Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

efetivamente a minha conta é bastante antiga, já vem do tempo do Banco Fonsecas & Burnay...sempre recebi lá o vencimento e foi lá, na altura, que fiz crédito-habitação

a isenção dos cartões de débito é devida ao facto de ter conta-ordenado, aliás está no preçário do banco

a isenção dos cartões de crédito com seguros associados é devida ao valor do património que tenho no banco, mas poderia ser também devida a valores mínimos mensais de utilização, que são relativamente baixos - e eu só uso esse cartão para tudo, com débito de 100% no final do mês, pelo que ele me seria sempre gratuito.

não tenho nada contra o AB, pelo contrário, até acho que em termos de fundos de investimento e outras formas de investimento é capaz de ser melhor que o BPI, seja como fôr o BPI, na minha opinião, é um banco bastante bem gerido, barato - quero dizer não explora os clientes com comissões de valor extravagante como alguns outros - e , para mim, tem a vantagem de ter um balcão físico onde me posso deslocar e falar com alguém sempre que queira - são muito  poucas vezes mas é-me desconfortável pensar que quando preciso disso tenho que ir a um centro comercial ou à outra banda....!  Mas isso sou eu , é uma coisa que muita gente não se importa nomeadamente as pessoas de gerações mais novas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

92

• --------

64

• ABCD

57

Top Posters In This Topic

Popular Posts

sim, tens razão, esse cartão é pago embora um pouco mais barato, aliás o artigo diz isso. Parece que na Caixa não há borlas para ninguém, devem achar que não estão num mercado concorrencial, ainda por

Não posso estar mais de acordo com o seu comentário...simplesmente a realidade para quem a quiser ver...brilhante.... Não fosse a década de 90 em que todos os dias à mesa lá em casa tinha 8 prato

a diferença entre a Caixa e os outros bancos é que a Caixa OBRIGA os clientes a pagar mesmo que tenham património e salário ou pensão domiciliado : em qualquer dos outros bancos normalmente existe o p

Posted Images

Bem... fui à CGD e não é tudo mau....

À partida toda a gente paga anuidade de cartão de crédito e neste momento são 7,50€

A anuidade do de débito neste momento são cerca de 18,72€.

Se aderirmos à "Conta S" os 30€ anuais já contemplam os 18,72€ de anuidade do cartão de débito, logo é como se a comissão de manutenção fosse 1€/mês.

Se aderirmos à "Conta M" os 48€ anuais já contemplam os 18,72€ de anuidade de cartão de débito e 7,50€ da anuidade do cartão de crédito.

O que não sei é se aderirmos á "Conta S" e quisermos o cartão de crédito à parte se se paga na mesma os 7.50€ só do cartão de crédito... ou se somos obrigados a aderir à "Conta M" tendo um cartão de credito (por causa do crédito habitação)...

Outra coisa... para quem tem mais que uma conta na CGD pode associar as outras contas a uma que tenha as condições (ordenado domiciliado ou património financeiro superior a 5000€) e ja não paga nada das outras contas...

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

A CGD paga mal...mas também está bem servida.... Ainda gostava de saber porque razão:

-As pessoas são tão teimosas ao ponto de lhes comer dinheiro e continuarem como clientes?

-Ao ponto de pagar comissões quando já trabalhei com 8 bancos (atualmente só 2) e até hoje 0€ de comissões?

-Ao ponto de entrarem num labirinto sem fim a fintar todas e mais algumas condicionantes para pagar o mínimo possível de comissões...quase é preciso tirar um curso...enfiem.

Parece uma história do tipo...quanto mais me bates mais eu gosto de ti...

Qual foi a parte que não perceberam que um estagiário lá ganha 1200€/mês (só afilhados e enteados) e noutros bancos o mesmo estagiário ganha 800€...qual foi a parte que não perceberam...para não falar em gestores...

Meus senhores, já fechei 6 contas nos últimos 2 anos, a da CGD no dia que anunciaram cartão de debito a 18,72€, 5 semanas antes do meu renovar cancelei tudo, tenho cartão de debito/credito com cache de 1%, pago 0€ de anuidade e tenho 0€ nessa conta e 0 domiciliações...

Espero ter ajudado a terminar com a saga da CGD...decididamente um banco para reformados ou pessoas que não conhece mais bancos porque não querem, pois eles existem...

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A grande questão é: e se não aderirmos a nenhuma nova conta? Existe alguma informação que especifique um período temporal para os antigos clientes transitarem? Aquilo que tenho visto dá a sensação de que os já clientes têm de aderir (não é automático) e os novos têm obrigatoriamente de escolher. Ainda não percebi bem esta cantiga...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

acho que não é obrigatório aderir a nenhuma dessas novas contas, a questão é que ao não aderir vai-se pagar não só os cartões como todas as operações que poderão estar incluídas nas tais S, M ou L...

quanto ao ex-CGD eu só não percebi a parte dos estagiários por me parecer que está a fazer a apologia dos baixos salários: não acho 1.200 € um salário extravagante, até o acho relativamente baixo pois se for uma pessoa só e tiver que viver disso ( e abater os impostos respetivos, ou seja viver do salário líquido ) até acho que só pode viver relativamente mal. E se fôr um casal com dois salários desses, uma casa para pagar e dois filhos para criar também não é com esses salários que vai viver folgadamente...

Mas eu felizmente sempre ganhei bem, trabalhei 30 e tal anos numa multinacional que tratava e pagava bem às pessoas, estarei mal habituado. Multinacionais....!

quanto ao resto poderei estar de acordo: já comuniquei à minha gestora de conta que não contem comigo para pagar nem quotas mensais nem cartões ( neste momento temos os dois de borla dado que fazemos os tais 600€ / ano em compras ) , e já avancei com uma queixa para o Provedor de Justiça contra o 1º ponto do novo preçário por colocar em desigualdade cidadãos seniores com rendimentos abaixo ou acima de 1,5 SMN's .

Mas, no geral, acho a CGD um banco confiável embora "pesado" e burocrático, ao contrário de outros bancos, e olhando para os preçários não encontro grandes diferenças, tenho andado nos últimos dias a fazer um comparativo numa folha A4, já corri uma dúzia de bancos, e sinceramente a CGD nem é dos piores, até é dos mais baratos, tal como o BPI p.ex., excluindo evidentemente os bancos online que não são alternativa ( para mim ) . Agora, p.ex., cartões de crédito só paga quem quer evidentemente ! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso dos cartões de débito e de crédito serem gratuitos é subjectivo, porque quem faz um CH a partida tem de ter um cartão de débito e um de crédito e lógico que nunca os disponibilizaram gratuitamente nessas condições.

Se colocam essas condições para quem faz Crédito Habitação é para ganharem dinheiro com as anuidades dos cartões, logo nunca são gratuitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

depende YARA,  normalmente os bancos ganham o seu dinheiro com o uso, pelos clientes, dos cartões - daí o preçário prever ( previa...) isenção de anuidade se for atingido determinado valor anual em compras com o cartão ( 600 € ) .

E depois depende do tipo de cliente: se tens num banco 5.000 € eles podem cobrar-te tudo que não tens margem de argumentação, se tens 500.000 € eles não podem cobrar nada porque tu tens uma bomba atómica na carteira para os ameaçar, é como tudo na vida...

relativamente ao cartão de crédito ser obrigatório para quem faz crédito habitação desconheço pois o meu crédito habitação foi noutro banco e já está pago há muito tempo....mas este é um bem que vem com a idade...

mas relativamente a outros custos tais como p.ex. transferências pelos canais online a CGD, que há uns anos atrás era gratuita, neste momento cobra essas operações mas apesar de tudo e no tal comparativo que fiz é dos bancos mais baratos excluindo os que ainda são gratuitos evidentemente - mas estes são infelizmente cada vez menos embora ainda existam: mesmo os bancos "internet" ( é, mais ou menos, o caso do BIG onde também tenho conta ) também cobram esse tipo de operações embora com custos baixos, havendo os que não cobram como o AB.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu é o VISA Classic e isentava a 1ª aunidade se fizesse uma compra (qualquer) nos primeiros 60 dias.

Depois em 2015 e 2016 já paguei anuidade, salvo erro, 7.50€ de anuidade.

Sim, claro que depende do tipo de cliente mas eles sabendo que uma pessoa tem um Crédito Habitação sabem que as pessoas precisam deles...

O cartão de crédito não é obrigatório para quem faz CH mas é quase como se fosse, porque para baixarem X no spread temos de subscrever um pack qualquer que inclui domiciliação de vencimento, cartão de débito e de crédito e 2 contas por débito directo.

Transferências raramente faço por isso não me maço muito com isso.

Tenho de analisar bem que conta me dá mais jeito e se posso ficar com a "Conta S" mas pagar a anuidade do cartão de crédito à parte, por exemplo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Ex- CGD
    há 10 horas, carlos2008 disse:

acho que não é obrigatório aderir a nenhuma dessas novas contas, a questão é que ao não aderir vai-se pagar não só os cartões como todas as operações que poderão estar incluídas nas tais S, M ou L...

quanto ao ex-CGD eu só não percebi a parte dos estagiários por me parecer que está a fazer a apologia dos baixos salários: não acho 1.200 € um salário extravagante, até o acho relativamente baixo pois se for uma pessoa só e tiver que viver disso ( e abater os impostos respetivos, ou seja viver do salário líquido ) até acho que só pode viver relativamente mal. E se fôr um casal com dois salários desses, uma casa para pagar e dois filhos para criar também não é com esses salários que vai viver folgadamente...

Mas eu felizmente sempre ganhei bem, trabalhei 30 e tal anos numa multinacional que tratava e pagava bem às pessoas, estarei mal habituado. Multinacionais....!

quanto ao resto poderei estar de acordo: já comuniquei à minha gestora de conta que não contem comigo para pagar nem quotas mensais nem cartões ( neste momento temos os dois de borla dado que fazemos os tais 600€ / ano em compras ) , e já avancei com uma queixa para o Provedor de Justiça contra o 1º ponto do novo preçário por colocar em desigualdade cidadãos seniores com rendimentos abaixo ou acima de 1,5 SMN's .

Mas, no geral, acho a CGD um banco confiável embora "pesado" e burocrático, ao contrário de outros bancos, e olhando para os preçários não encontro grandes diferenças, tenho andado nos últimos dias a fazer um comparativo numa folha A4, já corri uma dúzia de bancos, e sinceramente a CGD nem é dos piores, até é dos mais baratos, tal como o BPI p.ex., excluindo evidentemente os bancos online que não são alternativa ( para mim ) . Agora, p.ex., cartões de crédito só paga quem quer evidentemente 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/01/2013 às 15:28, Visitante ASO disse:

Deve ser mesmo a sua sucursal que já agora é qual?

A sua experiência é exactamente contrária à minha e também fui cliente 28 anos!! Em mais do que uma sucursal (em 4 para ser precisa).

Fui...passado...já não sou, fartei-me de ser indiferente ser cliente há 1 ou 25 anos e ser tratada como um cliente de 2ª categoria!

E é precisamente pelas pessoas ingénuas, "com medo" que a CGD vai vivendo!!

Admito que Online não é mau de todo e é um dos que pratica os custos mais baixos mas não deixa de ser muito fraquinho em quase tudo o resto!!!

E a parte da solidez, credibilidade e segurança associada à ideia de que "é do Estado", tendo em conta a gestão que o Estado faz do seu património e dos seus contribuintes e as situações de corrupção associadas a membros das sucessivas Administrações da CGD, é só mesmo para rir!!

Um bem haja para si e para os ingénuos deste país, dos quais fazem parte algumas pessoas da minha família, pelo que, estou à vontade para falar!!

Fechei lá conta. Após 20 anos e tendo noutros bancos, tudo exactamente como diz.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 26/06/2017 às 18:31, Visitante Ex-CGD disse:

Boas,

A CGD paga mal...mas também está bem servida.... Ainda gostava de saber porque razão:

-As pessoas são tão teimosas ao ponto de lhes comer dinheiro e continuarem como clientes?

-Ao ponto de pagar comissões quando já trabalhei com 8 bancos (atualmente só 2) e até hoje 0€ de comissões?

-Ao ponto de entrarem num labirinto sem fim a fintar todas e mais algumas condicionantes para pagar o mínimo possível de comissões...quase é preciso tirar um curso...enfiem.

Parece uma história do tipo...quanto mais me bates mais eu gosto de ti...

Qual foi a parte que não perceberam que um estagiário lá ganha 1200€/mês (só afilhados e enteados) e noutros bancos o mesmo estagiário ganha 800€...qual foi a parte que não perceberam...para não falar em gestores...

Meus senhores, já fechei 6 contas nos últimos 2 anos, a da CGD no dia que anunciaram cartão de debito a 18,72€, 5 semanas antes do meu renovar cancelei tudo, tenho cartão de debito/credito com cache de 1%, pago 0€ de anuidade e tenho 0€ nessa conta e 0 domiciliações...

Espero ter ajudado a terminar com a saga da CGD...decididamente um banco para reformados ou pessoas que não conhece mais bancos porque não querem, pois eles existem...

Cumprimentos

Eu fechei a pouco tempo. Tenho noutros dois bancos. Digo exactamente a mesma coisa, e posso salientar que as pessoas gostam sofrer.

Agora inventaram os multiprodutos e foi a gota de àgua.Já à muito tempo que pensava nisto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

isso são cerca de 628 euros líquidos

uma empresa que só pode pagar - ou paga - salários desses não devia existir, na minha opinião.

mas eu deparei-me, ao longo da minha vida profissional, com muitos colegas que sobre estagiários até queriam que eles trabalhassem gratuitamente e quando se lhes fazia ver que isso não podia ser então lá concediam um salariozito mínimo a licenciados-mestrados a fazer trabalhos laboratoriais de alguma responsabilidade - e ainda achavam que era um grande favor a senha de almoço....

é o país que temos, são os gestores que temos, caberá aos jovens alterar isso recusando-se a trabalhar por esses valores - uma das soluções é emigrar e deixar isto para trás, a outra é recusar e tentar atividade por conta própria, conheço casos em que assim foi e deu resultado...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

FINAL de estrada - a CGD é um bom banco mas, tal como eu já sabia, um bocado paquiderme  e pouco flexível : pese toda a boa vontade da minha gestora de conta a mesma esbarrou na inflexibilidade do pessoal "superior" - é muito estranho que criem condições para clientes com mais de 65 anos e com pensões bastante superiores a 1,5 SMN se irem embora e mantenham condições para os de menores pensões ficarem, não me parece um bom acto de gestão, mas eles é que sabem

Tal como eu já tinha dito não pago para ter dinheiro no banco - já estou a tratar da mudança de NIB para o pagamento da pensão da minha cara-metade. 

Daqui a dois meses, após as férias, tenho o assunto resolvido e a CGD diz adeus a 40 e tal anos de relacionamento - é lá com eles, fico bem servido num banco espanhol que me dá cartões de débito e crédito gratuitos.

Bem hajam e muitas felicidades e espero que consigam levar a água ao moinho recuperando o banco, que bem merece.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 07/07/2017 at 4:35 PM, carlos2008 said:

FINAL de estrada - a CGD é um bom banco mas, tal como eu já sabia, um bocado paquiderme  e pouco flexível : pese toda a boa vontade da minha gestora de conta a mesma esbarrou na inflexibilidade do pessoal "superior" - é muito estranho que criem condições para clientes com mais de 65 anos e com pensões bastante superiores a 1,5 SMN se irem embora e mantenham condições para os de menores pensões ficarem, não me parece um bom acto de gestão, mas eles é que sabem

Tal como eu já tinha dito não pago para ter dinheiro no banco - já estou a tratar da mudança de NIB para o pagamento da pensão da minha cara-metade. 

Daqui a dois meses, após as férias, tenho o assunto resolvido e a CGD diz adeus a 40 e tal anos de relacionamento - é lá com eles, fico bem servido num banco espanhol que me dá cartões de débito e crédito gratuitos.

Bem hajam e muitas felicidades e espero que consigam levar a água ao moinho recuperando o banco, que bem merece.

Boas,

Qual o novo banco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BPI / CaixaBank  onde também já tenho conta à dezenas de anos: passo a concentrar aí o recebimento das nossas duas pensões, e dada a nossa idade o dinheiro da CGD vai para Companhias de Seguros sob a forma de PPR's  - e onde não pagamos comissões de manutenção de conta e os juros das mais valias não são de 28% mas começam logo nos 21,5% e podem baixar  até aos 8,6% a partir do 8º ano. E, na nossa idade, se o quisermos levantar demora 3 dias sem quaisquer penalizações.

Aliás eu avisei a minha gestora CGD de que iria ser recebido de braços abertos nesse banco, era portanto uma decisão mais da CGD do que minha e da minha mulher: custa-me a entender uma política de gestão de clientes destas mas é com eles e não tínhamos lá 5.000 euros...!  Em Setembro está tudo resolvido e a conta encerrada.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, carlos2008 disse:

BPI / CaixaBank  onde também já tenho conta à dezenas de anos: passo a concentrar aí o recebimento das nossas duas pensões, e dada a nossa idade o dinheiro da CGD vai para Companhias de Seguros sob a forma de PPR's  - e onde não pagamos comissões de manutenção de conta e os juros das mais valias não são de 28% mas começam logo nos 21,5% e podem baixar  até aos 8,6% a partir do 8º ano. E, na nossa idade, se o quisermos levantar demora 3 dias sem quaisquer penalizações.

Aliás eu avisei a minha gestora CGD de que iria ser recebido de braços abertos nesse banco, era portanto uma decisão mais da CGD do que minha e da minha mulher: custa-me a entender uma política de gestão de clientes destas mas é com eles e não tínhamos lá 5.000 euros...!  Em Setembro está tudo resolvido e a conta encerrada.

Já somos dois. A minha conta desde há 30 anos na CGD também vai ser encerada em Setembro. Só não o é já este mês porque fiz uma reserva de férias e utilizei o cartão de crédito da Caixa para reservar. Este mês, contudo, o meu ordenado já não cai na Caixa. Cai no Banco CTT que foi para onde mudei. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Ex-CGD
    A 27/06/2017 às 09:54, carlos2008 disse:

....quanto ao ex-CGD eu só não percebi a parte dos estagiários por me parecer que está a fazer a apologia dos baixos salários: não acho 1.200 € um salário extravagante, até o acho relativamente baixo pois se for uma pessoa só e tiver que viver disso ( e abater os impostos respetivos, ou seja viver do salário líquido ) até acho que só pode viver relativamente mal. E se fôr um casal com dois salários desses, uma casa para pagar e dois filhos para criar também não é com esses salários que vai viver folgadamente...

Carlos2008, certamente trabalhou nas décadas de 80 e 90, décadas que em nada tem a ver com os novos tempos de hoje.. "nesse tempo quem tinha um olho era rei..." basta questionar as habilitações aos gestores que se reformaram à 15-20 anos para trás e irá perceber que com o 12º ano era um senhor...sendo tratado como um doutor...

Hoje tenho um irmão que só lhe falta o doutoramento ganha 800€ (se não quer estar em casa), gasta 50% deste valor em alimentação e transporte, enquanto o chefe ganha 3000€ (declarados...sem prémios, etc...etc...) e tem o 6º ano...

É um caso real, agora tire as suas ilações, se não as tirar caso tenha netos eles ao entrar no mercado de trabalho vão mostra-lhe a nova realidade...da sociedade em que está inserido....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Visitante Ex-CGD disse:

Carlos2008, certamente trabalhou nas décadas de 80 e 90, décadas que em nada tem a ver com os novos tempos de hoje.. "nesse tempo quem tinha um olho era rei..." basta questionar as habilitações aos gestores que se reformaram à 15-20 anos para trás e irá perceber que com o 12º ano era um senhor...sendo tratado como um doutor...

Hoje tenho um irmão que só lhe falta o doutoramento ganha 800€ (se não quer estar em casa), gasta 50% deste valor em alimentação e transporte, enquanto o chefe ganha 3000€ (declarados...sem prémios, etc...etc...) e tem o 6º ano...

É um caso real, agora tire as suas ilações, se não as tirar caso tenha netos eles ao entrar no mercado de trabalho vão mostra-lhe a nova realidade...da sociedade em que está inserido....

comecei a trabalhar na década de 70, sou engenheiro, tive três empregos ao longo da vida , como imaginará estou já reformado com 41 anos de seg.social...

tenho plena consciência daquilo que diz, tenho um filho também engenheiro que se cansou disso mesmo ( estar a trabalhar para empresários com 5º ano que exibiam relógios de ouro e queriam engenheiros a 800 euros mais uns patacos por baixo da mesa ) e emigrou, com a mulher, para o Brasil onde foi logo ganhar quase cinco vezes mais ...por isso eu disse que também cabe aos jovens dar a resposta adequada a estas situações - mas para isso é efetivamente necessário ter espírito de arriscar e possibilidade disso - nem todos têm, quem tiver p.ex. filhos terá mais dificuldade numa situação como a do meu filho. Mas olhe, até o PR tem um filho no Brasil, é a vida...

esse fenómeno de que fala é, infelizmente, um bocado geral não só em Portugal dado que hoje em dia (quase) todos os jovens têm acesso ao ensino superior caso queiram e isso traduziu-se numa certa banalização de ser licenciado: em Portugal o problema é que aliado a isso as empresas são frágeis, os empresários são míopes, a ganância é uma regra,  e entendem que os baixos salários são uma política ...excepto para eles próprios: estive 4 anos a trabalhar no estrangeiro, europa central: julga que lá vi alguma vez tantos Mercedes, Volvos S40, Porches Cayenne, BMW's SUV como se vê por cá aí por todo o lado com mamãs a levar meninos à escola ?  A saloice nacional impera, infelizmente...lá são Renaults Clio , Golfs e similares...

No meu tempo ( finais da década de 60 inicio da de 70 ) havia 60 mil universitários: hoje há 500 mil e ainda bem mas isso tem consequências ao nível das remunerações mas não justifica tudo: existem muitas grandes empresas e muitas multinacionais , cá, que pagam bem aos seus empregados desde o quadro até ao escriturário, digo isto com conhecimento de causa - tenho outro filho e trabalhei 30 a tal anos numa multinacional.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Infelizmente esse é o cenário desde há poucos anos para cá, os jovens fartos de ser explorados emigram, mas depois já não voltam .. casam ( provavelmente com estrangeiro(as) ) e tem filhos " lá fora " e já nem equacionam regressar a Portugal ... os que pensam em regressar são mesmo tipo 0.1%

A questão das remunerações lá fora .... normalmente quem emigra só fala de 1 lado da moeda ( o bom, a remuneração ), mas falta falar de tudo o resto  ..... ou seja, nas despesas e gastos ...

No final, o que conta é quanto sobra ao final do mês ( poupança ) ... de nada serve a uma pessoa ganhar 4000 ou 5000 lá fora se depois tem 1 lifestyle onde gasta 4000 ou 5000 e passado 3 ou 4 meses tem o azar de sofrer uma queda em férias e necessita de uma cirurgia em UK e lhe apresentam uma conta astronómica no Hospital e essa pessoa constata que não tem dinheiro suficiente .. ou se o tiver depois fica a " zeros " ou lá perto .. o chamado Carpe Diem .. mas pronto cada um sabe de si 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Janeiro de 2016 comentou-se aqui que o reforço do Caixa Aforro so era possível até 25 de Janeiro.

Pois bem... hoje fui ver como estava essa poupança e dou conta que está como "Caixa Reformado" com juros de 0.05%.

A CGD pode alterar as aplicações??? :angry:

Editado por YARA
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites