Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

Investidor_casual

Sim o pedido foi feito de imediato no balcão e disseram q dariam seguimento!

Voltar ao balcão de onde saí nunca será bom! Pelo menos, para mim!

Mas como não lhes devo nada, (a não ser montante em dívida do CH actual) nunca estive em incumprimento, quem cometeu as irregularidades foram eles.... nada tenho a temer!

Tenho lá conta ordenado, logo q eles cobram os débitos directos e retiram o dinheiro do CH, faço transferência do restante capital e deixo lá 0.01€ até ao próximo mês!

É o que se acontece quando se perde a confiança no banco!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 152
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• paizinho

32

• ABCD

28

• Investidor_casual

28

• pauloaguia

11

Ótimo. Não efetuou logo o pedido no balcão? Não adie mais essa situação...eles não podiam ter outra postura, pois é o que está previsto na lei, contudo ainda o mandaram fazer por escrito o pedido e enviar!!!

1. O pedido é simples: Pretendo que o BBVA atualize mensalmente todas as apólices de seguro de vida que tenho indexadas ao CH.

Quanto ao balcão voltar de onde se saiu nem sempre é bom...!

1. Creio que não perdia nada se acrescentasse um parágrafo a solicitar a devolução das quantias indevidamente pagas nas prestações mensais do CH pela não atualização imediata do capital em divida a partir da entrada em vigor do referido decreto lei, cujo link deixei umas mensagens atrás!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Caro ABCD achava devo mesmo fazer isso?

Por acaso ocorreu me fazê-lo, mas não o fiz!

Isso obrigar me ia a deslocar me de novo ao balcão..... E ate acho q eles não me devolveriam esse dinheiro!

Posso pensar nisso qd a devida actualização estiver feita. concorda comigo? E aproveito e espero q a minha conta passe para o outro balcão.....e faço o pedido lá!

O que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Ok!

Vou aguardar pela mudança de balcão q ocorrerá em dezembro!

Vou aguardar pelo próximo pagamento do seguro de vida q ocorrerá em janeiro! E verificar se a actualização será feita!

Nessa altura vou solicitar a devolução do dinheiro cobrado indevidamente!

Continuo a contar com a vossa preciosa colaboração!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok!

Vou aguardar pela mudança de balcão q ocorrerá em dezembro!

Vou aguardar pelo próximo pagamento do seguro de vida q ocorrerá em janeiro! E verificar se a actualização será feita!

Nessa altura vou solicitar a devolução do dinheiro cobrado indevidamente!

Continuo a contar com a vossa preciosa colaboração!

Investidor, faça o que o ABCD referiu, faz todo o sentido, pois eles deviam ter iniciado esse processo não sendo necessário pedidos formais, mas enfim isto com a banca já não é fácil e com o BBVA tudo piora. Os problemas com o BBVA são motivados porque praticamente todas as operações são manuais, logo dependem de alguém e os erros são uma constante!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Ppl,

Deixo novo episódio com o BBVA.

Soube que o valor dos seguros de vida a partir de 2013 sofreram uma descida, o que no meu caso representa mensalmente uma diferença de sensivelmente 3 euros. Contatei a gestora de conta para verificar a possibilidade de efetuar novas apólices de seguro de vida de forma a ter acesso ao novo preçário.

Resposta da gestora:

"- Se contratar novas apólices terá que realizar novos exames médicos e caso tenha alguma doença será excluída na apólice e poderá ter agravamento por esse situação. Face a se manter as apólices actuais e tiver alguma doença está coberto pois quando contratou connosco não a tinha;

- As novas apólices estarão sujeitas ao preçário actual em vigor pelo que perderia as bonificações no prémio das suas apólices pela antiguidade;"

Novos exames médicos?!!! Nunca realizei qualquer exame médico a pedido do BBVA! Se bem me lembro à 3 anos atrás quando contratei o seguro de vida apenas me foram feitas 3 ou 4 perguntas de carácacá ao balcão pelo empregado. Mas agora já é necessário exames médicos?!

Vejam bem como funciona o BBVA, no momento de angariação de clientes (contratação de novo crédito habitação) basta apenas responder a 3 ou 4 perguntas (nada de exames médicos)...mas agora como eles passariam a ter prejuízo mensalmente já não...já são necessários exames médicos para no limite se arranjarem umas doenças e garantir o mesmo valor mensal!!!

Questionei o porquê da diferença de no momento de aquisição do crédito não serem necessários exames e agora serem, aguardo que me respondam...!

Já relativamente às bonificações quando pedi mais explicações a resposta foi:

"Não se trata de uma bonificação, mas sim de um prémio mais reduzido dado que a apólice foi contratada em 2011 face a se contrata-se a uma apólice actualmente."

É engraçado pois existem de facto bonificações e isso é claro em todos os recibos mensais no entanto vem sempre a 0,00Eur. Nunca tive qualquer bonificação...!

Estes senhores do BBVA são uma autêntica nulidade.

É lamentável que não exista uma resposta digna de respeito pelos clientes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais vale deixar estar como está. Repare que se efetuar o novo seguro, será penalizado pela idade que tem hoje, face à que tinha quando contratou o seguro no passado!...

Os seguros estão dependentes de 2 fatores essencialmente. Capital em divida e idade do proponente. Geralmente, os proponentes conseguem controlar o capital em divida. Face às amortizações mensais das prestações, pode sempre efetuar amortizações parciais complementares e com isso reduzir o valor das prestações e o valor do seguro. Depois, tem o outro factor que se relaciona com a idade. Esse não pode controlar pois a idade só tem um caminho (sentido), é sempre a aumentar a partir do instante em que contrata o CH!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais vale deixar estar como está. Repare que se efetuar o novo seguro, será penalizado pela idade que tem hoje, face à que tinha quando contratou o seguro no passado!...

Os seguros estão dependentes de 2 fatores essencialmente. Capital em divida e idade do proponente. Geralmente, os proponentes conseguem controlar o capital em divida. Face às amortizações mensais das prestações, pode sempre efetuar amortizações parciais complementares e com isso reduzir o valor das prestações e o valor do seguro. Depois, tem o outro factor que se relaciona com a idade. Esse não pode controlar pois a idade só tem um caminho (sentido), é sempre a aumentar a partir do instante em que contrata o CH!...

ABCD, compreendo o que me diz, no entanto não vejo diferenças...a única diferença é o precário que está por trás, pois a idade e o valor em divida seriam idênticos!!! E na realidade como não existe bonificação pela antiguidade,  não vejo vantagem...! No entanto julgo ser importante o público verificar a atuação do BBVA como instituição no mercado.

Continuando o apresentado acima...

Deixo a resposta relativamente à necessidade da realização de exames médicos dada pelo BBVA:

"Em relação a questão que me indica sobre os exames médicos, teve a ver com o facto de em 2011 quando contratou a apólice a sua idade não justificar exames médicos, actualmente face a idade que tem será exigido exames médicos."

Questionei Eu (achando que isto não faz qualquer sentido, pois pela ótica do rigor deveriam era ser sempre realizados exames de forma a ficar claro o risco que a seguradora pode ou não correr):

"A titulo de informação a partir de que idade são pedidos exames médicos pelo BBVA?"

Respondem o seguinte:

"A existência de exames médicos tem a ver com o facto de ter já uma apólice activa no BBVA. Caso não existisse risco acumulado, e para os montantes em causa, na sua idade não existiriam exames a fazer. Se quisesse fazer novo seguro, só poderíamos cancelar a apólice anterior após a aceitação da nova, o que é considerado risco acumulado."

Conclui-se, mais uma vez que a informação prestada é agora contraditória...pois afinal já não é a idade que está em questão...mas sim o facto de já ter um apólice no BBVA!!! Digamos que como não tinham outra saída, pois a primeira resposta não tinha qualquer nexo, tiveram de arranjar uma outra que agora sim pode criar problema!!!

É vergonhoso uma instituição bancária apresentar diversas respostas para a mesma pergunta!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes reencaminhar as mensagens para o ISP para denunciar essas contradições. Mas creio que a seguradora terá sempre a última palavra sobre se aceita rever as condições do contrato ou não...

A alternativa, se não prejudicar o spread (ou, mesmo que prejudique, no caso de compensar) seria mudar de seguradora...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes reencaminhar as mensagens para o ISP para denunciar essas contradições. Mas creio que a seguradora terá sempre a última palavra sobre se aceita rever as condições do contrato ou não...

A alternativa, se não prejudicar o spread (ou, mesmo que prejudique, no caso de compensar) seria mudar de seguradora...

PauloGuia,

A hipótese de realizar o seguro está fora de questão pois é prejudicial:(! Acredita que se assim não fosse já há muito que teria saltado fora...nunca vi tantos erros e problemas como vejo diariamente com o BBVA. Sou cliente do Montepio à 20 anos e nunca tive de reclamar de nada.

Sim, a seguradora é que decide e sendo os exames médicos realizados numa clínica deles nem me atrevo...

São indecentes as respostas desta instituição, cheias de vazio, infundadas e em nada se baseiam, demonstram bem a desorganização e a postura de má fé com que se apresenta no mercado, onde o objetivo é apenas enganar e "roubar" o cliente!

Alerto todas as pessoas que estejam a pensar contratar um crédito ou abrir uma conta que fujam desta instituição mesmo quando no papel possa parecer que as condições são melhores...é tudo um erro...esta instituição no momento de contratação (angariar clientes) vale tudo...mas ao longo do tempo os pequenos benefícios que parecem existir no momento da contratação pagam-se muito caros...!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABCD, compreendo o que me diz, no entanto não vejo diferenças...a única diferença é o precário que está por trás, pois a idade e o valor em divida seriam idênticos!!! E na realidade como não existe bonificação pela antiguidade,  não vejo vantagem...! No entanto julgo ser importante o público verificar a atuação do BBVA como instituição no mercado.

Continuando o apresentado acima...

Deixo a resposta relativamente à necessidade da realização de exames médicos dada pelo BBVA:

"Em relação a questão que me indica sobre os exames médicos, teve a ver com o facto de em 2011 quando contratou a apólice a sua idade não justificar exames médicos, actualmente face a idade que tem será exigido exames médicos."

Questionei Eu (achando que isto não faz qualquer sentido, pois pela ótica do rigor deveriam era ser sempre realizados exames de forma a ficar claro o risco que a seguradora pode ou não correr):

"A titulo de informação a partir de que idade são pedidos exames médicos pelo BBVA?"

Respondem o seguinte:

"A existência de exames médicos tem a ver com o facto de ter já uma apólice activa no BBVA. Caso não existisse risco acumulado, e para os montantes em causa, na sua idade não existiriam exames a fazer. Se quisesse fazer novo seguro, só poderíamos cancelar a apólice anterior após a aceitação da nova, o que é considerado risco acumulado."

Conclui-se, mais uma vez que a informação prestada é agora contraditória...pois afinal já não é a idade que está em questão...mas sim o facto de já ter um apólice no BBVA!!! Digamos que como não tinham outra saída, pois a primeira resposta não tinha qualquer nexo, tiveram de arranjar uma outra que agora sim pode criar problema!!!

É vergonhoso uma instituição bancária apresentar diversas respostas para a mesma pergunta!!!

Continuando a novela e deixando novamente as respostas do banco:

Questionei-os face às contradições:

"Afinal, os exames médicos têm a ver com a idade ou com o facto de ter já uma apólice ativa no BBVA?

O que entende o BBVA por risco acumulado?"

Resposta do BBVA:

"os exames podem ter a ver com a idade ou com o risco acumulado (por definição: quando o cliente já tem outras apólices em vigor, chama-se risco acumulado)."

Num primeiro momento, tinha a ver com a idade...

Num segundo momento, tem a ver com o facto de ter uma apólice em vigor...

Num terceiro momento, tem a ver com os dois:)!

É mais uma desta instituição!!!

Já agora alguém já ouviu falar em "Risco Acumulado" realizei algumas pesquisas mas não obtive qualquer definição em consonância com a apresentada. Será que alguém me consegue ajudar a perceber o que querem dizer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

risco de vida + risco de "emprego" = risco acumulado

Será?

A percepção que tenho sobre o assunto é que à medida que a idade avança, o risco aumenta...

Se contratou o CH há 3 anos atrás, o risco associado na altura seria menor do que se tivesse contratado o CH hoje, quando já decorreram 3 anos. O valor do seguro/risco não pode ser igual em datas de constituição diferentes, uma vez que a idade também será diferente!...

Escuso-me de repetir, uma vez que a explicação foi entendida. Uma solução possível seria a redução do prazo contratado para o CH. Mas isso implica ter condições para o efeito (é possível calcular) e a realização/pagamento de um contrato com esta alteração. Creio que será um valor na casa dos 100€, como foi indicado umas páginas atrás!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

risco de vida + risco de "emprego" = risco acumulado

Será?

A percepção que tenho sobre o assunto é que à medida que a idade avança, o risco aumenta...

Se contratou o CH há 3 anos atrás, o risco associado na altura seria menor do que se tivesse contratado o CH hoje, quando já decorreram 3 anos. O valor do seguro/risco não pode ser igual em datas de constituição diferentes, uma vez que a idade também será diferente!...

Escuso-me de repetir, uma vez que a explicação foi entendida. Uma solução possível seria a redução do prazo contratado para o CH. Mas isso implica ter condições para o efeito (é possível calcular) e a realização/pagamento de um contrato com esta alteração. Creio que será um valor na casa dos 100€, como foi indicado umas páginas atrás!...

ABCD,

Não creio...de facto não se consegue entender o que quer dizer...como a seguradora é BBVA Seguros, deve ser uma definição espanhola!!! Mas segundo a definição deles é quando o cliente já tem apolices em vigor?!!!

É normal que o risco ao longo do tempo vá aumentado, mas realizando uma simulação em que o capital é o mesmo o preço varia consoante a idade, é compreensivel.

Quanto à solução que apresenta tem toda a razão contudo estou a tratar desta situação de forma isolada aqui no forum, penso que é importante para que todos possam perceber o funcionamento desta instituição bancária. É uma vergonha descarada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Como sabem, fiz pedido no meu balcao BBVa para que o pagamento do seguro de vida fosse feito de acordo com o capital em divida actual e nao com o capital em divida inicial do CH.

Fiz também pedido para que essa actualização passasse a ser feita com periodicidade mensal.

Posteriormente ao meu pedido, fizeram um crédito na minha conta de 6.13€ com a descrição "EST.BBVAVID          100011236"

Presumo que terão devolvido o valor apenas referente ao trimestre em curso. Concordam?

Penso que estará na altura de solicitar o estorno referente desde que esta lei entrou em vigor, que penso que terá sido em 2009. Confirmam esta data??

Estou certo que nao me devolverão nada....mas tal como voces dizem, há que tentar e pressionar.......

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como sabem, fiz pedido no meu balcao BBVa para que o pagamento do seguro de vida fosse feito de acordo com o capital em divida actual e nao com o capital em divida inicial do CH.

Fiz também pedido para que essa actualização passasse a ser feita com periodicidade mensal.

Posteriormente ao meu pedido, fizeram um crédito na minha conta de 6.13€ com a descrição "EST.BBVAVID          100011236"

1. Presumo que terão devolvido o valor apenas referente ao trimestre em curso. Concordam?

2. Penso que estará na altura de solicitar o estorno referente desde que esta lei entrou em vigor, que penso que terá sido em 2009. Confirmam esta data??

3. Estou certo que nao me devolverão nada....mas tal como voces dizem, há que tentar e pressionar.......

1. Creio que lhes deverá fazer essa pergunta!...

2.

a) Ver/ler o referido decreto que se encontra neste tópico: Responder #69 em: 13 Novembro 2014, 07:41:18

B) Ler artigo 12 do referido decreto-lei:

O presente decreto-lei entra em vigor 90 dias após a data da sua publicação

Portanto, o decreto-lei entrou em vigor ainda em 2009!...

3. Quando solicitar a devolução, entregue-lhes cópia do referido decreto (mencionado no ponto 2). Força. Não deixe passar muito mais tempo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Ppl,

quero partilhar convosco o resultado de uma reclamação junto do Banco de Portugal.

Em novembro, submeti uma reclamação com dois assuntos que aqui publiquei.

Hoje, decidi verificar o estado da reclamação, pois ainda não obtive qualquer resposta, eis o informado:

-ENCERRADA por AUSÊNCIA DE INDÍCIOS DE INFRACÇÃO.

Ainda aguardo os fundamentos da análise, isto é se é que foi feita alguma análise. Em minha opinião, os factos eram claros e não iam de encontro à informação disponibilizada pelo BP no seu portal.

Este desfecho, vem corroborar a ideia que já tinha deste regulador. Nitidamente, este limita-se a ser pombo correio, enviando a reclamação para a entidade e depois enviar a respetiva resposta para o cliente!

Tenho ideia que no forúm não existe lugar a uma entrada referente ao "Banco de Portugal" pelo que desafio os administradores deste forúm a criar uma entrada. Desafio ainda aos membros do forúm que publiquem situações em que o banco de Portugal tenha dado razão ao cliente e tenha sido frutuoso no tratamento\resolução de um problema\tema.

Vivemos num país em que o regulador não regula coisa nenhuma, serve apenas para desenvolver teoria que na pratica não é tida em conta, mas isso não interessa nada!

...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ppl,

quero partilhar convosco o resultado de uma reclamação junto do Banco de Portugal.

Em novembro, submeti uma reclamação com dois assuntos que aqui publiquei.

Hoje, decidi verificar o estado da reclamação, pois ainda não obtive qualquer resposta, eis o informado:

-ENCERRADA por AUSÊNCIA DE INDÍCIOS DE INFRACÇÃO.

Ainda aguardo os fundamentos da análise, isto é se é que foi feita alguma análise. Em minha opinião, os factos eram claros e não iam de encontro à informação disponibilizada pelo BP no seu portal.

1. Este desfecho, vem corroborar a ideia que já tinha deste regulador. Nitidamente, este limita-se a ser pombo correio, enviando a reclamação para a entidade e depois enviar a respetiva resposta para o cliente!

2. Tenho ideia que no forúm não existe lugar a uma entrada referente ao "Banco de Portugal" pelo que desafio os administradores deste forúm a criar uma entrada.

3. Desafio ainda aos membros do forúm que publiquem situações em que o banco de Portugal tenha dado razão ao cliente e tenha sido frutuoso no tratamento\resolução de um problema\tema.

Vivemos num país em que o regulador não regula coisa nenhuma, serve apenas para desenvolver teoria que na pratica não é tida em conta, mas isso não interessa nada!

...

1. Há por aqui tópicos de casos com desfechos semelhantes ao seu... montepio (associação vs banco, um grande "embrulho" em que ninguêm assume quem regula quem...),...

2. Efetuei uma pesquisa e encontrei este tópico: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=88.0

Pode usá-lo ou criar um novo!...

3. Deve ser mais fácil encontrar o seu oposto!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABCD, de que nos vale existirem portais com imensa informação que parece útil ao cliente, mas depois na realidade de nada servem. A maioria da informação beneficie os bancos e a pouca que parece apoiar o cliente quando questionada ou colocada em causa a resposta volta a ser a favor do banco e não do cliente.

A banco de portugal diz:

"A Ficha de Informação Normalizada europeia em matéria de crédito a consumidores (FIN) é um documento que as instituições devem disponibilizar aos clientes na apresentação de uma proposta de crédito ou previamente à celebração do contrato, que resume as principais caraterísticas do contrato e os compromissos que o cliente vai assumir."

Dei factos concretos ao BP em que a minha FIN era totalmente diferente do contrato assinado, no entanto, o regulador entende que não existem indícios de infração!!!

Cada vez mais penso que não vale a pena reclamar junto das entidades competentes pela regulamentação dos sectores mas sim fazer peixeirada e divulgar publicamente todos os problemas e situações. Desta forma, alertam-se muito mais pessoas para os diferentes problemas dos clientes com determinadas instituições, perdendo estas clientes!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante joao silva1

boa noite

alguem ja veu as novas taxas de juros nas depositos a prazo deste banco? ???

https://www.bbva.pt/estaticos/Deposito-a-Prazo-DPa-Ficha-de-Informacao-Normalizada.pdf

ja tem de pagar para depositar o dinheiro se diexar renovar o deposito

"O depósito a prazo será renovado automaticamente por igual período e pelo

mesmo montante, com taxa de juro de remuneração indexada à taxa Euribor a 3

meses verificada no dia útil anterior à data de renovação do depósito, deduzida de

um spread de 1,00% (Taxa Anual Nominal Bruta; base de cálculo aplicada Act/360),

sem arredondamento, sendo que a taxa nunca será negativa, de acordo com a

alínea nº 4 do artigo 3º do aviso 6/2009 do Banco de Portugal.

Os juros são creditados na Conta de Depósitos à Ordem. "

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive em tempos para fazer CH no BBVA e apesar de na altura a casa ser mais do meu agrado, hoje estou mais que contente por não ter feito nada no BBVA.

Cheios de exigências, PPR no valor de 100€ mensais (50€ por cabeça) + 3 debitos directos + seguro de vida altissimo no banco, etc. etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

joao silva1, bom post. Reforçando o que já referiu e para que fique bastante claro a postura desta instituição, é bom reforçar que esta aplica um spread de 1% sobre os juros. Estando as taxas abaixo de 1% ao ano, é como diz, pagar para lá ter o dinheiro!

Yara em bom tempo tomou a melhor decisão, Eu bem sei o que passo mensalmente com esta instituição, são reclamações atrás de reclamações e muitas delas com resultados diminutos, uma vez que o regulador do sector, não regula coisa nenhuma, diga-se de passagem!

Toda e qualquer operação tem de ser verificada, uma vez que todas elas são calculadas de forma errada, desde o calculo da prestação ao seguro de vida...tudo!

BBVA NUNCA!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico