Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

• Respostas 1,2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

287

• presidentedajunta

84

• JRJordao

54

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Informo tb que ao criarem um cartão MBnet este fica associado ao de crédito amex,  ou seja entra no cashback

Carta nunca recebi, já recebi foi telefonemas, mas atendendo aos casos que foram reportados nas notícias onde supostamente os clientes diziam por telefone que estava tudo bem e havia uma gestora a lim

As reportanges tanto da SIC como da RTP não são rigorosas, as informações que me foram transmitidas pelo banco foi: Apenas 5 clientes apresentaram queixa no banco e não dezenas. Dos 5 dois j

Posted Images

Boas

Tenho no Best o serviço de gestão de carteiras...só recentemente me apercebi que a tal Gnb, mais n é de que o novo nome da Esaf!

Ou seja o meu rico dinheirinho enfiado no Novo Banco...

Para além do péssimo desempenho do dito fundo, agora ando com anhufa... resolução, o caneco, sei lá.

Tem algum feedback por ai?

Ah, bom 2016 com dividendos, juros, mais valias...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora, parece que a premiação do cartão Best Gold American Express foi alterada no que diz respeito ao cashback, sendo que, só haverá lugar à mesma a partir de 300€ em levantamentos a crédito e/ou compras. Mínimo 300€ = 1€.:P

E no que diz respeito a milhas!?

Eu tenho essa opção....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E no que diz respeito a milhas!?

Eu tenho essa opção....

O american express das milhas agora paga-se?

Atenção à gestão discricionária de carteiras, vejam o que aconteceu no BES. Nada como sermos nós a gerir o nosso dinheiro. Nem se me calhasse o euromilhoes eu confiava numa coisa assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Tenho no Best o serviço de gestão de carteiras...só recentemente me apercebi que a tal Gnb, mais n é de que o novo nome da Esaf!

Ou seja o meu rico dinheirinho enfiado no Novo Banco...

Para além do péssimo desempenho do dito fundo, agora ando com anhufa... resolução, o caneco, sei lá.

Tem algum feedback por ai?

Ah, bom 2016 com dividendos, juros, mais valias...

Esse serviço, é um serviço discricionário*, com 3 carteiras geridas em parceria com o Best pela GNB ( ex-ESAF ) e 2 geridas pela Haitong ( ex-BESI ).

Quanto ao desempenho, replico o que me enviou o PFA ontem de manhã:

Rentabilidade YTD/ 31/12/2014-31/12/2015:

• Conservadora: +1,47%
    • Moderado: +4,74%
    • Equilibrado: +6,42%
    • Retorno Dinâmico: +3,39%
    • Dinâmico: +7,81%

Rentabilidades anualizadas desde 2007:

• Conservadora: +4,68%
    • Moderado: +5,95%
    • Equilibrado: +5,96%
    • Retorno Dinâmico: +2,73%
    • Dinâmico: +3,81%

*Gestão Discricionária

Serviços personalizados de gestão de uma carteira de títulos, de derivados e de fundos de investimento geridos por Sociedades Gestoras a nível global, tendo como objetivo a valorização do património numa ótica de médio e longo prazo de acordo com o perfil de cada cliente.

"Ou seja o meu rico dinheirinho enfiado no Novo Banco..."

Esta frase é a prova que muitos de nós não sabemos ainda muito bem o que temos nos bancos, depois quando há noticias é que nos preocupamos em ir ver o que temos, mas depois se existe dúvidas devemos de nos informar convenientemente.

Com a definição que dei acima sobre gestão discricionária, é óbvio que o teu dinheiro não está no Novo Banco, seria o mesmo que dizer que tendo eu um fundo da Pimco o meu dinheiro está no Best, o Serviço de Carteiras, pelo menos deste banco, é constituído por fundos, acções, obrigações etc. que são compradas ora pela GNB ora pela Haitong (dependendo da carteira escolhida ), a utilização da GNB Vida, confere á aplicação outra coisa interessante, é a transformação do produto em Unit Linked, ou seja, ao contrário de muitas carteiras de gestão de alguns bancos, a compra e venda dos activos nas carteiras, não tem custo a nível de impostos para os clientes, e quando o cliente quiser resgatar tem uma eficiência fiscal com a redução da taxa de IRS para 22,4% a partir do 5º ano, e de 11,2% a partir de 8 anos ( como acontece por exemplo com os seguros de capitalização ).

Resumindo, o teu dinheiro não está na GNB Vida, não está na GNB Gestão de Activos, não está na Haitong, não está no Banco Best, está investido em unidades de participação de um conjunto de activos, como se de um fundo de investimento se trata-se mas com eficiência fiscal, e como se dá para perceber a nível de rentabilidades, deve de haver melhores mas também deve de haver piores :D:D.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim David, eu recebo mensalmente o relatório da evolução do fundo no seu geral, no entanto o único suporte documental que tenho são as cartas mensais da Gnb, sem qualquer descrição do tipo de investimento, apenas com um saldo. Também acho bastante estranho o valor investido ter sido declarado pela Gnb ao fisco como de se uma compra se trata-se. Ou seja tenho despesas declaradas para o irs várias vezes superiores ao meu rendimento anual, enfim.

Voltando ao assunto, de facto nos meus extractos apenas aparece o valor total do servico de gestão de carteiras.

Também tenho fundos Pimcko e outros, mas esses vem descriminados, o mesmo com os unit linked.

O receio é mesmo esse, apenas tenho documento em como entreguei x a Gnb.

Tenho familiares e amigos com brutais entalancos nos produtos do BES e olha que em termos de clareza nos investimentos n eram assim tão diferentes.

Obrigasa pela resposta, sempre há agora mais descanso por aqui ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E nesse relatório não vem a carteira discriminada? eu não tenho o serviço e o meu PFA ás vezes até manda isso...por aí vês qual a carteira, ou seja, o risco da aplicação é a carteira que ela tem, assim como os fundos de investimento, nos extractos parece-me normal que vá só o saldo do serviço.

A GNB declarou porque acho que tem de ser assim, repara que quando fazemos fundos eles também reportam ás finanças, sempre o fizeram, tanto que recebemos todos os anos aqueles impressos do banco com o valores mobiliários, o que tens não deixa de ser ao fim ao cabo um fundo, cotado em unidades de participação, o problema é que agora aparece TUDO no site :D:D, e dantes não tínhamos acesso a isso.

Eu até acho o serviço transparente, porque repara, quando fazes um depósito a prazo, ou já agora, um seguro de capitalização, sabes o que fazem ao dinheiro? o banco com o depósito e a seguradora onde investe? não sabes, e nem te dão cavaco, os seguros só vem lá a dizer que podem investir até uma determinada percentagem em dívida pública e bla bla mas não sabemos mais nada, atenção que não estou a dizer mal dos seguros de capitalização, que até acho que são as aplicações de capital e taxa garantidas mais seguras que um depósito, por tudo o que a seguradora tem de dar contas, mas não sabemos as carteiras, nesse serviço, apesar de ser unit linked e ter como parte uma seguradora, tens acesso á carteira detalhada, isso confere uma segurança adicional, ainda na 5ª feira a falar com o meu PFA, me confidenciou, e por isso também depois acabou por enviar para mim, que andava a enviar relatórios com as carteiras do serviço porque os clientes andavam a perguntar o que tinha o serviço de obrigações NB daquelas que passaram para o BES...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid, nos ppr e seguros de capitalizacao as seguradoras fazem um prospecto mensal ou diferente com os vários investimentos. Pelo menos a fidelidade faz.

Fundos de investimento é o mais seguro que existe, é a maxima dos ovos em cestos diferentes. O problema é que no BES a gestao de carteiras alocou quase tudo para papel comercial e tretas do GES. Gestao danosa! É o medo que existe da fidelidade alocar muita coisa nos chineses da fosun.

Editado por elbmurcs
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

D@vid, nos ppr e seguros de capitalizacao as seguradoras fazem um prospecto mensal ou diferente com os vários investimentos. Pelo menos a fidelidade faz.

Fundos de investimento é o mais seguro que existe, é a maxima dos ovos em cestos diferentes. O problema é que no BES a gestao de carteiras alocou quase tudo para papel comercial e tretas do GES. Gestao danosa! É o medo que existe da fidelidade alocar muita coisa nos chineses da fosun.

Talvez este nao seja o local indicado para abordarmos um assunto destes, mas será que os fundos de investimento são, "o mais seguro que existe, é a maxima dos ovos em cestos diferentes"?

Eu sempre encarei os fundos de investimento como "um cesto" (e apenas 1) onde aplico parte das minhas poupancas. Procuro sempre diversificar por outros produtos financeiros (CA, CTPM, DP (agora menos), Obrigacoes (do SCP... sou Leão!), Seg. Cap., PFCx, etc).

Os fundos de investimento são, como disse, apenas um dos varios produtos onde aplico o meu pe' de meia. Pergunto: será que estou errado? Faria melhor aplicar todas as minhas economias (que também não são tantas assim) apenas e exclusivamente em fundos? Para mim até seria mais prático... mas pergunto, faria bem se o fizesse?

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Talvez este nao seja o local indicado para abordarmos um assunto destes, mas será que os fundos de investimento são, "o mais seguro que existe, é a maxima dos ovos em cestos diferentes"?

Eu sempre encarei os fundos de investimento como "um cesto" (e apenas 1) onde aplico parte das minhas poupancas. Procuro sempre diversificar por outros produtos financeiros (CA, CTPM, DP (agora menos), Obrigacoes (do SCP... sou Leão!), Seg. Cap., PFCx, etc).

Os fundos de investimento são, como disse, apenas um dos varios produtos onde aplico o meu pe' de meia. Pergunto: será que estou errado? Faria melhor aplicar todas as minhas economias (que também não são tantas assim) apenas e exclusivamente em fundos? Para mim até seria mais prático... mas pergunto, faria bem se o fizesse?

Claro que nao. Pex, as obrigacoes do SCP tem um risco substancial, estás a investir apenas em uma coisa. O meu ppr tem uma carteira de 40 entidades! Se uma falir, abana mas nao afunda! 

Ou no caso das accoes, é muito melhor investir num fundo que comprar individualmente. Se a pessoa tiver tolerancia ao risco, o fundo é óptimo. 

Como já disseram, no caso dos depositos nao temos ideia onde o banco aplica o dinheiro. E em caso de falencia, os fundos estao "espalhados", em obrigacoes de países, empresas, etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

elbmurcs, pelo menos nos últimos 2 anos, a GNB Vida ficou impedida de comprar fosse o que fosse do GES/BES, e pelo que sei o Serviço de Carteiras, se teve exposição, foi algo minimo, onde tinham exposição, e continuam a ter, é em fundos, de resto não têm nada directo,  tinha de recuar esse tempo todo e ver o que o PFA me enviou nos últimos 5 anos ou então se tens essa informação não coloco em dúvida, mas tinha ideia que mesmo no auge do GES o Serviço de Carteiras não tinha grande exposição ao grupo.

Eurico, depois dos depósitos a prazo ( seguros até 100k ) , e seguros de capitalização ( segurança das seguradoras ), tudo o resto tem um risco acrescido, onde coloco dois riscos principais, o de Mercado ( sobe e desce ) e de Crédito ( vulgo falência etc ), de todas as aplicações com um ou estes dois riscos, o que tem menos risco são de facto os fundos de investimento ou/e aplicações cotadas em unidades de participação, porque o participante detem as suas unidades que são sempre dele, vá o banco á falência, vá a gestora á falência, o investidor detêm sempre as suas unidades de participação, podem é valer menos na altura de um resgate ou numa

liquidação, mas isto é o risco de mercado.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

elbmurcs, pelo menos nos últimos 2 anos, a GNB Vida ficou impedida de comprar fosse o que fosse do GES/BES, e pelo que sei o Serviço de Carteiras, se teve exposição, foi algo minimo, onde tinham exposição, e continuam a ter, é em fundos, de resto não têm nada directo,  tinha de recuar esse tempo todo e ver o que o PFA me enviou nos últimos 5 anos ou então se tens essa informação não coloco em dúvida, mas tinha ideia que mesmo no auge do GES o Serviço de Carteiras não tinha grande exposição ao grupo.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/carlos_tavares_admite_que_ges_contornou_limites_a_es_liquidez_com_venda_nos_balcoes_do_bes_de_papel_comercial.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Onde refere GNB Vida ou no SGC?

ESAF = Fundos de Investimento, não SGC, e a ESAF ( agora GNBga ), gerem em parceria com o Best 3 carteiras, por isso é que não acredito muito numa grande exposição, mas ainda vou tentar ver se ainda tenho mails pelo menos de 2011 ou 2012 para tirar dúvidas :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Onde refere GNB Vida ou no SGC?

ESAF = Fundos de Investimento, não SGC, e a ESAF ( agora GNBga ), gerem em parceria com o Best 3 carteiras, por isso é que não acredito muito numa grande exposição, mas ainda vou tentar ver se ainda tenho mails pelo menos de 2011 ou 2012 para tirar dúvidas :D

http://observador.pt/2014/10/23/novo-banco-quer-transformar-em-depositos-os-contratos-de-gestao-discricionaria-de-carteiras-bes/

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/solucao_para_gestao_de_carteiras_do_bes_chega_a_clientes.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

elbmurcs estamos a falar no Best, Serviço Gestão de Carteiras do Best, não do BES, como tive a ocasião de explicar, esta gestão de carteiras é um unit linked com unidades de participação, estás a confundir com outro tipo de gestão de carteiras que outros bancos têm nomeadamente como tinha o BES, o nome é igual mas a forma de gestão é diferente, tanto que assim é, que quem tem o serviço de gestão de carteiras no Best, nunca teve nem tem qualquer problema em movimentar ou a constituir ou a resgatar, até penso que esse GDC no BES deixou de existir, pelo menos nos moldes que existia, e quem o tinha acho que lhes foi proposta a alternativa de passar a depósitos, no Best não existe nada disso, quem tinha ou tem continua igual, com as unidades de participação como se de um fundo de investimento se trata-se, sem qualquer tipo de risco do banco/seguradora ou das gestoras ( GNBga/Haitong ).

EDIT: elbmurcs, acho que não estamos sintonizados a 100% :D, eu tenho estado a falar no BEST e tu no BES, reparei agora que na 1ª resposta que deste disseste BES e a sua gestão de carteiras, e eu entendi Best ( como estamos num tópico Best ), mas qualquer das formas fica o esclarecimento das diferenças ( muitas ), entre gestão de carteiras do BES e do Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Eu admito que os fundos de investimento (ou, pelo menos, alguns deles) tenham um risco reduzido (ou mais reduzido, comparativamente com outros produtos financeiros), mas...não vos faz especie aplicar as vossas poupancas apenas em fundos? Fazem mesmo isso?

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obviamente que nao. Pode ver a constituicao das carteiras (construídas para 5 perfis de risco) AQUI.

O perigo das carteiras e fundos (pprs de fundos também) é quando há gestão danosa. No forum do jornal de negócios alguém consultou a carteira dos pprs do montepio e viu que está demasiado aplicado na mutualista. Percebe o que estou a dizer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

O perigo das carteiras e fundos (pprs de fundos também) é quando há gestão danosa. No forum do jornal de negócios alguém consultou a carteira dos pprs do montepio e viu que está demasiado aplicado na mutualista. Percebe o que estou a dizer?

Estavamos a falar no Best. Desconheco o que se passa no Montepio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Enganei-me, queria responder ao D@vid. Bom, tudo se resume a isto. Devemos estar atentos onde anda o nosso dinheiro e nao entregar e ficar sentado.

Óbvio, para isso é que existe a possibilidade de consultar onde estão a investir, como eu também faço num fundo de investimento, gosto de ver pelo menos as maiores 10 posições, gestão danosa pode haver em qualquer sitio, os bancos perdem/ganham milhares de euros investidos em depósitos a prazo dos clientes todos dias nos mercados, no entanto nem ligamos a isso...ou melhor, nem sabemos disso, só quando vamos ver os relatórios de contas...e eu prefiro saber onde anda investido o meu €.

Vem de encontro:

http://www.fundspeople.pt/noticias/investimento-em-ups-aumenta-30-em-2015-115148

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites