Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Novo Banco (ex-BES)

Pedro Pais

Recommended Posts

Atlas concordo com muito do que dizes mas aqui, para consequências judiciais, um contrato escrito e assinado vale muito mais que "o diz que disse", ou melhor, apenas o contrato escrito e assinado tem valor.

Compreendo e concordo que vender um produto financeiro explicando que não tem risco ou "enganando" de outra forma que o está a subescrever é errado do ponto de vista moral, já do ponto de vista judicial nunca poderá ter consequências, pois existe um contrato assinado pelo cliente confirmando que leu, compreendeu e concorda com todos os pontos do contrato!

Claro que o papel do gestor é esclarecer de forma correta o cliente, pois se até para mim, que me considero uma pessoa suficientemente informada nestas coisas, por vezes é complicado entender corretamente alguma da literatura encontrada nestes contratos, imagino para muita gente com menos conhecimentos e/ou de idade mais avançada!

Já agora não só para mim mas também para gestores de vários anos... nunca me irei esquecer que uma gestora de produtos financeiros do BPI (que segundo ela anda nesta vida à mais de 15 anos) teimava comigo que um PPR que seja utilizado para beneficios fiscais, pode ser resgatado ao fim de 5 anos "só porque sim" sem qualquer prejuizo. Ora está escrito que para não ter que reembolsar o estado (com uma majuração anual) o valor recebido em IRS só se pode resgatar o PPR aos 65 anos, ou em caso de doença grave, desemprego, ou compra de casa mas sempre depois de 5 anos... e aqui estava a questão a interpretação dela era que seria após 5 anos independentemente do motivo (para fazer umas férias por ex)! Obviamente que isto não fazia sentido nenhum... ainda lhe perguntei: Boa então de 5 em 5 anos resgato os meus PPR e subescrevo novamente recebendo todos os 5 anos noves benificios fiscais... ela olhou para mim e disse: SIM!!!! Depois disto teminei a conversa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

122

• --------

116

• Cardoso24

73

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Tenho tido a conta 18.31 no NB, pois desde que cumprisse as condições deles (login online 1x por mês, compras 50€ com o cartão), mantinha isenção de despesas de manutenção. Hoje recebi o mail a dizer

Porque razão é que se paga manutenção de conta, quando existe no mercado pelo menos 4 alternativas em que não se paga? AB, CTT, Best, BiG, Carregosa...

Posted Images

Boas realmente o que aconteceu no Bes era impensável,para todos nós á uns tempo,mas o impossível aconteceu.

Tenho 2 questões a fazer a quem esteja dentro do assunto.

Obrigações Bes London 5% XS0772553037 estão seguras??

Aplicações Bes Vida Aforro 2012,também está seguro??E no novo Banco??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas concordo com muito do que dizes mas aqui, para consequências judiciais, um contrato escrito e assinado vale muito mais que "o diz que disse", ou melhor, apenas o contrato escrito e assinado tem valor.

Compreendo e concordo que vender um produto financeiro explicando que não tem risco ou "enganando" de outra forma que o está a subescrever é errado do ponto de vista moral, já do ponto de vista judicial nunca poderá ter consequências, pois existe um contrato assinado pelo cliente confirmando que leu, compreendeu e concorda com todos os pontos do contrato!

.

Pedromiguelppinto,

Olhe, a resposta não é assim tão simples.

Por exemplo, em 29/05/2014 (ou seja, em Maio deste ano!), o Tribunal da Relação do Porto escreveu isto:

"Aliás, a cláusula do contrato em que os mutuados referem que “aceito plenamente as condições gerais e particulares do contrato de crédito, que subscrevo, e declaro autorizar expressamente a B… a preencher qualquer livrança por mim subscrita” é pouco significativa. Consubstanciando típica situação de gato escondido com o rabo de fora, na medida em que ela própria carece da exigência de comunicação e de explicação. Acresce que, ainda que a aderente tenha tomado conhecimento desta, tal não significa que lhe foram comunicadas as restantes cláusulas. A consciência da subscrição dessa menção, que também vale como um alerta, deverá seguramente ser valorada nos termos do n.º 2 do artigo 5º, podendo constituir um princípio de prova de ter sido cumprida a obrigação de comunicação, nomeadamente contribuindo para ajuizar da diligência do aderente. Mas nada mais do que isso".

O acórdão pode ser lido aqui:

http://www.dgsi.pt/jtrp.nsf/56a6e7121657f91e80257cda00381fdf/0cc014cf25b55c5f80257cf4002ca494?OpenDocument&Highlight=0,cl%C3%A1usulas,contratuais,gerais,comunica%C3%A7%C3%A3o

Também neste caso, as pessoas tinham assinado um papel a dizer que lhes tinha sido comunicado e explicado  o contrato e, no entanto, o Tribunal não foi absoluto e imediato na resposta, contrariamente ao que o senhor afirma.

É verdade que o contrato escrito é um fortíssimo meio de prova. Mas podem existir outro tipo de comunicações, que não estão escritas, e que se forem provadas, poderão alterar a solução para o caso concreto.

E pronto. Eu não vou continuar com este tema, porque se desvia do tópico principal.

Desejo a todos bons investimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas o exemplo que estás a dar parece-me bastante diferente... quando subescreves (por exemplo um fundo) vem detalhado no contrato o risco (incluindo o risco de perda total do capital), o contrato não se limita a dizer por "alto" do que se trata é bastante detalhado nos riscos que a subscrição (neste caso de um fundo) acarreta e em lado nenhum do contrato é referido que este necessita de ser complementado, tens acesso a todas as clausulas as quais afirmas ter lido e compreendido. Se dizes que compreendeste, mas na verdade necessitas-te de uma explicação oral do gestor (bem ou mal explicada) já (na minha opinião) entra na secção "do diz que disse"...

Até porque quantas vezes um gestor não terá dito "este produto praticamente não tem risco associado, é quase como que um DP" (certo ou errado do ponto de vista ético e moral) e o cliente apenas ouviu e garante a pés juntos que foi isso que lhe disseram: "este produto não tem qualquer risco é o mesmo que um DP"!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas o exemplo que estás a dar parece-me bastante diferente... quando subescreves (por exemplo um fundo) vem detalhado no contrato o risco (incluindo o risco de perda total do capital), o contrato não se limita a dizer por "alto" do que se trata é bastante detalhado nos riscos que a subscrição (neste caso de um fundo) acarreta e em lado nenhum do contrato é referido que este necessita de ser complementado, tens acesso a todas as clausulas as quais afirmas ter lido e compreendido. Se dizes que compreendeste, mas na verdade necessitas-te de uma explicação oral do gestor (bem ou mal explicada) já (na minha opinião) entra na secção "do diz que disse"...

Até porque quantas vezes um gestor não terá dito "este produto praticamente não tem risco associado, é quase como que um DP" (certo ou errado do ponto de vista ético e moral) e o cliente apenas ouviu e garante a pés juntos que foi isso que lhe disseram: "este produto não tem qualquer risco é o mesmo que um DP"!

Pois, Pedro, não sei. É ver no caso concreto. E o que se prova.

Desde logo, nós não estamos a falar de fundos de investimento, estamos a falar da subscrição de obrigações. Foi entregue algum documento ao cliente? O que lá estava escrito? 

Que informações prestou o funcionário diretamente ao cliente (se é que prestou algumas)?

Foi o cliente que se dirigiu ao balcão propositadamente para as subscrever (o que já denuncia ter algum conhecimento sobre o produto)? O cliente foi ao balcão levantar um depósito ou por outra razão qualquer e o gestor da conta chamou-o de parte e impingiu-lhe com informações erradas a aquisição daquelas obrigações? O gestor de conta disse-lhe que eram obrigações "que estavam sempre garantidas como um depósito a prazo"?

Ou o funcionário disse a verdade e o cliente é que se quer armar agora em chico-esperto fingindo desconhecer uma realidade que estava cansado de conhecer?

Quem é o cliente? A pessoa com a 4ª classe que nunca tinha tido estes investimentos (nem sequer acesso à net) ou alguém batido na aquisição destes títulos?

Não sei Pedro. Podes ter toda a razão. Como podes não ter. Como disse, é preciso ver o caso concreto. Sempre.

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Passagem presente no comunicado do BdP, sobre a divisão mau/bom...

As responsabilidades do BES perante terceiros que constituam passivos ou elementos extrapatrimoniais deste serão transferidos na sua totalidade para o Novo Banco, SA, com exceção dos seguintes (“Passivos Excluídos”):i. Passivos para com (a) os respetivos acionistas, cuja participação seja igual ou superior a 2% do capital social ou por pessoas ou entidades que nos dois anos anteriores à transferência tenham tido participação igual ou superior a 2% do capital social do BES..."

Que interpretação fazem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A D. Inércia faz (ou fazia) todo o sentido, no modo que representava fielmente o cliente vulgar que não se mexia e não precisava de saber, porque simplesmente confiava. Confiava neste caso através de uma figura mundial que é o Ronaldo. Esta publicidade, agora com o estouro, é no mínimo irónica, se não mesmo um tiro no pé.

Depois da persuasão comercial, vem a bola de neve com tendências para desviar os perfis dos clientes.

Há sensivelmente 1 ano atrás, fui abordado pelo gestor de conta com a conversa que tinha uma aplicação nova em curso (já não me lembro o que era, pois foi logo descartado), em que "convidava" fazer o resgate do depósito CR, e mudar agulhas para o tal produto, pois "podia garantir" durante mais 4 anos uma taxa de 4%. Logo agora, que no último ano do CR o depósito rende 6,5%? Como eu, outras pessoas foram igualmente contactadas para esta situação.

Muitas vezes os gestores de conta são persuadidos pelas chefias em venderem produtos novos. Sendo estes produtos recentes, ainda não há informação correcta e completa. Deste modo, são apresentados ao cliente como documentos ou movimentos internos do banco. A generalidade das ordens/subscrição com o gestor, só disponibilizam as FIN's depois da operação concluída. O cliente apenas assina. Este trás os documentos para casa para enfiar numa gaveta ou ler apenas 1 vez e na diagonal. Depois quem é que normalmente vai esclarecer dúvidas nos documentos? É realmente o efeito D. Inércia que há dentro de nós. Uns mais, outros menos.

Quanto aos accionistas e obrigacionistas, os mesmos, pelo menos o "cardume pequeno", realizaram as respectivas operações nos balcões do BES. Não foram na bolsa, não foram numa correctora, não foram numa loja de valores ou câmbio. Eu aqui, verifico burla e usurpação de identidade, como na história do capuchinho vermelho e do lobo mau. 8)

A questão agora do Novo Banco é pacífica, e o futuro próximo? E se o estado tiver dificuldades em vender o banco? E se houver comprador, como é que este vai gerir tantas agências, tantos colaboradores, tantos produtos e serviços? Será que vai acontecer o mesmo que acontece nas praias da Costa da Caparica? Mete-se todos os dias areia, e no dia seguinte a mesma desaparece? Alguém acredita que o banco bom suportará o peso de tudo o que se salvou?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante João Antunes

Boa noite.

Alguém que me saiba dizer se o ppr proteção global premium (icae) é um ativo a continuar, ou seja, passa para o novo banco?

Caso seja será melhor resgatar o dinheiro que la se encontra não vá este desaparecer e chego à reforma e não tenho lá nada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante pedreira

Joao, com os ppr, salvo que interese MUUUUIIITO os juros ou acredites na nova "experiencia de laboratorio" (Novo Banco), eu sou partidaria duma transferência a outra entidade. Mas os PPRs do bes, acho pertencem a BES Vida, e esse é um activo do banco, por tanto, caso as coisas corressem mesmo para o torto, seria vendido e o comprador teria de respeitar as condiçoes de contrato previas. Mas eu nao percebo nada ou muiiito pouco de economia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite.

Alguém que me saiba dizer se o ppr proteção global premium (icae) é um ativo a continuar, ou seja, passa para o novo banco?

Caso seja será melhor resgatar o dinheiro que la se encontra não vá este desaparecer e chego à reforma e não tenho lá nada?

É um produto BES Vida e a BES Vida ( como deve ter visto nas noticias e no comunicado do Banco de Portugal ) passou para o Novo Banco.

Na dúvida o melhor é contactar quem melhor deverá responder que é o Novo Banco ( BES ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Conselho Diretivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou o levantamento da suspensão da negociação dos seguintes instrumentos financeiros do Banco Espírito Santo, S.A., por terem cessado os motivos que justificaram a suspensão:

Denominação dos Instrumentos Financeiros ISIN

BES HIPOTEC.SER.6 PTBENAOE0014

BES- Obrigações Hipotecárias - Série 4 PTBER9OE0012

BES Guaranteed Notes February 2012 PTBEQHOM0014

BES  - Obrigações Hipotecárias - Série 7 PTBEQAOE0011

BES Guaranteed Notes January 2012 PTBENHOM0017

BES Guaranteed Notes Dezembro 2011 PTBENFOM0027

BES- Obrigações Hipotecárias PTBLMVOE0011

BES- Obrigações Hipotecárias - Série 5 PTBLMIOE0018

Tranquilidade Vida-Perpétuas Sub. PTTRVBOE0000

Tranquilidade Vida-Sub. PTTRVAOE0001

BES Finance  - Credit Linked Note - 108 XS0607779187

BES Finance  - Credit Linked Note - 82 XS0550893290

BES Finance  - Credit Linked Note - 99 XS0592618358

BES Finance  - Credit Linked Note - 109 XS0607779690

BES Finance  - Credit Linked Note - 81 XS0550892219

BES Finance  - Credit Linked Note - 97 XS0592617897

BES Finance  - Credit Linked Note - 84 XS0550894181

BES Finance  - Credit Linked Note - 106 XS0607779260

BES Finance  - Credit Linked Note - 107 XS0607779344

BES Finance  - Credit Linked Note - 100 XS0592617541

BES Finance  - Credit Linked Note - 83 XS0550893886

BES Finance  - Credit Linked Note - 110 XS0607779005

BES Finance  - Credit Linked Note - 96 XS0592617970

BES Finance  - Credit Linked Note - 85 XS0550895238

BES Finance  - Credit Linked Note - 98 XS0592618275

BESI PERPETUAL PTESSMOM0016

BESI 5 1/2%33 PTESSVXE0006

Banco 1.88TS OPENZ DE000CB1WK16

Banco    1C  0315Z DE000CR17456

Banco  1.7TS OPENZ DE000CZ4WCJ9

Banco  0.8C  0315Z DE000CR17431

Banco 1.52TS OPENZ DE000CB1X8A3

Banco    1C  1214Z DE000CR17407

Banco 0.26TL OPENZ DE000CR17EE3

Banco  0.7C  1214Z DE000CR173Y3

Banco  0.9C  0315Z DE000CR17449

Banco  1.5C  1214Z DE000CB1X188

Banco 0.31TL OPENZ DE000CR17EF0

Banco  1.1C  1214Z DE000CR17415

Banco  0.8C  1214Z DE000CR173Z0

Banco    1C  1214Z DE000CB1X170

Banco    2C  1214Z DE000CB1X196

Banco0.157TL OPENZ DE000CR17EC7

Banco  0.7C  0315Z DE000CR17423

Banco 0.21TL OPENZ DE000CR17ED5

BES3L    FACOPENZ DE000CK5EGB9

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde caros membros do forum,

Descobri este forum apenas alguns dias. Estou ainda na fase de leitura dos topicos que existem.

Sou um jovem e até ao momento apenas apliquei as minhas magras poupanças nos depósitos tradicionais e confesso que conheço muito pouco dos restantes produtos financeiros (tenho certeza que daqui a um tempo com a vossa ajuda irei aprender bastante).

Neste momento venho solicitar um esclarecimento, a vossa ajuda.

Um familiar chegado tem muito das suas poupanças no produto:

ISIN PTR34AJMO990

Não consigo encontrar informação nem perceber o risco no cenário bes/ novo banco.

Pedia que me esclareçam por favor

Agradeço desde já!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde caros membros do forum,

Descobri este forum apenas alguns dias. Estou ainda na fase de leitura dos topicos que existem.

Sou um jovem e até ao momento apenas apliquei as minhas magras poupanças nos depósitos tradicionais e confesso que conheço muito pouco dos restantes produtos financeiros (tenho certeza que daqui a um tempo com a vossa ajuda irei aprender bastante).

Neste momento venho solicitar um esclarecimento, a vossa ajuda.

Um familiar chegado tem muito das suas poupanças no produto:

ISIN PTR34AJMO990

Não consigo encontrar informação nem perceber o risco no cenário bes/ novo banco.

Pedia que me esclareçam por favor

Agradeço desde já!

o isin é correcto?vê lá isso bem ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Santander, o BBVA e o Sabadell são alguns dos principais bancos espanhóis que estão a avaliar a possibilidade de adquirir o Novo Banco, o ‘banco bom’ que reúne os ativos bons do BES, avança o jornal espanhol El Confidencial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Esdrubal

O Santander, o BBVA e o Sabadell são alguns dos principais bancos espanhóis que estão a avaliar a possibilidade de adquirir o Novo Banco, o ‘banco bom’ que reúne os ativos bons do BES, avança o jornal espanhol El Confidencial.

isso deixem o 'monstro' crescer... (no caso de santander ou bbva).

entao a conversa de 'salvar' o bes nao era que era muito grande para estoirar? entao o que se faz a seguir, reduz-se o numero de bancos, aumentando o impacto de cada um.

é de génios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já se aperceberam que, mais cedo ou mais tarde, um Juiz qualquer ira anular esta solução da treta?  Preparem-se!

Um tribunal europeu pode muito bem fazer isso...o Credit Agricole já se começou a queixar.

Já decidi tirar tudo do Novo Banco...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

PRESIDENTE  n leves a mal...mas entrei na página errada e encontrei esta pérola 8)

Dino o que te disseram no BES é a pura das verdades. O pessoal pensa que o fundo de garantia de depósitos dá alguma segurança e está redondamente enganado!

Essas obrigações BES se quiseres tem a garantia de ser pagas pela não falência do Banco nos próximos 3 anos,

Achas mesmo possível o banco falir? É que é a única situação que pode acontecer para o banco não pagar no final dos 3 anos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico