Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Novo Banco (ex-BES)

Pedro Pais

Recommended Posts

presidentedajunta

Se argumentasses as tuas respostas em vez de colocares 4 comentários cada um com uma linha seria mais fácil tentar perceber quais são as tuas dúvidas.

Iliteracia financeira sabes o que isso é? Consegues analisar o balanço de um banco?

Consegues perceber o que são agências de rating e como funcionam? Consegues perceber quais os rácios que um banco deve cumprir e o que significam?

É que tentar explicar a alguém (como tu) que manda frases para o ar, não quer fazer um esforço para perceber é complicado...mas tu chegas lá  ;)

Provavelmente és da mesma área que eu Gestão por isso deverás saber intrepretar muito bem indicadores financeiros, balanços balancetes e DRs, certo?

Então põem os pés ao caminho e vai procurar isto:

Balanços CGD de 2010 para cá

DRs CGD de 2010 para cá

Indicadores financeiros de 2010 para cá

Património do banco de 2010 para cá

Procura também ver outra coisa importante:

Estrutura do banco a nível de custos, nomeadamente nº de colaboradores agências mas acima de tudo vê quantos administradores e directores tem e se te esforçares um pouco mais ainda consegues saber quanto auferem.

Depois compara tudo isto com bancos privados como por exemplo: BPI, Montepio; Crédito Agrícola, Santander Totta e depois diz-me onde é que a CGD é mais sólida que estes bancos e claro porque será o banco mais seguro quando é dos bancos com piores rácios, desempenhos...etc

Ah já agora dá uma olhadela ao valor do crédito concedido e especialmente crédito mal parado, Rentabilidade dos activos e produto bancário!

Espero que não tenhas levado a mal estas chamadas de atenção pois não é passar-te algum atestado de incompetência pois sei muito bem que os sabes analisar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

122

• --------

116

• Cardoso24

73

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Tenho tido a conta 18.31 no NB, pois desde que cumprisse as condições deles (login online 1x por mês, compras 50€ com o cartão), mantinha isenção de despesas de manutenção. Hoje recebi o mail a dizer

Porque razão é que se paga manutenção de conta, quando existe no mercado pelo menos 4 alternativas em que não se paga? AB, CTT, Best, BiG, Carregosa...

Posted Images

Isto vindo de quem apregoava que GES nao era BES, e que os foristas nao conseguiam perceber isso, nao abona muito, dado o desfecho das coisas ;)

O que eu sei é que a Moodys avalia o novo banco num rating pior que o do BES, logo na abertura. E para todos os efeitos, quer se goste ou não, esta escala é a que conta e não o que nós achamos por clubismo.

B3 à dívida sénior e B2 aos depósitos

https://www.moodys.com/research/Moodys-assigns-B3-senior-debt-and-B2-deposit-ratings-to--PR_306137

Eu estou muito á vontade para falar do BES, desde sempre que disse que não gostava desse banco, nem desse nem do BCP, meus bancos são BPI, BiG e Best e não penso em mudar, portanto não estou aqui a apregoar nada do BES, no entanto sou justo e vejo o que se passa ao meu redor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fica a pergunta pertinente que vagueia na cabeça de muita gente...

Se os depósitos estão cobertos pelo fundo de garantias, independente do banco onde estejam, qual é o problema de se manterem no Novo Banco? Será que estão mais seguros nos outros bancos?

Está tudo a prever a queda do Novo Banco. É incrível que existam fundos que apostavam na desvalorização das acções do BES e sua falência. Tudo é especulativo, tudo é um mar de incertezas.

Mas eu tenho algumas convicções com o Novo Banco... Vai haver despedimentos de pessoal, fecho de balcões, desconfiança dos clientes por tempo indeterminado, e mesmo com o registo limpo a começar do zero, persiste a dúvida de como vai sobreviver só com os serviços bancários gerais, comissões, depósitos, créditos e pouco mais do que isso.

O que é que o Novo Banco pode oferecer de diferente e estimulante para o novo cliente? Solidez?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Novo Banco não tem nada, mas quem o adquirir passará a dar nova cara e pujança ao banco. Vocês olham para o Novo Banco como um banco novo, isto é apenas algo pendente até à venda. Olha o BPN que se transformou em BIC, não foi por isso que deixou de ter clientela.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Best e BPI recordo me ate tens lá o credito habitação etc agora big não sabia ou melhor se calhar até sabia mas não me lembrava :)

Essa de ser duas pessoas parece me bem

Crédito e não só, foi onde comecei a investir em fundos há uns bons anos, depois descobri o BiG e continuei a investir em fundos nesse banco, sou ainda cliente, no entanto o património é 0€, como uma vez já tinha dito :)

Mas quem sabe se eles não se juntam e fica um Best-BiG Bank? ahaha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fica a pergunta pertinente que vagueia na cabeça de muita gente...

Se os depósitos estão cobertos pelo fundo de garantias, independente do banco onde estejam, qual é o problema de se manterem no Novo Banco? Será que estão mais seguros nos outros bancos?

Está tudo a prever a queda do Novo Banco. É incrível que existam fundos que apostavam na desvalorização das acções do BES e sua falência. Tudo é especulativo, tudo é um mar de incertezas.

Mas eu tenho algumas convicções com o Novo Banco... Vai haver despedimentos de pessoal, fecho de balcões, desconfiança dos clientes por tempo indeterminado, e mesmo com o registo limpo a começar do zero, persiste a dúvida de como vai sobreviver só com os serviços bancários gerais, comissões, depósitos, créditos e pouco mais do que isso.

O que é que o Novo Banco pode oferecer de diferente e estimulante para o novo cliente? Solidez?

Mas não continuam com todos os serviços iguais? se quiser fazrr um seguro não me fazem na BES Vida? se quiser um fundo não me fazem da ESAF? etc etc?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Provavelmente és da mesma área que eu Gestão por isso deverás saber intrepretar muito bem indicadores financeiros, balanços balancetes e DRs, certo?

Então põem os pés ao caminho e vai procurar isto:

Balanços CGD de 2010 para cá

DRs CGD de 2010 para cá

Indicadores financeiros de 2010 para cá

Património do banco de 2010 para cá

Procura também ver outra coisa importante:

Estrutura do banco a nível de custos, nomeadamente nº de colaboradores agências mas acima de tudo vê quantos administradores e directores tem e se te esforçares um pouco mais ainda consegues saber quanto auferem.

Depois compara tudo isto com bancos privados como por exemplo: BPI, Montepio; Crédito Agrícola, Santander Totta e depois diz-me onde é que a CGD é mais sólida que estes bancos e claro porque será o banco mais seguro quando é dos bancos com piores rácios, desempenhos...etc

Ah já agora dá uma olhadela ao valor do crédito concedido e especialmente crédito mal parado, Rentabilidade dos activos e produto bancário!

Espero que não tenhas levado a mal estas chamadas de atenção pois não é passar-te algum atestado de incompetência pois sei muito bem que os sabes analisar.

É claro que não levo nada a mal essas questões, este local é uma troca de ideias :)

"Depois compara tudo isto com bancos privados como por exemplo: BPI, Montepio; Crédito Agrícola, Santander Totta e depois diz-me onde é que a CGD é mais sólida que estes bancos e claro porque será o banco mais seguro quando é dos bancos com piores rácios, desempenhos...etc"

A não ser que seja desta hora, creio que a comparação que efectuei foi entre Novo Banco vs CGD, em que a CGD seria o mais seguro. Se tiveres acesso aos dados que apregoas, podes bem colocá-los aqui e eu digo-te se a CGD tem ou não piores rácios do que todos esses bancos, colocar o Montepio nesse bolo é ridículo. Desempenho?!

"Estrutura do banco a nível de custos, nomeadamente nº de colaboradores agências mas acima de tudo vê quantos administradores e directores tem e se te esforçares um pouco mais ainda consegues saber quanto auferem."

O que é que tem a ver o nº de colaboradores mais administradores e directores com o facto de um banco ser ou não seguro? Quanto auferem é importante para o desempenho?...

Se quiseres continuar esta troca de ideias por mensagem privada terei todo o gosto em fazer análise ao que tu certamente já sabes, pois para pedires balanços, balancetes, DR´s... de um banco em que a engenharia financeira é feita com todo o seu esplendor, merece.

Rácios CGD 1º Semestre:

Solvabilidade (2)  13,4% -

Tier 1 (2) 11,6% -

Core Tier 1 (2) 12,1% -

Core Tier 1 (EBA) 10,2% -

Rácios Montepio 1º Semestre:

Rácio Core Tier 1 (a) 10,65%

Rácio Tier 1 (a) 10,62%

Rácio de Solvabilidade (a) 12,17%

Eu nem devia estar a falar no Montepio porque é quase o mesmo que comparar um carro topo de gama a um de gama baixa mas que devido à evolução tecnológica os permitiu ter razoáveis performances, bons desempenhos mas que não passará disso.

PS- Não posso dizer qual é a minha área, mas estás muito próximo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tem nada a ver com a temática - ou se calhar tem tudo a ver, já nem sei - mas eu acho que se deveria criar um tópico com os "tesourinhos" aqui do fórum.

E quando falo em "tesourinhos" refiro-me a opiniões no passado (expressas em posts) confrontadas com a evolução que se veio a conhecer no futuro.

A sério! Vale a pena perder algum tempo a ler o que se escrevia em 2011 e 2012. É uma verdadeira lição de vida!

Eu até indico um tesourinho meu. Eu dizia que só o passe do Mangala garantia o pagamento do último empréstimo obrigacionista do FCP... e afinal parece que o passe do Mangala já tinha sido dado em garantia a um empréstimo do BES...  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tem nada a ver com a temática - ou se calhar tem tudo a ver, já nem sei - mas eu acho que se deveria criar um tópico com os "tesourinhos" aqui do fórum.

E quando falo em "tesourinhos" refiro-me a opiniões no passado (expressas em posts) confrontadas com a evolução que se veio a conhecer no futuro.

A sério! Vale a pena perder algum tempo a ler o que se escrevia em 2011 e 2012. É uma verdadeira lição de vida!

Eu até indico um tesourinho meu. Eu dizia que só o passe do Mangala garantia o pagamento do último empréstimo obrigacionista do FCP... e afinal parece que o passe do Mangala já tinha sido dado em garantia a um empréstimo do BES...  ;D

Excelente ideia  ;)

Podemos ter acesso aos comentários do Presidente a dizer que o BES não ia falir  :P  Eu cheguei a dizer que o BES era o pior banco gerido em Portugal dado por informações de dentro e posso citar isso! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma ideia engraçada e acho que ia dar para refletir em muita coisa (mas deixo para quem tenha tempo para a pôr em prática). E até tenho curiosidade em descobrir os disparates que possa ter dito :)

Concordo que devia estar num tópico próprio mas também acho que se devia chamar a atenção não apenas para as previsões falhadas mas também para algumas das que acertaram - há lições a tirar das duas formas e não se corre tanto o risco de esse tópico parecer um "hall of shame" ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativamente ao BES deve-se ter dito muita coisa  ;D , é perfeitamente natural que se tenha dito que seria um banco sólido e a sua estrutura de grupo também, eu di-lo algumas vezes sem qualquer problema, mas também disse várias vezes que este banco, a par do BCP, eram bancos que não viam o meu €, não era por achar que não seriam sólidos, era mesmo por serem dos mais caros a nivel de comissões ( também a CGD ), e  com aquelas publicidades manhosas do Ronaldo de depósitos com taxas miseráveis etc  :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Voltando ao tópico: a quem interessar, a DECO lançou um formulário para recolher informação sobre os lesados com esta história do BES e do Novo Banco: http://www.deco.proteste.pt/caso-bes

A ideia é recolher testemunhos sobre as várias situações para decidir depois a melhor forma de agir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    O Novo Banco não tem nada, mas quem o adquirir passará a dar nova cara e pujança ao banco. Vocês olham para o Novo Banco como um banco novo, isto é apenas algo pendente até à venda. Olha o BPN que se transformou em BIC, não foi por isso que deixou de ter clientela.

Exactamente o que estava a pensar, quando se estava a discutir tanto a confiança no banco... mas qual banco? O Novo Banco foi criado apenas para filtrar os activos bons, lucrativos etc. do BES organizar tudo o melhor possivel e despacha-lo para quem o quiser adquirir. Nunca foi intenção que o banco se torna-se num banco de referência, claro que tanto quanto possivel se quer tentar manter as aparências e qualidade apenas para não desvalorizar na venda.

Daqui a uns (poucos) meses quando for adquirido a confiança passa a ser a do banco que o adquirir... agora ainda tudo faz lembrar o BES daqui a uns tempos as pessoas já nem se vão lembrar que aquele balcão foi em tempos um balcão do BES.

Quanto aos DP se dizem que foram retirados 2 mil milhões nos últimos 12 meses e 310 milhoes entre Abril e Junho (3 meses, portanto), não percebo qual a ligação da retirada de DP com o que aconteceu com o banco!Ora vejamos, (2 mil milhoes / 12) * 3 dá 500 milhões a cada 3 meses!!!!

Parece então que entre Abril e Junho, altura em que se começou a suspeitar que havia algo de errado com o banco, até esteve bem abaixo dá media de retirada de DP do último ano. Agora digam-me onde encontram essa relação nestes números!? Não será mais lógico que nos últimos 12 meses simplesmente muita gente precisou de ir às poupanças para sobreviver ou até para aplicar noutros bancos com taxas mais atractivas que o BES?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exactamente o que estava a pensar, quando se estava a discutir tanto a confiança no banco... mas qual banco? O Novo Banco foi criado apenas para filtrar os activos bons, lucrativos etc. do BES organizar tudo o melhor possivel e despacha-lo para quem o quiser adquirir. Nunca foi intenção que o banco se torna-se num banco de referência, claro que tanto quanto possivel se quer tentar manter as aparências e qualidade apenas para não desvalorizar na venda.

Daqui a uns (poucos) meses quando for adquirido a confiança passa a ser a do banco que o adquirir... agora ainda tudo faz lembrar o BES daqui a uns tempos as pessoas já nem se vão lembrar que aquele balcão foi em tempos um balcão do BES.

Quanto aos DP se dizem que foram retirados 2 mil milhões nos últimos 12 meses e 310 milhoes entre Abril e Junho (3 meses, portanto), não percebo qual a ligação da retirada de DP com o que aconteceu com o banco!Ora vejamos, (2 mil milhoes / 12) * 3 dá 500 milhões a cada 3 meses!!!!

Parece então que entre Abril e Junho, altura em que se começou a suspeitar que havia algo de errado com o banco, até esteve bem abaixo dá media de retirada de DP do último ano. Agora digam-me onde encontram essa relação nestes números!? Não será mais lógico que nos últimos 12 meses simplesmente muita gente precisou de ir às poupanças para sobreviver ou até para aplicar noutros bancos com taxas mais atractivas que o BES?

Quando os fundos da ESAF, sem terem nada a haver com o assunto, perdem 31% dos montantes sobre gestao num mês, é incrivel achar-se que os depositos não sofreram com a situação e até diminuiram os levantamentos. Vamos esperar pelo relatorio de contas e depois passamos por ca de novo, e vamos ao topico dos "tesourinhos".

A ESAF, gestora de ativos do grupo Banco Espírito Santo, registou saídas líquidas de €748 milhões dos fundos de investimento sob gestão, durante o mês de julho, segundo dados da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/investidores-retiraram-8364748-milhoes-dos-fundos-da-esaf=f885823#ixzz3AMc5Ux6z

Além disso, quanto menor for o activo do banco trasitorio, menor o valor comercial que ele terá aquando da venda. Por isso, sim, é fundamental minimizar as perdas derivadas da perda de confiança.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Voltando ao tópico: a quem interessar, a DECO lançou um formulário para recolher informação sobre os lesados com esta história do BES e do Novo Banco: http://www.deco.proteste.pt/caso-bes

Sobrescrevi um seguro de capitalização "BES Vida Aforro 2012" e pelo que tenho lido não terei qualquer problema.

Contudo, ao ler a página da DECO sugerida pelo pauloaguia posso ler o seguinte:

4. Contratei um SEGURO DE CAPITALIZAÇÃO. E agora?

À partida, estes valores estão garantidos por um património autónomo ou pelas provisões da própria seguradora. No entanto, resta saber se a exposição da seguradora ao Grupo Espírito Santo era elevada. O Instituto de Seguros de Portugal, supervisor do setor segurador, ainda não se pronunciou sobre este assunto.

Alguém me pode esclarecer se o dinheiro que apliquei neste seguro está ou não seguro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando os fundos da ESAF, sem terem nada a haver com o assunto, perdem 31% dos montantes sobre gestao num mês, é incrivel achar-se que os depositos não sofreram com a situação e até diminuiram os levantamentos. Vamos esperar pelo relatorio de contas e depois passamos por ca de novo, e vamos ao topico dos "tesourinhos".

A diferença é que os fundos pode-se resgatar em qualquer altura enquanto que nos depositos perdem-se juros.

Eu gostava é de factos concretos quantos aos levantamentos dos depositos... até lá não me vejo com competencias para dizer que os clientes perderam a confiança no banco.

Tambem não vi ninguem a dizer que diminuiram os levantamentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobrescrevi um seguro de capitalização "BES Vida Aforro 2012" e pelo que tenho lido não terei qualquer problema.

Contudo, ao ler a página da DECO sugerida pelo pauloaguia posso ler o seguinte:

Alguém me pode esclarecer se o dinheiro que apliquei neste seguro está ou não seguro?

Parece-me uma resposta um pouco leviana por parte da DECO, basta ir ao relatório de contas... este assunto foi abordado aqui: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=7441.msg98651#msg98651

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me uma resposta um pouco leviana por parte da DECO, basta ir ao relatório de contas... este assunto foi abordado aqui: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=7441.msg98651#msg98651

Pode ser visto aqui: http://www.novobanco.pt/site/cms.aspx?plg=7b24ea4a-e204-4f04-b4ff-864f75d84d35

Em anexo a tabela de solvabilidade da seguradora.

Obrigado D@vid.

Fica bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Isabel Romão

Vai a caminho de duas semanas que não durmo.

Em finais de 2010, fui contactado pelo gerente de um Balcão BES, informando-me ter um produto excelente com uma taxa de juro confortável e seria o ideal para aplicar 25 mil euros que acabavam de vencer de um depósito a prazo. Equacionei se não seria investimento de risco, deu-me de resposta, que tomara ele ter mt dinheiro, investiria grande parte dele naquela aplicação, sendo que o único problema era não ser uma subscrição por 5 anos, acreditei e caí.  Com o actual cenário BES, cheguei à conclusão que o produto são Obrigações Perpetuas de divida subordinada. Estou em pânico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico