Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

PauloGuia, compreendo o que me diz contudo julgo não ser permitido...existe um contrato assinado em que a vigencia do contrato é continua desde que o segurado cumpra a condição.

Se assim é, então eles têm todos os direitos e o cliente, nada?!

As condições do contrato podem ser revistas, quer a teu pedido quer a pedido do banco. Certamente isso está previsto no contrato.

Tu tens o direito de fechar a conta e ir para outro lado e o banco também não vem atrás de ti reclamar que devias de estar a meter lá 500€ todos os meses como dizia o contrato...

Os teus direitos são assegurados porque o banco é obrigado a informar-te de que pretende fazer alterações ao contrato e dar-te hipótese de decidir se aceitas ou não as novas condições. Se o banco não te informou de alterações não respeitou as regras e tens o direito de reclamar.

Se assim é, podem eles também em qualquer altura alterar outra qualquer condição seja ela qual fora, pois basta o envio de um extrato com qualquer informação que não obtenha contestação!!! Então qualquer dia dizem que a condição passa de €500,00 para €50000,00 e caso não cumpra perco todos os beneficios!!! Na minha otica existem regras e não pode ser assim...
    Mas o que interessa é na ótica do contrato que assinaste. O que está lá previsto relativamente a alterações ou a resolução do contrato?

Na FIN que assinei diz que são 500,00 venham eles de qualquer conta fora da instituição. Na nova FIN (a que está a ser vendida agora pelo banco e que tb já não incluiem o tal seguro) já referem que tem que ser a transferência da entidade patornal...tenho eu que acatar que tenha que ser da entidade patronal quando o meu contrato diz expressamente venha de onde vier???!!!
    O facto de o banco alterar as condições para os novos contratos não te afeta.

Mas o facto de o banco te informar que vai alterar as condições do TEU contrato (ou dos contratos com as tuas características) já te afeta, naturalmente. Eu não posso dizer que tens razão ou não porque não sei o que o banco te disse ou deixou de dizer.

Só posso repetir o que já disse antes - se das comunicações que o banco te enviou (onde se incluem mails, extratos bancários, etc) não constam alterações ao contrato que justificassem o cancelamento do tal seguro então tens de reclamar e exigir o cumprimento do contrato.

Se consta... podes reclamar à mesma (podes sempre, não é?). Só digo que vais partir de uma posição fragilizada e eventualmente não te será dada razão...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 152
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• paizinho

32

• ABCD

28

• Investidor_casual

28

• pauloaguia

11

Paulo, obrigado pelo teu contributo e ajuda.

A conta não a posso fechar pois está associada ao CH. O que lamento é o cliente é obrigado a cumprir todas as condições, caso contrário é penalizado o inverso já não acontece, pode findar-se e efetuar-se o que se quiser que nada acontece.

Deixo-lhe os documentos que assinei na altura onde não existe qualquer referência alterações ou a resolução do contrato (tapei as assinaturas e nº de apólice por segurança).

Condições conta ordem:

http://itconsult.pt/images/Conta_ordenado.jpg

Condições conta à ordem - Seguro (pagina1):

http://itconsult.pt/images/seguro1.jpg

Condições conta à ordem - Seguro (pagina2):

http://itconsult.pt/images/seguro2.jpg

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dizes que meteste lá 500€ todos os meses. O contrato que mostras diz que deve haver pelo menos um movimento a creditar entre 600€ e 25.000€ na conta... Se só meteres 500€ não cumpres a tua parte.

Admitindo que meteste os 600€ que são exigidos pelo contrato, é como te digo - usa o livro de reclamações: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Reclamacoes/Paginas/Formulariodenovareclamacao.aspx

Uma coisa que ainda não explicaste - já puseste o problema ao banco? Qual foi a resposta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dizes que meteste lá 500€ todos os meses. O contrato que mostras diz que deve haver pelo menos um movimento a creditar entre 600€ e 25.000€ na conta... Se só meteres 500€ não cumpres a tua parte.

Admitindo que meteste os 600€ que são exigidos pelo contrato, é como te digo - usa o livro de reclamações: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Reclamacoes/Paginas/Formulariodenovareclamacao.aspx

Uma coisa que ainda não explicaste - já puseste o problema ao banco? Qual foi a resposta?

Sim Paulo o valor é esse e o valor que lá coloco mensalmente esta dentro do limite apresentado.

Existem duas questões uma delas está noutro tópico aqui no forum:

1) nas condições não menciona que esse montante a depositar na conta tem obrigatoriamente que ser a minha entidade patronal, a definição é clara e diz "todas as entradas (transferências electrónicas interbancárias) com valor igual ou superiores a €600,00 que seja efetuada mensalmente na conta."    O banco quando questionado, responde com a nova FIN (a atual), onde de imediato frizei que não foi aquelas condições que assinei...numa segunda resposta do banco: a questão foi passada para o departamento correto para ser analisada! e estou aguardar...!!!

Relativamente à questão do seguro a resposta é idêntica...tem que ser analisado pelo respetivo departamento.

Sendo assim apenas me resta aguardar...no entanto, se a resposta tardar não terei outra alternativa que apresentar reclamação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Paulo,

O banco acaba de responder quanto a situação do seguro associado à conta ordenado e tal como referiu veio via extrato:

"A Partir de Fevereiro de 2013, as contas BBVA Domiciliação vão deixar de beneficiar da oferta dos seguros associados"

Ora continuo a não concordar pois o contrato assinado diz que a vicencia do contrato dura até que eu deixe de cumprir a entrada mensal do respetivo valor já mecnionado...!

O que me diz?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O banco acaba de responder quanto a situação do seguro associado à conta ordenado e tal como referiu veio via extrato:

"A Partir de Fevereiro de 2013, as contas BBVA Domiciliação vão deixar de beneficiar da oferta dos seguros associados"

Ora continuo a não concordar pois o contrato assinado diz que a vicencia do contrato dura até que eu deixe de cumprir a entrada mensal do respetivo valor já mecnionado...!

O que me diz?

Digo que se tivesses reclamado logo na altura talvez tivesses conseguido ou manter as condições ou renegociar alternativas para compensar (depende muito dos argumentos apresentados quer por ti quer pelo banco).

Agora, mais de ano e meio depois do facto consumado, e sem tu te teres oposto, já é mais complicado.

Não tenho mais a acrescentar ao que já disse em várias mensagens anteriores - se achas que tens bases para isso, avança com a reclamação...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Paulo,

A minha FIN da conta à ordem (publicada neste post) não tem nada a dizer que pode ser alterada pelo banco, ao contrário das atuais.

Logo não deveriam ter direito a realizar qualquer alteração.

Diretamente o seguro tem como vigência de contrato a seguinte condição dura enquanto o titular cumpra as condições.

Lamento também a forma que o banco utiliza para realizar certos comunicados que no meu entender não podiam ser feitos face à documentação já aqui publicada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha FIN da conta à ordem (publicada neste post) não tem nada a dizer que pode ser alterada pelo banco, ao contrário das atuais.

Logo não deveriam ter direito a realizar qualquer alteração.

Diretamente o seguro tem como vigência de contrato a seguinte condição dura enquanto o titular cumpra as condições.

Lamento também a forma que o banco utiliza para realizar certos comunicados que no meu entender não podiam ser feitos face à documentação já aqui publicada.

Há certos actos que não me parecem corretos (avisar uma alteraração do contrato via extrato bancário, por exemplo). Talvez por aqui deva apresentar reclamação pelos canais indicados no preçário do próprio banco. Página 3 do preçário: https://www.bbva.pt/estaticos/PrecarioBBVA_tcm1064-430179.pdf

ou pedir o livro de reclamações. Por outro lado, parece-me que deveria pedir conselho nas associações de defesa do consumidor (DECO, DGC, ACOP...).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Também eu tenciono, no decorrer do priximo mês, ir ao meu balcao BBVA exigir a actualização contínua do capital em divida para efeitos de pagamento do meu seguro de vida do CH!

Neste momento estou a pagar esse seguro sob o montante em divida inicial....e ja amortizei quase 20 000€.  Nao sei se se irá notar muito no premio de seguro a pagar...mas nem q seja 1€.

Antevejo dificuldades no tratamento desta situação por parte do BBVA.....infelizmente!

Deixarei aqui o po0nto da situação!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Investidor_casual, não devia deixar arrastar esta situação, mas sim rapidamente pedir que a atualização passe a ser mensal. A aceitação do banco é obrigatória, pois foi imposta por decreto já há vários anos, no entanto, depende da pessoa do balcão, eu inicialmente pedi e o gerente recusou-se, pois informou-me que era um processo manual!!! No entanto, pouco tempo depois mudei de balcão e fiz novo pedido e desde então isso é feito todos os meses, se continua a ser manual ou não não me importa.

Vá ao seu balcão e faça o pedido, só com a diferença da amortização realizada diria que pode poupar 2 ou 3€ por mês por proponente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Também eu tenciono, no decorrer do priximo mês, ir ao meu balcao BBVA exigir a actualização contínua do capital em divida para efeitos de pagamento do meu seguro de vida do CH!

2. Neste momento estou a pagar esse seguro sob o montante em divida inicial....e ja amortizei quase 20 000€.  Nao sei se se irá notar muito no premio de seguro a pagar...mas nem q seja 1€.

Antevejo dificuldades no tratamento desta situação por parte do BBVA.....infelizmente!

Deixarei aqui o po0nto da situação!

Tal como foi dito anteriormente não deixe passar muito tempo pois está a ser "penalizado" no seu orçamento mensal.

Face ao que relatou relativamente ao seguro de vida do capital em divida não acompanhar as amortizações mensais ou amortizações extras, deixo-lhe a decreto lei para que o possa ler (artigos 9 e 11) na integra: http://www.bportugal.pt/pt-PT/Legislacaoenormas/Documents/DL222ano2009.pdf

1. Este documento, poderá imprimir e levar consigo quando for ao balcão da sua agência bancária:

http://dre.pt/pdf1s%5C2009%5C09%5C17700%5C0622506228.pdf

2. Se já amortizou essa importância e continua a pagar o seguro de vida de acordo com o valor do empréstimo inicial, então com a atualização certamente o valor do seguro deverá descer bem mais dos que 1, 2 ou 3€!...

Se deixar alguns dados adicionais (valor do empréstimo, prestação inicial, valor em divida, prestação atual) é possível estimar o valor que deveria estar a pagar relativamente ao seguro de vida!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Apenas disse que deixarei para o proximo mes de Novembro porque estou a prever dificuldades no tratamento deste assunto por parte do BBVA.

E ja que em novembro terei uma semana de férias, terei mais disponibilidade para a abordagem ao balcao epara partilhar convosco o evoluir da situação.

No inicio da próxima semana deixarei aqui os dados que o utilizador ABCD sugeriu e ao qual agradeço....

Com o paizinho tb ja troquei umas impressões e continuarei a fazê-lo.

Infelizmente nao tenho neste momento uma boa relação com o BBVA...pena pq vejo-me obrigado a permanecer cliente deles durante mais uns bons anos por causa do CH.

Alguem sabe se este banco ainda equaciona a possibilidade de deixar Portugal????

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

....

1. Este documento, poderá imprimir e levar consigo quando for ao balcão da sua agência bancária:

2. Se já amortizou essa importância e continua a pagar o seguro de vida de acordo com o valor do empréstimo inicial, então com a atualização certamente o valor do seguro deverá descer bem mais dos que 1, 2 ou 3€!...

Se deixar alguns dados adicionais (valor do empréstimo, prestação inicial, valor em divida, prestação atual) é possível estimar o valor que deveria estar a pagar relativamente ao seguro de vida!...

1. Não será assim tão dificil porquanto eles é que estão em falta com a lei... Imprima o documento cujo link deixei na mensagem anterior e leve-o consigo. Caso necessite de apresentar reclamação, anexe este documento.

2. E já agora o valor do seguro que continua a pagar de acordo com valor do capital pedido!...

1. Apenas disse que deixarei para o proximo mes de Novembro porque estou a prever dificuldades no tratamento deste assunto por parte do BBVA.

E ja que em novembro terei uma semana de férias, terei mais disponibilidade para a abordagem ao balcao epara partilhar convosco o evoluir da situação.

2. No inicio da próxima semana deixarei aqui os dados que o utilizador ABCD sugeriu e ao qual agradeço....

Com o paizinho tb ja troquei umas impressões e continuarei a fazê-lo.

Infelizmente nao tenho neste momento uma boa relação com o BBVA...pena pq vejo-me obrigado a permanecer cliente deles durante mais uns bons anos por causa do CH.

3. Alguem sabe se este banco ainda equaciona a possibilidade de deixar Portugal? ???

3. Mudaram de ideias: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/bbva_cancela_venda_da_filial_em_portugal.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Investidor_casual

olhem que estou cheio de pena......Infelizmente não sãoo sérios.

mais uma semana e vou reclamar la do meu seguro de via.

Ainha estou a pagar como tivesse feito o CH ontem, a pagar pelo montante em divida contraido em 2006.....conto com a vossa ajuda!

Noticia de hoje:

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/bbva_despede_177_trabalhadores_e_fecha_metade_das_agencias.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainha estou a pagar como tivesse feito o CH ontem, a pagar pelo montante em divida contraido em 2006.....conto com a vossa ajuda!

Noticia de hoje:

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/bbva_despede_177_trabalhadores_e_fecha_metade_das_agencias.html

Investidor já lá devia ter ido é graças a Si que eles duraram até agora, pois se todos fossem como Eu o banco já tinha fechado!!!

Força, boa sorte...se bem que eles não têm grande alternativa...cabe-lhes cumprir as diretrizes e estas estão do seu lado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Noticia de hoje:

Não se esqueça de levar o documento, cujo link deixei nesta mensagem, consigo!...

1. Não será assim tão dificil porquanto eles é que estão em falta com a lei... Imprima o documento cujo link deixei na mensagem anterior e leve-o consigo. Caso necessite de apresentar reclamação, anexe este documento.

2. E já agora o valor do seguro que continua a pagar de acordo com valor do capital pedido!...

3. Mudaram de ideias: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/bbva_cancela_venda_da_filial_em_portugal.html

O BBVA vai avançar com o despedimento colectivo de 177 colaboradores e o fecho de 43 agências no mercado nacional. A medida destina-se a tentar que a operação em Portugal volte a ser rentável, depois de três anos consecutivos de prejuízos, num total de 186 milhões de euros de resultado negativo acumulado.

A estrutura ver-se-á assim reduzida para cerca de 570 funcionários, dos actuais 750, e 38 balcões, dos actuais 81.

O BBVA assegura, por outro lado, que "vai manter sempre a sua presença em Portugal", ainda que com ajustes. "Portugal é um mercado de grande inter-relaçcão com Espanha, a principal geografia do Grupo"... O banco tentou vender a sua operação em Portugal mas desistiu por ausência de boas oportunidades. A alternativa é agora a reestruturação do negócio.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nao consigo abrir a pagina q o ABCD indicou:

Experimente este: https://dre.pt/application/file/489664

NOTA - Este decreto estabelece medidas de protecção do consumidor na celebração de contratos de seguro de vida associados ao crédito à habitação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Estou a sair do balcão BBVA!

Acharam o meu pedido normal, pediram para fazer o pedido por escrito e disseram q iriam dar seguimento de imediato!

Vamos ver a partir de quando a actualização será feita!

Fiquei a saber q o meu balcão irá encerrar! Irei voltar para o balcão anterior de onde saí por ter tido um grande atrito com o gerente de lá..... Vamos ver como vão correr as coisas!

Obrigado a todos que me ajudaram e me deram informação válida! Especialmente ao paizinho e ao ABCD!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a sair do balcão BBVA!

Acharam o meu pedido normal, pediram para fazer o pedido por escrito e disseram q iriam dar seguimento de imediato!

Vamos ver a partir de quando a actualização será feita!

Fiquei a saber q o meu balcão irá encerrar! Irei voltar para o balcão anterior de onde saí por ter tido um grande atrito com o gerente de lá..... Vamos ver como vão correr as coisas!

Obrigado a todos que me ajudaram e me deram informação válida! Especialmente ao paizinho e ao ABCD!

Ótimo. Não efetuou logo o pedido no balcão? Não adie mais essa situação...eles não podiam ter outra postura, pois é o que está previsto na lei, contudo ainda o mandaram fazer por escrito o pedido e enviar!!!

O pedido é simples: Pretendo que o BBVA atualize mensalmente todas as apólices de seguro de vida que tenho indexadas ao CH.

Quanto ao balcão voltar de onde se saiu nem sempre é bom...!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico