Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Novo Banco (ex-BES)

Pedro Pais

Recommended Posts

presidentedajunta

Ola atlas. O serviço no activobank é muito bom. São rápidos nad respostas muito práticos e s abertura de conta demora uns 15m numa agência com tudo ns hora

Enviado do meu Qilive 40 através de Tapatalk

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

122

• --------

116

• Cardoso24

73

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Tenho tido a conta 18.31 no NB, pois desde que cumprisse as condições deles (login online 1x por mês, compras 50€ com o cartão), mantinha isenção de despesas de manutenção. Hoje recebi o mail a dizer

Porque razão é que se paga manutenção de conta, quando existe no mercado pelo menos 4 alternativas em que não se paga? AB, CTT, Best, BiG, Carregosa...

Posted Images

... se não fosse o caso o BES nem tinha reforçado a sua participação ao comprar a parte ao ESFG, um dia que este pai não queira este filho vende-o, não o deixa cair, isso parece-me óbvio.

Com isso concordo!...  :D

...

Eu bato isso tudo, 0,48% liquidos por mês :) :) 5,76%/ano e já foram 6%, se não fosse o aumento da taxa de IRS de 25% para 28.

Pode explicar como, com que montantes e em que produtos (fundos, já sei...  ::) )?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com isso concordo!...  :D

Pode explicar como, com que montantes e em que produtos (fundos, já sei...  ::) )?

Não :) CLN EDP 8% feito em Junho de 2012, infelizmente já só falta 1 ano para acabar, este sim poderia lá estar 10 anos que não me importava :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1,44% ao ano ? meu rico dinheirinho menos que 2,5% liquidos não me apanham ;) 

tenho

obrigações bes até 2016 a 5% ano

es plano prudente desde 03/2013 até hoje 4,9% ano

ppr a 3,75% até fim 2016

dp a 10 anos a 2,16% este  capitaliza juros e vai aumentando 0,25% à tanb todos anos acho eu!no fim dá uma tae + de 3%

as taxas são todas liquidas que é o que realmente se recebe...menos o ppr ;) 

...mas actualmente já não há nada do que tenho só o es plano prudente é preciso jogar na

antecipação  ;)

Tudo muito bom e bonito mas é passado, nos dias de hoje essas são taxas impossiveis!?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Existe alguma razão para ter receio do BES (i.e. ficar de "pé atrás") com as recentes notícias da semana passada e da actual? (refiro-me à sua solidez e capacidade de cumprir com as suas obrigações)

Obrigado  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Boa tarde,

Existe alguma razão para ter receio do BES (i.e. ficar de "pé atrás") com as recentes notícias da semana passada e da actual? (refiro-me à sua solidez e capacidade de cumprir com as suas obrigações)

Obrigado  :)

as notícias que têm vindo a público não são sobre o BES :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

as notícias que têm vindo a público não são sobre o BES :)

Correcto. São sobre a ES Internacional. Fraseei mal e há uma grande reestruturação a tomar lugar neste momento (hotéis, seguradoras, etc).

A minha pergunta refere-se ao BES em si, ao banco, e de que forma pode a sua solidez ser colocada em causa (ou se pensam que há motivos para se pensar nisso).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Correcto. São sobre a ES Internacional. Fraseei mal e há uma grande reestruturação a tomar lugar neste momento (hotéis, seguradoras, etc).

A minha pergunta refere-se ao BES em si, ao banco, e de que forma pode a sua solidez ser colocada em causa (ou se pensam que há motivos para se pensar nisso).

Cmmania tens a resposta às tuas perguntas na reacção do mercado às acções do banco que tiveram uma forte valorização na última semana!

O grupo está a restruturar-se e ao que os analistas indicam, com a nova restruturação o BES ainda ficará mais sólido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pareceu-me que a vinda aos ~0,85€ foi um exagero e um típico movimento de panic sell exagerado e identifiquei uma boa oportunidade de curto-prazo! Continuo a acreditar que a ação tem margem para subir até final do ano, mas, nesta fase, já não arriscaria entrar antes da entrada das novas ações porque poderá haver o típico movimento de despejo inicial para realização de mais-valias. Depois dessa fase, aí sim, ponderaria entrar.

Deixo aqui uma dica: estudem o comportamento do movimento desta ação e, caso o BCP também avance para um AC, poderão ter uma boa oportunidade de negócio. Penso que o padrão será muito similar  ;)

Saliento que acredito apenas nessa hipótese. Não tenho certezas de nada nem quero influenciar ninguém!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Pareceu-me que a vinda aos ~0,85€ foi um exagero e um típico movimento de panic sell exagerado e identifiquei uma boa oportunidade de curto-prazo! Continuo a acreditar que a ação tem margem para subir até final do ano, mas, nesta fase, já não arriscaria entrar antes da entrada das novas ações porque poderá haver o típico movimento de despejo inicial para realização de mais-valias. Depois dessa fase, aí sim, ponderaria entrar.

Deixo aqui uma dica: estudem o comportamento do movimento desta ação e, caso o BCP também avance para um AC, poderão ter uma boa oportunidade de negócio. Penso que o padrão será muito similar  ;)

Saliento que acredito apenas nessa hipótese. Não tenho certezas de nada nem quero influenciar ninguém!

Gostei do teu post :)

Então acreditas que se o BCP for a aumento de capital devemos comprar as acções agora, certo? Porque depois já sabemos que haverá uma forte procura e elas irão subir e corrigir assim que se tenha o aumento de capital concluído.

Isto na teoria. Estou errado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, não aconselho ninguém a comprar ações!

O que eu faria era aguardar pelo anúncio, esperar que as ações viessem por aí abaixo devido ao típico panic sell e depois entrar quando estabilizasse.

Aquando da entrada da negociação dos direitos a pressão de compra tende a aumentar e a cotação a subir. O que eu faria era vender os direitos (fazer mais-valias) e ficar com as ações velhas para o futuro...

No entanto, várias opções se colocam nessa fase. Mas esse seria o meu movimento  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Não, não aconselho ninguém a comprar ações!

O que eu faria era aguardar pelo anúncio, esperar que as ações viessem por aí abaixo devido ao típico panic sell e depois entrar quando estabilizasse.

Aquando da entrada da negociação dos direitos a pressão de compra tende a aumentar e a cotação a subir. O que eu faria era vender os direitos (fazer mais-valias) e ficar com as ações velhas para o futuro...

No entanto, várias opções se colocam nessa fase. Mas esse seria o meu movimento  ;)

katolo tens pm

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acham que isto tem alguma razão de ser?

REENCAMINHANDO...

Convém que todos nós estejamos alerta para esta eventualidade. Já temos exemplos que bastem. Se não formos nós, como cidadãos, a defendermo-nos, não será este Governo ou outros amigos dos Bancos a fazê-lo.

SERÁ ASSIM??

BES - o novo BPP?

Banco Espírito Santo (BES) - o novo BPP ?

Nota: Leiam com atenção este blog. Mantive-o curto e espero que de fácil entendimento. Para protecção de todos nós, divulguem-no ao máximo possível. Os dados descritos são 100% factuais e de fácil verificação.

O BES está a usar as mesmas tácticas que o BPP.

O BES está a comercializar, de forma agressiva, um produto

obrigacionista do próprio BES, para se auto financiar, fazendo com que os clientes do BES transformem Depósitos a Prazo, que estão cobertos pelo Fundo de Garantia (até 100,000 euros) em Obrigações do BES, sem qualquer protecção!

Factos:

1) O BES está a telefonar aos clientes com Depósitos a Prazo CR7

2) O BES está a sugerir em vez do CR7 uma Obrigação BES (ISIN: XS0782021140). O ISIN é o identificador do Produto registado na CMVM. Corresponde ao ISBN dos livros.

3) Esta Obrigação BES, por ser uma Obrigação, não é um Depósito a Prazo. Os clientes não tem qualquer protecção, se o BES for à falência ou se houver problemas graves.

4) Os comerciais do BES apenas falam dos juros da Obrigação BES, mas não referem:

4a) Que a Obrigação BES não tem qualquer protecção para os depositantes

4b) Que existe uma penalização na venda da Obrigação de 3%, O que quer dizer que, se comprar a Obrigação e a vender um mês depois, perde imediatamente 3% do Capital. Estamos a falar de 3% do Capital, não dos juros.

4c) A Obrigação não tem qualquer liquidez, mesmo em mercado secundário, porque é uma colocação privada. Isto é, o BES controla totalmente o preço. Pode acordar um dia e ver que perdeu 50% do capital. Quem ganhou? O próprio BES !!! Esteve a trabalhar uma vida inteira e as suas poupanças estão agora a ser utilizadas para capitalizar o BES.

4d) Ou seja, a valorização do seu dinheiro agora depende do que o próprio BES acha que vale, pois tem uma capacidade imensa de manipulação do preço, uma vez que tem uma baixíssima liquidez.

5) O BES é o único dos 4 grandes Bancos Portugueses que não teve (ainda) ajuda do Estado. Mas está a usar manobras agressivas e ilegais de financiamento.

6) Os comerciais do BES não estão a respeitar os deveres impostos pela CMVM e pelo Banco de Portugal de explicação do produto, perfilagem do risco do cliente e explicação dos riscos. Aproveitam-se das relações de confiança e emocionais com os clientes. Isto é especialmente verdade com a população sénior, mais vulnerável pelo seu conhecimento mais limitado de mercados.

7) O Dr. Ricardo Salgado na apresentação de resultados em finais de Julho de 2013 comunicou prejuízos de mais de 200 milhões de euros.  Os rácios de solvabilidade desceram de 10,9% para 10,4%, pouco acima dos 10% exigidos. Disse que tem ao seu dispor "um número de alavancas para capitalizar o Banco". Sabemos agora quais são, transformar os Depósitos a Prazo em Obrigações do BES com uma maturidade a perder de vista (2018 ou 2019). (já que os comerciais não informam que a maturidade é a altura em que as obrigações vencem, ou seja, quando lhe devolvem finalmente o capital..... caso contrário se não esperar até 2018 fica sem 3% do capital como já vimos)

Lembram-se do BPP ? Dos depósitos maravilha do BPP que supostamente davam 8% ?

Afinal não foram considerados depósitos! Afinal não estavam garantidos! Afinal os clientes ficaram sem nada.

Só pode ser consideradas acções de negligência grosseira ou má-fé as políticas extremamente agressivas de comercialização destas obrigações. (se precisarem de se lembrar de mais episódios lembrem-se das Obrigações Covertíveis BES onde os detentores das Obrigações perderam mais de 50% também... foi mais uma "alavanca de capitalização" agressiva).

Acções a Tomar:

1) NUNCA converter Depósitos a Prazo em outros produtos, nomeadamente Obrigações ou Acções do BES. Em Depósitos a Prazo não corre riscos,a não ser que lhos venham a considerar como não depósitos a prazo, como no BPP!... Em Obrigações ou Acções do BES se algo correr mal ao BES fica sem o dinheiro (lembre-se do Banco Privado Português) ?

2) Se lhe apresentarem um impresso "Operações Sobre Instrumentos Financeiros" é porque a coisa já está a correr mal. É precisamente esse impresso que indica que quer fazer a subscrição das Obrigações e que conhece o risco de mercado. Não Assine.

3) Se o impresso tiver o ISIN: XS0782021140, é precisamente destas obrigações que estamos a falar. Mas podem existir outras!!! Cuidado.

4) Se tiver no seu Extracto "Compra Fora de Bolsa BES LDN6", já correu mal. Já tem Obrigações. Era mesmo isso que queria, ficar sem a protecção do seu dinheiro ao abrigo da Garantia de Depósitos? Se não era, reclame ! Junto do BES, mas mais importante junto da CMVM e Banco de Portugal, onde já não está o Victor Conatâncio e, por isso, talvez valha a pena reclamar:

http://web3.cmvm.pt/SAI/criarreclamacao.cfm

5) Agora, que já verificou a sua situação, ajude a comunidade. O BES está a transformar milhares de depósitos de idosos e pessoas com menos conhecimentos em Obrigações BES, para seu proveito próprio.

----- Fim de mensagem reenviada -----

© 20

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acham que isto tem alguma razão de ser?

REENCAMINHANDO...

...

Acho que é desnecessariamente alarmista, apesar de chamar factos àquela lista tem alguns comentários pessoais lá pelo meio e parece muito copy/paste de um outro mail que andou a circular há algum tempo atrás sobre outro produto idêntico (já não me lembro se era do BES ou de outro banco). Soa a alguém que tem alguma coisa contra o BES e contra o sistema (a que propósito é o VC chamado aqui?) e está mais interessado em difamar o banco do que em chamar a atenção dos clientes mais incautos.

Dito isto, é uma chamada de atenção válida - não são depósitos a prazo e as pessoas têm de prestar atenção ao que estão a subscrever. Se as coisas correrem mal, pode-se sempre argumentar que não se foi devidamente informado dos riscos do produto. Se a compra é feita pelo telefone então existe obrigatoriamente um registo da conversa, talvez sirva, mas isso é uma alegação difícil de provar, por isso mais vale estar atento desde o início.

Quanto às práticas comerciais agressivas, se existem (e esta mensagem, por si só, não prova que sim - apenas que alguém alega que sim) devem ser denunciadas junto do BdP para que este possa agir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa noticia já e velha e sim, era verdade. Aliás, deu origem a uma grande discussão entre mim e o Presidente já que ele garantia que esta dívida era tao segura como DP's quando estava na cara que não. Aliás, foi um dos motivos de toda a bronca dos últimos tempos e a necessidade do reforço de imparidade em 700 milhões de euros para evitar incumprimento. Medida imposta pelo BdP. Entretanto essa venda agressiva aos balcões já acabou dado que o BES comprometeu-se perante o BdP a não vender mais divida junto dos seus clientes do retalho. Portanto, essa noticia já não faz sentido algum atualmente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

esse tema já não faz sentido mas continuo a dizer que:

Se se referem ao papel comercial se já eram relativamente seguros agora ainda são mais depois de constituída a provisão.

Se o caso for as obrigações BES são tão seguras como obrigações de qualquer grande banco português como BCP ou BPI pois só existe uma possibilidade de não serem pagas: O banco que as emitiu desaparecer/ Falir o que nunca irá acontecer em Portugal, a não ser em caso de banca rota mas aí nem os DPs se safavam!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

esse tema já não faz sentido mas continuo a dizer que:

Se se referem ao papel comercial se já eram relativamente seguros agora ainda são mais depois de constituída a provisão.

Se o caso for as obrigações BES são tão seguras como obrigações de qualquer grande banco português como BCP ou BPI pois só existe uma possibilidade de não serem pagas: O banco que as emitiu desaparecer/ Falir o que nunca irá acontecer em Portugal, a não ser em caso de banca rota mas aí nem os DPs se safavam!

Concordo que esse seria o único motivo para evento de crédito e (felizmente) improvável.

No entanto, nunca se poderá comparar dívida com depósitos. São produtos totalmente diferentes e não se podem vender como sendo a mesma coisa  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Concordo que esse seria o único motivo para evento de crédito e (felizmente) improvável.

No entanto, nunca se poderá comparar dívida com depósitos. São produtos totalmente diferentes e não se podem vender como sendo a mesma coisa  ;)

E não são aí sim é errado fazer essa alusão.

Mas se as pessoas soubessem e conhecessem o fundo de garantia de depósitos e a possibilidade de não serem ressarcidos... ui!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje em dia, ninguém está 100% seguro. Seja que produto for...

Menos seguro estou eu que só vejo mercados financeiros e se hoje tudo corre bem, amanhã também posso ir à falência...

Mas eu sei e assumo os riscos que corro  ;D

Haja paciência e viva-se um dia de cada vez  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico