Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

Isso é porreiro, mas então dessa maneira o cliente não ganha em nada, pois acaba por gastar!

Nem por isso... depende das condições.

Se o ordenado estiver domiciliado o custo para o cliente é zero e dá-lhe mais 1,5%; usar o cartão de crédito em mais de 100€/mês consegue-se com compras de alimentação e o período de crédito gratuito, logo zero também; domiciliação de 3 pagamentos também pode ser feita a custo zero...

Os seguros é que têm efetivamente um custo, no entanto como alguns são obrigatórios (os do carro, casa) pode compensar optar pelo BBVA ou Mapfre aí...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 152
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• paizinho

32

• ABCD

28

• Investidor_casual

28

• pauloaguia

11

Nem por isso... depende das condições.

Se o ordenado estiver domiciliado o custo para o cliente é zero e dá-lhe mais 1,5%; usar o cartão de crédito em mais de 100€/mês consegue-se com compras de alimentação e o período de crédito gratuito, logo zero também; domiciliação de 3 pagamentos também pode ser feita a custo zero...

Os seguros é que têm efetivamente um custo, no entanto como alguns são obrigatórios (os do carro, casa) pode compensar optar pelo BBVA ou Mapfre aí...

Sim mas eu não sou adepto de cartões de crédito, nem ter de aderir mil produtos para beneficiar de algo.

E quanto a seguros, uma dica, nunca façam pelo banco. Para além de normalmente não perceberem ponta, pois a maioria faz o estudo por e-learning, o exame não sei, eu já trabalhei num escritório de seguros e quantos clientes não apareciam lá a queixar se que para fazer os seguros no banco era uma maravilha mas depois quando queriam algo, ou não sabiam explicar ou tentavam atirar o problema para cima de outro.

O ideal é SEMPRE fazer o seguro num mediador, e quanto mais antigo ele for na profissão melhor. Os mediadores EXCLUSIVOS de uma seguradora, têm beneficios sobre a concorrência, especialmente os bancos, pois se for preciso conseguem valores/premiuns bem mais baixos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...
    presidentedajunta

Boa tarde

Em que pé ficam os actuais contratos habitação por exemplo caso o banco venda mesmo a sua posição em Portugal

Nesse caso os mesmos mantêm-se em vigor. O que poderá acontecer é algum grande banco absorver o BBVA Portugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 3 weeks later...
    • 1 month later...
    Investidor_casual

Olá a todos!

Sou novo neste fórum...mas já andei por ca em tempos a ler e a recolher informação!

Há cerca de um mês atras, falou-se na possibilidade do BBVA sair de Portugal.....mas de repente deixaram de falar nisso!

Alguém sabe de alguma novidade?????

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos!

Sou novo neste fórum...mas já andei por ca em tempos a ler e a recolher informação!

Há cerca de um mês atras, falou-se na possibilidade do BBVA sair de Portugal.....mas de repente deixaram de falar nisso!

Alguém sabe de alguma novidade? ??? ?

13 de Junho de 2014: http://economico.sapo.pt/noticias/bbva-prepara-venda-do-banco-em-portugal-ao-credito-agricola_195450.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Apesar de ter lá o meu Crédito Habitação......estou com relações cortadas com esse banco! Fizeram-me algumas coisas com as quais não concordei....agiram de má fé! foram mentirosos....

Mas isso já foi há algum tempo.....e não queria massacrar-vos com problemas passados!

Neste momento apenas tenho lá o CH, seguros da casa e conta ordenado para não ter comissões de gestão de conta! De resto tirei de lá tudo!

E mal sejam feitos todos os débitos directos a cada mês, retiro de lá todo o dinheiro ate que chegue o próximo ordenado!

Claro que vejo com bons olhos a venda da carteira de clientes a outro banco....afinal a minha relação com esse banco, perdurará por mais 22 anos!

Só assim poderia reabilitar a minha relação com o banco onde tenho o crédito habitação!

Com o spread de 0.35 que tenho e face à conjuntura actual, não me é possível nem vantajosa a transferência do crédito para outro banco!

Se forem eles a mudar.......penso que manteria todas as condições do meu crédito habitação e poderia "reestruturar" a  minha relação com o banco! O Banco que os "comprasse"......

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Boa tarde,

Após ter trocado algumas informações com alguns membros do fórum percebo que é uma constante e gostaria de o deixar aqui para que possam tomar a respetiva acão.

O BBVA pode ser um banco como os outros no entanto tem uma grande diferença que diz respeito aos seus seguros, comercializados pela sua própria companhia a BBVA Seguros. Os valores apresentados por esta estão totalmente desajustados da realidade, tendo valores muito acima da média.

Conselhos e recomendações:

Por norma esta instituição bancária não tem o cuidado que realizar mensalmente a atualização do capital em divida quanto ao seguro de vida, o que ao final de um crédito de uma vida, pode fazer muita diferença. (Apenas o realizam quando existe uma amortização antecipada). Para poderem passar a usufruir desta atualização mensalmente têm que fazer um pedido por escrito no balcão a exigir esta atualização (eles não gostam pois a operação é manual, como quase todas dentro do BBVA).

Sugiro a todos aqueles que estejam para contratar um crédito tenham em consideração os seguros, comissões e não só o spread, pois o BBVA oferece melhores spread’s mas depois os seguros cobrem bem essa diferença face a um spread superior em outro banco mas com valores de seguros normais. No fórum o ABCD e a Yara já referiram muitas vezes a forma correta de fazer todos os cálculos.

A todos os que têm créditos com esta instituição realizar cálculos todos os anos para analisar se compensa retirar os seguros do banco assumindo o aumento de spread para o valor estipulado no documento complementar da escritura.

Opinem e contribuam só assim conseguiremos melhorar as nossas finanças pessoais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Após ter trocado algumas informações com alguns membros do fórum percebo que é uma constante e gostaria de o deixar aqui para que possam tomar a respetiva acão.

1. O BBVA pode ser um banco como os outros no entanto tem uma grande diferença que diz respeito aos seus seguros, comercializados pela sua própria companhia a BBVA Seguros. Os valores apresentados por esta estão totalmente desajustados da realidade, tendo valores muito acima da média.

Conselhos e recomendações:

2. Por norma esta instituição bancária não tem o cuidado que realizar mensalmente a atualização do capital em divida quanto ao seguro de vida, o que ao final de um crédito de uma vida, pode fazer muita diferença. (Apenas o realizam quando existe uma amortização antecipada).

3. Para poderem passar a usufruir desta atualização mensalmente têm que fazer um pedido por escrito no balcão a exigir esta atualização (eles não gostam pois a operação é manual, como quase todas dentro do BBVA).

4. Sugiro a todos aqueles que estejam para contratar um crédito tenham em consideração os seguros, comissões e não só o spread, pois o BBVA oferece melhores spread’s mas depois os seguros cobrem bem essa diferença face a um spread superior em outro banco mas com valores de seguros normais. No fórum o ABCD e a Yara já referiram muitas vezes a forma correta de fazer todos os cálculos.

A todos os que têm créditos com esta instituição realizar cálculos todos os anos para analisar se compensa retirar os seguros do banco assumindo o aumento de spread para o valor estipulado no documento complementar da escritura.

Opinem e contribuam só assim conseguiremos melhorar as nossas finanças pessoais.

1. As outras entidades bancárias também comercializam seguros... os valores é poderão ser diferentes!...

2. Por lei, são obrigados a fazer a atualização mensal (Decreto-Lei n.º 222/2009). No essencial, o  seguro de vida tem um capital seguro igual ao capital em divida no CH ao longo de toda a vigência. Este decreto lei só não possui efeitos caso o cliente expressamente manifestar que não pretende tal atualização. Verifique o seu contrato, para ver se "alguém" decidiu por si...

Esta imposição obriga os Bancos a informar a empresa de seguros em tempo útil, mensalmente, acerca da evolução do montante em divida no CH, devendo a empresa de seguros de imediato efectuar a atualização o capital coberto pela apólice de Seguro de acordo com o capital em divida.

3. Eles não têm de gostar ou não (cavar batatas também se faz com uma enchada e se não gostarmos devemos contratar alguém para o fazer...). Têm que cumprir o que vem na lei. Se eles, alteraram algo no contrato que lhes permite fazer à moda deles, deveria averiguar minuciosamente... Como provavelmente não sabe se o seu contrato deseguro de vida possui atualização de capital de acordo com o capital em divida no seu Crédito Habitação, nem sabe se manifestou o interesse da não atualização aquando da contratação doseguro de vida aconselhava-o a consultar o banco para esclarecer a situação, visto que, poderá poupar alguns euros com a atualização do seu seguro de vida.

4. Para isso é necessário dados válidos, por forma a apresentar valores parciais e totais!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABCD,

É importante que as pessoas percam algum tempo analisar certas questões tais como estas aqui descritas, pequenas poupanças mensalmente podem representar uma grande poupança no final do crédito.

Contribuam e em caso de duvidas não hesitem em publicar...temos que nos ajudar uns aos outros, já que os nossos credores apenas nos querem "matar"!!!

Abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABCD,

É importante que as pessoas percam algum tempo analisar certas questões tais como estas aqui descritas, pequenas poupanças mensalmente podem representar uma grande poupança no final do crédito.

Contribuam e em caso de duvidas não hesitem em publicar...temos que nos ajudar uns aos outros, já que os nossos credores apenas nos querem "matar"!!!

Abraço.

Face ao que relatou relativamente ao seguro de vida do capital em divida não acompanhar as amortizações mensais ou amortizações extras, deixo-lhe a decreto lei para que o possa ler (artigos 9 e 11) na integra: http://www.bportugal.pt/pt-PT/Legislacaoenormas/Documents/DL222ano2009.pdf

Este, poderá imprimir e levar consigo da próxima vez que necessitar de atualizar o capital em divida para que se reflita no valor do seguro a pagar: http://dre.pt/pdf1s%5C2009%5C09%5C17700%5C0622506228.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABCD,

Obrigado pela informação que vem complementar o meu post. No meu caso já o utilizei sensivelmente à 2 anos e desde então vejo o meu seguro de vida atualizado mensalmente.

Não me canso de dizer às pessoas que se sentem um pouco e analisem situações como estas de forma a puderem poupar mensalmente bastante!

Aproveitem o fórum que é excelente e minimizem os vossos custos.

Face ao que relatou relativamente ao seguro de vida do capital em divida não acompanhar as amortizações mensais ou amortizações extras, deixo-lhe a decreto lei para que o possa ler (artigos 9 e 11) na integra: http://www.bportugal.pt/pt-PT/Legislacaoenormas/Documents/DL222ano2009.pdf

Este, poderá imprimir e levar consigo da próxima vez que necessitar de atualizar o capital em divida para que se reflita no valor do seguro a pagar: http://dre.pt/pdf1s%5C2009%5C09%5C17700%5C0622506228.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABCD,

Obrigado pela informação que vem complementar o meu post. No meu caso já o utilizei sensivelmente à 2 anos e desde então vejo o meu seguro de vida atualizado mensalmente.

Não me canso de dizer às pessoas que se sentem um pouco e analisem situações como estas de forma a puderem poupar mensalmente bastante!

Aproveitem o fórum que é excelente e minimizem os vossos custos.

Deixo o link de um tópico que poderá ser útil para situações semelhantes de CH: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9863.msg102392#msg102392

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boas,

Quero partilhar com vocês uma situação recente que me está acontecer pois pode também estar afetar outras pessoas aqui do fórum.

Sou cliente BBVA e a minha conta à ordem desde que cumpra mensalmente a entrada de €500,00 oferece alguns requisitos:

-Transferências online gratuitas;

-Uma caderneta de 10 cheques por ano;

-Um seguro de responsabilidade civil da Mapfre;

-E outras...

Ontem necessitei de contatar a Mapfre no sentido de perceber se determinada situação estava coberta por tal seguro (pois ao ler as coberturas tudo indica que sim, mas os seguros têm muito que se lhe diga) no entanto em linha com a Mapfre sou informado que o seu seguro foi cancelado pelo BBVA à 2 anos atrás!!!

O contrato assinado com o BBVA no âmbito desse seguro é claro e diz que o seguro vigora desde que mensalmente entrem os tais €500,00 na conta. Ora se isto nunca falhou, como pode o BBVA cancelar ou substituir a minha apólice sem qualquer autorização?

Alerto para todos os clientes do BBVA que validem as condições que assinaram no momento de abertura de conta para que verifiquem se não está acontecer exatamente a mesma coisa. Conclui-se que isto foi apenas uma questão de propaganda comercial no momento de abertura de conta, sendo que rapidamente foi cancelado acreditando que o cliente não valida ao pormenor o que realmente assinou (que é o mais comum!).

Atualmente um cliente que abra esse tipo de conta esta cobertura já não está incluída no produto, no entanto julgo que independentemente disso, se o meu contrato o inclui tem que vigorar até incumprimento das condições previstas.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    O contrato assinado com o BBVA no âmbito desse seguro é claro e diz que o seguro vigora desde que mensalmente entrem os tais €500,00 na conta. Ora se isto nunca falhou, como pode o BBVA cancelar ou substituir a minha apólice sem qualquer autorização?

Podem fazer qualquer coisa do género: enviam uma comunicação (no extrato bancário, por exemplo) a dizer que as condições da conta vão ser alteradas, dando ao cliente a possibilidade de rescindir o contrato se não concordar com as novas condições e que a ausência de resposta serve como aceitação das novas condições.

Se tiverem feito isso, a culpa é tua por não leres as comunicações do banco e/ou por não teres reagido.

Não o tendo feito, é apresentar uma reclamação do banco por quebra de contrato. E exigir que cubram a despesa que pretendias imputar ao seguro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

PauloGuia, compreendo o que me diz contudo julgo não ser permitido...existe um contrato assinado em que a vigencia do contrato é continua desde que o segurado cumpra a condição.

Se assim é, então eles têm todos os direitos e o cliente, nada?!

Se assim é, podem eles também em qualquer altura alterar outra qualquer condição seja ela qual fora, pois basta o envio de um extrato com qualquer informação que não obtenha contestação!!! Então qualquer dia dizem que a condição passa de €500,00 para €50000,00 e caso não cumpra perco todos os beneficios!!! Na minha otica existem regras e não pode ser assim...

Deixo-lhe outra questão:

Na FIN que assinei diz que são 500,00 venham eles de qualquer conta fora da instituição. Na nova FIN (a que está a ser vendida agora pelo banco e que tb já não incluiem o tal seguro) já referem que tem que ser a transferência da entidade patornal...tenho eu que acatar que tenha que ser da entidade patronal quando o meu contrato diz expressamente venha de onde vier???!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico