Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Novo Banco (ex-BES)

Pedro Pais

Recommended Posts

presidentedajunta

entao os accionista vao assumir as perdas do BEs... mas agora uma pergunta, porque isto parece facil e simples demais, quem ainda a 1mes, foi chamado para o aumento de capital de mil milhoes, agora fica sem nada... ahh e aumento de capital esse apoiado a 100% pelo banco d portugal.. afinal qual a credibilidade do regulador?

isto nao faz sentido nenhum criar um bad bank para isso nao se cria nada e liquida se logo esse banco!

Imaginam quantos obrigacionistas tem o BES e quantos milhoes estão aí investidos?? Como se justifica isso a um cliente? Que credibilidade dá? Isto tem o mesmo impacto que os DPs...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

122

• --------

116

• Cardoso24

73

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Tenho tido a conta 18.31 no NB, pois desde que cumprisse as condições deles (login online 1x por mês, compras 50€ com o cartão), mantinha isenção de despesas de manutenção. Hoje recebi o mail a dizer

Porque razão é que se paga manutenção de conta, quando existe no mercado pelo menos 4 alternativas em que não se paga? AB, CTT, Best, BiG, Carregosa...

Posted Images

entao os accionista vao assumir as perdas do BEs... mas agora uma pergunta, porque isto parece facil e simples demais, quem ainda a 1mes, foi chamado para o aumento de capital de mil milhoes, agora fica sem nada... ahh e aumento de capital esse apoiado a 100% pelo banco d portugal.. afinal qual a credibilidade do regulador?

Na SIC o José Gomes Ferreira falou de um aumento de capital recente que estava protegido por um fundo e que esses obrigacionistas não iriam perder tudo. Mas não sei se estava a referir a este aumento de capital em Junho.

Mas sim, o BdP sai muito mal da fotografia... 1º diz que não é preciso preocupar que o GES não tem nada haver com o BES. Depois diz que o BES está sólido com rátio de 10% que veio-se a descobrir que aifnal era 5%...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

A ideia é deixar o bad bank falir, logo os actuais accinistas e obrigacionistas vão perder o investimento que tiveram nas acções e obrigações do BES

então se assim for apartir de hoje o medo vai estar instalado no sistema financeiro Portugues e todos os clientes irão ter medo de investir. Se isto acontecer não vejo como um investidor racional compre accoes BCP ou BPI ou BANIF entre outros...

Vamos todos para a CGD e pronto!

Então o banco BEST? E a Tranquilidade? Pertencem ao banco bom ou ao banco mau?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Na SIC o José Gomes Ferreira falou de um aumento de capital recente que estava protegido por um fundo e que esses obrigacionistas não iriam perder tudo. Mas não sei se estava a referir a este aumento de capital em Junho.

Mas sim, o BdP sai muito mal da fotografia... 1º diz que não é preciso preocupar que o GES não tem nada haver com o BES. Depois diz que o BES está sólido com rátio de 10% que veio-se a descobrir que aifnal era 5%...

ora nem mais é o descrédito total e isto sim cria um precedente e vai mudar para sempre a banca Portuguesa!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o objectivo sera responsabilizar as administrações, ja que quem é accionista tem direito de voto.. e obvio que os pequenos accionista que representam 10% do banco, secalhar vao ter um tratamento diferente... nao se sabe ainda..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

então se assim for apartir de hoje o medo vai estar instalado no sistema financeiro Portugues e todos os clientes irão ter medo de investir. Se isto acontecer não vejo como um investidor racional compre accoes BCP ou BPI ou BANIF entre outros...

Vamos todos para a CGD e pronto!

Então o banco BEST? E a Tranquilidade? Pertencem ao banco bom ou ao banco mau?

Estamos só a falar dos produtos financeiros do BES.

BEST e Tranquilidade não entram aqui ao barulho (a Tranquilidade está em apuros porque foi dada como garantia de um investimento mas é um assunto aparte).

Mas sim, isto não dá confiança nenhuma principalmente aos cerca de 42% accionistas do BES que eram pequenos accionistas (como tu e eu, digamos assim). Os restantes accionistas estou-me marimbando que esses têm dinheiro e receberam grandes dividendos ao longos dos anos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o objectivo sera responsabilizar as administrações, ja que quem é accionista tem direito de voto.. e obvio que os pequenos accionista que representam 10% do banco, secalhar vao ter um tratamento diferente... nao se sabe ainda..

Não são 10%, disseram na SIC que eram uns 42%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Estamos só a falar dos produtos financeiros do BES.

BEST e Tranquilidade não entram aqui ao barulho (a Tranquilidade está em apuros porque foi dada como garantia de um investimento mas é um assunto aparte).

Mas sim, isto não dá confiança nenhuma principalmente aos cerca de 42% accionistas do BES que eram pequenos accionistas (como tu e eu, digamos assim). Os restantes accionistas estou-me marimbando que esses têm dinheiro e receberam grandes dividendos ao longos dos anos

Sim mas mesmo assim quem é que é o accionista maior da tranquilidade o BES bom? O Bes mau? as percentagens mantêm-se?

Continuo a dizer não faz sentido. Como é que amanhã um cliente com 200 000€ em obrigações vai ao banco saber que terá 0€?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A confirmar-se que vai ser assim, a solução à partida é melhor que a do BPN. Não há milagres, não podia ser o Governo a assumir as dividas do bad bank, tem de ser os accionistas do banco.

No meu entender deviam ser só os accionistas com direito de voto em assembleias pois esses é que podiam fazer qualquer coisa. E toda esta escumalha do BES que andou a brincar deviam ser responsabilizados criminalmente e pagar multas avultadas.

O BdP também devia ser responsabilizado ou pelo menos rever os seus poderes de forma a garantir que no futuro a acção do BdP é efectivamente preventiva e não reactiva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

A confirmar-se que vai ser assim, a solução à partida é melhor que a do BPN. Não há milagres, não podia ser o Governo a assumir as dividas do bad bank, tem de ser os accionistas do banco.

No meu entender deviam ser só os accionistas com direito de voto em assembleias pois esses é que podiam fazer qualquer coisa. E toda esta escumalha do BES que andou a brincar deviam ser responsabilizados criminalmente e pagar multas avultadas.

O BdP também devia ser responsabilizado ou pelo menos rever os seus poderes de forma a garantir que no futuro a acção do BdP é efectivamente preventiva e não reactiva.

concordo plenamente!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quem tem PPRS da TRANQUILIDADE estará descansado ou amanhã o melhor que tem a fazer é resgatar o dinheiro?

Pelo que sei a TRANQUILIDADE é 100% da PARTRAN que pertence ao ESPÍRITO SANTO FINANCIAL GROUP

A Tranquilidade não tem nada haver com a recapitalização do novo BES e a falência do bad bank.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

A Tranquilidade não tem nada haver com a recapitalização do novo BES e a falência do bad bank.

mas como não tem nada a ver se o BES ou o bad ou o bom era o principal accionista da tranquilidade????

Os produtos que o BES tem com a T vida continua? o Bom banco ou o mau banco é que continuam???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas na vossa opinião quem tem PPRs da TRANQUILIDADE estará descansado?

É que com toda esta confusão das empresa do grupo que emprestam dinheira a outras do mesmo grupo já não percebo nada e não sei se o melhor será amanhã resgatar o dinheiro se o puder fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei mas uma coisa são produtos do banco (esses sim podem ou não estar em risco) e outra coisa são os activos do banco. Os activos vendem-se para minorar prejuízos logo à partida os clientes de activos como a Tranquilidade e o BEST não têm que se preocupar.

Poderei estar errada mas é o que me faz sentido pelo menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Não sei mas uma coisa são produtos do banco (esses sim podem ou não estar em risco) e outra coisa são os activos do banco. Os activos vendem-se para minorar prejuízos logo à partida os clientes de activos como a Tranquilidade e o BEST não têm que se preocupar.

Poderei estar errada mas é o que me faz sentido pelo menos.

isto sim Tranquilidade e a relação com o BES isto amanhã vai dar muito que falar. Eu tb tenho produtos na tranquilidade e pura e simplesmente passo a desconfiar disto tudo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

isto sim Tranquilidade e a relação com o BES isto amanhã vai dar muito que falar. Eu tb tenho produtos na tranquilidade e pura e simplesmente passo a desconfiar disto tudo!

Li não me recordo aonde que a garantia para os 700M de provisão constituída pela ESFG foi a seguradora tranquilidade. Só que esta investiu 150M em papel comercial lol -.-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem tem dúvidas, p.e. relação com a Tranquilidade:

http://expresso.sapo.pt/banco-de-portugal-cria-linha-de-atendimento-para-duvidas-do-bes=f884612

http://expresso.sapo.pt/banco-de-portugal-garante-que-contribuintes-nao-perderao-dinheiro-no-bes=f884605

Se uma venda no futuro for feita pelo valor de 4,9 mil milhões de euros, então o Fundo de Resolução recebe todo o dinheiro, devolvendo por sua vez os 4,5 mil milhões de euros ao Estado. Nesse caso, não há perdas para ninguém. Se, contudo, o Novo Banco for vendido a privados por menos de 4,9 mil milhões de euros, então é o Fundo de Resolução que fica com a perda. Sendo este fundo participado pelos demais bancos do sistema financeiro português, então nesse caso são os demais bancos que ficam com a responsabilidade de devolver o dinheiro ao Estado, através das comparticipações futuras, que provêm dos resultados e dos impostos dos próprios bancos.

Esta solução parece-me bastante equilibrada no que diz respeito aos contribuintes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha questão agora é só uma... se depois sito tudo isto não der prisão para uns quantos, isto passa a valer tudo... As repercurssões de toda esta situação vão-se fazer notar por muitos anos na banca portuguesa e em muitos milhares de familias...

Se isto não for crime que de prisão...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico