Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

joao silva1, bom post. Reforçando o que já referiu e para que fique bastante claro a postura desta instituição, é bom reforçar que esta aplica um spread de 1% sobre os juros. Estando as taxas abaixo de 1% ao ano, é como diz, pagar para lá ter o dinheiro!

Yara em bom tempo tomou a melhor decisão, Eu bem sei o que passo mensalmente com esta instituição, são reclamações atrás de reclamações e muitas delas com resultados diminutos, uma vez que o regulador do sector, não regula coisa nenhuma, diga-se de passagem!

Toda e qualquer operação tem de ser verificada, uma vez que todas elas são calculadas de forma errada, desde o calculo da prestação ao seguro de vida...tudo!

BBVA NUNCA!

Outro dia encontrei a simulação e tem coisas que não se compreendem (embora os valores que pedi e os que ia pedir na altura sejam diferentes)...

1) Seguro de vida para as 2 pessoas (1º ano): 871.39€ /12 meses = 72,62€ +/-

Se era assim no 1º ano, como era nos seguintes?

Hoje em dia pago menos de metade disso por mês...

2) Seguro multi-riscos: 159,65€

Paguei 133,01€ ano passado.

Para ter spread de 0.95% era obrigada a:

a) Domiciliação do vencimento

B) Seguro de vida

c) Seguro multi-riscos

d) Cartão de crédito

e) 3 pagamentos por débito directo - quem so tenha água e luz faz o quê?

f) PPR mensal no valor de 100€ (50€/cabeça).

Livrei-me de boa!

Até porque na altura (2010), eles alteravam as condições de dia para dia.

Em Junho o spread era 0.90% sem entrada nenhuma.

Em Julho o spread para se manter 0.90% tinha de dar entrada de 10.000€

Em Setembro já não garantiam os 0.90% mesmo que desse entrada de 10.000€

Dava essa entrada de 10.000€ e o spread era 1%

Depois propuseram dar entrada de 20.000€ e voltavam ao spread de 0.90%

Aceitei.

Depois deram a hipótese de ter 0.70% mas com entrada de 32.500€.

Isto a 22/12/2010.

Disse que sim, e o email foi enviado por quem estava a tratar dia 30/12/2010.

Passados 12 dias ligam-me e dizem que tudo tinha sido alterado com a mudança do ano e que mesmo dando os 30.000€ o spread passava para 0.95%

Mandei-os passear.

Fazia o esforço de dar 30.000€ e subiam o spread em 0.25%...

Não quis mais nada com eles, quis falar com a gerente da agência e ela teve a lata de me dizer que havia pessoas a terem mudanças de spread nos dias das escrituras.

Eu só lhe disse "ai há? mas isso não seria comigo com certeza".

Acho que no inicio de 2011 houve muitas reclamações a propósito das mudanças dos spreads do BBVA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 152
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• paizinho

32

• ABCD

28

• Investidor_casual

28

• pauloaguia

11

boa noite

alguem ja veu as novas taxas de juros nas depositos a prazo deste banco? ???

https://www.bbva.pt/estaticos/Deposito-a-Prazo-DPa-Ficha-de-Informacao-Normalizada.pdf

ja tem de pagar para depositar o dinheiro se diexar renovar o deposito

"O depósito a prazo será renovado automaticamente por igual período e pelo

mesmo montante, com taxa de juro de remuneração indexada à taxa Euribor a 3

meses verificada no dia útil anterior à data de renovação do depósito, deduzida de

um spread de 1,00% (Taxa Anual Nominal Bruta; base de cálculo aplicada Act/360),

sem arredondamento, sendo que a taxa nunca será negativa, de acordo com a

alínea nº 4 do artigo 3º do aviso 6/2009 do Banco de Portugal.

Os juros são creditados na Conta de Depósitos à Ordem. "

Deverá haver uma "barreira"... tal como se está a tentar implementar nos CH's...: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=10412.msg107843#msg107843

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Outro dia encontrei a simulação e tem coisas que não se compreendem (embora os valores que pedi e os que ia pedir na altura sejam diferentes)...

1) Seguro de vida para as 2 pessoas (1º ano): 871.39€ /12 meses = 72,62€ +/-

Se era assim no 1º ano, como era nos seguintes?

Hoje em dia pago menos de metade disso por mês...

2) Seguro multi-riscos: 159,65€

Paguei 133,01€ ano passado.

Para ter spread de 0.95% era obrigada a:

a) Domiciliação do vencimento

B) Seguro de vida

c) Seguro multi-riscos

d) Cartão de crédito

e) 3 pagamentos por débito directo - quem so tenha água e luz faz o quê?

f) PPR mensal no valor de 100€ (50€/cabeça).

Livrei-me de boa!

Até porque na altura (2010), eles alteravam as condições de dia para dia.

Em Junho o spread era 0.90% sem entrada nenhuma.

Em Julho o spread para se manter 0.90% tinha de dar entrada de 10.000€

Em Setembro já não garantiam os 0.90% mesmo que desse entrada de 10.000€

Dava essa entrada de 10.000€ e o spread era 1%

Depois propuseram dar entrada de 20.000€ e voltavam ao spread de 0.90%

Aceitei.

Depois deram a hipótese de ter 0.70% mas com entrada de 32.500€.

Isto a 22/12/2010.

Disse que sim, e o email foi enviado por quem estava a tratar dia 30/12/2010.

Passados 12 dias ligam-me e dizem que tudo tinha sido alterado com a mudança do ano e que mesmo dando os 30.000€ o spread passava para 0.95%

Mandei-os passear.

Fazia o esforço de dar 30.000€ e subiam o spread em 0.25%...

Não quis mais nada com eles, quis falar com a gerente da agência e ela teve a lata de me dizer que havia pessoas a terem mudanças de spread nos dias das escrituras.

Eu só lhe disse "ai há? mas isso não seria comigo com certeza".

Acho que no inicio de 2011 houve muitas reclamações a propósito das mudanças dos spreads do BBVA.

Houve sim.

Foi uma boa decisão a que tomou na altura!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se

como é que

?

pauloguia, percebo o que diz, no entanto conhecendo eu bem o BBVA, diria que os senhores vão de alguma forma aproveitar parte da frase para justificar uns cêntimos que possam ser!!! E depois o que pode o cliente fazer? Nada! Pois o regulador, BP não serve para nada e por uns cêntimos certamente que o cliente não colocará a instituição bancária em tribunal!

É de salientar que o BBVA sempre teve esse política, no momento da renovação, a taxa era sempre mais baixa (mas não da forma como apresenta agora), pelo que é preferível o cliente mobilizar tudo para conta ordem e voltar a constituir novo DP.

BBVA = Banco Burlão Vigarista e Aldrabão

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Houve sim.

Foi uma boa decisão a que tomou na altura!...

As vezes penso que o outro imóvel era muito mais do meu gosto, mas depois também penso que teria ficado a pagar uma mensalidade muito mais alta, teria tido aquela fase onde a Euribor atingiu picos e a prestação tinha ido de 600€ e tal para 800€ e tal e tinha passado uns tempos "muito maus"...

Além dos seguros serem carissimos e as condições terriveis (PPR's de 100€ mensais + débitos, etc.).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que me apraz dizer é que evitem de todo o BBVA!

tenho la unica e simplesmente o CH....e pq com um spread de 0.45 nao me é possivel, no momento, fazer nada!

Fujam os que podem, e enquanto podem!

Procure efetuar simulações, para o valor em divida atual, noutras entidades bancárias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os spreads apesar de ja terem baixado......creio q ainda não terão baixado o suficiente.

recomenda alguma outra entidade bancária? ???

Qualquer um... Convém que tenha as simulações com as condições que lhe propõe face ao valor em divida que possui atualmente. Na posse destas simulações poderá "comparar", agora que deve estar mais atento, e verificar se é possível mudar de entidade bancária ou "negociar" com a atual entidade bancária...

Não é fácil mas deve tentar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Sim...mas com um spread que tenho neste momento de 0.45.......e na eminência de a euribor ficar negativa....vou aguardar um pouco mais.......

Pedir "simulações" não implica qualquer compromisso... Não precisa de sinalizar nada... Trata-se apenas de averiguar para saber como anda a "oferta" na concorrência face ao capital que tem atualmente em divida...

Se o seu CH está indexado a euribor a 6 meses, ainda vai levar algum tempo a chegar a valores negativos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

O meu CH está indexado à Euribor a 3 meses.

Vou aguardar um pouco mais.

Por acaso dirigi-me já ao Banco Popular ( com o qual tenho excelente relação) e solicitei informações. Na verdade, já estão a praticar spread de 1.5 e, segundo me disseram, a tendência será descer. Aléml disso, disseram também que muito provavelmente, em breve, vão passar a a financiar todo o custo da mudança de CH de outra entidade bancária para o Banco Popular!

Vou continuar a esperar....falaram-me em boa perceptivas num futuro próximo.......

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu CH está indexado à Euribor a 3 meses.

Vou aguardar um pouco mais.

Por acaso dirigi-me já ao Banco Popular ( com o qual tenho excelente relação) e solicitei informações. Na verdade, já estão a praticar spread de 1.5 e, segundo me disseram, a tendência será descer. Aléml disso, disseram também que muito provavelmente, em breve, vão passar a a financiar todo o custo da mudança de CH de outra entidade bancária para o Banco Popular!

Vou continuar a esperar....falaram-me em boa perceptivas num futuro próximo.......

Investidor_casual, sim também tive conhecimento do BP com spread por esses valores. Quanto aos valores de transferência, o BP atualmente segundo sei já oferece 50% desses custos na maioria dos casos e em alguns a totalidade. A CGD está também apresentar valores de aproximadamente 1,8%.

A tendência dos spreads não poderá ser reduzir para valores de anos atrás, pois os bancos no passado viviam da tx euribor + spread por mais baixo que este fosse. Menciono tx euribor, pois os bancos recebiam 60% do valor da tx (pouca gente saberá).

Eu pessoalmente não creio que o valor dos spread's venha a ser muito inferior aos valores acima referidos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que um CH não se mede apenas pelo spread... Dai que seja essencial obter simulações face ao capital em divida atual, por forma a averiguar todas as "nuances" à volta da melhor taxa do mercado!...

Sim, sem dúvida que o ABCD diz tem toda a lógica.

Contratei um spread de 2.50% na CGD e tinha spread de 2.25% no Banco Popular mas as nuances de todo o CH eram piores no Popular que na CGD.

No fim do prazo, pagaria mais dinheiro de juros e de seguros no Popular que na CGD...

O Popular tem os seguros carissimos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque ficaram sem a casa também.

O problema é que o banco inicialmente não queria ficar com a casa e eles tinham de pagar aquela pipa de massa.

Exato. O banco ficava com a casa e ainda queria receber os 135000€...

O casal, indignou-se e mostrou-o da forma que pode.

Mesmo assim, o banco ainda espera receber 10000€, já depois de ter ficado com o imóvel (que poderá vender a qualquer altura) nos próximos 15 anos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ahhh... não tinha percebido essa parte...

Vi logo que eles não podiam ficar com a casa...

Exato. O banco ficava com a casa e ainda queria receber os 135000€...

O casal, indignou-se e mostrou-o da forma que pode.

Mesmo assim, o banco ainda espera receber 10000€, já depois de ter ficado com o imóvel (que poderá vender a qualquer altura) nos próximos 15 anos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Investidor_casual

Como devem estar recordados, tenho o meu CH no BBVA.

Comentei há uns meses atrás que iria solicitar, junto do meu balcão BBVA, que o valor a pagar do prémio do seguro de vida fosse de acordo com o capital em divida. Ou seja, o valor do seguro deveria acompanhar a descida do capital em divida mês após mês.

O pedido foi feito, por escrito, e passou a reflectir-se no mês seguinte. Muito embora sem efeitos retroativos

Na semana passada, voltei ao meu balcão com o intuito de efectuar outro pedido: Ser reembolsado do valor que cobraram indevidamente. Isto é, desde que essa lei entrou em vigor ate ao final do ano passado. Desde finais de 2009 ate final do ano passado (2014) que foi quando passaram a fazer refletir o capital em divida no valor do seguro a pagar.

No entanto, desta vez no balcão disseram-me que o pedido teria q ser feito directamente à BBVA seguros. Não percebo o motivo pelo qual o balcão da outra vez serviu de intermediário ( como sempre serviu) e para este tipo de solicitação demitiu-se

Disseram q na verdade teria mesmo que fazer o pedido por escrito à BBVA seguros.

Claro que terá q ser por carta registada com aviso de recepção...digo eu!

Gostava de saber a vossa opinião sobre esta situação e o que acham que eu deva fazer.

Queria perguntar também se alguém tem um modelo, minuta ou sugestão para fazer este tipo de pedido.

Desde ja obrigado a quem puder ajudar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    No entanto, desta vez no balcão disseram-me que o pedido teria q ser feito directamente à BBVA seguros. Não percebo o motivo pelo qual o balcão da outra vez serviu de intermediário ( como sempre serviu) e para este tipo de solicitação demitiu-se
    A obrigação de comunicar o valor do capital em dívida é do banco, não é obrigação da seguradora andar a pedir essa informação ao banco.

Parece-me que a reclamação deve ser apresentada sobre o banco. Inclusive, o banco pode ter problemas por se ter recusado a apresentar o livro de reclamações.

De qualquer forma, podes sempre fazer a reclamação através do Portal do Cliente Bancário - até é da forma que tens a certeza que é enviada ao BdP...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

....

Na semana passada, voltei ao meu balcão com o intuito de efectuar outro pedido: Ser reembolsado do valor que cobraram indevidamente. Isto é, desde que essa lei entrou em vigor ate ao final do ano passado. Desde finais de 2009 ate final do ano passado (2014) que foi quando passaram a fazer refletir o capital em divida no valor do seguro a pagar.

Disseram q na verdade teria mesmo que fazer o pedido por escrito à BBVA seguros.

1. Claro que terá q ser por carta registada com aviso de recepção...digo eu!

Gostava de saber a vossa opinião sobre esta situação e o que acham que eu deva fazer.

Queria perguntar também se alguém tem um modelo, minuta ou sugestão para fazer este tipo de pedido.

Desde ja obrigado a quem puder ajudar!

1. Pode-o fazer como eles sugerem, assim como pode solicitar o livro de reclamações na hora em que for ao balcão do BBVA para registar que o banco em causa não efetua o seu pedido de informar a companhia de seguros associada ao banco, relativamente ao estorno do prémio que foi pago a mais por não cumprirem com o estabelecido no decreto de lei (que já lhe indiquei umas mensagens atrás).

Depois, aguarda para saber se lhe entregam o livro de reclamações ou se efetuam o pedido, como é dever deles!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    • Pedro Pais unpinned this tópico