Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Novo Banco (ex-BES)

Pedro Pais

Recommended Posts

Acham que devo fazer um pé-de-meia noutro banco para a eventualidade de o dinheiro ficar congelado por falência do BES (o suficiente para o Fundo de Garantia actuar e devolver o dinheiro das poupanças e à ordem)?

Estava a pensar no Best, acho que o Best não está em risco. O outro banco que tenho é a CGD mas pagar por transferências não me alicia muito.

Já lá diz o outro: "não ter todos os ovos no mesmo cesto".

Abrir conta noutro banco e meter lá algum dinheiro de lado, desde que não se pague despesas de manutenção, não faz mal nenhum.

Pessoalmente, com esse objetivo, eu nem me preocupava muito com o custo das transferências (quando tem que ser, não há de ser por uns cêntimos que se deixa de fazer as coisas). Mas sim com o facto de não se pagar despesas de manutenção (afinal, pelo que percebi, a conta vai estar essencialmente parada), de teres o dinheiro a render qualquer coisa (parado mas não morto) e de teres acesso fácil a cartões e outros elementos que te permitam movimentar facilmente a conta se realmente ficares com o BES bloqueado.

O Activo parece-me um bom candidato já que não cobra pelos cartões nem pela conta nem pelas transferências.

O BEST também é uma possibilidade (embora parece que passou a cobrar pelos cartões?). Apesar de o BES ser dono de boa parte do banco, são dois bancos distintos. Quando muito, se o BES chegar a esse ponto, venderá a sua participação no BEST, não me parece que interfira.

Mas corre o mesmo risco que atualmente - as pessoas confundem os dois e um afunda atrás do outro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

122

• --------

116

• Cardoso24

73

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Tenho tido a conta 18.31 no NB, pois desde que cumprisse as condições deles (login online 1x por mês, compras 50€ com o cartão), mantinha isenção de despesas de manutenção. Hoje recebi o mail a dizer

Porque razão é que se paga manutenção de conta, quando existe no mercado pelo menos 4 alternativas em que não se paga? AB, CTT, Best, BiG, Carregosa...

Posted Images

Acções do BES atingem mínimo histórico de 10,10 cêntimos por acção com queda de 49,75% :-X

Antevê-se que o Estado entre no banco, por muito que digam o contrário :o...ou então, a curto prazo, o banco esfuma-se.

Vai ter de ser usada a linha da Troika ou então algum banco comprar este banco por tostões, já repararam que o BES vale menos que o BANIF em bolsa? ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei porquê ainda tou com o feeling e esperança de uma opa/fusão  ???

senão bye bye accionistas bye bye subordinados :( :'( :'(

digo que tenho esperança senão porque raio é que um hedge fund como o baupost ia comprar acções para

passado uma semana berrar ??? ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu só me faz confusao é a impresa difundir alegremente, que o fundo de garantia cobre tudo. Mas e que tal fazer um bocadinho de jornalismo de investigação sobre a saude e o estado do fundo? e Relembrar uns tais casos da Caixa Económica Faialense e Caixa Económica Açoriana, anos 80, e por onde anda ainda hoje o dinheiro dos DP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei porquê ainda tou com o feeling e esperança de uma opa/fusão  ???

senão bye bye accionistas bye bye subordinados :( :'( :'(

digo que tenho esperança senão porque raio é que um hedge fund como o baupost ia comprar acções para

passado uma semanaberrar ??? ???

Olha que já "acreditei" mais numa OPA mas então mudaste a tua opinião em tão pouco tempo?  ;D

precisa porquê? porque tu queres, porque a imprensa quer, porque quem vai entrar quer... ???

Esse hedge fund não sei vai livrar de umas boas perdas mas não te deixes levar muito pelas entradas desses fundos. Eles são especuladores, ou seja, ganham com a queda e o BES vai até ao 0,01€ portanto podem bem emprestar acções para alguém shortar ainda mais (depois de levantada a suspensão da CMVM).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Curiosamente, o meu gestor de conta disse-me hoje que estão a desaconcelhar a compra de qualquer tipo de obrigações BES, mesmo as Seniores! Vai lá vai...!! Tá tudo maluco... ;)

Olha que há fundamento nisso. Reparem na capitalização bolsista do BES neste momento! Conseguiu algo impensável, valer menos que o BANIF (que é péssimo).

Espero que para o bem de Portugal consigam arranjar uma fusão porque as coisas não estão nada boas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, vou voltar a pôr dinheiro na conta da CGD enquanto estiver isenta de comissões e tirar 1 dos 2 depósitos do BES (iria acabar em 2015 com 4,15% TANB, vou manter o outro depósito porque acaba já em Setembro e tem uma taxa de 6,5% TANB).

Fico com 50% no BES e parte da conta à ordem (não vou transferir ordenado nem débitos para já) vai para a CGD e o DP que vou desmobilizar vou aplicar quase todo em FI no Best (que são independentes dos bancos anyway).

Isto do BES está a cheirar muito a esturro para o meu gosto, pior que o BPN.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, vou voltar a pôr dinheiro na conta da CGD enquanto estiver isenta de comissões e tirar 1 dos 2 depósitos do BES (iria acabar em 2015 com 4,15% TANB, vou manter o outro depósito porque acaba já em Setembro e tem uma taxa de 6,5% TANB).

Fico com 50% no BES e parte da conta à ordem (não vou transferir ordenado nem débitos para já) vai para a CGD e o DP que vou desmobilizar vou aplicar quase todo em FI no Best (que são independentes dos bancos anyway).

Isto do BES está a cheirar muito a esturro para o meu gosto, pior que o BPN.

Se é para meteres o € em fundos ES no Best mais vale meteres no BES que é igual  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se é para meteres o € em fundos ES no Best mais vale meteres no BES que é igual  :)

Não, estava a pensar nalgum estrangeiro que esteja no TOP Fundos de Investimento (ainda vou estudar o assunto) :)

Tenho de diversificar a carteira actual que tenho:

E.S. Obrigações Europa    41,67%

E.S. Liquidez              27,78%

E.S. Plano Prudente      16,67%

JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR      13,89%

Mas é suposto preocupar-me com  o ES Obrigações Europa (diria que não está de todo exposto) ou ES Liquidez (este de facto está exposto) ou Plano Prudente (acho que também tem papel comercial do GES)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu só me faz confusao é a impresa difundir alegremente, que o fundo de garantia cobre tudo. Mas e que tal fazer um bocadinho de jornalismo de investigação sobre a saude e o estado do fundo? e Relembrar uns tais casos da Caixa Económica Faialense e Caixa Económica Açoriana, anos 80, e por onde anda ainda hoje o dinheiro dos DP.

Mas afinal cobre ou não cobre???...é que isto começa a ficar um "barril de pólvora"!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas afinal cobre ou não cobre???...é que isto começa a ficar um "barril de pólvora"!!

Aquela frase que se falou várias vezes aqui ao longo de 6 anos desde que este forum existe que era " o FGD existe mas se um grande banco abrir falência não cobre todos os DPs " continua a ser válida, no entanto, segundo as novas regras europeias nas ajudas públicas á banca ( ajudas públicas sulinho ) todos os depósitos, sejam abaixo ou acima dos 100k estão grantidos, só por isso se pode dizer que estão garantidos, porque o FGD...ui ui...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas eu não disse para me avisarem quando as acções chegassem aos 0,10€ ??  >:( belos amigos estes, agora a CMVM diz que não há acções para ninguém  :( :laugh: :laugh:

Sorte a tua não te termos avisado  ;D  é que agora só voltam daqui a uns tempos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aquela frase que se falou várias vezes aqui ao longo de 6 anos desde que este forum existe que era " o FGD existe mas se um grande banco abrir falência não cobre todos os DPs " continua a ser válida, no entanto, segundo as novas regras europeias nas ajudas públicas á banca ( ajudas públicas sulinho ) todos os depósitos, sejam abaixo ou acima dos 100k estão grantidos, só por isso se pode dizer que estão garantidos, porque o FGD...ui ui...

Estas a falar do mecanismo de solidariedade proposta na união bancaria? E que isso não esta nada aprovado. E sim, era para casos como o destes, em que os fundos cobrem tipo 1% do total dos DP cobertos , e estamos a falar daquele que era o maior banco privado em PT..

A questão e só essa. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está em fase de transição e já são aplicáveis, por isso mesmo é que se o Estado entra no banco os accionistas e os obrigacionistas subordinados perdem o € investido por ser uma imposição já dessas novas regras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico