Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

Já lá vai o tempo que BPI era sinal de excelência no atendimento e transparência.

E não continua assim?

Pelos panfletos que já vi são os líderes da satisfação do cliente e quanto à transparência então acho que não há dúvida que são mil vezes mais transparentes na sua gestão que os seus maiores concorrentes, penso que ninguém se esqueceu dos casos BCP e BES.

Quanto a dar taxas pouco atractivas com as Euribor a estes níveis não se pode esperar muito.

Agora se me falarem da falta de inovação isso sim, lançaram agora uns seguros de capitalização ao balcão , tipo unit link, mas a performance não é nada por aí além, a carteira que tenho no Best tem melhor retorno para o mesmo risco a 3, 5 e 10 anos, mesmo já considerando o benefício fiscal a partir dos 5 e 8 anos.

Resumindo, para mim é um excelente banco para as coisas do dia-a-dia, é onde tenho a minha conta e onde cai o ordenado, e faço as pequenas poupanças até para criar a fidelização para o caso de no futuro precisar de algum crédito ou apoio da parte deles.

Para as poupanças a sério tenho 3 carteiras com 3 perfis de risco no Best e para este efeito para mim não há melhor.

Na minha opinião é a junção do melhor dos 2 mundos, com o BPI tenho um banco sólido e com um excelente atendimento para o dia-a-dia e no BEST encontro um banco que me oferece um grande leque de soluções para as minhas poupanças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 406
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

95

• Lvsitano

63

• --------

53

• Tiago Pereira

29

Top Posters In This Topic

Popular Posts

As comissões bancárias entraram num espiral de obscenidade...desculpem o termo!

Posted Images

Visitante RabbitSteps

Boa tarde a todos,

Tenho conta no BPI desde sempre (há cerca de 10 anos) e nunca tive conta em qualquer outro banco.

Acontece que pedi um financiamento ao BPI (Crédito Habitação) há algum tempo e estou com spread de 4,2%. Neste momento existem spreads de 2% e até 1% mas...noutros bancos.

Tudo o que é contas poupança, PPR, fundos de investimento, tudo está no BPI.

Existe alguma possibilidade de transferir o crédito para outro banco? Isto é sequer possível?

O banco não está interessado em negociar o spread e sinceramente as a taxas de juro do BPI para as aplicações são miseráveis em comparação com bancos como o BIG ou o BEST.

Estava interessado em migrar tudo para outro banco mas não faço ideia da viabilidade disso nem da quantidade de papelada e taxas que estarei sujeito a pagar.

A todos os que puderem ajudar,

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Do ponto de vista do BPI, o máximo que te podem cobrar pela amortização antecipada são 0,5% do capital em dívida (assumindo que está indexado à Euribor).

Do outro lado tens que encontrar um banco que esteja disposto a fazer a transferência do empréstimo. A partir daí, será esse que irá conduzir o processo.

Aqui há uns anos atrás era relativamente comum transferir crédito habitação entre bancos. Havia até bancos que suportavam a tal penalização de 0,5% para ficarem eles com aquele crédito. Hoje em dia já não há uma corrida desenfreada aos créditos... mas procurar não custa muito - e não perdes nada em ir estando atento à concorrência...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que deves procurar. O BPI tem concedido muitos créditos à habitação, mesmo quando outros bancos recusavam, e aproveitou-se um pouco desse facto, para cobrar spreads elevados. O que sucede é que muita gente teve crédito recusado noutros bancos, e o BPI aceitou, sujeitaram-se às condições deles.

Como o mercado está mais parado, talvez seja mais fácil de arranjar crédito, até porque os bancos necessitam disso, afinal de contas o ganha-pão deles é emprestar dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@ChupaMisto O BPI sempre deu taxas miseráveis, quando a concorrência dava 5% eles davam 2%. Ainda quando haviam juros a mais de 3% em todo o lado, já eles davam 1%. É um problema crónico do BPI.

Há sempre duas maneiras de ver as coisas, agora olhando para trás conseguimos ver porque é que os bancos que davam taxas altas de DP o faziam.

Vieram as conversões de perpétuas em acções para reforço de capitais, aumentos de capital sucessivos, etc.

Valeu um pouco de tudo.

O que o BPI fez nos DPs não foi anormal, o que os outros bancos fizeram sim foi anormal.

Claro que depois cabe aos clientes procurar alternativas para as suas poupanas, para mim foi procurar o BEST.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que deves procurar. O BPI tem concedido muitos créditos à habitação, mesmo quando outros bancos recusavam, e aproveitou-se um pouco desse facto, para cobrar spreads elevados. O que sucede é que muita gente teve crédito recusado noutros bancos, e o BPI aceitou, sujeitaram-se às condições deles.

Como o mercado está mais parado, talvez seja mais fácil de arranjar crédito, até porque os bancos necessitam disso, afinal de contas o ganha-pão deles é emprestar dinheiro.

... e receber juros!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Tenho conta no BPI desde sempre (há cerca de 10 anos) e nunca tive conta em qualquer outro banco.

1. Acontece que pedi um financiamento ao BPI (Crédito Habitação) há algum tempo e estou com spread de 4,2%. Neste momento existem spreads de 2% e até 1% mas...noutros bancos.

Tudo o que é contas poupança, PPR, fundos de investimento, tudo está no BPI.

2. Existe alguma possibilidade de transferir o crédito para outro banco? Isto é sequer possível?

3. O banco não está interessado em negociar o spread e sinceramente as a taxas de juro do BPI para as aplicações são miseráveis em comparação com bancos como o BIG ou o BEST.

4. Estava interessado em migrar tudo para outro banco mas não faço ideia da viabilidade disso nem da quantidade de papelada e taxas que estarei sujeito a pagar.

A todos os que puderem ajudar,

Obrigado.

1. A realidade não é bem essa que refere... Esses valores percentuais que refere como existentes noutras instituições podem dever-se a campanhas de venda de imóveis do próprio banco e/ou segmentos de clientes que pelo seu envolvimento praticamente nem precisam do capital!...

2. Existir, existe sempre. Mas precisa de ter capacidade financeira para pagar as comissões para o efeito ou que alguém o faça por si. Refiro-me a outra instituição.

Em tempos, era comum os bancos "competirem" pelos créditos dos clientes. Hoje, terá de procurar balcão a balcão se com a sua capacidade financeira alguma entidade bancária está na disposição de lhe ficar com o seu CH e oferecer melhores condições!...

3. Acabando as taxas promocionais, estas deverão ser semelhantes a outras instituições bancárias!...

4. Estabeleça um plano de acção. Em primeiro lugar, verigue se lhe compensa mudar ou não!...

Depois deste ponto de partida, pode vir colocar as dúvidas que deverá ter alguém para o esclarecer!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Caro presidente,

Na sua opinião, qual o Banco que recomenda?

Continuo a achar o Montepio muito Bom, mas tenho lido comentários seus pouco abonatórios sobre este Banco.

Cumprimentos

Recomendo em que aspecto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 4 weeks later...

Se o BPI tem taxas de depósitos a prazo tão baixinhas, porque razão é que as pessoas continuam a ser clientes deles e não mudam para outros melhores nesse aspecto?

Porque a resistência à mudança faz parte da condição humana. E há quem não dedique tempo a informar-se sobre assuntos de finanças pessoais, penso que seja algo cultural.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é tanto a condição humana, é mais a condição tuga. O português é por norma comodista e desconfiado, daí que para mudar, mesmo para melhor é muito complicado.

Isso vindo dum Lvsitano até soa mal :P

Se o português fosse comodista não tínhamos uma tão grande diáspora (o número de portugueses lá fora é metade do número de portugueses em Portugal) e se fosse desconfiado não éramos constantemente considerados como acolhedores por quem nos visita... E não deixa de ser curioso que quando se vai lá fora, se ouve dizer o mesmo dos nacionais desses países, pela boca dos próprios :)

Eu acho que é mais uma questão de dar mais valor a outras coisas antes do dinheiro. Por exemplo, a confiança em quem já se conhece ou o respeito pelos clientes. Nunca fui cliente do BPI mas é raro ouvir os clientes falarem mal do banco em si como se ouve dos clientes do BES ou do BCP, por exemplo (ok, se tirarmos as baixas taxas de juros, que é uma crítica mais ou menos transversal a todos os bancos no momento).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Isso vindo dum Lvsitano até soa mal :P

Se o português fosse comodista não tínhamos uma tão grande diáspora (o número de portugueses lá fora é metade do número de portugueses em Portugal) e se fosse desconfiado não éramos constantemente considerados como acolhedores por quem nos visita... E não deixa de ser curioso que quando se vai lá fora, se ouve dizer o mesmo dos nacionais desses países, pela boca dos próprios :)

Eu acho que é mais uma questão de dar mais valor a outras coisas antes do dinheiro. Por exemplo, a confiança em quem já se conhece ou o respeito pelos clientes. Nunca fui cliente do BPI mas é raro ouvir os clientes falarem mal do banco em si como se ouve dos clientes do BES ou do BCP, por exemplo (ok, se tirarmos as baixas taxas de juros, que é uma crítica mais ou menos transversal a todos os bancos no momento).

A diáspora só existe pela necessidade, quando o BES entrou em decadência foi ver o pessoal a retirar dinheiro e a meter em CA e na CGD, já não foram comodistas, o medo de perder o seu dinheiro aguçou a necessidade de mudar, assim como a falta de emprego e prespectivas de futuro faz muitos aguçar a necessidade de ir para fora.

Muitos bancos ( os grandes ), têm uma forte implementação nas localidades, o gestor de conta e o gerente eram vistos pelas pessoas mais idosas como os senhores que lhes tratava do dinheiro, muitos recebiam as reformas através deles, têm como que uma obrigação para com eles, os bancos mais recentes, para alêm de não terem a mesma implementação geográfica, são vistos apenas como supermercados, em que os gestores de conta são grandes sacanas e só querem vender porcarias, portanto deixa-me cá ficar na minha CGD, BPI ou BCP que são uns porreiros, mesmo com taxas de 0,90% ( CGD a 1 ano ) e a cobrarem 4,95€/mês em comissões :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu por acaso acho o BPI um banco do tempo do pré-25 de Abril, burocrático e parado no tempo. Há balcões enormes, do tempo do banco Fonsecas & Burnay, em que tem um caixa e outro a atender, e o resto é mármore. Uma pessoa vai lá para fechar uma conta e é preciso redigir uma redação como se estivéssemos na instrução básica. No meu caso uma vez ativaram-me um cartão de crédito sem meu consentimento, fui saber quem tinha feito isso e resposta que obtive por parte de uma funcionária foi de que "ela é que não tinha sido".

Das vezes que me ligaram do BPI foi sempre para tentar vender PPRs e aplicações com 0,5% de juros, nunca tiveram nada de útil para me propôr.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Eu por acaso acho o BPI um banco do tempo do pré-25 de Abril, burocrático e parado no tempo. Há balcões enormes, do tempo do banco Fonsecas & Burnay, em que tem um caixa e outro a atender, e o resto é mármore. Uma pessoa vai lá para fechar uma conta e é preciso redigir uma redação como se estivéssemos na instrução básica. No meu caso uma vez ativaram-me um cartão de crédito sem meu consentimento, fui saber quem tinha feito isso e resposta que obtive por parte de uma funcionária foi de que "ela é que não tinha sido".

Das vezes que me ligaram do BPI foi sempre para tentar vender PPRs e aplicações com 0,5% de juros, nunca tiveram nada de útil para me propôr.

Já fui cliente BPI e para fechar a minha conta assinei um simples documento de encerramento.

Balcões de mármore? Na minha terra p montepio a caixa e o novo banco tem mármore!

Não conheço bancos sem burocracia, conheces algum?

Todos esses argumentos que referiste não fazem sentido pois são comuns a todos os bancos de retalho.

Agora que o bpi sempre foi um banco transparente e dos melhores geridos isso sim distingue o dos demais

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Conheço várias pessoas clientes BPI e que se queixam da incompetência dos funcionários de uma agência, desde perder documentação necessária para aprovação de crédito, como pedir ao cliente para se deslocar diversas vezes para assinar documentos que já tinham sido assinados, ou até o facto de terem aceite um cheque com validade expirada.

Num dos casos, o cliente foi a uma agência e diziam que não era possível fazer o que pretendia, foi a outra agência e foi logo feita a tal coisa que na outra agência diziam não ser possível.

Encerrei conta no Montepio e nem aí me pediram para redigir uma carta a explicar porque queria fechar conta, só faltava darem-me uma folha do caderno da escola.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Conheço várias pessoas clientes BPI e que se queixam da incompetência dos funcionários de uma agência, desde perder documentação necessária para aprovação de crédito, como pedir ao cliente para se deslocar diversas vezes para assinar documentos que já tinham sido assinados, ou até o facto de terem aceite um cheque com validade expirada.

Num dos casos, o cliente foi a uma agência e diziam que não era possível fazer o que pretendia, foi a outra agência e foi logo feita a tal coisa que na outra agência diziam não ser possível.

Encerrei conta no Montepio e nem aí me pediram para redigir uma carta a explicar porque queria fechar conta, só faltava darem-me uma folha do caderno da escola.

Chama-se a isso incompetência e isso há em todos os balcões de todos os bancos pois são pessoas que estão ao balcão são humanas e cada um tem as suas limitações.

Mas o que é que isso tem a ver com a identidade marca BPI? é por haver alguns funcionários piores que um banco é burocrático e pre 25 de Abril?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São as pessoas que estão nas agências que fazem o banco, e dão a cara pelo banco. Se o banco tem pessoas incompetentes é problema deles, interno e eles que o resolvam. Até o BPI Net é arcaico comparado com muitos homebanking nacionais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

São as pessoas que estão nas agências que fazem o banco, e dão a cara pelo banco. Se o banco tem pessoas incompetentes é problema deles, interno e eles que o resolvam. Até o BPI Net é arcaico comparado com muitos homebanking nacionais.

Sim aí nesse ponto tens razão é um homebanking muito rudimentar mas ao menos é rápido não é como o da CGD que é dos mais lentos que experimentei até a Apps para smartphone é lenta!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico