita gente pode ir-se embora... isto a juntar às poucas agências físicas, não me dá segurança nenhuma, sou sincero. E já cheguei a ter conta aberta por duas vezes no Activo Bank, e saí de lá por esse motivo.

Isto tudo para dizer que penso que os mais seguros são bancos com historial, com um sistema descentralizado, com uma menor agressividade na vertente de crédito mas sem a descurar, não expostos em bolsa, com boas contas internas e com um público-alvo pouco sensível a comissões. Ou seja, o Crédito Agrícola. :P

Mas não tenho dúvidas que, dos expostos em bolsa, e da banca dita "tradicional", o BPI é o mais seguro de todos. E quero muito que eles comprem o NB - quer porque com isso vinha o Best e havia uma revitalização da banca de investimento particular no BPI, quer porque isso significava necessidade de mais empregos.  :)

Eu gostava que o BPI comprasse o Best mas não comprasse o NB lol, a compra do NB por parte de um banco como Santander ou BPI vai acarretar num despedimento sem precedentes, o NB tem um total de 6000 colaboradores, o BPI muito perto disso, até pela concorrência desleal que viria a ter o número de agências que irão fechar e de pessoas a irem para o desemprego serão muitas, mas não serão só do NB, porque se verem que um certo gajo do NB é melhor que um outro do BPI são capazes de mandar embora o do BPI.

Mas também digo-te uma coisa, se for o BPI acredito que metam o Best á venda, não vejo o BPI a querer marcar posição na banca online, têm o BPI Online que é algo sem expressão, a não ser que queiram integrar o Best nos Centros de Investimento do BPI...

Eu como cliente do BPI e do Best, preferia que o BPI continuasse a ser o que sempre foi e que o NB fosse comprado por Chineses para ficar tudo igual :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

permitam-me descordar totalmente do Tiago.

Tiago, 20€ por ano é pouco para os clientes? Então ainda menos é para um banco! A isto chama-se glutão, querer sempre mais e o objectivo deles poderá resultado em "domesticar" as pessoas e o pensamento de que é perfeitamente normal pagar alguma coisa para ter emprestar o nosso dinheiro aos bancos! Esta é a mentalidade do Português: Ah e tal eu só pago x euros no meu banco é normal. Não não é normal, não não devemos pagar por algo que a banca precisa: do nosso dinheiro!

Claro que não é que as pessoas não possam pagar 20€ nem vão passar fome por causa dos 20€ mas é uma questão de impor o travão aos bancos que se aceitarmos agora estas comissões podem ter a certeza que vão aumentar e muito em pouco tempo.

Depois ainda é curioso que os bancos afirmam que é pelos custos de enviar extratos e se o cliente não tiver extrato dizem que é pelas agências: Então que cortem nas agências porque só neste país que temos uma agência em cada esquina. Se forem por exemplo a Londres vêm muito menos agências bancárias por área. Aqui é que é um exagero!

Quando referes que o BPI é dos bancos mais sólidos? O BES tb o era dito por toda a gente e ainda pelo Banco de Portugal e viu-se! Muito do que aconteceu ao BES veio de Angola e se o BPI não encontrar rapidamente uma solução acredito viamente que a longo prazo terá o mesmo destino do BES.

Tenho ainda a firme certeza que os bancos muitas vezes quanto maiores são mais risco comportam, concordando que os bancos online são obviamente mais sólidos.

Permite-me dizer que o Banco de retalho mais sólido em Portugal não é o BPI mas sim o Santander, isso vê-se nas suas contas, nos seus rácios de capital, não na sua dimensão!

Não se habituem a pagar comissões e pensem sempre que se é pouco para vocês ainda menos é para um banco. A verdade é que só se faz dinheiro sendo rigoroso financeiramente. Um banco não perdoa nem 4€ duma comissão quanto mais 20€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

esqueci-me de referir um ponto muito importante:

Tiago para que serve pagarmos 20€ em comissões de gestão para ter conta num banco mais sólido? e o que vale isso de ser mais sólido?

Para a maior parte dos clientes que tem as suas poupanças em DPs, qualquer banco garante por titular 100mil euros (à excepção de alguns Dps do Crédito Agricola). Por isso não vejo onde a solidez importe nisto.

Também não vejo onde importe a solidez para pessoas que nem poupanças têm e tem apenas uma conta corrente. Porque pagar 20€ no BPI se tem 3 ou 4 bancos em que não pagam nada?

De referir que as pessoas não devem ir pela solidez é o caso do BES era dos mais sólidos depois passou a não ser e as pessoas não precisavam de tirar € porque ninguém perdeu 1cent nas suas poupanças (Dps)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico