Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Novo Banco (ex-BES)

Pedro Pais

Recommended Posts

No dia seguinte à divisão do BES, a Caixa Geral de Depósitos recebeu 200 milhões de euros em depósitos de ex-clientes particulares do banco, diz o Público.
    Acho piada que imensa gente continua a citar esta história dos 200 milhões de depósitos feitos na Caixa mas ninguém cita a resposta que a própria CGD deu sobre esse assunto, onde diz que o volume de depósitos que veio do BES permaneceu estável durante essa semana: http://www.publico.pt/economia/noticia/crise-no-bes-leva-clientes-a-depositar-200-milhoes-na-cgd-num-unico-dia-1665665 (ver caixa do lado esquerdo ou notícias publicadas no dia seguinte com menor destaque)

Assim como a história dos 128 milhões que a PT levantou do BES dias antes da fissão (e que teriam ficado presos por ser um accionista com mais de 2%). A este respeito ainda não ouvi nada vindo da PT, mas ainda não vi ninguém sugerir que esse dinheiro pudesse ter sido levantado por causas perfeitamente normais (por exemplo, para tapar parte do buraco deixado pelo não reembolso da RioForte).

A imprensa anda muito interessada em deitar abaixo o Novo Banco (não é que não sejam factos de interesse; mas é as conclusões que são tiradas desses factos que têm deixado muito a desejar). E as pessoas deixam-se levar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

122

• --------

116

• Cardoso24

73

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Tenho tido a conta 18.31 no NB, pois desde que cumprisse as condições deles (login online 1x por mês, compras 50€ com o cartão), mantinha isenção de despesas de manutenção. Hoje recebi o mail a dizer

Porque razão é que se paga manutenção de conta, quando existe no mercado pelo menos 4 alternativas em que não se paga? AB, CTT, Best, BiG, Carregosa...

Posted Images

BES perdeu quase dois mil milhões de euros em depósitos em 12 meses

Os depósitos do BES desceram 310 milhões de euros de abril a junho, de acordo com o comunicado de apresentação de resultados do banco.

No dia seguinte à divisão do BES, a Caixa Geral de Depósitos recebeu 200 milhões de euros em depósitos de ex-clientes particulares do banco, diz o Público.

Se isto nao é perder a confiança, nao sei o que será. E estamos so a falar de particulares. Mete-se a PT, a espirito santo saude,  e os petroleos da venezuela, e mais uma poucas que ja trocaram, e faço ideia.

2 mil milhões em 12 meses... Então desde há 12 meses que as pessoas sabiam dos problemas no BES? Isso não tem pés nem cabeça.

A imprensa anda muito interessada em deitar abaixo o Novo Banco (não é que não sejam factos de interesse; mas é as conclusões que são tiradas desses factos que têm deixado muito a desejar). E as pessoas deixam-se levar...

Concordo plenamente, é a imprensa que temos. Aqui no forum age-se um pouco da mesma maneira. Fazem-se afirmações e criam-se alarmismos que podem influenciar decisões de outras pessoas... acho que devia haver mais cuidado com as expressões que utilizam. Para isso já temos os "correios da manhã"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acrescento mais, não sei a média de idades dos foristas que andam por aqui, mas de pessoas de mais idade até consigo compreender certas afirmações, agora de pessoal mais novo supostamente mais informado faz-me confusão certos alarmismos e seguirem uma certa imprensa nacional, o pauloaguia e o Filip€ esti eram bem :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acrescento mais, não sei a média de idades dos foristas que andam por aqui, mas de pessoas de mais idade até consigo compreender certas afirmações, agora de pessoal mais novo supostamente mais informado faz-me confusão certos alarmismos e seguirem uma certa imprensa nacional, o pauloaguia e o Filip€ esti eram bem :)

Isto vindo de quem apregoava que GES nao era BES, e que os foristas nao conseguiam perceber isso, nao abona muito, dado o desfecho das coisas ;)

O que eu sei é que a Moodys avalia o novo banco num rating pior que o do BES, logo na abertura. E para todos os efeitos, quer se goste ou não, esta escala é a que conta e não o que nós achamos por clubismo.

B3 à dívida sénior e B2 aos depósitos

https://www.moodys.com/research/Moodys-assigns-B3-senior-debt-and-B2-deposit-ratings-to--PR_306137

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Os cães ladram e a Carvana passa. As notícias valem aquilo que os leitores queiram.

O pior de tudo é a total incerteza. Daqui a um mes um cliente terá aberto o seu balcão de sempre? Terá o seu habitual interlocutor? Estará no novo banco? Estará no BIC? Ou no Santander? E se forem terras ou aldeias onde só havia esse balcão do bes? E se não houver compradores ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Respondendo a um post anterior sim para mim é difícil compreender porque a CGD só por ser do estado é mais segura. Tem outro estatuto? Rege se por leis diferentes dos outros bancos? Tem menos responsabilidades? Tem outras entidades como reguladoras?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto vindo de quem apregoava que GES nao era BES, e que os foristas nao conseguiam perceber isso, nao abona muito, dado o desfecho das coisas ;)

O que eu sei é que a Moodys avalia o novo banco num rating pior que o do BES, logo na abertura. E para todos os efeitos, quer se goste ou não, esta escala é a que conta e não o que nós achamos por clubismo.

B3 à dívida sénior e B2 aos depósitos

https://www.moodys.com/research/Moodys-assigns-B3-senior-debt-and-B2-deposit-ratings-to--PR_306137

Alguém ainda liga a estas agências?!?!

Ainda antes do BES quebrar chegaram a aumentar o rating. O Lehman brothers antes de falir tinha rating A.

Ainda que concorde que todas as opiniões são válidas, existe uma regra nos mercados, não ligar a notícias de analistas/agências.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Respondendo a um post anterior sim para mim é difícil compreender porque a CGD só por ser do estado é mais segura. Tem outro estatuto? Rege se por leis diferentes dos outros bancos? Tem menos responsabilidades? Tem outras entidades como reguladoras?

Estás quase a chegar lá  ;D  Pensa em mais algumas características...e chegas lá.

PS-Agora vou acabar com este offtopic de "CGD" no Novo Banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vou chegar porque não é. É simples e só quem tem muita ileteracia financeira pode pensar assim.

Se argumentasses as tuas respostas em vez de colocares 4 comentários cada um com uma linha seria mais fácil tentar perceber quais são as tuas dúvidas.

Iliteracia financeira sabes o que isso é? Consegues analisar o balanço de um banco?

Consegues perceber o que são agências de rating e como funcionam? Consegues perceber quais os rácios que um banco deve cumprir e o que significam?

É que tentar explicar a alguém (como tu) que manda frases para o ar, não quer fazer um esforço para perceber é complicado...mas tu chegas lá  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém ainda liga a estas agências?!?!

Ainda antes do BES quebrar chegaram a aumentar o rating. O Lehman brothers antes de falir tinha rating A.

Ainda que concorde que todas as opiniões são válidas, existe uma regra nos mercados, não ligar a notícias de analistas/agências.

O melhor é não ligar nunca, mas sim ir ligando aos foruns, ter as obrigações como especulativas e de alto risco e no fim "oh, agora parece fiquei sem elas e ninguem me avisou". lol  :)

Agora mais a sério, estafrase reflecte bem a realidade. São agentes indispensáveis para o equilíbrio dos mercados. Independentemente da visão que se possa ter destas companhias, a verdade é que o mercado reage fortemente às suas avaliações. E por isso não vale a pena negar a sua existência nem tão pouco descredibilizá-las.

Mais uma vez, o que o pequeno investidor acha ou deixa de achar não tem importancia nenhuma, e os mercados são soberanos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para todos os efeitos ha dados com base no relatorio de contas do proprio BES. E esses por si só são expressivos de uma quebra enorme nos depositos.

2 mil milhoes em DP não se evaporam em condições normais no espaço de um ano.

Há já alguns anos que não estamos em condições normais ;)

Mas para onde foram esses 2 mil milhões? Para DPs noutros bancos? Para fundos de investimento? Para pagar empréstimos ou porque os portugueses estão sem dinheiro e a ir às poupanças? Salvo erro, vários outros bancos têm reduzido o dinheiro nos DPs, provavelmente porque as taxas dos mesmos não param de subir e as pessoas preferem investir o dinheiro noutro lado, conjugado com alguns dos motivos que também já referi.

Isto não quer dizer que não seja grave ter perdido esse montante em depósitos. E, apesar de poder parecer, também não estou a dizer que a maior parte não seja fuga para outros bancos por perda de confiança - é até bastante credível, tendo em conta o acumular de notícias negativas que têm aparecido sobre o BES no último ano. Basta vez a quantidade de gente que aqui apareceu nos últimos dias a perguntar como podia mudar os seguros ou a carteira de títulos para outro lado, só para fugir ao universo BES

Mas faz-me confusão este repetir de factos e de conclusões tiradas à pressa, parece que as pessoas deixaram de pensar pela sua cabeça...

Por acaso eu tenho a ideia oposta - acho que os mais novos se deixam levar muito mais depressa pela "informação" que vão apanhando (e que já traz as conclusões - lá está, não os obriga a pensar) do que o pessoal mais velho, que tem mais experiência e sabe que as coisas nunca são bem como as pintam à primeira.

Mas se calhar nem tem nada a ver com a idade :)

Já agora, não fui confirmar, mas o rating do BES antes da separação não era já vários níveis abaixo de lixo? Porque é que haveria de mudar agora, quando ainda nem a "poeira assentou", ainda se estão a formar os primeiros esboços de processos contra esta operação e ainda hoje há dúvidas sobre o que é que está exatamente em cada lado? Eh pá, podem dizer o que quiserem das agências de notação, mas elas também vão jogando pelo seguro, sobretudo quando ainda são criticadas pelos erros do passado recente. E há motivos para estas notações, não foi a divisão dos dois bancos que resolveu os problemas todos do BES

E sobre esta questão da iliteracia financeira - convenhamos, a maior parte das pessoas não sabe calcular os juros que paga pelo empréstimo, muito menos ler o balança de um banco; e, em caso de dúvida, refugia-se noutro lado, naturalmente, sobre o qual não se oiça falar tão mal. É normal que a maior parte das pessoas ande às aranhas, sem saber bem o que fazer a seguir - sobretudo quando as notícias não ajudam. Por isso é que há pessoas a perguntar como podem mudar os seguros ou a carteira de títulos para outro lado - não conhecem os produtos em que se meteram e estão com medo do que possam vir a descobrir a seguir.

Enfim, não interessa muito - como dizem o daniel__ e o Presidente, o que interessa é que esta confusão toda só tem contribuído para diminuir a confiança no banco. E isso é que vai ditar se o Novo Banco consegue sobreviver ou não (até à venda) e se se vai conseguir mais ou menos dinheiro por ele.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O melhor é não ligar nunca, mas sim ir ligando aos foruns, ter as obrigações como especulativas e de alto risco e no fim "oh, agora parece fiquei sem elas e ninguem me avisou". lol  :)

Agora mais a sério, estafrase reflecte bem a realidade. São agentes indispensáveis para o equilíbrio dos mercados. Independentemente da visão que se possa ter destas companhias, a verdade é que o mercado reage fortemente às suas avaliações. E por isso não vale a pena negar a sua existência nem tão pouco descredibilizá-las.

Mais uma vez, o que o pequeno investidor acha ou deixa de achar não tem importancia nenhuma, e os mercados são soberanos.

E achas que os grandes hedge funds regem-se por notícias das agências? Normalmente quando saem estas notícias, já eles saíram da posição...lol

O mercado já lhes deu muito mais credibilidade basta ter estado atento em 2012/2013 para ver que eles falavam em cautela com Portugal e que iríamos ter novo resgate and so on. O que aconteceu? Pois...eu não estou a dizer para não lhes dar "crédito" (ainda que eu nunca leve em consideração aquelas opiniões que tem apenas como propósito fins financeiros), o que estou a dizer é que dizerem agora que o rating do novo banco é lixo e se daqui a 3 meses o alterarem é-me igual.

" melhor é não ligar nunca, mas sim ir ligando aos foruns, ter as obrigações como especulativas e de alto risco e no fim "oh, agora parece fiquei sem elas e ninguem me avisou". lol :)"

Então porque é que eles não avisaram da situação do BES?...Ao menos em fóruns podes ler várias opiniões, ainda que algumas não tenham nenhum propósito, pelo menos não têm interesses "escondidos", e se o tiverem só tens de os filtrar.

Gostava de ter visto algum aviso destas agências quanto ao BES que pudesse ter ajudado quem tinha obrigações especulativas ou de alto risco. Ou melhor ver o que diziam da argentina antes deste default lol :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

[

Então porque é que eles não avisaram da situação do BES?...Ao menos em fóruns podes ler várias opiniões, ainda que algumas não tenham nenhum propósito, pelo menos não têm interesses "escondidos", e se o tiverem só tens de os filtrar.

Gostava de ter visto algum aviso destas agências quanto ao BES que pudesse ter ajudado quem tinha obrigações especulativas ou de alto risco. Ou melhor ver o que diziam da argentina antes deste default lol :)

nao avisou? Tanto a Moodys como a S&P consideravam o BES como especulativo, antes da situação bes mau/bes bom.

E a da argentina em setembro de 2013 em CCC+ e em junho deste ano em CCC-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As pessoas têm de ter responsabilidade nas suas decisões. Se investem numa coisa, têm de assumir o risco da mesma.

Muitos deixaram a CGD porque achavam que o BES era mais seguro, com base em toda a desinformação existente. Porque muitos ainda acham que a CGD precisa de dinheiro do estado para pagar aos funcionários.

Depois são os primeiros a regressar porque afinal no BES a coisa ficou negra.

Por mim não havia banco bom nem mau porque isto é só para salvar interesses de compadrios. Se pos lá o dinheiro e o banco falio então temos pena. Para a próxima não ande só atrás da supertaxa x

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

nao avisou? Tanto a Moodys como a S&P consideravam o BES como especulativo, antes da situação bes mau/bes bom.

E a da argentina em setembro de 2013 em CCC+ e em junho deste ano em CCC-

Isso de considerarem a dívida do BES como especulativa (salvo erro) só aconteceu quando estava nos 0,40€. Avisaram durante o AC que eu tivesse visto não, se o fizeram retiro o que disse.

A dívida da Argentina mudou bastante...e o default já era falado muito antes de Junho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso de considerarem a dívida do BES como especulativa (salvo erro) só aconteceu quando estava nos 0,40€. Avisaram durante o AC que eu tivesse visto não, se o fizeram retiro o que disse.

Salvo erro, na Moody's, o 'lixo' (especulativo) é de Ba1 para baixo - assim sendo, o BES já tem cotação especulativa desde 2011: http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=8F462AF1-2414-4FA8-AFBD-7DF8EA17AC03
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A CGD tambem só está um nivel acima de ser considerada especulativa e não há muito tempo (2011) era considerada "lixo". E então, nessa altura foi o pessoal todo levantar os depositos que tinham na caixa?

Claro que não... é por isso que eu não ligo aos ratings das agencias. Tanto é "lixo" hoje como amanhã já deixa de o ser.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Salvo erro, na Moody's, o 'lixo' (especulativo) é de Ba1 para baixo - assim sendo, o BES já tem cotação especulativa desde 2011: http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=8F462AF1-2414-4FA8-AFBD-7DF8EA17AC03

Obrigado pela informação. ;)

No entanto apesar do BES já ter essa cotação desde 2011, isso não o impediu de atingir neste ano os 1,4X€. Ou seja, os investidores não tiveram em conta essa informação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A mim o Novo Banco não me preocupa especialmente como depositante, mas preocupa-me mais como contribuinte.

A verdade é que se tem descoberto muita coisa que era desconhecida e nada me garante que as auditorias que vão/estão a decorrer não descubram mais buracos.

Também reconheço que não há razões para alarmes, mas devemos ser cautelosos, especialmente aqueles que têm/pensam ter interesses no Novo Banco para além de depósitos, que até ver têm uma garantia "inabalável".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico