Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Novo Banco (ex-BES)

Pedro Pais

Recommended Posts

• Respostas 1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

122

• --------

116

• Cardoso24

73

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Tenho tido a conta 18.31 no NB, pois desde que cumprisse as condições deles (login online 1x por mês, compras 50€ com o cartão), mantinha isenção de despesas de manutenção. Hoje recebi o mail a dizer

Porque razão é que se paga manutenção de conta, quando existe no mercado pelo menos 4 alternativas em que não se paga? AB, CTT, Best, BiG, Carregosa...

Posted Images

Vai a caminho de duas semanas que não durmo.

Em finais de 2010, fui contactado pelo gerente de um Balcão BES, informando-me ter um produto excelente com uma taxa de juro confortável e seria o ideal para aplicar 25 mil euros que acabavam de vencer de um depósito a prazo. Equacionei se não seria investimento de risco, deu-me de resposta, que tomara ele ter mt dinheiro, investiria grande parte dele naquela aplicação, sendo que o único problema era não ser uma subscrição por 5 anos, acreditei e caí.  Com o actual cenário BES, cheguei à conclusão que o produto são Obrigações Perpetuas de divida subordinada. Estou em pânico.

A se verificar que se tratam de obrigações subordinadas, muito provavelmente passaram para o bad bank. Se for esse o caso, infelizmente a probabilidade de vir a recuperar o seu dinheiro é muito baixa. Dependendo de como se desenrolarem as coisas, pode vir a ser possível receber uma parte, mas ainda é um cenário incerto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A se verificar que se tratam de obrigações subordinadas, muito provavelmente passaram para o bad bank. Se for esse o caso, infelizmente a probabilidade de vir a recuperar o seu dinheiro é muito baixa. Dependendo de como se desenrolarem as coisas, pode vir a ser possível receber uma parte, mas ainda é um cenário incerto.

Eu pergunto-me como é que os gestores de conta conseguem dormir após terem levado à ruína muitos dos pequenos aforradores deste país.

Infelizmente Isabel Romão, espero que não tenha colocado todo o seu património neste produto e que consiga recuperar uma boa parte. Pode entrar em contacto com a DECO para tentar encontrar uma solução para o seu caso.

Conheço um amigo em que as obrigações foram convertidas em acções do BES...Este caso de roubo ficará para sempre na história Portuguesa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A verdade é que acredito que os próprios gestores de conta acrediteriam na solidez do grupo, obrigações e acções compra-se em qualquer banco, a esses gestores concerteza que não se chama á pedra, vão-se chamar só os do BES...

Não podemos esquecer que houve um novo precedente neste caso, é o 1º caso em que foi testada uma nova forma de "salvar" um banco, com a chamada dos accionistas e obrigacionistas subordinados a arcar com as consequencias, para além da confiança no grupo, há 2 anos ou mesmo há meses atrás, ninguém sabia que se um banco fosse intervencionado pelo Estado estes investidores nestes tipos de aplicações perderiam tudo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não podemos esquecer que houve um novo precedente neste caso, é o 1º caso em que foi testada uma nova forma de "salvar" um banco, com a chamada dos accionistas e obrigacionistas subordinados a arcar com as consequencias, para além da confiança no grupo, há 2 anos ou mesmo há meses atrás, ninguém sabia que se um banco fosse intervencionado pelo Estado estes investidores nestes tipos de aplicações perderiam tudo.

Se o banco falisse o desfecho seria provavelmente o mesmo para essas obrigações, seniores, e sobrando ainda para os depositantes. E quem diz de um banco, diz para qualquer outro tipo de empresa privada.

Portanto, e dado, as especificidades do produto, nunca se pode vende-lo no mesmo pé de igualdade de um produto como os DP a prazo ou até divida publica.

As obrigações subordinadas são títulos de dívida que têm uma cláusula de subordinação, ou seja, não estão na linha da frente do reembolso numa eventual falência. Só são reembolsadas depois de quem tem dívida não subordinada (os outros tipos de obrigações). Por terem um maior risco, estas obrigações não subordinadas atribuem uma maior rendibilidade aos seus detentores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso já é outra história, dizer que uma obrigação ou outra aplicação ser igual a um depósito a prazo, nestes casos o que se deve de perguntar é: a aplicação foi bem vendida e bem comprada? o que quero dizer com isto, o gestor deu a conhecer todas as vantagens e desvantagens do produto que vendeu? e o comprador ficou totalmente esclarecido sobre o mesmo?

Agora até é fácil dizer: "aquele sacana do gajo do banco vendeu-me isto e perdi o € todo" e secalhar até se estava ciente dos riscos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante SeveroLeal

Dada a dificuldade de entender e obter informações que aceite como credíveis, fico grato se me puderem informar quanto ao seguinte:

BANCO BES

1 - Em 04 / 12 / 2013, Comprei OTC OBRIGAÇÕES Senior Unsecured, no montante nominal de 31.000,00 EUR.;

2 - Maturity date: 23 April 2019;

3 - O gestor de conta deu-me, e continua a dar, a informação de que o Capital é Garantido no vencimento.

Não consigo encontrar em lado algum que este produto tenha transitado para o NOVO BANCO.

Desde já agradeço se me puderem dar alguma ajuda quer quanto ao produto ter passado para o NOVO BANCO, quer quanto à garantia do Capital no seu vencimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É isso e a pequena história da carochinha, de que os bancos devem ter ou criar junto com o cliente uma ficha que define o perfil do mesmo.

Documentos esses, que não passam de poeira para os olhos, pois os bancos não bloqueiam o acesso, nem emitem alertas acerca dos produtos de risco elevado mesmo quando o perfil é de conservador.

Será que um cliente conservador que preencheu o questionário para definir o seu perfil, pode de alguma maneira invocar junto do Banco de Portugal, que num balcão do BES subscreveu o produto X e que o mesmo não foi barrado o acesso, nem tão pouco chamado à atenção?

Ou andam as altas entidades a aproveitarem-se da ganância, descuido, desconhecimento e inocência do povo?

De que servem as regras, se elas podem ser transgredidas?

A CGD pelo menos fornecia aos clientes um Kit do Investidor. Que é um guia que informa os serviços prestados e os riscos dos produtos, a política de salvaguarda de instrumentos financeiros, custos e encargos para o investidor decorrentes das operações. Também era referido o Sistema de Indemnização aos Investidores (SII), com o objectivo de garantir a cobertura dos montantes como por exemplo existe para os depósitos, mas não sei dos pormenores desse sistema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É isso e a pequena história da carochinha, de que os bancos devem ter ou criar junto com o cliente uma ficha que define o perfil do mesmo.

Documentos esses, que não passam de poeira para os olhos, pois os bancos não bloqueiam o acesso, nem emitem alertas acerca dos produtos de risco elevado mesmo quando o perfil é de conservador.

Será que um cliente conservador que preencheu o questionário para definir o seu perfil, pode de alguma maneira invocar junto do Banco de Portugal, que num balcão do BES subscreveu o produto X e que o mesmo não foi barrado o acesso, nem tão pouco chamado à atenção?

Ou andam as altas entidades a aproveitarem-se da ganância, descuido, desconhecimento e inocência do povo?

De que servem as regras, se elas podem ser transgredidas?

A CGD pelo menos fornecia aos clientes um Kit do Investidor. Que é um guia que informa os serviços prestados e os riscos dos produtos, a política de salvaguarda de instrumentos financeiros, custos e encargos para o investidor decorrentes das operações. Também era referido o Sistema de Indemnização aos Investidores (SII), com o objectivo de garantir a cobertura dos montantes como por exemplo existe para os depósitos, mas não sei dos pormenores desse sistema.

Por acaso sei que consoante o perfil do cliente os papeis não são os mesmos, assim como se for subscrito via online um perfil conservador faz despoltar mais avisos e alertas do que de um cliente que tenha o perfil mais elevado, isso está determinado a nivel europeu, foi para isso que DMIF foi criada.

Por isso a nivel online o cliente é 100% responsável pelo que faz e pelos vistos que coloca nas box, e a nivel de papel igual, em muitas aplicações os papeis têm avisos com ponto de esclamação a vermelho assim como tem de escrever á mão frases consoante o perfil de investimento que lhe dão a responsabilidade pela compra da aplicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tranquilidade já foi, ES Saúde está quase a ir, os próximos são os Hóteis Tivoli e a ES Viagens!

Até fiquei  :o  quando li a notícia que a Tranquilidade vai ser vendida por 50M€. Mas que grandes negócios que vão ser feitos devido à destruição em cadeia de uma imagem (marca BES/GES).

Mesmo para quem tenha de limpar o papel comercial que a Tranquilidade teve, a recuperação será muita fácil. As seguradoras não são bancos, logo é muito fácil atingir bons lucros.

David consegues ver a estrutura accionista da ES Saúde? Já estive à procura no site e não encontrei. Queria ver as %´s. Tenho ideia que a família ES ficou com uma parte e não vendeu todo o capital, mas admito que posso estar errado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até fiquei  :o  quando li a notícia que a Tranquilidade vai ser vendida por 50M€. Mas que grandes negócios que vão ser feitos devido à destruição em cadeia de uma imagem (marca BES/GES).

Mesmo para quem tenha de limpar o papel comercial que a Tranquilidade teve, a recuperação será muita fácil. As seguradoras não são bancos, logo é muito fácil atingir bons lucros.

David consegues ver a estrutura accionista da ES Saúde? Já estive à procura no site e não encontrei. Queria ver as %´s. Tenho ideia que a família ES ficou com uma parte e não vendeu todo o capital, mas admito que posso estar errado.

Se não está no site não serei onde se poderá ver...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas não serão só os 50M, as noticias são sempre muito generalistas sem se saber mesmo em concreto como são feitos os negócios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sempre apareceu BES 360 no homebanking?

Reparei nisso a aceder ao homebanking e ver uma secção por baixo do menu a dizer GESTOR BES 360º que nunca tinha visto antes.

Isto não era um produto, conta? Sou cliente BES 100% e esta designação deixou-me confuso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sempre apareceu BES 360 no homebanking?

Reparei nisso a aceder ao homebanking e ver uma secção por baixo do menu a dizer GESTOR BES 360º que nunca tinha visto antes.

Isto não era um produto, conta? Sou cliente BES 100% e esta designação deixou-me confuso.

Acho que só aparece aos clientes BES 360, a mim nunca apareceu e continua a aparecer o homebanking normal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foi a monumental fuga de depósitos que ocorreu nas últimas semanas

O que será isto em milhoes?

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/camilo_lourenco/detalhe/a_impressionante_destruicao_de_valor_do_bes.html

Muitos, só não é mais porque penso que muitos clientes terão transformado outros produtos em depositos numa lógica de protecção e também não será mais porque ainda assim deve ser banco com alguma fidelidade por parte dos clientes, deverá haver muito boa gente que nunca conheceu outro banco senão o bes não nos podemos esquecer da idade do banco ;) ...muita malta antiga ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostaria de obter opiniões se os detentores de Obrigações Subordinadas BES podem manter alguma esperança no ressarcimento do valor investido.

Tb tenho acções mas essas ficam em saco roto.

Cambada de xulecos.

O melhor mesmo é contar também com a perda das Obrigações Subordinadas. Se chegar a reaver 15% do valor investido, pode ficar satisfeita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico